Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Diário Gamer 22 – Playstation 3 com TV FullHD

Diário Gamer 22 – Playstation 3 com TV FullHD

É de conhecimento de todos que atualmente eu tenho uma TV comum, clássica, onde os únicos diferenciais mais importantes são, além da tela plana, as 2 entradas de vídeo e imagem (S-Vídeo e Vídeo-componente), onde possuo pelo menos um cabo de vídeo-componente. Ainda está fora da minha realidade ter uma TV melhor, por conta de problemas pessoais, muitas contas, etc etc etc. Obviamente deve ter algum leitor que se cansou das minhas reclamações financeiras, mas tenho de citar elas quando falo das minhas condições, pra diminuir os mesmos comentários quando comento algo sobre isso: “compre uma TV de LCD/Plasma/LED/FullHD que é melhor, etc etc etc”. Eu sei que estou perdendo muito da experiência de um jogo ao jogar numa TV comum (também chamada de SD – Standard Definition), mas pelo o cabo de vídeo componente melhora consideravelmente a imagem do meu Playstation 3.

Só que no último sábado tive um programa diferente. Eu tinha chamado o Danilo, um colega meu, pra vir aqui em casa jogar o God of War 3, mas ele ofereceu uma proposta melhor: ir na casa dele, levar o console e ligar na TV FullHD que ele tem, com cabo HDMI. Topei na mesma hora, para ver como é a experiência em alta definição, e vi que existem diferenças descomunais em todos os jogos que testei, pra melhor e pra pior. É claro que alguns vão achar o post estranho, já que “eu tenho uma LCD/Plasma/FullHD e não preciso saber as diferenças com as TVs comuns”, mas tem gente que não tem, e por isso acho interessante comentar quais são as diferenças e a mentalidade do gamer, que muda muito ao ver aquele game favorito com o poder de uma TV de ponta. Então segue a minha experiência de alta definição que tive durante cerca de 3h30 minutos na casa dele. Pouco tempo, mas suficiente pra perceber coisas que você não enxerga em TVs comuns quando está jogando pra valer.

Dashboard – quando você liga, o console automaticamente detecta o HDMI e já troca a resolução pra aproveitar a TV. Não cheguei a reparar na marca do aparelho e não perguntei o modelo (nem lembrei disso na hora), mas acredito que seja uma LG. A TV tem 47 polegadas e a dashboard fica impressionante. As letras ficam mais bonitas e o fundo de tela (com o tema da Lightning, de Final Fantasy XIII, que instalei após fazer o troféu Superstar, um dos mais difíceis do game) ficou simplesmente sensacional. Até esqueci de testar o tema do LittleBigPlanet, mas acredito que ficaria bem melhor que o da minha TV xing-ling.

Agora, o que ficou realmente ruim foram as imagens dos troféus. Não os ícones individuais, mas as imagens gerais de cada jogo. Todos os ícones estavam granulados (aka estourados), com perda perceptível de qualidade. Sei lá, acho que as produtoras poderiam ter melhorado neste aspecto. Afinal, o console é vendido pra ser um sistema de entretenimento em alta definição, e ver as imagens gerais da listagem de troféus com granulação me deixa um pouco desanimado. Não com a TV, é claro. Felizmente os games foram pro lado contrário, e aí a beleza visual e o poder do console vem à tona.

Soldner-X 2: Final Prototype – perguntei pro Danilo se ele gostava de games de navinha, e ele disse que curtia muito games da série Gradius e R-Type. Então liguei o Soldner-X 2, reconfigurei a tela para 16:9 (o padrão na minha casa é 4:3) e saí jogando. Sério, parece que joguei outro game. Tirando os menus, que ficaram impressionantes e com a mesma qualidade das imagens em 1280 pixels que publicava por aqui, o game deu um salto gráfico estupendo se for comparar com a minha experiência anterior. Todos os interiores dos power-ups ficaram mais nítidos, vendo cada detalhe. Cores, formatos, tudo! E os inimigos, bem, você consegue ver cada parte dos robôs que ficam voando. Cada linha, alto-relevo, cores dos inimigos e chefões, ficaram mais nítidos. O game foi concebido em alta-definição com 1080p, e não vi nenhuma granulação no game ou mesmo um upscaling de 720p (resolução padrão de muitos jogos e TVs mais “em conta”). Soldner-X 2 é um game totalmente voltado para Full-HD.

Demon’s Souls – acredito que a From Software pensou nos jogadores que tem TVs comuns. Não são todos os gamers que tem condições e/ou espaço pra ter uma LCD de 47 polegadas no seu quarto. Aqui o Demon’s Souls não teve tantas diferenças. O game ficou mais bonito, mas tem uma experiência gráfica similar às das TVs convencionais. Como os menus e palavras são relativamente grandes, então não dá pro jogador sentir tanta diferença. Sei que em muitos games os produtores projetam os menus e leds pensando na alta-definição dos aparelhos, prejudicando os gamers que não tem as TVs, deixando com letras pequenas e às vezes ilegíveis. Na minha casa eu tenho de diminuir o contraste e o brilho pra não ficar ruim de ler, o que acaba perdendo um pouco a percepção de cores de muitos jogos com cores mais vivas.

Agora, a tela de World Tendency, com as lápides de cada mundo e o “nível de periculosidade”, ficou bem melhor de se ver.

God of War 3 – Novamente temos a mesma questão do Demon’s Souls. A Sony deve ter feito alguma mutreta gráfica pro game ficar bonito em TVs comuns. Sério, não há diferenças enormes entre os modelos e cenários, mas existe diferença nas texturas e nos efeitos gráficos. O Poseidon, o Leviathan e o rio Styx ficaram melhores, mas nas cenas renderizadas de enredo, não há muita diferença entre as TVs comuns e a TV FullHD. Talvez o fato de você poder ver maior, mas a experiência acabou sendo a mesma.

Agora, o Danilo ficou muito impressionado com o jogo. Palavras dele: “mais épico, mais dinâmico, e os acontecimentos de fundo dos cenários (as quedas dos Titãs no início do jogo, por exemplo) são muito fodas!”

Street Fighter IV – Outro game que surpreendeu, já que as cores ficaram mais vivas e os cenários mais nítidos, juntando ao fato de você ver o aliasing (quebra de polígonos) em alguns postes e objetos. Não quer dizer que o game fica ruim, muito pelo contrário, mas dá pra ver que a Capcom caprichou mesmo na direção de arte, apesar de não termos algo próximo ao cell-shading.

Agora, os menus ficaram muito melhores. Não cheguei a comentar antes, mas na minha TV xing-ling a listagem de movimentos/especiais fica quase ilegível, onde em alguns momentos eu tinha de deduzir quais são os comandos pra fazer aquele especial. A experiência na FullHD é bem melhor, de maneira geral.

Final Fantasy XIII – Talvez o que mais me impressionou de todos os jogos que testei. Final Fantasy XIII é o game mais impressionante do console. Opinião própria e final. Talvez perde pro Heavy Rain no quesito “modelagem dos personagens”, mas no resto ele perde. Pulse ficou mais bonita, os personagens ficaram mais nítidos e com detalhes que você não reparava muito quando está nas TVs comuns. Agora os menus… sério, a diferença é astronômica. No submenus de Paradigm Shift eu consegui enxergar o que nunca tinha visto/reparado: que cada “role” tem um símbolo específico. No submenu de armas cada arma tem o seu símbolo. Eu via isso na minha casa, mas não tão nitidamente quando eu vi em HD.

E as CGs? Bom, eu assisti novamente à cena de abertura e é ainda melhor na FullHD. Depois, nas primeiras cenas pré-renderizadas, dava pra ler melhor as legendas e ver cada pena do chobobo-bebê que o Sazh carrega na cabeça.

Dragon Age: Origins – O último game que testei no PS3 (cheguei a ver o início de Fallout 3, mas foi no notebook do Danilo), foi outro que me deixou pasmo. Para pior. Sério, se eu fosse montar agora o Select Score do Dragon Age, ele levaria um 6 ou 7 de Gráficos. Os personagens tem muitos serrilhados, o que me mostrou que a Bioware fez um serviço porco. O Danilo mostrou a versão no PC e existem enormes diferenças, tanto no gameplay (onde ele colocou muitos movimentos no canto inferior da tela) quanto nos gráficos, que estão bem melhores. No PS3, só melhora um pouco quando você conversa com os outros personagens, mas de maneira geral a experiência gráfica ficou ruim. Sorte que o jogo é bom, porquê se não fosse, seria outra decepção RPGística no console.

Conclusões: O PS3 definitivamente foi feito pras TVs de alta definição e neste dia eu repensei parte dos planos e recoloquei a TV no topo das “próximas aquisições”, rebaixando o meu próximo computador. Sei que não será possível eu adquirir uma TV desse tamanho, por conta do meu quarto minúsculo, mas pelo menos tentarei arrumar uma de 32 polegadas. O mais difícil na escolha da TV será a taxa de Hertz, que pode fazer diferença (já que estamos falando de games 3D poderosíssimos que usa muitos frames por segundo) e se a TV terá ou não um HD interno (disco rígido), para que eu possa gravar gameplays e poder upar pro Youtube. Quando eu for comprar a TV com certeza irei postar informações que eu for coletando, como preços, diferenças, e outras infos úteis pros futuros compradores de TV de alta definição.

31 comentários em “Diário Gamer 22 – Playstation 3 com TV FullHD”

  1. Leônidas Dah&a

    Como falei pra vc várias vezes. Coloca a TV em 1º lugar. Acima até de comida, até pq vc está gordo pra cacete ( olha quem fala).
    Recebi um email das Americanas.com oferecendo uma LCD da LG de 32" por R$1299, o que para os padrões de Belém pelo menos está barato. Talvez por aí vc encontre mais barato.

    Uma TV de 32" está de bom tamanho mesmo cara. Você poderia comprar até uma de 24" ou 26" para pagar menos.

    1. Falando em economia, vale lembrar que LCD gasta menos energia, ocupa menos espaço e faz menos mal aos olhos!

    2. Alexandre Soares

      O grande problemas das TV's menores q 32 polegadas são as demais configurações, contraste, brilho, tempo de resposta etc.

      Além do que não adianta comprar uma TV de 60 polegadas se o lugar é pequeno, pra cada ambiente tem um tamanho recomendando, tem até uma fórmula pra achar o tamanho certo, mas não lembro qual é.

      1. Leônidas Dah&a

        adianta sim heheh. se tivesse $$ comprava uma de 100" logo, mesmo que eu ficasse só a 1,5m da tela.
        Eu quero é ficar cego 😛

    3. Comprei recentemente uma tv de 24" Full HD da samsung por 800 reais(nao tem conversor, e somente um HDMI), e pode-se tambem investir num monitor, que tenha entrada HDMI, o meu é de 22" e uso um conversor de DVI para HDMI e uma caixa de som externa(um HT da Philco) e funciona mto bem. O investimento nesse caso é menor(a um um tempo atras, foi uns 500 reais.)

  2. Alexandre Soares

    "Só que no último sábado tive um programa diferente. Eu tinha chamado o Danilo, um colega meu, pra vir aqui em casa jogar o God of War 3, mas ele ofereceu uma proposta melhor: ir na casa dele, levar o console e ligar na TV FullHD que ele tem, com cabo HDMI."

    Fala a verdade tu já sabia q ele tinha a TV e tava louco pra ele lhe propor isso, mas como o convite não veio tu ofereceu o contrário com cara de pedinte pra ele te convidar pra jogar na casa dele….. hehehehe

    Faltou tu testar Uncharted 2, pelo menos o demo é lindíssimo, cada detalhe que da pra ver numa FullHD….. mas o mais foda que vc só ve essas coisas, os detalhes de cada canto, qdo tu está vendo uma pessoa jogar, percebi isso ao ver meu irmão jogando GoW3, pq qdo eu joguei, devido a atenção no jogo, não consegui prestar muita atenção nos detalhes….

  3. Quando comprei o PS3, também joguei numa TV SD, mas era um de 14" tela achatada, então a TV foi a prioridade de compra.

    Comprei uma TV da Samsung de 20". Era o que cabia no meu quarto, mas ficou excelente. Não sei se é por ter o mesmo tamanho do monitor do PC, mas está perfeito pra mim. Se aumentar, estraga 😛

    Paguei 500 reais. Parcelado em 10x ficou extremamente barata

  4. Alexandre Soares

    Tipo, tu usa HDMI??? Pois é o único cabo q transmite realmente nessa resolução.
    A minha FullHD funfa em Full, mas foi q nem vc falou a maioria dos games é 720p, mas sempre há games em FullHD como Metal Gear 4, além da maioria dos games fazerem up scape (é esse mesmo o termo?).

    1. Acho que é "upscale"
      Mas então, uso HDMI sim, só que a minha TV não reconhece o 1080p dele. Consigo ligar o PC pelo RGB e funciona 1080p, mas o play3 não vai. Fiz uma pesquisa e me disseram que tem tvs q não aceitam 1080p em certos casos. Pelomenos aprendi a lição, quando for comprar uma tv nova (o que nãos será num futuro muito proximo) vo levar o play3 na loja…na epoca n tinha o play3, n dava pra testar =(

      1. Alexandre Soares

        Eu nunca ouvi falar isso, tu viu nas configurações do PS3 se o 1080p não está desativado…… por derradeiro faz um último teste, entra em opções e deixa somente o 1080p habilitado, não custa nada tentar. 😉

        1. Eu posso tentar, mas todas as vezes que tentei ativa-lo a tela ficava com uns chiados bizarros. Vo ver lá, e depois dou a resposta.

          1. Tu tem certeza mesmo que sua tv é full hd 1920por 1080 nativos mesmo ? Geralmente são tvs HD 720p que aceitam no máximo 1080i , se tentar colocar 1080p a tela fica piscando ou não aparece imagem . Olhe no manual da tv qual a resolução dela , outra coisa , qual a marca ? Há um tempo atrás comprei um monitor tv da Sansung ( 24 polegadas ) que se dizia full hd mas só aceitava no máximo 1080i , em 1080p depois de um tempo a imagem começava a piscar e sumir , mas ligando o pc via rgb aceitava 1080p normal . Pesquisando alguns forums vi que muita gente estava com problema semelhante com esse tv monitor da Sansung . Espero que o seu não seja um desses .

            1. Talvez esse seja o problema da minha. É uma LG scarlet 42" fullHD. Já achei na net pessoas com o mesmo modelo q a minha tv com o mesmo problema.

              E acabei de tentar deixar apenas o 1080p, e não funcionou >XD

              1. Outra coisa , teste com outro cabo HDMI , tem tv que só aceita a partir da versao 1.3 , outras tem problema com as versões antigas do cabo , e tem cabos de má qualidade que não suportam 1080p também .

                1. Eu nunca tentei outro cabo, vo pedir pro meu primo trazer o dele aqui na proxima vez para testar 😀

                  Queria mesmo q funcionasse o 1080p.

                  1. Caro Guilherme_B, passei por um problema parecido com o seu.
                    Comprei um cabo HDMI Xing-ling por R$12,00. Pluquei no PS3 e só consegui 1080i.
                    Daí, peguei emprestado um outro cabo HDMI de um colega próximo (este veio junto com um player de blu-ray), e…, voilà! Consegui 1080p.
                    Pois é, era a qualidade do cabo.
                    Em seguida, comprei um da Leader Ship por R$ 50,00, e funcionou na boa! 1080p também.

                    Nota: Já ouvi falar também da existência de tvs que só funcionam até 1080i, porém, se a sua é uma Scarlet full hd, tenho certeza que funciona em 1080p.

                    1. Cara, depois de ler seu comment, algo me inspirou a procurar um pouquinho sobre cabos HDMI. Perambulando por um forum que acabei de achar, descobri um cara com o mesmo problema e tal, e ele falou que testou o cabo COMPONENTE do ps2 e conseguiu 1080p.

                      Eu testei meu cabo componente do ps2 e acabei de conseguir 1080p! algo que a porra do HDMI não fez! Ok, a imagem tava tremida, que nem transmissão analogica, mas ainda assim era 1080p!

                      Ainda há esperança! me animei agora *-*

                      1. Alexandre Soares

                        Tu nunca pensou em reclamar com a LG não? troca essa TV ta com defeito po.

              2. Rodrigo Fonseca

                Interessante… mas até hoje você é único corajoso (louco) que eu tenho notícia que está jogando PS3 em uma tv comum…. quando parabenizo a sua idéia de comprar uma tv melhor… Comprei minha unicamente para o PS3 há cerca de 2 anos e meio, não me arrependo mas tenho algumas considerações que talvez possam lhe ajudar…
                Caso esteja pensando em comprar uma tv Full HD (1080P, maioria das tv's disponíveis no mercado) aconselho que compre acima de 42'' caso contrário uma 720p em polegada inferior a 42'' já vai fazer muita diferença… Minha tv é 32'' Full HD, ela é muito boa entretanto há detalhes; o tamanho físico 32'' é muito pequeno para a resolução Full HD (1920×1080) o que faz com que as letras(detalhes de imagem) fiquem muito pequenas na tela exigindo que você jogue bem próximo da tela isso muda se você aumenta para 42'' entretanto as letras(detalhes de imagem) ainda continuam pequenos de acordo com a distância da tv, a melhor relação entre distãncia da tv e tamanho das letras(detalhes de imagem) seria com uma tv de 47'' pois nesse tamanho físico você tem liberdade para ficar em qualquer lugar e enxergar com clareza toda informação mostrada na tela; Outro detalhe é que o PS3 é mala e a maioria dos jogos Full HD também podem ser jogados em 720p enquanto que o inverso nem sempre é possível o que faz com que você seja obrigado a deixar a opção de resolução configurada para 720 e Full HD(1080p) pois quando um jogo mesmo sendo possível jogá-lo em 1080p o PS3 o executa em 720p para amenizar o processamento e consequentemente a temperatura, você pode testar isso com os seguintes jogos, GTA IV, Assassin's Creed 2, Dead Space e outros, nesses jogos você for jogá-los em 1080p será perceptível que em alguns momentos o PS3 irá passar muita dificuldade para realizar todos o processamento exigido e por isso o frame rate (fps) irá cair bruscamente fazendo com o jogo fique bastante lento, outra coisa é que se você não selecionar a opção de 720p na configuração de vídeo algum jogos serão executados em 420p (tv comum) nem preciso ressaltar a porcaria que vai ficar…. isso acontece pois alguns jogos não foram feitos para serem executados em 1080p e não o upscaling que o PS3 também realiza… Resumindo mesmo com uma tv de 1080p você só irá desfrutar da resolução máxima de jogo com qualidade (fps) em alguns jogos pois a maioria absoluta ainda está sendo feita em 720p, mas mesmo com essas considerações recomendo que compre uma de 1080p pois deixando os jogos de lado, assistir um filme em 1080p é excepcional, independente se em Bluray ou MKV… Última coisa… se o orçamento lhe permitir compre uma tv 3D, joguei o PS3 em tv's 3D… mermão… SHOW DO MILHÃO… vale muito a pena…. no mercado dá para encontrar modelos da Samsung de 42'' 3D Full HD por cerca de R$ 4.000,00 … bom já falei demais… boa compra…

                PSN ID: rodrigoti

              3. Até "32 " não da para perceber diferença entre 720p e 1080 p , outra coisa tem que ir no menu do PS3 e configurar a resolução da imagem , ou automático , que irá detectar a resolução máxima da tv , ou manualmente mesmo , Tvs HD ( 720p ) deve-se marcar obrigatoriamente 720p , 1080i é opcional de alguns jogos , eu prefiro 720p a 1080i , acho a imagem mais nítida , algumas tvs fazem upscalim ( emulam ) de 1080p mesmo tendo uma resolução nativa menor , eu tinha uma plasma "42 " , 1024*768 , que fazia isso . Conheço gente que continuava jogando em resolução SD ( 480p ) , porque achava que era só plugar o cabo , as tvs geralmente tem uma tecla no controle que mostra na tela que resolução está exibindo .

              4. ursinhomalvado

                Sobre TV com ou sem HD para gravar a jogatina: cuidado, ter um HD não significa que a TV grava tudo o que ela é capaz de exibir.
                Tenho uma LG 32LH70YD FullHD com conversor digital e mediaplayer embutido (divx, mkv wmv9, mp4, avi/divx até 1080P). Ela é capaz de gravar o conteúdo da TV digital aberta apenas, nada mais. O que entra por qualquer outro meio (HDMI, RCA, S-Video) ela não grava.
                Ela não vem com o HD, mas tem uma porta USB na qual você pode colocar um HD. É preciso também formatar o HD para uso exclusivo da TV (para gravação). Meu HD externo tem duas partições e ela as reconhece, talvez seja possível ter uma partição de gravação e outra com arquivos. Nunca testei a gravação, até porque aqui em Caxias do Sul não tem TV digital aberta ainda. Uso o HD apenas para assistir vídeos.

              5. Jonatas Afonso

                Realmente sair da SD pra HD é vida nova.
                Tipo, alguns jogos são impraticáveis na SD :S

              6. O Flausino, você só avaliou a imagem… Um dia precisa plugar seu PS3 em um Home Theater poderoso também. E escrevrer um artigo sobre isso. A atmosfera dos jogos é completamente diferente quando vc sai do kit de Home Theater basico para uma sala tipo Home Cinema descentemente preparada.
                Diz ai Sergio Lopes, o som faz ou não faz diferença?

              7. Antonio Nunez

                Também sonho com uma full 42, mas eu tenho um TV tubão 32" Widescreen 1080i com HDMI, que seria um meio termo de qualidade, não é uma LCD mas é bem melhor que a tv standart 480i.

                Uma grande vantagem dessa TV, que segundo um amigo jogando na minha casa comparando com a dele full42, os chamados serrilhados não ficam tão perceptíveis quanto numa tv LCD.

              8. Cara,

                MUITO cuidado ao fazer comparações entre uma TV comum e uma LCD.
                Qualquer jogo ficará mais serrilhado numa tv LCD do que num tubo, mas o motivo é simples: a qualidade da TV de tubo é tão ruim, tãoi baixa, que tu não consegue notar o serrilhado.

                Usando uma metáfora: pensa numa mulher formosa, mas feia que é o diabo, ela fica bonita a uns 200 metros, pois é formosa e tudo que tu nota é a silhueta dela. Porem quando chega perto, e ai sim tu pode notar o bigodinho, a verruga, os olhos meio tortos, o rosto assimétrico, enfim, todos os detalhes dela, ai sim tu vê como ela era feia e que tudo não passava de uma ilusão pela falta da tua capacidade de ver ela.

                Bem como, isso poderia funcionar inversamente para uma mulher bonita, porem que ao longe parece magrela, mas de perto é um show! linda!

                Fora isso, existe algo que foi comentado mais acima e tenho que reforçar: não é apenas uma questão de resolução, serrilhado ou não, e sim uma questão de imersão e experiência.

                Não adianta apenas olhar a bonita e viver com a feia, o negocio é trocar e ai sim, viver a experiência.

                Isso tudo sem falar em Home Theater, como o Krafzik comentou acima, faz toda a diferença!

              9. A melhor frase do post:
                "perguntei pro Danilo se ele gostava de games de navinha".

                Navinha!!!! Navinha!!!! Nossa isso me lembrou a minha infancia de tardes de Mega e Super com a galera. hehehe

              10. Estranho isso dos troféus… Já testei o PS3 em TVs de CRT e não tinha reparado muita coisa… Tem certeza de que não é o próprio estilo dos troféus que você olhou? Ou então a TV que é muito grande hehe (a minha é de 40')

              11. Estevão Rocha

                Legal essa sua experiência. Eu quando comprei o PS3 joguei apenas 1 dia em TV comum, no dia seguinte não aguentei e torrei a grana da participação nos lucros da empresa numa TV LCD da Philips de 42''…

                Agora, continuo discordando e discordarei sempre dos comentários que dizem que os gráficos de Dragon Age são ruíns… acho eles lindos, os cenários, os detalhes das cidades, etc… isso pra mim é q vale, ficar notando serrilhados nos personagens ( e em ícones dos troféus), desculpa a sinceridade mas é uma coisa muito boba. Mas cada um cada um.

              Não é possível comentar.