Pular para o conteúdo
Início » PSN - Playstation Network » A PSN está fora do ar, mas isso é motivo pra deixar de jogar?

A PSN está fora do ar, mas isso é motivo pra deixar de jogar?

Google News

Bom amigos, estava eu agora pensando sobre este caso da Playstation Network fora do ar, e depois de inúmeras reclamações durante o feriadão e nos dias subsequentes, mas será que temos tanto motivo assim para reclamar. Me parece que com os consoles da atual geração serem totalmente conectados, esquecemos do prazer de um bom single-player, de jogar o videogame pela diversão. Se não podemos jogar on-line, se não podemos sincronizar os troféus e mostrar para o colega ao lado que eu peguei um trófeu a mais que ele, pronto, pra que eu vou ligar o videogame?

O fato é, para mim não fez muita diferença a PSN estar fora, joguei do mesmo jeito, curti os jogos que tenho do mesmo jeito, e quem sabe até nos socializemos mais, pois em vez de ficar on-line o tempo todo do nosso sofá desafiando a todos, temos que chamar nossos colegar para virem em casa, disputar um partida com a gente. Nao é muito mais legal uma reuniãozinha dessas?

Deixa de ser tão impessoal, e lembra um pouco a época de antigamente, onde reuniamos uma turma para partidas de seja lá o que for.

Claro que eu concordo com os benefícios do on-line, o multiplayer é muito bacana e agrega valor ao jogo comprado, poder comprar os jogos direto do console, competir com os amigos por mais aquele trófeu,  mas ficar sem ele não é o fim do mundo também. Jogar Need for Speed: Hot Persuit sem ver os tempos da galera e competir contra esses tempos, realmente tira um pouco da graça, mas vou deixar de jogar por isso?

O Single Player é diferente de tudo isso, eu particularmente gosto muito mais do que uma partida multiplayer, que por mais que seja divertida, não vejo muito objetivo ali.

E com a PSN fora no feriado, eu consegui me dedicar a alguns Single Players que estavam parados aqui, e terminar alguns jogos, pude voltar a Resonance of Fate, mais um pouco de Demon’s Souls, confesso que sem as dicas da galera quando se está on-line foi um pouco mais assustador de jogar, pude terminar os tres Prince of Persia do Trilogy Collection.

A questão maior é, será que você não está deixando de aproveitar o que o console pode oferecer, só porque “precisa” ficar on-line, e acaba deixando parte da diversão do console de lado?

Este talvez seja um dos problemas modernos, estamos cada vez mais conectados em tudo e a todo momento, que só queremos ficar conectados. Eu, até hoje, não tenho um celular para ficar o tempo todo conectado, tenho um apenas para falar, e até hoje não vi essa necessidade de ficar conectado o tempo todo. E é a mesma coisa com o console, será que é tão essencial assim, a ponto de eu não querer mais o console, se eu fiquei uns dias sem conectar por problemas na Sony.

E ai eu penso, será que a Sony realmente me deve alguma coisa pela PSN estar fora do ar, e provalmente só vai voltar na semana que vem? Com certeza, eu acho que como assinante da PSN+ eu deveria ganhar um mimo a mais, já que não estou podendo acessar os meus serviços a que pago para ter direito, mas e quanto ao usuário normal. A Sony parece estar trabalhando arduamente para resolver e te entregar um PSN mais segura, será que isso não é suficiente?

Bom, a despeito dessas questões, qual é a sua opinião leitor do Select Game, você não consegue mais se divertir com o bom e velho single-player?

11 comentários em “A PSN está fora do ar, mas isso é motivo pra deixar de jogar?”

  1. Alguns amigos meus estão chorando até agora pq não conseguem jogar Call of Duty e o Black Ops. Pensei liga o Counter Strike no computador pq a internet não saiu do ar.

    Mas fico preocupado pq o Final Fight que comprei na PS Store não funciona se eu estiver offline, isso é uma sacanagemo e uma excessão pq o Infamous, Burnout Paradise funcionam perfeitamente(comprados na PS Store). Embora o Burnout seja mais legal online 🙂

  2. Marcus Roberto

    Acho sua opinião muito válida. Quem me segue no Twitter sabe do presente divino que é minha conexão à internet. Para ter uma idéia, estou baixando o último episódio do Qore desde que lançou, e não terminou o download até agora.

    Sempre fui um gamer muito mais voltado ao singleplayer do que ao multiplayer. Para mim, na hora do jogo, não faz muita diferença estar ou não logado. Fora alguns detalhes e facilidades, quem quer jogar uma partida single player não tem muito do que se queixar pela rede esta rfora.

    No entanto, é um serviço que deveria estar sempre à disposição dos usuários. Com certeza quem está perdendo mais nisso tudo é a Sony. A grana que ela está perdendo nem dá pra imaginar. Mas ela tomou a decisão de tirar do ar. Para nos proteger (caso seja uma invasão mesmo), para melhorar a rede… mas ela tirou do ar. Eu acabei de assinar PSN+ a pouco tempo. Tô pagando por um serviço que não está funcionando, com certeza mereço receber uma recompensa pelo serviço que paguei e não estou recebendo. E até mesmo usuários que não pagam devem ser recompensados de alguma forma, pois ao comprarem o console, não estão comprando somente o aparelho, mas sim toda a gama de serviços atrelados a ele. PSN, Qriocity, games, streamings e etc.

  3. Bom texto. Abordou uns pontos bem interessantes. Prefiro sempre achar q o modo principal seja o Single, mas n sei se hj ainda é assim pra maioria. Perfiro tmb o multiplayer com conhecidos, em casa, cara a cara ;D Jogar contra estranhos nunca me fez mto a cabeça. Mas eu sou de um outro tempo. Do tempo do q os consoles n tinham Network.. do tempo dos fliperamas.. então eu sempre vou valorizar mais o modo Single e considerar o Multi um 'plus'. Como eu não tenho PS3, n sei oq dói mais aos Sonystas: não poder jogar multiplayer ou não poder exibir as suas conquistas. Espero sinceramente q seja não poder jogar com/contra outras pessoas. Espero tmb q algo bom surja desse episódio da PSN. Que as desenvolvedoras dêem muito mais importância ao modo Single, pq se acontecer de novo, pelo menos a galera vai ter menos motivo pra sentir falta da rede ;D

  4. No começo do feriadão fiquei meio chateado por não poder jogar Killzone 3 e FIFA 11 online, mas esse tempo de internet comecei o modo carreira no FIFA 11 e joguei direto Might and Magic, por outro lado, na quarta a noite comprei Marvel vs Capcom 2 na PSN promoção por 5 dolares, baixei o demo e instalei patch e ai fui entrar na store para baixar a key do jogo, aparece uma informação assim erro 80710016 que ao pesquisar fiquei sabendo que significa que a Playstation Network está offline, ai me assustei pois eu estava online e na Store, pensei que era bronca e desconectei para tentar novamente e não entrou mais

  5. Eu jogo muito pouco multiplayer (seja online ou offline), então posso dizer que também não estou sendo prejudicado pela queda da PSN.

    O problema é que hoje os jogos abusam do componente online e sem a rede nós perdemos muita coisa. Um exemplo é o Mass Effect 2 (tenho no PC, não sei como é no PS3). Nele, você precisa estar conectado pra jogar os DLCs, mesmo que o jogo em si seja totalmente offline. Sendo assim, a falta de conexão prende você ao jogo básico. Eu tenho o Dragon Age II pra PS3 aqui e ainda não testei, mas desconfio que ele deve fazer a mesma coisa…

    Outro ponto são os jogos que não têm multiplayer local, como o Burnout Paradise. Nesses casos, sem PSN = sem multiplayer.

  6. já eu voltei à obra prima que é MGS4, pegando alguns troféus off em Uncharted2 e Bioshock, jogando Demons Sous off com colocando a tendência de mundo do jeito que eu quero pra abrir alguns eventos especiais

  7. Claro que não.

    Mas uma coisa é verdade. A PSN pode estar fora, mas os updates dos jogos estão funcionando. Recentemente um dos meus jogos realizou um update normalmente.

  8. juliosoaresjr

    Ah vc's podem me cruxificar, mas eu prefiro muito mais um jogo single player do que jogar multiplayer.
    Meu Black OPS eu adorei o single, a história, sabe, tem uma missão, vc faz parte de uma história, várias partes memoráveis, agora o modo multiplayer joguei e meio que enjoei, parei no level 13 senão me engano. Eu queria tanto sentir essa emoção que as pessoas sentem, essa vontade de jogar online, ganhar dos outros, mostrar que sou bom, mas meu negócio é o velho e bom single player, sentar, fazer parte de uma boa história e ver o final do jogo. Meu headset usei poucas vezes com alguns amigos do Rio (sou de SP), mas eu acabo enjoando, queria muito ser o contrário, mas prometo que vou tentar dar mais uma chance aos modos multiplayers dos jogos, depois dessa queda da PSN já me decidi a tentar descobrir o lado legal disso tudo, vamos ver, só espero que minha ID volte bonitinha como estava! 🙂

  9. Bahh pior é o seguinte: Estou jogando Castlevania denovo, troquei minha versão européia por uma americana pq fiz a cagada de comprar a expansão na PSN americana. Até aí tudo bem, o problema é que estou me aproximando do fim e pra jogar a expansão tenho q ter o último update instalado. Só q pra eu instalar o último update eu tenho q ter acesso a PSN !!!!! FUCK!!!

  10. O problema é que não dá pra atualizar caso algum game precise, o que pode ferrar com os troféus ou com o save, se for feito o update depois. GTA IV é um bom exemplo disso, fiquei um tempo sem internet e depois de conectar o console e fazer a atualização, o jogo só deixou eu continuar com meu save, caso desabilitasse os troféus, como já estava lá pela metade do jogo, fui em frente sem troféus mesmo, hoje só tenho os das expansões, embora tenha terminado o jogo principal.

Não é possível comentar.