Pular para o conteúdo
Início » Google » Google pode adquirir o Twitch por 1 bilhão de dólares

Google pode adquirir o Twitch por 1 bilhão de dólares

Google News

Twitch TV Logo HD

Segundo o Variety, o Youtube (que pertence ao Google) e o Twitch chegaram a um acordo para comprar o Twitch, hoje um dos serviços de streaming de games mais utilizados do mundo. A aquisição é uma das mais significativas da gigante de Mountain View, que adquiriu o Youtube por 1.65 bilhões de dólares em 2006. Eles conseguiram a informação com fontes familiares ao acordo, e tanto o Google quanto o Twitch se recusaram a comentar sobre o acordo.
O Twitch é sediado em San Francisco, na Califórnia, e é uma plataforma gratuita de streamings de vídeo, com uso maciço pelos jogadores de videogames. Em fevereiro tivemos um dos mais impressionantes experimentos sociais dos últimos tempos, onde tivemos picos com mais de 60 mil jogadores jogando, ao mesmo tempo, uma versão emulada do Pokémon Red, em um dos canais com maior audiência e impacto social já visto. Hoje apenas 1500 pessoas ainda acompanham o canal, mas o Twitch Plays Pokémon teve até hoje mais de 60 milhões de visualizações, um número bem expressivo. Live streamings de diversas produtoras, eventos e campeonatos são realizados por lá, tendo uma audiência maciça que passa facilmente das 100 mil pessoas acompanhando, e a Sony e a Microsoft se associaram ao serviço para serem as plataformas oficiais de streamings do PlayStation 4 e do Xbox One.
O Twitch está em alta, e com isso o Youtube (e por tabela o Google) decidiu agir, pegando muita gente de surpresa. Pelo Twitter, alguns chegaram a comemorar a notícia e outros comentaram que pode ser um passo para trás. Já o Variety acredita que o Departamento de Justiça norte-americano poderá dificultar a compra por conta do Google monopolizar ainda mais o serviço de vídeos online. Hoje o concorrente mais direto do Twitch é, segundo a matéria, o Major League Gaming, companhia sediada em Nova York que tem entre os seus investidores a Oak Investment Partners e a Relativity Media, esta última fundada por Ryan Cavanaugh (que é CEO da empresa, que faz programas de televisão e agencia atletas da MLB, NFL e NBA).
Acredito que essa jogada do Google é para adquirir a tecnologia por trás do Twitch, para melhorar a parte de streamings deles, em uma época onde essa atividade está em alta, apesar de que é necessário ter conexões potentes de internet para ter um streaming com qualidade Full-HD e interatividade. Outra questão em alta são os direitos autorais: apesar deles terem uma política para os direitos autorais, estando nas mãos do Google será muito mais fácil as empresas pedirem a remoção de um canal e os vídeos hospedados, como poderia ter acontecido com o Twitch Plays Pokémon na época que estava no auge (mas acho que a Nintendo não fez nenhuma ação de remoção para não acionar a ira dos jogadores, fora que acabou sendo um exemplo impressionante de publicidade para a produtora). Teremos de esperar a confirmação da notícia e, se confirmado, ainda terá a questão da compra ser aprovada. Se ela for, espero que o Google não estrague um dos serviços de maior crescimento dos últimos anos.

Twitch.Tv Channels

1 comentário em “Google pode adquirir o Twitch por 1 bilhão de dólares”

Não é possível comentar.