Desenho – Dançarina de dança do ventre

UPDATE (16/08/2008): Fiz uma verão melhor deste desenho. Veja aqui.

POST ORIGINAL: Esses dias, conversando com o segundo professor da aula de desenho, ele me deu algumas dicas interessantes de Photoshop e só hoje percebi como que são criados aqueles efeitos de sombreamento que o Nico Di Mattia faz nos seus vídeos. Usa-se um tipo diferente de pincel que faz um efeito de degradê nas bordas. Isso no Photoshop.

Então decidi testar essas técnicas no Gimp. Abri um molde de um corpo que eu tinha pronto (o mesmo deste desenho) e decidi criar uma roupa. Mas que tipo de roupa? Depois de pensar muito, decidi pesquisar sobre danças diversas que fogem do senso comum (como balé) e caí na dança do ventre. Pesquisando um pouco sobre vestimentas (bom, como quero ser um character designer no futuro, tenho de pensar nisso também quando for criar os meus personagens. Acabo virando um estilista…), decidi tentar fazer uma roupa e fui vendo alguns vídeos e imagens dessa dança na internet e então, depois de ter visto este vídeo (veja mais aqui), decidi fazer algo similar.

Depois de algumas horas acertando a parte básica e ter terminado a roupa, comecei a fazer muitos testes até chegar um resultado satisfatório. Sei que esse tipo de coisa foge um pouco da estética de sombreamento de animes, mas, para mim, ficou bom.

O segredo é usar, no Gimp, a ferramenta Circle Fuzzy e selecionar as partes que você quer sombrear. Tendo isso, basta passar o pincel por cima, devagar pra não fazer um traço muito forte. Também aumentei o tamanho do pincel na hora, pra facilitar.

Já minha mãe não gostou muito, já que ela disse que esse tipo de roupa tem que ser bem colorida (apesar de que ela gostou do formato da roupa). Como não entendo muito disso, decidi deixar assim mesmo e quem sabe futuramente eu faço outro desenho (que obviamente será bem melhor que este, já que desenho é uma evolução contínua).

Por fim, vou ver se aprendo a fazer outros corpos e fazer mais testes. Quero ver também se futuramente faço um molde com 3 lados (frente, perfil, costas) para ir fazendo mais testes. Sei que isso será muito bom para mim já que poderei criar personagens melhores e me ajudar em diversos projetos de desenvolvimento de jogos.

  • http://cabide.wordpress.com Daniel

    Não sei se já dei a dica aqui, mas vai de novo: compre uma tablet. Quero ver se esse mês compro a minha, e daí a gente começa a trocar figurinhas, pois aí vou voltar a desenhar :D:D:D
    Outra coisa: tá faltando sombra aí. O vestido é feito com pregas ou são só tiras? de qualquer maneira, umas sombras na parte listrada ficariam legais. O braço, o rosto, estão sem sombra, também. Uma coisa que eu faço é usar um layer diferente para as sombras, e depois ajustar a opacidade dele para deixar mais claro ou mais escuro. Dependendo das cores do modelo, as sombras ficam melhores mais claras, e dependendo, ficam melhores mais escuras.
    Seu progresso tem sido muito bom, cara. Parabéns! (e nao precisa publicar esse comment, se nao quiser)

  • http://www.rodrigoflausino.com/blog/ Rodrigo Flausino

    Na verdade o desenho foi feito com o tablet. É uma Genius, mas dá pro gasto por enquanto. Só não compro uma Wacon já que posso adquirir um console novo em alguns meses e preciso estar sem muitas contas pessoais pra não me ferrar financeiramente.

    Mas valeu pelas dicas! Eu vou continuar estudando sombreamento, que parece ser uma das partes bem difíceis do desenho.

  • http://gamedesign.agilonline.info Dauto

    Não entendo muito de desenho, mas acho que ficaria melhor se as linhas do vestido e a do contorno do desenho, tivesse a mesma espessura que a linha que contorna o cabelo.

  • maurisio

    nosaaaaaaaaa vc desenha amu eu sou mauricio de sousa sei fazer melhor do q vc exibido mal desenhista filha da puta disgraça