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E se os troféus deixassem de existir?

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Apesar da Sony ter dito que os troféus estarão intactos com a volta da PSN Store, durante a semana muitos ficaram receosos quanto ao futuro deles. Eu, inclusive, já que hoje os troféus acabam ajudando a dar mais longevidade aos jogos e diferente do que acontece em games como o World of Warcraft e o sistema de conquistas do Steam, no Xbox 360 e no PS3 somos encorajados a participar de rankings para disputar quem tem mais troféus, numa guerra que às vezes é saudável e em outras acaba sendo levado para o vício. Mas e se os troféus deixassem de funcionar? E se a Sony desativasse o sistema por questões de segurança ou outro motivo não revelado?

A primeira coisa que vem na cabeça é no tempo que você perdeu. Apesar de hoje videogame ser diversão descompromissada (exceto pros jornalistas e blogueiros que ganham a vida escrevendo notícias e jogando para fazer análises) caçar troféus está mais para perder tempo que você poderia usar para outro jogo ou para outra atividade qualquer. Aquela platina em Uncharted 2 ou mesmo fazer 100% em Burnout Paradise leva tempo, já que como o sistema pode ser visto pela web você pode provar que fez e que é o maioral no jogo. Com os troféus indo pro beleléu você se dá conta do tempo enorme que você perdeu ao platinar um Demon’s Souls ou um Final Fantasy XIII, que podem passar das 100 horas, pelo menos, a menos que você tire uma foto do momento da platina, como o Gustavo fez:

O segundo fator é que o “fator replay” de muitos jogos também vão para o espaço. Jogar no Hard? Crushing? Very Hard? Terminar novamente um Dragon Age com outra classe e raça? Completar todas as licenças de Gran Turismo 5 em ouro? Zerar Demon’s Souls 3,4 vezes? Tudo isso deixa de ter algum sentido para a maioria, por serem tarefas mais difíceis e que apenas fãs mais fervorosos fariam, caso gostassem muito do jogo. O exemplo mais comum é o Metal Gear Solid 4, onde muitos até zeravam uma segunda vez, mas poucos tentaram jogar no nível Big Boss. Tarefas esdrúxulas também seriam eliminadas, como algumas fotos de Need For Speed: Hot Pursuit e o Gran Turismo 5, que tem troféus de dentro do Photomode, onde você tem de fazer close num cara que “faz parte da paisagem”. São troféus curiosos e engraçados, mas não deixam de ser tarefas estranhas que o jogador terá de fazer por conta de um troféuzinho a mais na coleção. Também não teríamos algumas bizarrices, como o Dark Awake, que tem uma lista de troféus básica, mas que não teve tradução (?!?):

O terceiro, e que envolve diretamente a indústria, é que os games perderiam de valor, tal como já ocorre hoje com os jogos que não tem troféus. Muitos vão me criticar, mas o meu foco de compras está em games com troféus, com raras exceções, e se tiver mais barato. Dos que compraria hoje, apenas o The Elder Scrolls IV: Oblivion, se eu comprasse a preço baixo, e games de PSP, quando eu comprar o aparelho ou o NGP. Hoje muitos jogos são mais conhecidos por terem platinas fáceis do que pela sua qualidade. Hannah Montana, Terminator Salvation, jogos baseados em filmes e que foram feitos correndo para serem lançados junto ao filme… Estes jogos perderiam valor de mercado e o último que comprou usado apenas para platinar não conseguiria vender mais para outro “platinador”. No máximo o game ficaria de presente pra irmãzinha que adora a Miley Cyrus e que ganhou um PS3 recentemente (ou vai jogar o do pai, que comprou só para ver filmes em Blu-Ray), e que jogaria bastante a Hannah Montana.

E tem outra: o jogador que tiver mais de uma plataforma da geração atual iria comprar a versão do concorrente. Se eu tivesse o X360 teria comprado o Call of Duty 4 para esta plataforma e escolheria a versão verde do Oblivion, por ter conquistas que vão pra minha ID. Jogos multiplataforma também, como um Resident Evil 5, o Hot Pursuit, Final Fantasy XIII…a maioria iria optar por games do console, aumentando ainda mais a base de usuários do console da Microsoft e a renda dela, pois muitos assinariam a versão Gold da Live. Agora, se o sistema de conquistas do X360 também não existisse, a maioria compraria os jogos pra PC, por conta do preço mais barato aqui no Brasil. Se eu tenho um PC potente pra rodar um Need For Speed: Hot Pursuit, pra quê comprar uma versão de console que custa o dobro? Quero apenas jogar e por isso vou ficar no PC mesmo, pagando menos. Hoje muitos gamers já pensam assim e não estão ligando tanto pros sistemas de conquistas, pensando mais no próprio bolso, junto com as facilidades do Steam, eliminando os elevados impostos de importação.

O sistema de troféus se tornou tão natural que a gente nunca imaginaria o PS3 sem ele, e talvez seja por isso que a Sony implante no NGP logo no começo, para que todos os jogos da plataforma tenham este recurso. Fora que hoje a gente gosta de ter algum prêmio virtual pelo nosso esforço, mesmo que seja um troféu virtual. Numa edição da coluna “Além do Jogo” no UOL Jogos, o Guilherme Solari comentou que os troféus e conquistas funcionam como um MMO invisível, “do qual participam todos os membros da Xbox Live, queiram ou não. Ou seja, funcionam como quests, incentivando o jogador a buscar o equivalente a “subir de nível” em comparação com os demais jogadores”.

Os sistemas de conquistas também são uma arma contra a pirataria. Numa entrevista ao GameReporter, Fernando Souza Filho, editor da EGW, disse que a guerra inteligente da indústria de games é oferecer o que o pirata não tem, como DLCs, mapas extras e os sistemas de conquistas/troféus. Quem preza os troféus não pensa em destravar o PS3, mas sem o sistema a vontade de destravar aumentaria. Mesmo a Sony não cogitando eliminar isso do console, não sabemos como que será o futuro. Esperemos que não seja tão sombrio.

12 comentários em “E se os troféus deixassem de existir?”

  1. ursinhomalvado

    Eu não caço troféus, não vejo muita vantagem nisso, mas o que você falou dos troféus esdrúxulos é muito relevante. Só tenho uma platina até o momento, foi com o Assassin's Creed 2. Fui atrás de todos os troféus porque gostei do jogo a ponto de me divertir ao passear pelo cenário. Mata um aqui, pega uma pena alí… mesmo depois de fechar a história, a vontade de continuar naquele mundo permaneceu. Gran Turismo 5 é outro jogo que estou jogando muito e até poderia ficar tentado à buscar todos os troféus, mas coisas sem sentido como a que você citou tiram a graça disso (além da dificuldade absurda de algumas tarefas como a NASCAR school). Os troféus deveriam ser sempre relevantes, diretamente relacionados com o andamento normal do jogo para manter o interesse do jogador.

    Se os troféus desaparecessem não me fariam falta!

    (só lembrando que com o destravamento do PS3 comparar troféus com a "galera geral" já não faz tanto sentido devido à possibilidade de trapacear).

  2. Eu não ligaria muito, pois não sou caçador de trófeus, mas que isso seria ruim para a vida util dos jogos isso seria..

  3. Para mim não faz tanta diferença essa onda de conquistas ou trófeus, tento pegar elas enquanto estiver prazeroso jogar, mas na maioria dos jogos nem ligo, por exemplo no Just Cause 2 depois de fechar eu preferia ficar zoando pelo mapa do que ficar caçando os achivements restantes.

  4. Trofeus para mim é insignificante , comprando um jogo o tema é diversão e muitas e muitas horas online.rollerskate

  5. Eu não sou nenhum caçador de troféus e poucas vezes fiz alguma coisa em um jogo só pra ganhar um troféu (ainda mais quando essa coisa exige um esforço de mais que alguns poucos minutos). Mas concordo com você quando você diz que sem troféus os jogos perdem um pouco de valor.

    Quanto à sua comparação de comprar o jogo mais barato no PC, já que não teria troféu no PS3, acho que não é só isso que conta. Antes de comprar o PS3 eu defendia bastante o PC, mas hoje acho muito mais confortável jogar na TV. Por isso, mesmo com gráficos inferiores, às vezes acabo pagando um pouco mais e comprando o jogo no videogame (como fiz recentemente com o Dragon Age II ou no começo do ano com GTA IV).

  6. Antonio Nunez

    Eu gosto de pegar alguns, geralmente jogos que viciam muito.
    Agora os troféus do ps3 vai voltar tudo redondo, sony sabe o que faz.

  7. Estevão Rocha

    Eu gosto muito dos troféus, mas estou tranquilo, tenho certeza que nada acontecerá com o sistema nesse sentido. Aproveitando, mesmo gostando bastante das disputas que os troféus trazem, eu não sou capaz de apelar pra ganhá-los, jogando games ridículos como Hanna Montana, por exemplo ou então compartilhando a mesma acc com mãe, pai, irmãos, papagaios e periquitos pra todos ganharem troféus por vc…. esses casos pra mim fazem o ranking ficar sem sentido…

  8. Ricardo Rinaldi

    Já falei. Vou repetir: "quem liga pra troféus?". (Acho que o Flausino e mais meia dúzia de gatos pingados). Eu não sentiria a mínima falta. Não tenho complexos e não preciso ficar comparando se o meu "bilau" é que o teu.

      1. Err… "meia dúzia de gatos pingados" é um modo de dizer. Mas pense bem, eu mesmo sou registrado em um desses links aí… só que não ligo a mínima para troféus. Então imagino que várias outras pessoas também estejam na lista mas não dão a minima para troféus.
        Na boa, troféus são interessantes, prolongam a vida útil de um game, acirram extintos competidores… mas… e daí? Eu preferiria trocar sistemas de troféus por games maiores, com mais tempo de jogatinas, ou por sistemas onde os usuários criam de tudo e compartilham, tipo LBP.

  9. Ótimo post, e concordo muito com o que foi dito.
    Os troféus deram um novo "gás" aos games.
    Até games mais simples podem ter objetivos dificeis.

    Acho que se acabassem os troféus, com certeza eu diminuiria muito a minha jogatina, e voltaria a jogar os games apenas até fechar, e olhe lá :p

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