Pular para o conteúdo
Início » gamedev no brasil » Artigo com estudo de viabilidade pra abrir uma empresa de gamedev

Artigo com estudo de viabilidade pra abrir uma empresa de gamedev

Google News

O título já diz tudo! E o Twitter do BRGames (a organização do concurso do Ministério da Cultura) está sendo mais útil do que imaginei. Eles divulgaram um artigo do José Walter Santos Filho, que mostra um estudo de viabilidade completo para abrir uma empresa de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil:

Estudo de Viabilidade de Implantação de uma empresa de desenvolvimento de jogos para computador (Arquivo PDF)

Admito que eu não li o artigo de forma completa, mas dei uma pincelada em cima e tem desde elaboração de plano de negócio, valores de equipamentos, valores de salários dos funcionários, prazo de retorno de capital, e outros.

É claro que hoje as coisas podem ser um pouco diferentes. O artigo é datado de 2005 e muita coisa mudou desde então. O autor também se formou em administração, mas pra ele ter feito um estudo com este assunto ele deve ser um gamer!

Pra terminar, recomendo pelo menos baixar e olhar. Pra quem pensa em participar do concurso BRGames, pode ser interessante ver antes que dificuldades um desenvolvedor poderia enfrentar.

5 comentários em “Artigo com estudo de viabilidade pra abrir uma empresa de gamedev”

  1. Não li ainda, mas fiquei em dúvida com um ponto do post: "o autor é administrador mas… " tipo, administradores fazem planos de negócios, saca? É uma das coisas nas quais que nós aprendemos na faculdade e tal.
    E são tão importantes para o funcionamento de uma empresa de games quanto o programador, o artista e a máquina de café.

  2. Não li ainda, mas fiquei em dúvida com um ponto do post: "o autor é administrador mas… " tipo, administradores fazem planos de negócios, saca? É uma das coisas que nós aprendemos na faculdade e tal.
    E são tão importantes para o funcionamento de uma empresa de games quanto o programador, o artista e a máquina de café.

  3. Boa dica de leitura Rodrigo

    Gostaria de destacar o que li nas sugestoes finais do autor.

    "Buscar participar dos fóruns de seleção de investidores promovidos pela FINEP, em
    busca de fontes de financiamento ou investidores para capitalizar a empresa com o
    objetivo de suportar o período prolongado sem receitas até o término do
    desenvolvimento do webgame."

    É uma dica importante para quem já possui conhecimento, talento e uma equipe competente para desenvolver produtos com potencial de vendas. A SBGames e o concurso BRGames são exemplos de boas vitrines para buscar possiveis investidores.

    Que o mundo dos jogos eletrônicos é muito mais do que entretenimento todo mundo já sabe, mas só quando fazemos uma leitura de um documento como este é que percebemos o quanto é importante elaborar um plano de negócios para investir na criação de uma empresa nesta área.

Não é possível comentar.