Pular para o conteúdo
Início » A vida em Azeroth » A vida em Azeroth 05 – A questão das raides

A vida em Azeroth 05 – A questão das raides

Quando um jogador chega no nível 60 no World of Warcraft abre-se, finalmente, os maiores desafios do jogo. Também chamados de raides (raids na versão original), são masmorras mais difíceis, praticamente sem ganho de experiência e enfrentando os chefes mais poderosos do game. Isso é o que todos sabem de antemão. O que eu não sabia até então era que, diferente de uma masmorra, aqui não tem um “Raid Finder” clássico. Explico: quando o jogador chega no nível 15 ele está apto a entrar em masmorras, que são desafios maiores e podendo conseguir ítens muito bons (de cor azul) e muita experiência, além de, claro, ver as quests e saber a “lore” do local. No caso da masmorra as coisas são facilitadas com o Dungeon Finder (localizador de masmorras), que busca uma masmorra aleatória e depois de poucos minutos você consegue ser teletransportado para lá, junto com mais 4 jogadores. No caso da raide, na barra de comandos principal, tem um localizador, mas ele “não funciona da mesma maneira”. Reclamei no Twitter e conversei com o suporte da Blizzard (com um português impecável da parte deles!), onde o atendente disse que o Raid Finder só funcionaria para quem tem a expansão Cataclysm. Já o Tiago Frossard comentou no Twitter que o Raid Finder só funciona para raids level 85, o que nem adiantaria para mim, que tem apenas o level 60.

Ou seja: sem raid finder, o jeito seria organizar um grupo no mesmo reino/servidor (já que nas masmorras você conseguia jogar com pessoas de reinos diferentes), e no meu caso era bem difícil, pois, apesar de estar numa guilda com 800 membros, tentar organizar uma raid aparentava ser muito mais complicado. No chat do jogo eu até andei comentando algo assim: “se alguém organizar uma raid, me chama, quero participar, quero fazer uma”. Apesar de não ter ganho de experiência e nem equipamentos decentes para fazer algo mais hardcore, queria participar de uma por 3 motivos:

1) Ser mais completo, e poder dizer que “eu fiz todos os tipos de desafios que o game tem a oferecer”, pois já tinha participado de uma partida de Arena PvP (jogador x Jogador), já tinha feito masmorras, trocentas quests, visitei os 2 principais continentes, evolui bastante profissões, etc etc etc. Só faltava as raides.

2) Ítens melhores (de cor roxa), que são os sets mais poderosos de itens (armas/armaduras/etc), e que não são adquiridos de maneira normal. Nas casas de leilões tem muitos ítens dessa cor, mas são caríssimos, o pessoal enfia mesmo a faca, e na maior parte das vezes nem tem muito, pois a maioria dos itens que o jogador ganha numa raid praticamente são “vinculados” ao jogador, e por isso mesmo não são aptos para serem vendidos para outros jogadores nas casas de leilões.

3) Review do game aqui no Select Game, para postar e comentar com mais propriedade e segurança.

Eu até coloquei o meu nome nas raids clássicas, mas vi que seria praticamente inútil, por não ver “outros jogadores interessados”. E aí vem a resposta de eu ver, a todo o momento no chat de comércio nas cidades, gente procurando jogador para “fazer a Alma Dragônica”, a última raide de Cataclysm e o momento da batalha final contra o Asa da Morte (o Deathwing), o dragão que fez o maior rebuliço detonando meio mundo com a sua fúria assassina e causando um cataclismo (literalmente). Achava estranho ver tanta gente pedindo gente para raids, já que, na mente deste que vos escreve, achava que existia um Raid Finder normal para qualquer raid.

Então entra um dos maiores problemas para quem joga o World of Warcraft “casualmente” e sem muito compromisso: ter de arrumar um grupo e marcar hora, algo que nem todos conseguem fazer. Na reportagem da revista Época o autor cita que “o maior trunfo do game é o seu fator social”, onde os jogadores podem se reunir para fazer as raides. Mas para quem prefere jogar solo ou não tem tanto tempo para se dedicar acaba não conseguindo fazer raides direito. O Raid Finder veio para suprir isso, mas bem que a Blizzard poderia implementar isso para todas as raides do game e para todos os jogadores, mesmo os que não tenham todas as expansões compradas. Aí o jogador não fica dependente de horário e consegue jogar com outros jogadores de outros servidores.

Quanto a minha participação de raides, no último domingo eu consegui participar de uma! Darei mais detalhes num post futuro sobre isso, e foi bem legal!

3 comentários em “A vida em Azeroth 05 – A questão das raides”

  1. Flausino, o motivo da busca por Dragon Soul no chat não é esse: no Raid Finder vc consegue equipamentos com as tags "Raid finder" que, apesar de serem o mesmo equipamento de uma raid normal, estão em versões piores. Mesmo sendo melhores que os de dungeons heróicas do lvl 85, eles são o 3o nível de uma raid. Por exemplo, os links abaixo mostram as 3 versões do escudo Timepiece of the Bronze Flight:
    http://www.wowhead.com/item=78458 – Raid Finder – ilvl 384 http://www.wowhead.com/item=77227 – Normal – ilvl 397 http://www.wowhead.com/item=78450 – Heróico – ilvl 410

    Um jogador casual não precisa desses equipamentos: ele quer ver a história, fazer uma raid e saber como é entrar em uma raid. O WoW, portanto, está apto a oferecer tudo isso a ele. Quando o jogador sai do casual e entra no hardcore, ele passa a ter os mesmos problemas de um jogador hardcore: sua guilda pode não possuir membros bons o suficiente para fazer uma raid ou já possuir times fechados. Buscar uma raid via chat então passa a ser sua única saída para conseguir equipamentos melhores que os que vc conseguiu via Raid Finder.

    Analisando, nota-se que a mecânica é muito boa, visto que consegue da mesma experiência de jogo aos 2 públicos diferentes: ela encara o casual como um estágio para se tornar o hardcore.

    Com relação às raids lvl 60, no caso mostrado, pode facilmente ser feita por somente um jogador lvl 85, o que dispensa completamente a lógica do raid finder para elas: os jogadores não precisam ficar 50min esperando um grupo para uma raid que ele poderá sozinho completar.

    Por fim, se você quiser ver como é uma Raid de conteúdo high-end, postei um vídeo mto bonito de Dragon Soul: http://www.ogamer.com.br/world-warcraft-cataclysm
    My recent post World of Warcraft: Cataclysm de uma forma cinematográfica: Method vs Dragon Soul

  2. To no 28 ainda… Eu me erco na história e detalher se Azeroth e esqueço de batalhar por xP kkk

Não é possível comentar.