Pular para o conteúdo
Início » BRGames 2009 » Divulgados os projetos classificados para a segunda fase do BRGames 2009

Divulgados os projetos classificados para a segunda fase do BRGames 2009

Google News

Saiu hoje a lista com os projetos selecionados para a segunda fase do BRGames 2009. Ao todo são vinte projetos, entre eles seis são de empresas já estabelecidas (contanto inclusive de empresas conhecidas como a Tectoy) e quatorze projetos de pessoas físicas.

Os selecionados têm até o próximo dia 17 para enviar a documentação necessária e farão uma apresentação para a comisão julgadora em São Paulo no dia 31 deste mês.

A listagem completa dos projetos classificados está disponível aqui.

8 comentários em “Divulgados os projetos classificados para a segunda fase do BRGames 2009”

  1. Como postei na JogosPro:

    Eu só queria saber uma coisa: não era proibido que qualquer um que fizesse
    parte da organização participasse do concurso?

    Então como a Tectoy, presidida pelo André Penha, que também preside a
    Abragames e ajudou na organização desse concurso (inclusive ele estava na
    apresentação do mesmo na SBGames'08) pode estar classificada nesse evento?

    Entra ano, sai ano, e o saco de gatos continua o mesmo…

    1. SLotman,

      Cuidado com as acusações… De acordo com o edital, "não serão admitidas inscrições de concorrentes diretamente ligados a membros da Comissão de Seleção e/ou Ministério da Cultura, Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software – SOFTEX, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE e Coordenação Executiva".

      Não há nenhuma menção à Abragames. O fato de ter divulgado não significa que ele estava na organização do BRGames.

      1. O André Penha fez parte da organização, assim como a Abragames! Se você não viu tem até o logo da Abragames no site… e quem é o "chair" da Abragames? Pois é.

        E se você ler esse mesmo parágrafo *inteiro* vai ver que ele diz textualmente que empresas com empregados com alguma relação ao concurso não podem participar:

        "5.9. Não serão admitidas inscrições de concorrentes diretamente ligados a
        membros da Comissão de Seleção e/ou Ministério da Cultura, Sociedade Brasileira para
        Promoção da Exportação de Software – SOFTEX, Festival Internacional de Linguagem
        Eletrônica – FILE e Coordenação Executiva, podendo a inscrição, caso ocorra, ser impugnada
        em qualquer fase do concurso. Entende-se por diretamente ligados, aquelas pessoas que
        mantiverem vínculos familiares e correlativos até o terceiro grau,, bem como vínculos
        empregatícios e/ou contratuais vigentes. Quaisquer empresas brasileiras de
        desenvolvimento de jogos estão autorizadas a participar do concurso, sejam elas associadas ou não à Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames e desde que não possua vínculos contratuais e/ou empregatícios vigentes com membros da Comissão de Seleção, nem que infrinja as restrições previstas neste item do presente Regulamento."

        É mutreta discarada isso aí, sinto muito.

        1. Pode ser descarado se você simplesmente assumir que houve corrupção. Eu prefiro aguardar ao menos um indício antes de apontar cegamente.

          Eles não estão infringindo a cláusula do 5.9 do edital. Não está citada nenhuma restrição a empresas associadas, membros, funcionários, etc. da Abragames. E de qualquer forma, os representantes da Abragames estão lá para fortalecer a indústria. O que deve ser feito é agradece-los por estarem atuando em prol dessa nobre causa, não incriminá-los sem razão alguma. Mesmo que de forma lenta a Abragames está cumprindo o seu objetivo em unificar as empresas desenvolvedoras de jogos.

          Outra coisa; a Tectoy é um dos maiores ícones nacionais dessa indústria. Eu duvido muito que eles vão fazer mau emprego desse recurso, ou que lhes falte capacidade para a produção de um demo. Essa não é a meta, afinal?

          Supere essa resistência; o programa tem um papel positivo e está cumprindo o seu objetivo.

  2. Complementando, retirado do site do Minc:

    "A nova versão do Edital de Jogos Eletrônicos – BrGames – é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC) e Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames)."

    link: http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/12/brgames

    No SBGames'08 o próprio André Penha foi quem deu a maioria das respostas de como seria o concurso, de como eles planejaram levar os demos para a GDC2010 e tudo mais. Para quem assistiu aquela palestra, deve ser no mínimo frustrante ver a Tectoy nessa lista.

    Isso sem sequer levantar o fato que a Tectoy, que tem por trás dela a Qualcomm no Zeebo, realmente precisa de R$140.000 para fazer um demo e levar ao exterior? Eles ano passado já não levaram o Zeebo "do próprio bolso"?

    Mas infelizmente, isso é Brasil…

  3. Bem, eu acho que a Tectoy, assim como qualquer outra empresa que tenha competência de criar um bom projeto, tem o direito de participar. E se eles foram selecionados é porque tinham um bom projeto.

    Acho que excluir os membros da ABRAGAMES seria um contra-senso, porque na verdade estariam punindo uma empresa por participar de uma associação criada para promover a indústria nacional. Seria como tirar o Flamengo ou o São Paulo do campeonato brasileiro por pertencerem ao Clube dos 13.

    Além do mais, temos que lembrar que este não foi um concurso pra dar dinheiro ao desenvolvedor solitário que vai criar um jogo em casa e sair vendendo. É um projeto sério pra alavancar o mercado interno e é natural que empresas já estabelecidas e com alguns recursos financeiros entrem na briga. É algo parecido com o teatro, onde companhias estão sempre correndo atrás de recursos providos pela lei Rouanet .

    Nesse caso, excluir os membros da ABRAGAMES ira excluir, se não todas, a maioria das empresas sérias de jogos no Brasil.

  4. Espero que transmitam a defesa ao vivo pela internet (é o mínimo), além de detalhar melhor estes tais projetos vencedores. Alguns nomes ai me soaram estranho, bom, veremos. Boa sorte aos selecionados!

Não é possível comentar.