Pular para o conteúdo
Início » Engines » A técnica de Tesselation e a evolução gráfica de Forza Motorsport 3

A técnica de Tesselation e a evolução gráfica de Forza Motorsport 3

Google News

Mesmo torcendo um pouco o nariz pro Forza Motorsport 2 (que não joguei muito, frisa-se), não quer dizer que eu não fique admirado com a proeza da Turn 10 (desenvolvedora do jogo) em conseguir melhorar os gráficos e o gameplay pra concorrer diretamente com o Gran Turismo 5 (sendo que eu testei o Prologue alguns dias atrás). Então, lendo um tópico do Gran Turismo 5 no UOL Jogos, encontrei 2 exemplos da evolução gráfica do jogo, mostrando diferenças brutais na modelagem dos carros do jogo. As imagens, pelo que eu descobri depois, devem ter sido originadas deste fórum:

Forza 2

forza2_01

Forza 3

forza3_01

Forza 2

forza2_02

Forza 3

forza3_02

O mais interessante é, segundo um usuário do fórum do UOL Jogos, no Forza 2 cada carro tem de 50 a 100 mil polígonos. Em Gran Turismo 5 Prologue tem entre 150 a 200 mil e no Forza Motorsport 3 aumentaram: entre 500  mil e 1 milhão de polígonos em cada carro! Um número bastante alto para um jogo desse porte, e isso eles conseguiram usando uma técnica chamada de Tesselation (segundo um usuário de lá). Um usuário do fórum do UOL Jogos postou o seguinte:

A resposta pra essa evolução absurda de quantidade de polígonos pro Forza 2 pro Forza 3 é Tesselation, uma técnica da Xenos que permite um aumento de 10x no número de polígonos com o mesmo nível de processamento. Ela exige ferramentas diferenciadas, por isso partiram para uma nova engine.

Pra quem quer entender um pouco sobre tessellation segue uma imagem, imaginem que a primeira cabeça é o que os artistas fazem normalmente hoje em dia, o resto dos polígonos é calculado pela VGA/Engine, quero ver quando começarem a usar isso em todo jogo de Xbox.

Ele também postou uma imagem que consegui encontrar de forma completa no Fórum PCs:

tesselation

Vídeo:

Eu não tinha a menor noção da existência de uma técnica tão avançada! E ela está presente apenas em GPUs da ATI. Como o Xbox 360 (segundo eles) usa uma GPU da empresa, eles podem utilizar esse tipo de técnica, sendo que pro PS3 os desenvolvedores teriam de encontrar outra maneira de aumentar o número de polígonos sem prejudicar o processamento do jogo. Pelo que andei lendo no tópico, a Polyphony deve ter investido bastante tempo em Gran Turismo 5 Prologue, já que os carros do jogo tem a mesma qualidade. Veja um exemplo de uma screenshot do Prologue:

gran_turismo5_01

Mas é aquele negócio: estou caminhando mais pra game design e produção de jogos do que na parte mais “baixo nível” da programação de engines e cálculos matemáticos complexos. Por isso o meu desconhecimento dessa técnica, que é bem mais conhecida pra quem trabalha com criação e otimização de engines e quem mexe com programação 3D e/ou modelagem low-poly em consoles de ponta.

5 comentários em “A técnica de Tesselation e a evolução gráfica de Forza Motorsport 3”

  1. e começa o fim do AA? hehe, com certesa os graficos ficam muito mais bonitos, infelizmente só placas de video com dx11 integrado (as novas placas da ati) podem suportar o Tesselation, vo ter que ficar babando pq to com uma 9600gt *.*. Vou começar juntar dinheiro pra pegar uma da proxima serie da nvidia as GT3** acho que com 1200$ da pra compra uma muito boa, mas vai duer no bolso U.u…

    tem algumas suspeitas que a xfx (que esta em parceiria com a ATI) pode estar capando as placas para lucrar mais assim como fizeram com algumas 9600GT que colocavam a bios da 9600GSO, que por sua vez é um pouco inferior (pra ser modesto)….

    Quem não notar a diferença entre o DX11 e o DX10 é cego…. mas tomara que todos os recursos do DX11 sejam aproveitados em 2010-2011 pq ainda não vi nenhum jogo aproveitar o que o dx10 oferece…. pelo menos com todo o poder do dx10

  2. Vinicius Marques

    felipe, na verdade qualquer placa com suporte para shaders programáveis pode utilizar esta técnica

  3. Luís Almeida

    A técnica usada no Forza 3 é bastante interessante. Pena é que não chegue nem perto do nível do GT5 que graficamente está bem melhor. Joguei a demo do GT5 numa exposição internacional e é de longe o jogo de carros com melhores gráficos do mercado.

    1. Isso é verdade, o GT5 está muuuito bonito, mas fico imaginando se a Turn10 fez tudo o que podia no FM3, pois ele saiu bem antes do GT5 e era concorrente do Prologue, um GT incompleto.
      Com o lançamento do Gran Turismo 5, a Turn10 pode realmente estudar a concorrência e tentar lançar no mercado um produto no mínimo equivalente.
      Só nos resta esperar.

  4. Unquestionably consider that that you said. Your favorite justification seemed to be at the internet the simplest factor to keep in mind of. I say to you, I certainly get irked at the same time as people think about issues that they just don’t recognise about. You controlled to hit the nail upon the highest as well as defined out the whole thing without having side-effects , folks can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Não é possível comentar.