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Análise – God of War: Chains of Olympus (PS3)

God of War Chains of Olympus - Wallpaper Full HD

God of War: Chains of Olympus foi lançado originalmente para PSP e se tornou um dos grandes títulos do portátil. Foi desenvolvido pela Ready at Dawn, estúdio dos EUA, sendo um “quase” spin-off da série e um dos principais “killer-app” no portátil. 

Em 2011 tanto o Chains quanto o Ghost of Sparta (também lançado para PSP posteriormente) foram re-lançados para Playstation 3 em alta definição, com suporte a troféus e ao 3D estereoscópico. A coletânea God of War: Origins Collection está disponível tanto em versão Blu-Ray quanto separadamente na PSN Store americana e brasileira, trazendo mais da história de Kratos, o badass da Sony e que tem uma história trágica e muito violenta.

Em God of War: Chains of Olympus, Kratos está defendendo a cidade de Attica de uma invasão persa. Posteriormente ele vê uma bola de fogo descendo do céu, trazendo uma escuridão total para a Terra. Ao viajar para a cidade de Maratona ele vê uma névoa criada por Morfeu.

Ao mesmo tempo o espartano também ouve uma melodia de flauta assombrosa, que é a canção que a sua filha Calíope tocava.

O enredo deste God of War é relativamente simples, igual aos outros da série. Em alguns sites citam que o game conta sobre os 10 anos de serviço de Kratos para os deuses enquanto ele ainda era humano (antes de se tornar um deus no primeiro jogo), mas eu não percebi muito isso. Isso é mencionado na cena inicial, mas depois o enredo acaba tendo uma “sequência direta” igual aos outros jogos da série, sem “pulos temporais”. Não vou dar muitos detalhes do enredo para não entregar spoilers, mas eu me surpreendi um pouco no final do game.

Aliás, para eu ter jogado este God of War foi mais para conhecer melhor a série e ter algumas novidades quanto aos cenários e a progressão da história. Sempre tive vontade de jogar no PSP, mas por não ter acesso a um, a coletânea no PS3 veio bem a calhar. Também serviu como uma preparação inicial para o Ascension , novo game da série para o Playstation 3 e que teve um gameplay mostrado na E3 2012. E pelo que eu sei até o momento o Ascension é antes deste Chains of Olympus.

God of War Chains of Olympus - Imagem 001

Por ser uma adaptação do PSP, a jogabilidade foi adaptada, mas acabei tendo dificuldades. No PS3 tem o facilitador do comando de esquiva usando o segundo direcional analógico, mas para as magias foi usado combinações similares de botões. As magias tinham a combinação R1 + Botão do direcional para cada uma (exemplo: R1 + Círculo e R1 + Triângulo), e nem sempre conseguia executar com perfeição a que eu queria. Já os quick-time events estão presentes, mas era comum falhar, pois os botões sumiam e eu sempre “continuava” a sequência, quebrando o combo. Na batalha final tinha uma etapa assim, e tive sorte da Ready at Dawn ter inserido um checkpoint no meio da luta: seria frustrante demais ter de recomeçar do começo, mais por conta da cena que não dava pra cortar.

Por falar em frustração, o começo do game engana bem. Eu achava que seria fácil demais o jogo e pensei em mudar pra jogar diretamente na dificuldade Hard, mas depois da progressão normal e de ter tido alguns momentos mais difíceis, vi que não me arrependi em ter jogado no nível normal primeiro. O game não é difícil de platinar, mas optei pelo caminho mais fácil primeiro.  O game também não é longo, mas acredito que seja por conta da “lógica de PSP”: por ser um portátil e com apelo mais casual, as partidas tem de ser mais “rápidas”, talvez pelo jogador enfrentar uns 30 minutos de metrô e quer jogar um pouquinho. Isso é refletivo também na quantidade de save-points, acima da média dos games do PS2 e do God of War 3.

Da parte gráfica, no PS3 o game cumpre bem o seu papel. Os cenários estão muito bonitos, mesmo sendo uma adaptação do PSP. No portátil, na época causou mais impacto e foi um dos games que levou o console ao limite. Quanto aos efeitos sonoros, quase não percebi novidades. As trilhas são praticamente as mesmas, só com alguns pequenos arranjos diferentes.

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God of War: Chains of Olympus é um game razoável, mas achei ele meio curto, talvez por conta dele ter sido feito para um PSP. Mas por ter jogado depois do 3 foi fácil ter uma opinião mais cética e menos “fanboy” mesmo eu gostando da saga. Pelo menos na versão Blu-Ray ele vem com o Ghost of Sparta, pois acho ele caro para o número de horas que ele oferece no PS3, mesmo tendo fator replay dos Challenges e de você terminar novamente para destravar vídeos de making-of e troféus.

God of War Chains of Olympus - BoxArt HD
God of War Chains of Olympus - Wallpaper Full HD

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