Pular para o conteúdo
Início » Acessibilidade » A questão do daltonismo em gamedev

A questão do daltonismo em gamedev

Direção de arte: definições de cores e de estilos gráficos. Um dos alicerces dos games atuais são as cores. Escolher bem é um desafio interessante e quem tem mais habilidades artísticas tem facilidade. Só que tem uma questão que normalmente não é muito discutida na equipe: a questão dos jogadores com daltonismo. Tava lendo o site O Velho e o mesmo postou uma recomendação interessante de um texto de um jogador (e desenvolvedor) que possui esta deficiência:

Color blind gamer

Essa é uma questão de acessibilidade. Um dos objetivos de uma equipe é fazer divertir. Outra é conseguir fazer com que o seu game seja jogado por muitos, mas é necessário pensar bem nas cores do seu jogo e até na sua mecânica de jogo. Alguns games usam as cores como parte da sua jogabilidade e não pensar direito nas cores utilizadas pode ser um problema grave de jogabilidade. Pelo que andei lendo no texto, em algumas equipes eles pediram ajuda para quem sofre de daltonismo para ajudar na definição de alguns detalhes de cores, podendo incluir um modo daltônico no jogo, trocando algumas coisas do sistema de cores para se adaptar para quem tem essa deficiência.

As equipes poderiam pensar nesse detalhe quando forem fazer os seus games. Estudar a deficiência, estudar modos de criar um game com um sistema de cores alternativo, para que a jogabilidade não saia prejudicada para quem é daltônico. Isso pode acabar encarecendo um pouco os custos de produção, mas você pode acabar ganhando mais uma parcela de jogadores, que poderão jogar o game com a mesma diversão dos jogadores com visão normal.

2 comentários em “A questão do daltonismo em gamedev”

  1. Heitor Moraes

    Eu tenho deuteranomalia. É o mais comum tipo de daltonismo.

    De fato, a diferença entre o semáforo amarelo e vermelho é um inferno, mas isso não me impede de dirigir.
    Sempre me perguntei porque não usar formatos diferentes no sinal.
    Que tal um vermelho quadrado, ou um verde triangular?

    Esses dias jogando o remake do Tomb Raider no Wii, no momento de coletar quatro chaves para abrir uma porta, 3 delas tem cores que parecem absolutamente idênticas.
    Talvez chaves em diferentes formatos, ao invés de cores.
    Quem sabe ambos, formatos e cores diferentes.

    É um problema raro de acontecer em games, mas a solução até que é simples.

  2. Tem aqueeeeeeelas 400 (que não são 400 ainda) regras de design que cita sobre essa parcela da população.
    Um jogo em flash chamado "Hexic 2" possui a capacidade de adaptar para quem tem daltonismo, mudando os padrões de cores para formas.

Não é possível comentar.