Pular para o conteúdo
Início » Gran Turismo 5 » Exemplo do sistema de danos de Gran Turismo 5 em ‘level 40’

Exemplo do sistema de danos de Gran Turismo 5 em ‘level 40’

Google News

Uma opinião constante da maioria dos analistas do Gran Turismo 5 é que o sistema de danos é falho, só que o sistema de danos faz parte da evolução do personagem. Trocando em miúdos, o jogo tem um sistema de experiência e para cada corrida/teste de licença você ganha pontos. O sistema de danos começa a ser habilitado aos poucos, onde a partir do nível 10 você tem o desgaste dos pneus. No vídeo abaixo tem um exemplo de um jogador que chegou ao level 40:

Alguns podem se perguntar do porquê da abordagem da Polyphony em “liberar aos poucos o sistema de danos”. Pelo que andei lendo no Game Generation, entendi que o jogador tem de pagar depois pra consertar o carro (no mesmo molde que o Need For Speed: High Stakes) e nos níveis iniciais ele pode não ter grana suficiente. Faz todo sentido, já que o preço pra consertar a lataria de uma Ferrari semi-destruída só pra testar o sistema deve sair bem caro pro jogador!

Acredito que este vídeo mostre que o sistema de danos no jogo não é tão falho assim, mas o complicado é o jogador desanimar logo no começo e amaldiçoar a Sony  e a Polyphony pelo sistema de danos, que é apenas uma das novidades do Gran Turismo 5. Só o jogador evoluir pra poder ver melhor o sistema. Ainda assim, o jogo está longe do Burnout Paradise, do GRID e do Need For Speed: Hot Pursuit, os melhores sistemas de danos de carros que já presenciei no PS3.

[Imagem via Kotaku]

48 comentários em “Exemplo do sistema de danos de Gran Turismo 5 em ‘level 40’”

  1. Pablo_Raphael

    Desculpa, mas é justamente essa idéia errada de que o sistema de dano fica mais profundo conforme vc evolui é que é ruim, errada e falha.

    1. Concordo plenamente.
      Principalmente que pelo que entendi, vc não começa com carros ultra mega fodões. Desculpa de amarelo é comer barro,

      1. Pablo_Raphael

        Pense assim: você pode ter o sistema de danos e aplicar mais ou menos "realismo" nele, da mesma forma que regula a marcha automática ou outras assistências. Como todo jogo de corrida faz.
        Agora, só liberar os danos conforme vc avança, é uma idéia muito errada, ainda mais em um jogo cujo slogan é "the REAL driving simulation". Não parece muito real que vc tenha que ser um bom piloto pra quebrar um carro, parece?

        1. Até concordo contigo. Mas existem as pessoas q gostam de bater(sem zoa, sério).
          Para essas pessoas, pode ser um incentivo em continuar jogando para ver até onde o carro pode ser destruido. Ou pode até rolar aquela curiosidade "quao destruido meu carro pode estar?"

          Alem disso, o comentario do flausino tbm faz sentido. Vc pega uma Ferrari e bate nas primeiras horas de jogo, pronto faliu. hehe

          Agora que contradiz com o slogan, isso sem duvidas.

          1. Pablo_Raphael

            Como eu disse, sobre bater a Ferrari e pronto faliu: bastava colocar a opção de ativar ou não os danos. Ou só ter danos estéticos. Como em Grid, Dirt, etc.

            E para quem gosta de bater, acho que rola justamente o contrário: "vou ter que avançar até o lvl 40 para destruir o carro? No Burnout eu faço isso na primeira volta".

            1. Então para quem gosta de bater o carro, vá jogar Bornout então!!! kkkkkk

              Galera, nenhum jogo irá agradar 100% ninguém!!!!

              1. Pablo_Raphael

                Jogo os 2. E prefiro o NFS: Hot Pursuit.

                O ponto que incomoda é que venderam isso como um dos grandes novos features do jogo. E é. Só que é mal implementado.

                  1. Pablo_Raphael

                    Claro que é. Vc tem o seu, eu tenho o meu. Posso não gostar de algo em um jogo e ser exatamete o que outra pessoa vai gostar. E essa é a parte mais divertida desse lance todo. =)

                    E não me entendam mal. Comprei o GT5 ainda ontem pq adorei o jogo nas poucas horas que fiquei com ele aqui na redação. Mesmo com seus defeitos – principalmente o editor de pistas fraquinho e esse lance dos danos.

                    1. Cara, falar em editor de pistas, é fraquinho como? o que dar pra você fazer com ele?

                      1. Pablo_Raphael

                        Então, na real é o que não dá: não dá pra criar seu próprio traçado. Você só pode usar alguns trechos pré-definidos, mudar uma curva aqui ou ali, esse tipo de coisa.

                        Não dá pra criar traçados complexos ou recriar pistas como Interlagos, por exemplo.

                        1. Eu aposto que virá um DLC por aí liberando geral o editor. E ainda vão liberar packs de itens para você fazer sua pista com cenário do LBP, Uncharted, KillZone…..o pior é que quanto mais eu pensso nessa possibilidade, mais eu quero isso. hehe

                        2. Pelo que li ele é meio limitado. Nao da pra fazer um tracado estilo interlagos ao que parece. Eu sinceramente nao conheco, ainda nao peguei no game.

                          Até deixo uma pergunta aqui pra quem ja tem o game: será que esse editor tbm precisa de niveis mais altos para ter mais opcoes?

                          1. Pablo_Raphael

                            Não cara. Ele rola fora do modo carreira, ou seja, sua experiência não tem impacto na ferramenta.

                            Funciona assim: você determina quantas curvas vai ter, o tamanho e tal. E onde vai ser. E só. Daí o jogo cria sua pista.

                            1. Para ver o carro todo destruido sim. Me parece que a ideia deles foi essa. E pra chegar no level 40 vc tem q jogar e jogar e jogar… uma forma de "incentivo".

                              Mas é aquilo, jogar um simulador pra ficar batendo nao faz sentido, entao acho esse o menor dos problemas. Pra mim, desde que a realidade na direção e qualidade visual seja boa, pra mim ja esta bom.

                                1. Gente do céu, pelo amor de Deus, o jogo é um SIMULADOR, vc nao vai sair batendo na vida real…se o jogo simula a vida real nao tem porque ter tanto dano, pra mim, nem deveria ter, isso é mais coisa pra gastar o dinheiro no game, consertar o carro…como se ja nao fosse o bastante ter que fazer isso na vida real.

                                  1. Exatamente. Alem disso, eu nem vou ver os amassados, eu jogo com visao de dentro do cockpit. No maximo vou ver os amassados dos outros.

                                    1. Carlo Lengler

                                      UEAHUEAHUAEHUEAHUAEHAEUHAEU ! Boaaaa!
                                      Eu tinha uma foto parecida, que um amigo tirou e colocou a legenda: "Vida não é Sega Rally, não tem continue!"

                                    2. Por ser um SIMULADOR que deveria ter sistema de danos, se eu cometo um erro e bato o carro vou sofrer as conseqüências disso, é assim na vida real não?

                                      Não ter sistema de danos torna o jogo menos simulador, a não ser que seja algo completamente estético ai eu concordo que pouco importa, mas caso contrario não.

                                      E também acho que isso é algo que deveria ser uma opção podendo escolher desde o inicio, quer me incentivar a jogar até o lvl 40 é só fazer um jogo bom.

                                      1. Acho que com ou sem esse "problema" do sistema de danos, o jogo é bom.
                                        Todos vao acabar chegando no lvl 40.. lol..

                                        1. Mais uma vez: Falou o grande Pesset!!!! (não vejo a hora de chegar ao lvl 40!!!)

                                        2. essa foi realmente boa. rsrs

                                          carro já é caro na vida real…agora só faltava ser caro manter dentro de um jogo também. rsrs

                                    3. Concordo cara! O meu chega próxima segunda e não vejo a hora de chegar nesse nível.

                                  2. Alexandre Soares

                                    Só pra criar mais uma ramificação nesse comentário super replicado.

                                2. Esse jogo me lembrou aquele episódio dos Simpsons que o Homer projeta um carro, os caras quiseram fazer tanta coisa no jogo que acabou ficando um frankiestien.

                                3. Na minha opinião física nunca foi o forte da série GT , os carros parecem que são grudados ao chão , não capotam de jeito nenhum , podem bater a toda velocidade que o carro não se mexe … Estou me referindo aos antigos ( até o GT 4 ) , e parece que no GT 5 não mudou muita coisa sobre colisão e física …. Mas ainda é o meu jogo de corrida preferido , os gráficos sempre foram lindos e foto-realistas , as pistas sempre tiveram identidade própria , nunca se enjoa de corre-las , ficam na memoria , terminei o Dirt 2 e as pistas são todas genéricas e sem graça . Fiquei indignado ao ver recentemente o review do site da Edge inglês de GT 5 , dar nota 7 para GT 5 é brincadeira … Deram 8 para o chatíssimo Blur , terminei o modo carreira e o achei fraquinho .

                                  1. O lance que vejo é que esperavam muita coisa do GT5 e qdo viram q nao era aquilo tudo que esperavam, meteram o malho no jogo e jogaram a nota la em baixo. Ja vi gente dizer q daria nota 4 so pq o sistema de criação de pistas é limitado.

                                    Isso é no minimo ridiculo. Basta comparar com outros jogos do genero. Apesar do pesares, GT5 ainda é acima de media e ainda é o pica das galaxias em simulação de corrida para video games.

                                    Gostaria de ver alguem me indicar um jogo hoje e para essa geração de games que tem todos os recursos(criação de pistas, danos, kart, tirar carteira, danos conforme evolui, fisica realista, visual realista, qtde de pistas, qtde de carros, etc) que GT5 tem, unzinho só.

                                    1. Galera fanboy já transforma erro de design em feature (danos conforme evolui), GT5 é jogo pra fanboy, não conheço nenhum jogo com tudo isso, mas conheço muitos que são bem mais simuladores que ele.

                                      1. É assim que o sistemas de dano funciona hoje. Foi o metodo que eles acharam melhor. Repare q eu nao digo que isso foi acerto ou erro, é apenas o jeito q acharam pra fazer isso.

                                        Todo review que leio tao metendo o pau, mas em todos tem algo do tipo "é o simulador" ou "continua sendo o GT de sempre" ou coisa do tipo. Decidam-se.

                                        Also, nomes por favor. Quantos simuladores vc conhece que sao melhor que ele para video games? Forza? Grid? Shift?

                                  2. Alexandre Soares

                                    Vc tem que entender o sistema de análises de EDGE, lá eles levam em conta o Hype que o jogo teve e o que foi oferecido no final, o Hype de GT5 era ser o game de corrida perfeito e realmente não foi isso que ele entregou.

                                    Blur não teve Hype algum, a não ser um pequeno qdo a demo do jogo foi lançado e todo mundo começou a chamar de Mario Kart "pra gente grande" e foi isso que ele entregou.

                                    1. O que dizem nos reviews é que a corrida, é sim perfeita(ou quase isso). Detalhes de como a mudanca do ambiente é conforme o tempo passa, detalhes dos carros, fisica etc.. ta tudo la. Tao falando do sistema de danos, mas é necessario evoluir pra ter isso, mas no fim, está lá tbm.

                                      E denovo, no fim todos falam que o jogo é foda. Entao nao entendo o pq de meter o malho. Tudo que eles disseram que teriam, está lá. Nao como a maioria pensava como seria, mas está lá.

                                      É como se falassem que MGS4 é um lixo pq o Snake nao pula, so rasteja, anda e corre.

                                      1. Alexandre Soares

                                        O Hype não é formado somente pelas informações que a empresa passa, mas sim pelo o que a imprensa e os gamers estão especulando do jogo e não é desmentido, é o problema da política de não comentar rumores, se sai uma coisa que não vai ter no jogo, vai lá e desmente, pronto, qdo tu comprar sabe exatamente o que tem lá, mas nenhuma empresa faz isso pq mesmo não sendo ela que disse cria uma falsa esperança no gamer de algo que não está lá. Pra é exatamente isso que a EDGE faz ao analisar o Hype na nota final. Se bem que pra mim é muito mais importante o texto explicando do pq o jogo tem aquela nota do que o número em si, não há como definir o que é 7, 8, 9, 10. O número é algo insignificante pra mim, o mais importante é ler a opinião do cara que escreveu e não o n° que ele colocou.

                                        Outra coisa que ta todo mundo mal acostumado, se o jogo é médio todo mundo quer que ele leve 7, mas por se as notas são 0 a 10, um jogo médio leva 5 e pronto, 7 é pra um game bem melhor que a média.

                                        1. Exato. Os reviews dizem "a corrida é perfeita, GT5´e foda na simulação, mas o editor de texto é limitado. Entao é feio, nota 5."

                                          Eu particularmente nao entendo isso.
                                          Mas enfim, que se foda. Comprei o game e to feliz com ele, me atende para o q eu quero. Entao vamos resolver isso no asfalto e pronto! 🙂

                                              1. Alexandre Soares

                                                Ah sim eu pego o game, jogo uns 5 min. depois tiro um contra com vc que já vai estar jogando a mais de mês, nesse sim eu vou levar uma volta numa corrida de duas…… hauhauhauhau………

                                                1. huehauhueauhheahue… se bem que, certamente nao será um duelo. Do jeito que tem gente encomendando o game, certamente teremos um grid maior so de gente daqui.

                                                  1. Alexandre Soares

                                                    Realmente esse game ta qse todo mundo encomendando, mas com o game mesmo da minha lista só vi o Guerra (Uol) e o Fabio Santana (Ed. Europa) com o game, mas até o Natal o povo já deve ter recebido e marcamos uma corrida brazuka….. hehehehehehe

                                          Não é possível comentar.