Pular para o conteúdo
Início » [Discussão] Quando um 8 é uma polêmica

[Discussão] Quando um 8 é uma polêmica

Google News

Fazer reviews/análises desses joguinhos estilo video game é uma tarefa bem complicada. Torna-se mais complicada quando damos alguma nota, algo que eu acho errado pelo fato da experiência desfrutada no game ser algo único.Nem todos compartilham da mesma experiência,aquilo que fulano viu em Shadow of the Colossus, por exemplo, não necessariamente é a mesma coisa que cicrano sentiu. Por isso sou adepto a ‘artigos de opinião’ ou simplesmente falar do que o jogo pode oferecer e qual foi o impacto que ele trouxe para você.

Sobre as notas, durante muito tempo e continua até hoje, notas entre 7 e 9 são consideradas ruins, mesmo sendo boas. Deu para entender? Alias que papo maluco de reviews é esse que eu estou falando? Deixa eu dar um contexto aqui para vocês.

Tudo começa com o gordinho britânico favorito da garotada, Jim Sterling do Destructoid. Ele fez o seu trabalho como jornalista de games e fez o review de Gears of War 3, expressando o que ele achou da conclusão da história dos brutamontes com serras elétricas acopladas em suas metralhadoras. Até ai tudo ótimo, só que ele deu nota 8. Não era para ser um grande problema, mas os fanboys e até aqueles que não jogaram alegavam que aquela nota não era digna de Gears.

A coisa ficou séria quando o game designer responsável, Cliff Bleszinsk , fez um ‘mimimi’ devido as notas baixas (8 para ser mais específico) que seu tão adorado e perfeito game recebeu. Segundo ele não entende a raiva sobre Gears 2 e disse que tem certeza que Gears 3 é melhor em todos os aspectos em relação ao Gears 2.

Sinto saudade do tempo onde um jogo com nota 5 era considerado ruim. Se formos analisar, 8,5 é aquele jogo divertido, bacana mas não é lá essas coisas. Algo como um filme que você achou sensacional mas quando terminou de ver sentiu que faltava mais alguma coisa. Não significa que seja ruim, apenas não é perfeito.

Tudo isso tornou-se mais polêmico quando o jornalista da Eurogamer (O site também deu 8 para Gears, só para constá) Simon Parkin fez o review do tão aguardado e aclamado Uncharted 3. Deu a famigerada nota 8. Não preciso nem dizer o quanto ele foi xingado e difamado por pessoas que SEQUER jogaram U3, nos comentários do site. Só para constar, até agora o review teve 566 comentários e repercutiu todo o mundo envolvendo videogames. Patrick Keplek escreveu para o Giantbomb falando sobre isso, David Jaffe (Criador de God of War e Twisted Metal) escreveu em seu site e o pessoal do Mega64 fez um vídeo satirizando tudo, mas não deixam de falar a verdade.

Para ilustrar ainda mais, o grande amigo Andrei Fernandes do Freakzone, destacou alguns comentários geniais do review de Simon:

  • Sobre o jogo, nunca quis tanto ter um ps3… e falar que esse jogo é horrível é provar realmente que é fanboy. Não gostar do gênero do jogo tudo bem, mas mesmo que tenha alguém que não goste, deve realmente falar a verdade que esse é um Put@ jogo”
  • “Independente de quer coisa Eurogamer PT não deve servir como referencia a NADA.
  • É de LONGE o pior site/revista de games de todos od tempos.
  • Se alguém tem esse site como base pra algo,está terrivelmente equivocado.”
  • “Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Se fosse num game dele, ele seria o primeiro a dar petit.”
  • “Impossível! Se o jogo não for nota 10 eu não vou comprar!
  • Ele tem que ser nota 10!
  • Detalhe que até quem deu 10 apontou falhas no jogo.. não faz sentido..”
  • “Não se pode mais criticar jogos. Qualquer tipo de critica é automaticamente encarada como uma forma de “hater”. Qualquer avaliação que fuja o minimo possível do que se é esperado, é “hater”. Qualquer jogo tem que ser automaticamente nota 9 ou é um lixo, mas se ele não for nota 9, é porque a revista/site está sendo hater. “
  • “No 10? Pre order canceled! “
  • “Tem gente aqui que precisa de um abraço, isso sim”

Simon não desmereceu Uncharted em nenhum momento do review, até enfatizou o quão o jogo é cinematográfico e que a Naughty Dog tá de parabéns com esse trabalho maravilhoso. O problema é que tudo é tão cinematográfico chegando ao ponto de tudo ser de acordo com o jogo, não deixando nenhuma escolha para o jogador. É tudo nos trilhos, algo que já era visto nos jogos anteriores, mas os jogadores gostaram tanto de Uncharted 2 ao ponto de acharem que U3 teria uma nota maior e seria melhor que o seu predecessor. Amigos, não é assim que funciona, nem tudo da certo.

Acho que vocês amigos do Select entenderam o que eu quis com esse post, para ilustrar mais ainda o mesmo Jim Sterling do 8 de Gears, tem um programa no The Escapist chamado ‘The Jimquisition’ onde ele discute alguns assuntos interessantes e tudo mais. Desta vez ele falou, com muita raiva, como os jogadores e os reviewers estão chatos em questão de notas. Vejam:

Convido você, querido leitor participe também dessa discussão. Diga o que acha dessas fanboys e se concorda com os reviews. Também sinta-se livre para me xingar, vocês são quem alimenta esse singelo site, fico feliz se tiver só um comentário. =D

36 comentários em “[Discussão] Quando um 8 é uma polêmica”

  1. Mas esse é o problema atualmente, ninguem joga mais por diversão, a molecada só procura jogos de nota muita alta, e esquecem que vc pode gostar de um jogo de nota baixa, com gráficos meia boca, afinal gosto é gosto…

    1. É, tipo ficarem me zoando por jogar os Legos(apesar de não receberem realmente nota baixa) 😛

      1. Alexandre Soares

        Qualquer jogo de LEGO é podre, só não é mais podre que HanaMontana :p

        1. Pelo menos não é mais podre que Dark Souls e Resident Evil(todos antes do 5) 😛

    2. Alexandre Soares

      Demon's Souls tem gráficos pra lá de meia boca, praticamente não tem história e é lotado de bugs bizarros. Mas mesmo assim é o MELHOR JOGO DO PS3 até agora pra mim. O problema é que esse povo só olha a nota e não todo aquele texto que justifica a nota, o importante é conhecer quem está analisando pra ver se as ideias e ponto de vista dele, são as mesmas que a sua, isso é o mais importante.

  2. Eu estou mais com o Metacritic quando disse que as análises de jogos ainda são muito falhas. A Eurogamer.pt é um site onde essas falhas acontecem com frequência.

    Vejam um exemplo no caso da análise de Syrin:

    "Bem, este é mesmo um daqueles jogos em que se fosse mencionado tudo aquilo que oferece e tudo aquilo que dá para fazer, dava quase para escrever um livro. Mas creio que a ideia que queria transmitir ficou clara. Skyrim é um jogo épico em todos os sentidos, não há outra palavra para descrevê-lo. É um dos melhores e maiores RPG de sempre. Uma maravilha videojogável. Agora se me dão licença, tenho que ir jogar a minha dose diária de Skyrim.". Depois de um texto desse dão nota 9. Uma excelente nota. Mas o que falaria de um jogo nota 10? "Eu vi a face de Deus"? Incoerente.

    Outro ponto que virou senso comum nas análises: esse jogo não inova muito a seu antecessor. Todo jogo precisa ser um carnaval de diferença entre suas sequências? E os antigos e divertidissimos Mário e Sonic? E os Mega Man, Bomber Man??? São jogos excelentes que poucos hoje conseguem proporcionar tal diversão.

    Agora, as mesmas pessoas que criticam Gears, God of War e os Uncharteds da vida por ser um repeteco, pegam FIFA, PES, Ungry Birds e todas as suas duzentas versões e jogam lá pro alto, simplesmente porque no FIFA o tornozelo do jogador agora tem uma movimentação mais natural e por aí vai.

    Tanto falta coerência que vejam o caso de GT5 e FM4. GT5 foi tão criticado e FM4 tão aclamado que no fim das contas era para os dois terem notas muito distintas, o que não acontece. Faltou coragem de dar nota baixa para GT5?

    1. Tu tens toda razão, para mim as notas não servem por um dos fatos:
      Metal Gear ganha 9 e um jogo X ganha 9 também. Mas esses jogo X é inferior a Metal Gear. Deu para entender? É esse problema da equivalência que me incomoda.

      Sobre o Skyrim ai é daquela velha questão: Alguns tem medo de dá a nota máxima. Agora não sei de quê.

      1. Leônidas Dahás

        penso exatamente isso.
        As vezes um joguinho simples da Psn (renegate ops por exemplo) recebe a mesma nota que uncharted 3 ou Modern warfare3, e se olharmos somente para o numero poderíamos dizer que os jogos tem a mesma qualidade.
        Além do que o fato da pessoa que fez o review pode ter um apego à franquia do jogo e dar nota melhor (ou não) pra ele. Ou seja, são tantas coisas que podem afetar a nota em si que prefiro ler o review e ver se me interessou ou não.

        1. ursinhomalvado

          A verdade é que muito jogo mereceria um 5 ou 6 e issa deveria ser considerada uma boa nota pra um jogo da PSN que custa de USD 5 a USD 10 e que é terminado em um ou dois dias.

          Flower, um jogo legal pela idéia e pelo conceito, merece um bom 5 ou 6, mas tem 8,7 no Metacritic. Imagino que os sites que deram 10 o fizeram pelo fator "inovador e arriscado", mas isso é justo com Blur, GT5 e 007 BloodStone?

          Não tem como estabelecer um critério único, então, no fim, as notas não dizem muito sobre um jogo, mas são elas que vendem ou enterram um título (e nunca são justas).

          1. Isso vai pra questão que eu falei relacionado a experiência e também pode-se também flar de gosto pessoal. Para mim a maneira mais certa é fazer um artigo de opinião falando sobre o jogo e tudo mais.
            Os joguetes da PSN tem tanto potêncial quanto um jogo AAA, as vezes chegam a ser melhores que esses jogos AAA. (Porra, 007 de cu é rola)

            1. ursinhomalvado

              significa que você odiou o 007 Bloodstone? Eu achei relativamente curto, mas em função de ser frenético e intenso. Achei um bom jogo!

              1. Odiar é uma palavra forte. Só não curti. É só ver agora, eu não gostei mas você achou um bom jogo.

                Eu posso dar ao jogo um 5, mas você que se divertiu um 7. Vai de cada um.

                1. ursinhomalvado

                  É isso aí, dou um 7 ou 8 pra ele. O problema é que com uma nota dessas o jogo não vende, eu aliás, não o comprei, fiz uma troca. Eu até fiquei empolgado com as matérias e anúncios feitos antes do lançamento, mas com a nota que recebeu fiquei desconfiado e as análises não eram elogiosas ao jogo.
                  O fato é que muitos analistas querem que um jogo seja o que ele deseja ou espera e não é bem assim. Isso gera uma falta total de critério. A meu ver o preço, a duração do jogo, a diversão que proporciona* e a qualidade da execução devem ser levados em conta. Uma coisa comum são análises criticando um jogo em função de seus bugs, seria normal se a análise fosse corrigida quando o jogo for corrigido, mas isso não acontece, a crítica fica pra sempre e quem lê acha que o jogo é uma droga.

                  *Para o público do jogo – não adianta me chamar pra fazer análise de FPS, vou dar -1 para todos, detesto o gênero – tem que analisar jogos de gêneros que você gosta. Não acredito nesse papo de "profissional" que consegue analisar de forma "isenta" qualquer coisa.

            1. só num dei 10 pq vc falou do Gears como se fosse um bom jogo… 8 para um jogo sem botão de pulo é muito absurdo…

        2. Vendedor daEsquina

          Dou 9+ , não é que esse cara sabe escrever mesmo !! até então só via textos e comentários bobos dele no site …
          Hummm …. Será que ele não chupou de algum site por ai ?

        3. Uma das coisas sobre reviews: não sei escrever. Não sei se devo falar toda minha experiência ou ser o mais imparcial possível. Como você falou, a experiência para cada um é diferente, então não sei o que o pessoal quer ler.
          Um fator que deve baixar a nota de um game, é o fator replay. Já joguei games que falei "que jogo maneiro", agora eu não tenho coragem de jogar de novo, seja porque não têm mais aquela surpresa ou é longo demais e dê preguiça (diferente daquele bom e velho Mario, que até hoje diverte muito), mas isso é algo meu, pode ser diferente para os outros.
          Eu também já nem leio muitos reviews, eu prefiro procurar por video-review ou videos mostrando o gameplay, porque você já têm uma experiência diferente por ver como o jogo é, diferente de só ler um jogo.

        4. Meu alunos costuma ficar mega felizes quando tiram 8 em uma prova.

          Nunca liguei pra nota abro o olho apenas para aquelas abaixo de 6 o resto vejo videos no youtube / trophy guide para decidir o que vou jogar =D

          Gosto de muitos jogos toscos

          Por fim: opnião é igual bunda cada um tem a sua, e dá quem quer…

        5. ursinhomalvado

          O problema que causa essas "explosões" de ódio dos fanboys é o que poderíamos chamar de "A média burra e calada" (é, estou sendo arrogante afirmando que os burros são eles haha). O fato é que nós, que entramos em sites como este, somos uma minoria, a maioria, em qualquer setor do consumo, apenas consome quieto. O pessoal da "Média" muitas vezes compra jogos olhando a nota e a campanha de marketing e nada mais, e estão felizes assim!

          Gosto sempre de lembrar do Blur, jogo que recebeu, se não me engano, um 8. Resultado: vendeu pouco e o estúdio que o fez foi fechado. Os fãs sabem que um 8 pode matar um jogo nas prateleiras e gritam pra salvar o que amam, é compreensível.

          O fato é que os reviewers ganharam poder excessivo e a maioria não lê o que foi escrito, apenas olha a nota final. Não vejo muita solução, também gosto de ver a nota que o jogo recebeu assim como gosto de ver o review completo em sites como o GameTraillers, mas uma nota é muito subjetiva. No caso do GT5 há muitas falhas, mas como você dá nota pra um game colossal? GT5 oferece muita coisa pro jogador, são muitas opções e quase toda semana tem um novo desafio no jogo entregue via update.

          É triste (pra nós), mas a "Média Burra" governa suprema. Ontem lí uma entrevista de alguém do Netflix dizendo que o problema em oferecer conteúdo com som original é que as distribuidoras já entregam o filme dublado e sem legenda. Fazem isso porque é o que a "Maioria" quer. Isso fica claro com o que tem acontecido na TV por assinatura. Se você, como eu, fica enojado ao ver seu ator favorito falando português com voz de taquara, apenas chore… você é minoria e as empresas estão percebendo isso.

          1. Ver notas para mim tornou-se rotina. E muitas das vezes acabam destruindo o meu hype.

            Vejo as notas como eu dispositivo para a grande massa de: 'Olha isso aqui tirou 4/10, não gaste seu dinheiro'. Muitas vezes a opinião nem conta.

        6. Alexandre Soares

          Parabéns pelo texto polêmico que não o li, ainda, pelo visto o pegou "na veia" do povo hehehehe

        7. Esse esquemas de notas são furadas, melhor maneira de saber se o jogo é bom é jogando ele… mas o que mais me irrita é quando as notas são compradas, sou jogador de PC, volte meia vejo a tendência de dar notas favoráveis aos consoles. Por exemplo um jogo multiplataforma, quando a versão do PC tem gráficos nitidamente melhores mais recursos e tal, os caras dão a mesma nota para as três plataformas. Mas quando a versão do PC tem um probleminha se quer os caras dão uma nota menor do que as do console.

          Disclaimer para evitar uma flame war:
          "Não estou dizendo que PC é melhor que console e vice-versa"…

          1. Vou falar que eu vejo ao contrário. Graficamente falando sempre aconselham jogar no PC, um exemplo recente é o Skyrim que é infinitamente superior no PC do que no Xbox 360 e PS3.

            1. Eu tbm sempre vejo analista recomendando jogar multiplataforma no PC. Além do Skyrim, Battlefield 3 e Portal 2 eu tbm vi isso. Acho q só acontece da nota do jogo no PC ser menor quando o jogo é projetado pros consoles e portado pro PC (Gears, Batman etc).

              1. Concordo, mas isso é algo que esta acontecendo recentemente, por que já é bem notório que os consoles estão velhos, mas até um tempo atrás o favorecimento era bem nítido, principalmente em grandes portais como a GameSpot e IGN… Me lembro que uns 2, 3 anos atrás tinha amigos meus que achavam que os jogos de PC eram extremamente inferiores que os de consoles, muito devido a esses reviews tendenciosos, e era difícil convence-los que os jogos eram no mesmo nível e em alguns casos até melhores… hoje em dia o PC esta subindo um pouco na mídia, mas acredito que tudo vai voltar como antes quando sair a nova geração…

                1. Cara a parada é o PC é e sempre será melhor em termos de desempenho. Isso ninguém pode negar, por isso também que fazem os reviews na versão de PC, para ter a 'experiência completa'.

        8. Victor Botelho

          Eu respeito e já pensei muito a respeito do sistema de notas de games que pra mim beira a insanidade. Basta olhar as médias de notas de filmes que são muito mais verossímeis.
          Mas tudo isso se perde quando aprofundo sobre o autor do review em questão, leio o review entendo a nota que deu, seus motivos, exaltou todas as qualidades do jogo. Mas ai vem o "mas", ele deu 9,5 para Modern Warfare 3, este antes de lançado massacrado pelo selo "mais do mesmo".

          Daí só podemos partir para gosto, escolha pessoal dele. Porque se tratando de inovação, escolhas, liberdade. São dois jogos muito próximos. Até porque é o estilo adotado, e não sandbox ou RPG.

        9. Só acho ruim quando falta critério. Por exemplo, Assassin's Creed Revelations teve 2 pontos ruins levantados em todos os reviews que eu li, que são "Mais do Mesmo" e o mini game de tower defense que desagradou a maioria.

          O Jogo tá com média 80 no metacritic. Fiquei até assustado, pq sou fã da série e o último game, Brotherhood, tem média 89. São 9 pontos de diferença, basicamente a diferença de A para B na escola.
          Só que em TODOS os textos que eu li, eles falam que o jogo incrementou tudo que o brotherhood trouxe de bom (multiplayer, gerenciamento da cidade, etc.), trouxe novos elementos de gameplay que foram satisfatórios (Hookblade, granadas customizáveis) e que tem uma história ainda mais envolvente do que o anterior. Em suma, é um jogo melhor que o anterior.

          Tá, mas peraí: No geral o jogo foi considerado MELHOR do que o Brotherhood, com apenas UMA ADIÇÃO que não foi satisfatória (btw, pode ser evitada) e REPETIU a fórmula que agradou muita gente no jogo anterior, MELHORANDO o que tinha sido feito antes e, MESMO ASSIM, o jogo recebe uma nota PIOR do que o anterior?
          Isso não faz o menor sentido pra mim…

          Por exemplo, se o Revelations tivesse saído ANTES do Brotherhood, o Brohterhood teria a nota maior que ele? Obviamente q não, provavelmente receberia um 4 por ter piorado em todos os pontos em relação ao Revelations. Só receberia elogios por terem tirado o mini game de Tower Defense. =P

          Entendem o que eu quero dizer? Eu sei que é foda comparar coisas que saíram antes, por exemplo, comparar Mario Galaxy se fosse lançado antes de Mario 64, pode ser injusto se o espaço de tempo for muito grande. Mas para os Assassin's Creed, todos são jogos de uma mesma geração.

          Fica foda aceitar que se eu fosse escolher comprar entre o Brotherhood e o Revelations, se fosse levar em consideração as notas deles no Metacritic, levaria o Brotherhood, que foi considerado nos reviews do Revelations como pior. Bizarro.

          Uma franquia que considero bem avaliada é Mass Effect. O primeiro jogo é muito bom e tem uma nota boa. O segundo melhorou todos os aspectos e é, querendo ou não, mais do mesmo, afinal o gameplay apenas melhorou, não foi revolucionariamente modificado. Com isso, o Segundo jogo tem uma nota melhor que o primeiro. Justo.

          É o que acontece com Assassin's Creed 1 e 2. O 1 é bom, o 2 é melhor. As notas do 1 são boas, as do 2 são melhores. Justo.

          Agora com Revelations e Brotherhood é invertido. O Brotherhood é bom, o Revelations é melhor. As notas do Brotherhood são boas, mas as notas do Revelations são piores. What?

          Parece que com séries grandes, fica difícil colocar os jogos em uma escala de qualidade, pois os reviewers não atribuem a nota realmente pela qualidade crua do jogo, leva-se em conta vários critérios que não fazem sentido em termos de qualidade. Por isso, o Revelations, que vários reviews consideraram o melhor de todos os Assassin's Creed, tem nota menor que o primeiro jogo da série, considerado o pior. o.O

          Outra incoerência é reclamar que o jogo é mais do mesmo, enquanto que reviews de mesmos sites dizem que Modern Warfare 3 é muito semelhante ao MW2, mas pra que mudar o que está bom?
          Pq essa regra vale pra COD e não pro AC?

          Por sinal, sou muito mais favorável a visão de "Se está bom, mantém" do que o contrário. De tanto que pedem pra ter inovação a cada jogo, que o AC:Revelations tentou inovar adicionando Tower Defense e deu no que deu. Isso sem contar na esquizofrenia dos Fifa e PES da vida que poderiam ser só DLCs da mesma engine e que ainda recebem notas altíssimas…

          Enfim, esse esquema de notas é meio tosco mesmo, afinal os critérios que dizem seguir não são iguais pra todos os sites e a opinião pessoal conta muito… O jeito é seguir um reviewer que tenha uma opinião parecida com a tua e confiar na visão dele.

          1. Não necessariamente a sequência de um jogo será superior e tudo mais. Tem algumas pessoas que preferem o jogo X-2 do que o primeiro saca? Eu não joguei Revelations mas só pelo fato de terminar a história e essas pequenas mudanças já torna melhor que o Brotherhood (Sou mega fã de AC btw).

            Sobre o MW a questão é diferente. As mudanças do Brotherhood para Revelations são bem perceoptíveis, mas ainda é 'mais do mesmo', mesmo eu não concordando. MW3 é igual ao MW2 só que em um lugar diferente. Também não to falando que ele não seja divertido, mas é CTRL C CTRL V total.

            (Alias eu me AMARREI TOTAL no Tower Defense)

            Sobre FIFA e PES eu tinha e ainda tenho esse mesmo argumento. Mas para quem já conhece a série sabe que o FIFA 12 acrescenta muita coisa nova, é praticamente um jogo novo.

            1. Na real as notas não fazem mais sentido. A idéia seria colocar tudo em uma régua de qualidade pra ti comparar qual jogo é melhor do que outro.

              Sendo mais extremista, nunca fizeram sentido, afinal, não tem como dizer que Braid é melhor que flower que é melhor que Assassin's Creed. É que nem dizer que branco é melhor que azul que é melhor que vermelho, ou que strogonoff é melhor que batata frita que é melhor que doritos =P

              No fundo, no fundo, a resenha já virou apenas uma opinião e cabe a ti, lendo os pontos que o reviewer comentou, identificar se o jogo é bom ou não para o teu gosto. A nota é só um número arbitrário que, ultimamente, não serve mais de nada…

              Como disse um amigo meu quando estávamos discutindo este assunto:
              "Isto é tipo concurso de Miss, não dá bola pra nota cara, a que tu achou mais gostosa é que tá valendo."

              =)

        Não é possível comentar.