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Diário Gamer 16 – Desafio Contra-relógio do Gran Turismo 5

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O nome Time-Trial é conhecido da maioria dos jogadores que já tiveram algum contato com jogos de corrida. Fato. Mas nada supera a surpresa de baixar um demo e o nome do arquivo ficar em português, mesmo sendo português de Portugal (isso quando você baixa pela PSN européia). OK, vamos falar com seriedade agora: o tão alardeado demo do Gran Turismo 5 (onde mantive o nome oficial e traduzido no título do post) saiu e como muitos esperavam, não é um demo digno de um demo. Aliás, na verdade poderia classificar como um demo de um demo ou um beta-demo. Ou um protótipo de um demo, um pré-demo, sei lá. Bom, pelo tamanho do arquivo (cerca de 220 MB) era de supor que não teria praticamente nada. É apenas uma pista, dois carros (um normal e o mesmo “tunado”) e a possibilidade de ter uma classificação online. Aliás, nesta classificação, no momento que reviso este parágrafo (ontem à noite), estava na classificação 2463, com os tempos de 1’58.120 (carro normal) e 1’44.567 (carro tunado), somando 3’42.687. Bom, não é um bom tempo, mas convenhamos: não sou um jogador profissional e nem tenho o volante com pedal, que melhora consideravelmente a jogatina. Aliás, ontem o leitor PESSET me disse pela PSN que estava em décimo-quarto na classificação geral. Pra quem já paltinou o Need For Speed Shift, ele deve jogar bem pra caramba, e será um oponente formidável em disputas online (campeonato entre leitores e blogueiros no GT 5? To dentro!).

Mas vamos falar do demo. A primeira decepção é que aqui não tem o tão falado sistema de danos que a produtora promete desde que a gente começou a cobrar. E olha que eu tentei destruir o carro de várias maneiras, mas só descobri que isso elimina a sua volta atual e dependendo do local onde você bate, isso elimina o tempo volta seguinte. A premissa do demo é ser um time-trial na pista. Você escolhe um dos carros e começa a correr, começando perto do final do circuito para que você se habitue com a jogabilidade e comece a volta com velocidade máxima no retão. Aí a volta começa e se inicia a contagem. Caso você dê alguma barbeirada, um abraço, já que o cronômetro pode ficar vermelho e a sua volta é invalidada pelo sistema. Passear pela grama? Esqueça!

Graficamente o demo não impressiona, já que não mudou nada desde o Gran Turismo 5 Prologue. Aliás, é difícil dizer se a parte gráfica irá melhorar na versão final, sendo talvez um pouco melhor que no Prologue. O trabalho que eles fizeram no Prologue foi tão impressionante nos carros que é até difícil melhorar isso. Só não lembro se no Prologue tinha areia saindo do chão, e os “expectadores” não tem muita vida, principalmente nas arquibancadas. Já os efeitos de reflexo são impressionantes, mesmo numa TV comum. Em questão de modelagem de carros a Polyphony está de parabéns. Já os cenários bem que poderiam melhorar em alguns aspectos e achei um pouco pobres. Talvez a versão final que sair eles melhorem isso, já que aí o limite é o tamanho gigantesco do disco Blu-Ray. Num demo de 220 MB eles devem ter capado muita coisa, como texturas gigantes e cenários mais detalhados.

Da parte de sons e efeitos sonoros, a trilha do jogo anterior se manteve, com um jazz (jazz?!?) forte nos menus e algumas trilhas pop, techno e j-pop durante as corridas. A mesma trilha do Prologue. Nesse quesito, um sonho é poder colocar MP3 no HD do PS3 e a música que escolher ficar tocando. E tem outra: a música se repete durante uma sessão. No começo caso você nunca tenha jogado o Prologue vai achar isso novidade, mas depois de um tempo cansa. Nesse quesito as duas únicas saídas seriam ou dar ao jogador a chance de escolher uma música do HD ou copiar o EA Trax e ficar tocando as músicas uma atrás da outra. Nesse último caso, dando ao jogador apenas a possibilidade de escolher quais músicas ele quer ouvir de uma seleção de X músicas. Já o barulho do carro é convincente, mas como temos apenas 1 carro é difícil avaliar os sons deles. Quando você anda na grama e na areia e quando você bate no guard-rail também tem sons diferentes, apesar de que isso é pouco percebido dado o som do carro acelerando a todo tempo.

Agora vem a parte principal da minha avaliação, e talvez o ponto crítico não apenas deste demo, mas de qualquer simulador: a jogabilidade. Se você está acostumado com jogos arcade e considera Burnout Paradise o paraíso da condução de um veículo, passe longe deste demo. Sério, você vai querer tacar não apenas o demo pela janela, mas o controle e talvez o próprio console! O nível de jogabilidade é arrasador e arrasa você logo no começo, quando você fizer a primeira curva e ver que o seu carro foi pro muro por causa da inércia, onde o seu carro vai pra fora da curva. OK, isso tem na maioria dos jogos, mas estamos falando de um simulador. E a produtora quis colocar uma jogabilidade insanamente complicada e cruel para novatos. Primeiro que o carro não consegue ficar reto, e você pode perder alguns centésimos de segundo. Segundo que aqui você tem de aprender a jogar: acelere e freie no momento certo, virando no momento certo, para a direção certa e na velocidade certa. Difícil? Muito, pra quem não gosta disso. O jogo te dá a possibilidade de jogar de forma guiada com uma “linha-guia” no asfalto, ou sem ela. E mesmo com ela isso não ajuda tanto na jogabilidade.

Obviamente tem gente que vai reclamar e tem gente que não vai reclamar, mas acredito que essa jogabilidade numa “pista cheia de sabão” se deve ao tipo do carro. No Prologue tem carros melhores e piores de se guiar e por isso vai depender do estilo do jogador e do carro que ele pegar. Um Viper, por exemplo, é um carro excelente, mas de jogabilidade difícil, diferente de carros do tipo FF e 4WD (os meus preferidos) que são mais fáceis.

Também pode haver questionamentos sobre a sensação de velocidade. Aqui eu percebi isso claramente, vendo as pilastras do retão passarem rapidamente. Não lembro como foi as minhas jogatinas no Gran Turismo 4, mas o povo diz que isso era algo inexistente. Só que como este demo está servindo pra classificar os melhores pilotos pra participarem de uma competição de verdade, não ter isso pode ser fatal pra Polyphony. Só espero que isso também tenha (e melhore) na versão final.

O demo expirará em 24/02/2010 (no site diz que expirará em 24/01/2010, mas acredito mais na data do arquivo que li no PS3). São mais de 60 dias pra você testar e brincar um pouco. É claro que pra nós brasileiros só poderemos aproveitar o demo sem concorrer a prêmios, mas dá pra sentir um gostinho do jogo. É claro que se for querer ter mesmo algo pra distrair recomendo adquirir o Gran Turismo 5 Prologue. Apesar do preço salgado de 30 dólares, tem conteúdo suficiente pra você se divertir bem até o lançamento do jogo, provavelmente em março de 2010 no Ocidente.

[Imagens via GTPlanet e PSBlog]

10 comentários em “Diário Gamer 16 – Desafio Contra-relógio do Gran Turismo 5”

  1. Duas coisas: não é um demo propriamente dito. É um jogo para servir de concurso para a GT Academy, para escolher quem vai lá pilotar um carro de verdade e tal. Dito isso, não acho nem um pouco estranho os caras terem pego o Prologue e lançado assim.
    Outra: é simulador. Se você senta o pé lá no fundo do acelerador na saída de uma curva, VAI RODAR, isso é fato.
    Outra: EA Trax SUX a lot!
    O esquema do cronômetro ficar vermelho é o que é chamado de "Clean lap": no F1 já tinha isso, ele só contabiliza voltas "limpas".
    Tirando que não vi diferença nenhuma do Prologue pra esse time trial, eu curti pra caramba.

  2. Baixei essa "demo" e como não era jogador de Gran Turismo, fui todo empolgado para conferir. E o que achei foi: fraco, muito fraco, fraco mesmo. Achei essa historia de time-trial, conversinha furada. Para um jogo que está a tanto tempo em desenvolvimento e praticamente em pré-lançamento é um tiro no pé. Os menus são feios, pouco intuitivos, a trilha é muito chata, o visual sem graça. E não venham me dizer que é por causa do tamanho da demo. Os desenvolvedores é que provavelmente não tem muito o que mostrar e lançaram essa demo como desculpa.

    De positivo que eu achei foi o "carro fantasma" que surge na pista quando vc faz o primeiro tempo e mostra o que vc pode melhorar na volta seguinte.

    De qualquer forma, não tô muito animado para esse jogo não e acho que o Forza 3 parece ser bem mais legal.

  3. Luiz Fernando

    essa demo é bem fraca mesmo, mas podemos ainda ser surpriendidos com a versão final

  4. To em 14 em carros tunados. No carro normal ainda to em 24. Achei um bom jogo, a realidade da direção é impecavel e creio que ha muito mais a ser mostrado quando o jogo sair, afinal creio que o foco desse timetrial é justamente a realidade de direção do qq outro aspecto.

    Hoje a noite vou ver se ainda permaneco em 14. De qualquer forma, vou colocar os tempos aqui quando entrar no jogo e batalhar pra encostar mais no primeiro colocado. O cara fez 1:37,500.. um tempo muito curto.

  5. A versão final deve melhorar, mas aqui entre nós, está "demo" ficou um lixo, sem brincadeira, não me agradou muito, o que me deixou um pouco alegre foi a questão de aprendizagem, não demorou muito para que eu pegasse a manhã do carro.

    Sei não, pra mim GT morreu no play 1, o Prologue foi bom, mas na minha opinião, nenhum supera o GT 2 de psone.

    Ah sim, ótimo texto.

  6. Eu estava esperando algo mais desse demo. Achei que poderia ver a diferença dos antigos GTs para esse. Mas nada mudou… e os gráficos estão muito sem graça. Parece até um carro de brinquedo ainda.

    Claro que o jogo final será melhor que isso, mas acho que precisará ser MUITO melhor para entreter.

    na minha opinião, nenhum supera o GT 2 de psone. [2]

      1. Eu uso a conta americana. Até tenho a brasileira, mas to com tanto bagulho na americana que nao pretendo migrar pra brazuca nao.

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