Pular para o conteúdo
Início » Pirataria » A Sony poderá desabilitar remotamente consoles adulterados

A Sony poderá desabilitar remotamente consoles adulterados

Google News

Bom, a briga com os hackers que conseguiram invadir o Playstation 3 continua, apesar de eles alegarem que essa alteração é irreversível e indetectável, a Sony parece não acreditar e parece que vai estar indo para uma ação radical: desabilitar completamente um console que esteja alterado.

Agora o site Digital Foundry diz, que a Sony pretende colocar no console uma esquema de ativação, ou seja, quando o console for ligado, ele se comunicaria com os servidores da Sony, mesmo você não tendo uma conta na PSN. O console já faz isso quando você manda relatórios de erros, ou quando ele precisa atualizar as informações do “What’s New”, e também manda um log com os últimos aplicativos executados. E justamente esse log vai permitir que a Sony detecte quando for rodade software ilegítimo. E a Digital Foundry diz “a empresa  tem os meios para desativar definitivamente o seu console, se assim o desejarem”.

Claro que essa é uma medida extrema, mas não da pra dizer que eu teria pena daqueles que tiverem seus consoles bloqueados, já que a Sony estará fazendo bem pior do que só banir o usuário da PSN, apesar de alegarem que vai rolar também um banimento ao usuários,  eles vão inutilizar o console. E mesmo que os hackers digam que é impossível corrigir essa falha, parece que a Sony realmente não vai corrigir, mas vai acabar com a festa de quem fizer.

Mesmo assim, também é um risco para a Sony, pois será que essa medida é realmente efetiva pra provar que o console foi destravado, imagine ter seu console inutilizado e sua conta banida da PSN, por uma falha deles? Complicado dizer as consequencias. Mas também não acho que a Sony seja tão amadora a ponto de cometer um erro desses. E no ponto mais positivo, podemos deixar de nos preocupar com “cheaters” na jogatina on-line, já que os caras não vão poder conectar na Internet de maneira nenhuma o console.

Independente disso, por enquanto a Sony somente disse que está fazendo algo a respeito, e temos que aguardar mais notícias.

[Via: Joystiq]

44 comentários em “A Sony poderá desabilitar remotamente consoles adulterados”

    1. Os honestos já se ferram no Brasil, o console custa um absurdo e os jogos são caros… Parei de usar jogos pirateados mas entendo quem usa e não os julgo por isso

  1. Alexandre Soares

    Só digo que isso no Brasil é Crime, é Abuso do Poder Econômico, todos sabem que sou totalmente contra a pirataria, mas a partir do momento que a pessoa comprou aquele console ele é seu, vc pode fazer o que quiser com ele, a Sony não pode "quebrar" o seu console remotamente, pela legislação consumeirista brasileira o máximo que a Sony poderia fazer é se negar a continuar prestando os seus serviços online, pois aqui sim os termos do contrato de prestação de serviços foram rompidos.

    Se a Sony partir por esse caminho com certeza irá falir, pois muita gente irá entrar com processos pedindo indenizações milionárias contra Sony, ainda mais nos USA que tem o ideal que a indenização individual tem de servir como algo que iniba a empresa de fazer aquele ato novamente.

      1. Alexandre Soares

        Não é de imagem não, não duvido nada que cada console destruido custasse alguns milhões pra Sony, além do que garanto que vai ter muito americano comprando PS3 só pra entrar com processo contra ela. Americano é tudo filha da puta, faz de tudo pra entrar com processo indenizatório.

        1. Eu só espero mesmo que a Sony não seja amadora ao extremo de fazer isso..

    1. Eles poderiam, por lei, proibir a pessoa de rodar jogos? Tipo pode rodar filmes musica e talz, mas jogos nunca mais?
      Mas fica tranquilo(ou não) que a Sony tbm tem advogados e tudo mais, eles não vão fazer nada que possa ainda fuder pro lado deles, então acho que o resto é só ameaça(para botar medo e qm sabe em outros paises que permitem isso(desativar o console) realmente fazer) e só vai rolar "banimento completo" do online.

      1. Alexandre Soares

        Quem faz lei é o Congresso e não a Sony, eu sei, que vc sabe disso, mas só coloquei pra todo mundo entender que a Sony não é a toda poderosa, mesmo que o Congresso edite uma lei que permita tal atitude as produtoras de hardware ela é incostitucional pois seria uma lei que limita a proporiedade de uma tal forma não prevista na constituição e o direito a propriedade é uma clausula pétre e bla bla bla bla jurídico.

        O ato de "rodar" jogos piratas não é crime por si só, mas é crime vc ter ou vender esse tipo de conteúdo. Só pra citar como exemplo eu cito a decisão da Justiça Australiana, que julgou acertadamente ao meu ver, que decidiu não há problema algum a pessoa instalar ou vender ModChips, pois a pessoa pode querer rodar cópias de seus próprios jogos, o que eu não vejo como algo ilegal, apesar de haver divergências jurídicas sobre o assunto.

        Pensemos um pouco mais longe, limitar a pessoa a só rodar jogos ou aplicativos aprovados pela Sony, em última instância pode ser considerado como venda casada, coisa proibida em nosso Sistema Jurídico. Foi exatamente por isso que a Apple foi obrigada a liberar a venda daquela outra loja que não AppleStore do iTunes e mais um monte de bla bla bla jurídico.

        Esse assunto pode render um bom post, até uma boa dissertação de conclusão de curso de direito, pós gradução, mestrado e até mesmo doutorado. Mas acho que seria um assunto muito chato pra escrever por aqui.

        1. Eu leria pelo menos, melhor que alguns posts que aparecem de vez em quando por aqui auhahuauhaauhauh

      2. Alexandre, concordo e discordo… 🙂

        Concordo com tudo o que disse… mas discordo completamente se vc tiver uma conta americana no console… 🙂

        Hoje, vc já pode ter a sua PSN brazuca totalmente capaz de fazer vc participar da jogatina online, só não pode comprar coisas e baixar demos… A partir do momento que vc está usando uma conta gringa, vc passou a infringir regras e daí meu caro, infelizmente não temos o direito de reclamar de nada… 🙂

        Enfim, de uma forma ou de outra a Sony tem cartas na manga… apesar de ter certeza que eles não vão usar, simplesmente por risco de imagem da marca (pessoas reclamando e divulgando isso pelo mundo, não seria muito bacana pra eles)… mas que eles podem, eles podem… 🙂

        abs

        1. Alexandre Soares

          Sim, realmente estou infringindo as regras do contrato da PSN USA, mas vc acha q eles não sabem q eu estou infringindo essas regras? É só olhar pelo meu IP cara, eu estou lá e a Sony USA tem plena consciência disso. Se agora ela não me quer mais lá, blz, a Sony USA tem plenos direitos de cancelelar minha conta USA, mas ela NUNCA pode querer ferrar o meu PS3, eu paguei por ele.

          Se vc acha q estou falando besteiras, procure um advogado e pergunte sobre o assunto, para escrever tudo o que disse eu "consutei" um…… rssss.

          Cara o que vc tem que entender é que são duas coisas completamente distintas, uma coisa é vc ter comprado o hardware, o PS3 é teu, com ele vc faz o que quiser. Outra coisa é a prestação de serviços online que a Sony oferece, no caso da Sony de graça, no caso de Micro$oft ela cobra por ele, aqui sim ela pode se negar a continuar oferecendo.

          Vou citar outro exemplo de modificação de PS3, não sei se vc sabe mas a NASA usa quase uma centena de PS3 interligados como um supercomputador, vc acha q por isso a Sony tem direito de ferrar esse supercomputador da NASA pq fez alterções no hardware que ela vendeu? Pensa um pouco cara.

          Eu repito, eu sou contra a pirataria, não uso pirata desde o PS2, meu PS2 só rodou jogos originais, só tenho jogos originais de Wii, e tenho um PS3.

          1. Viu você faria um post legal sobre isso, faz ai quando tiver tempo(tipo quando tiver jogando o B-Spec) um texto de uns 30 parágrafos(ou 3 posts de 10 xD) e fala tudo aqui, afinal, pra q consultar um advogado quando ele pode escrever tudo pra gente? =D

          2. Hummmm… não só a nasa como outras empresas também (incluindo aí o exército americano)… Até vc pode montar seu cluster sem dificuldades… quer tentar? Toma aí um passo-a-passo… http://www.ps3cluster.umassd.edu/ 🙂

            Cara… eu não preciso pensar nada… pq eu não sou fã de modificações, sejam elas quais forem (de Homebrew a Tunning em carros)… logo, não farei nenhum em meu PS3… 😉

            Cada um cada um… 🙂

            Vamos combinar assim?

            Quando acontecer (…SE acontecer…) de a Sony travar seu console, você fala com o seu advogado, entra na justiça (que é claro, que vai resolver o seu problema em 30 dias, no máximo…), fica sem usar sua conta nesse meio-tempo e você vai nos relatando o que acontece com o caso aqui no Select Game…veja que bacana, vc vai prestar um serviço legal a diversos leitores aqui do blog… 😉

            Pronto… encerramos as especulações e vemos o troço na prática… 😉

            abs

            1. Alexandre Soares

              Tu não entendeu, eu tbm não vou fazer modificação alguma no PS3, to feliz com suas funções, até pq comprei ele só pra rodar jogos.

              O que me deixou contrariado é vc falar que a Sony pode ferrar o PS3, só quis expressar q isso, pelo menos no Brasil e a maioria dos países, não é possível. Só isso.

              Gosto de discutir sobre o assunto. Por mais que eu queira que os consoles de quem usa pirata explodam, eu não posso admitir isso como se fosse uma direito da produtora do hardware 😉

              1. Alexandre… sim, é possível… pergunte ao seu advogado sobre brechas na lei e margem a interpretação… 🙂

                Uma coisa é a empresa desativar seu console… a outra é vc ficar puto e entrar na justiça… uma coisa não exclui a outra. Ela pode fazer sim… e como consequencia disso, vc pode entrar na justiça… Porém, é o q falei ironicamente acima… vc entra na justiça e perde 1/8 da sua vida indo a tribunais ouvindo sim's e não's durante 1, 2 ou até mais instância… ou teu advogado não te disse que as coisas se resolvem no Brasil a passos lentos… bem lentos? 🙂

                E enquanto tudo isso acontece, fica lá vc sem conta na PSN, com o console banido e bloqueado, perigando a aguardar o julgamento, enquanto a Sony lança o PS4 no mercado… 😉

                Enfim… cada um age como quer e acredita no que quer… Enquanto isso, eu vou jogando e me divertindo… 🙂

                abs

                1. Alexandre Soares

                  Só um detalhe q eu acho q tu ainda não entendeu, eu sou Advogado.
                  Abs.

                2. Por algum motivo obscuro o Intense Debate não está mostrando sua última msg, mas felizmente ele manda e-mail pra galera… 😉 Respondo aqui mesmo, então…

                  [ @Alexandre Soares disse "Só um detalhe q eu acho q tu ainda não entendeu, eu sou Advogado. Abs." ]

                  Pô… Pq não falou antes? 🙂 Então bora lá… vamos aproveitar e despreocupar a todos por aqui.

                  Quem tá a fim de desbloquear o console, mas tem receio de uma possível ação por parte da Sony, pode ficar tranquilo? Eles podem procurar você para entrar com, talvez, um processo. Quem sabe até solicitando um ressarcimento por possíveis danos causados com o bloqueio do console? Seria bacana, saber que podemos contar com um advogado que conhece as leis e está ao lado dos gamers. Aproveitando… em minha última mensagem comentei sobre perder 1/8 da vida nos tribunais para tentar resolver um possível problema com a Sony… claro que como não sou advogado, não tenho a mínima idéia de tempo que isso pode levar e exagerei na conta. Fale pra gente em quanto tempo poderíamos resolver uma pendenga dessas… assim, já ficaríamos mais tranquilos com os trâmites do processo e ninguém ficaria ansioso pelo resultado… 🙂

                  abs!

                  1. Alexandre Soares

                    É uma perseguição comigo mesmo, o Intense Debate ta "sumindo" com coments meus, eu acho que é pq o Flausino e o Sergio já não me aguentam mais por aqui e entraram num acordo com eles.

                    A questão é q se vc desbloquear um PS3 estará exercendo um Direito seu, mas com todo direito vem deveres e consequências. A Sony pode se negar a continuar fornecendo o seus serviços online. Além do que ter qq jogo pirata é crime.

                    Realmente um processo desses pode demorar alguns anos. 1° instância de 1 a 2 anos. 2° Instância de 1 a 6 anos (depende do Estado); 3° Instância, STJ ou STF (uns 5 anos). Isso se vc comprou seu PS3 no Brasil e se contenta com um indenização peq. O aconselhável nessa situação seria promover uma Ação nos USA, lá sim vc ganharia alguns milhões (só q não tenho ideia qto a demora), veja a primeira conversa que tive com o Sérgio, lá tem alguns detalhes.

                    Por causa daquele tipo de indenização que tenho certeza que tal ato jamais vai acontecer, pois uma atitude como essa certamente vai passar por consulta ao departamento jurídico da Sony antes de ser tomada, que com certeza vai ser vetado. Repito pq vc acha q a Micro$oft já não ferrou com metado dos PCs do mundo que usam Windows pirata? Pq vc nunca viu um Xisboca ser quebrado remotamente (se bem que tem a 3rl né rssss).

                    1. Agora sim… não errei muito a questão do 1/8 de vida perdido… rs

                      Apenas respondendo sua pergunta sobre o pq a Microsoft não fazer algo parecido. Por 2 motivos:

                      Primeiro porque apesar de ela nunca dizer publicamente isso, de certa forma a pirataria ajuda a popularizar o Windows (por mais estranho q possa parecer)… e com mais máquinas espalhadas pelo mundo, mais desenvolvedores usarão outras ferramentas e recursos dela…

                      Já o segundo motivo eu citei acima… risco de imagem pra empresa. Uma ação desse tipo contra os usuários, poderia causar uma comoção popular que é impossível de mensurar as consequências….

                      Mas é bom saber que temos um defensor da lei do nosso lado… 😉

                      abs!

                  2. Quando você liga seu PS3, a primeira coisa que aparece são os termos de uso. Se você usa seu console, você concorda com eles. Não creio que haja algo como "você pode alterar seu console a seu bel prazer" nos termos de uso, mas tenho certeza que há algo como "a Sony pode destivar seu console se você for um mané que destravá-lo". Na dúvida, leia os termos de uso. Simples assim.

                    O hardware pode até ser seu quando você compra, mas o software que roda nele não é (incluído TODO o software).

                    1. Alexandre Soares

                      Por mais que essa sua interpretação pode ter uma certa razão, mas não entendo assim, o legal do direito é realmente essa diversidade de interpretações. Mas acredito que quando tu compra um PS3, vc compra ele como um aparelho capaz de rodar jogar e filmes, não importa se ele tem um sistema operacional ou não.

                      Só que vc tem que levar em consideração que aqueles termos nada mais que um contrato de uso certo, não sendo um contrato que vc possa opinar em discutir as suas cláusulas ele é claramente um simples contrato de adesão, tendo em vista que qualquer cláusula contratual que de poderes exacerbados ao fornecedor é considerada nula, não vejo como isso possa ser aplicado no Brasil. 😉 (o mesmo se aplica no USA e Europa)

            2. É aquela história, será que a Sony tem o direito legal de "destruir" um console que foi alterado? Se implantarem esse sistema, estariam presumindo que todo mundo que tenha o console alterado está jogando pirata, o que não é verdade.

              Mas eu acho que isso também só resolve em parte. Como você bem disse, ajudaria a combater cheaters e tal, mas o cara que quer jogar pirata mesmo bastaria não se conectar na PSN nunca que ficaria livre de ter seu console desabilitado.

              1. E de todas as pessoas que vi que destravaram o console, nenhuma liga o PS3 na net. Um deles, que mora perto da locadora, NUNCA conectou o PS3 com a internet.

                1. Alexandre Soares

                  Pois é, sem contar que pode haver erros nessas comunicações, aí lá foi o seu PS3, seus troféus, seus jogos. Até provar que focinho de porco não é tomada é foda.

                  1. O banimento da PSN pode ser revertida(creio eu, a não ser que eles deletem ela(sua conta) lol), então troféus não seriam perdidos, no máximo você "perderia" pq depois de ganhar seu processo não vai mais querer um PS3 xP

                2. Cara isso é muito exagerado, banir tudo bem, mas desabilitar é pegar pesado, se bem que muitos que fizerem isso nem conectam seu PS3 na net, Tenho amigos que o PS3 deles ainda estão na versão 2.70 e não atualizaram desde então pois não conectam o PS3 na net e só atualizam ele através dos jogos que pedem novas versões.

            3. Prevejo consumidores inocentes se dando mal por falha no sistema. Espero não ser um deles.

              1. Alexandre Soares

                Pois é, ninguém lembra do falso ano bicesto, tbm tem aquela atualização que travou um monte de PS3, né…… hauhauhauhau.

                Pelo menos ela ja provou que consegue ferrar com um PS3 remotamente, mesmo que tenha sido "sem querer". =P

              2. Sinceramente se rolar uma BOA(MUITO BOA) grana ai eu aceito que seja o meu =D, só espero que deixem eu terminar o GT5 e LBP2 pelo menos D= uahuaauh

              1. E deixar os caras zoarem o online, jogarem online sem pagar e tudo mais? Eles estão focando no consumidor honesto(por um lado diferente), não fazendo você pensar que é troxa por comprar original enquanto os outros pagam uns 20 reais(ou um pouco mais não sei) tem as mesmas coisas e alguns ainda ficam roubando no online.

                1. Eu estava me referindo ao problema de desabilitar o console por estar adulterado, nesse caso concordo em bloquear o suporte online, mas não em desabilitar o aparelho que você comprou, nem sempre quem adulterou teve a intenção de rodar jogo pirata, hoje em dia é muito comum alguém querer rodar seu próprio código na arquitetura dele, como acontece nas antigas versões que rodam linux.

            4. Alexandre Soares

              Modificação no console não serve só pra Jogos Piratas, pra Sony processar essas pessoas ela primeiro tem de provar que essas pessoas utilizavam jogos piratas, mas mesmo assim isso não lhe da direito a "quebrar" o console da pessoa, isso, no Brasil, é fazer justiça com as próprias mãos, ou no Juridiques, é o crime de Exercício Arbitrário das Próprias Razões. Tem gente usando jogo pirata, denuncie a polícia, ela vai lá prende a pessoa em flagrante e pronto, estamos num Estado Democrático de Direito, não podemos aceitar que as grandes corporações abusem de seu poder econômico. Só pra reafirmar, sou totalmente contra a pirataria, mas tbm sou Jurista.

                1. Alexandre Soares

                  Eu só estou falando o que é de Direito de cada parte, não o que é aplicado pelas nossas autoridades, só posso lhe garantir que a Sony não tem esse direito, se não vc não acha que a Micro$oft já não tinha feito isso com mais da metade dos PC's do mundo que rodam com Windows Pirata? Com muitos Xisboca destravado?

            5. Se a Sony começar a tomar essas medidas extremas, não duvido que as próximas versões do PS3 possuam como sistema de segurança uma bomba que explode se você destravar ele…

              1. Alexandre Soares

                Tbm acho, eu sempre "torço" pra que os pirateiros se ferrar, mas isso não da Direito a Sony a fazer isso, infelizmente.

            6. peguem essa grana e invistam em reformas burocraticas que existem aqui no brasil por conta dessa cambada de politico antiquado que nunca olham pro lado dos gamers para poderem analizar e ter uma forma de baixar os malditos impostos absurdos cobrados em cima dos games , por isso os preços não caem , por isso a pirataria anda solta e por isso que eu digo fosa-se sony.

            Não é possível comentar.