Pular para o conteúdo
Início » Pirataria » Grupo hacker diz ter encontrado chave-mestre do PS3

Grupo hacker diz ter encontrado chave-mestre do PS3

Google News

George “GeoHot” Hotz, um hacker de 21 anos, parte do time que já desbloqueou o iPhone, agora diz que descobriu a “root-key” (chave-mestre) para o Playstation 3, e ainda colocou on-line em seu site (acessem por sua conta e risco).

Para entender o que isso pode acarretar, essa chave-mestre é essencialmente a fechadura do Playstation 3 que autoriza qualquer programa a rodar no console, legitimando ou não o mesmo — em outras palavras, é o aplicativo que impede que jogos piratas rodem no console, e também de instalar outros Sistemas Operacionais, como o Linux (funcionalidade retirada na firmware 3.21) e rodar qualquer Homebrew no console. E com essa “chave-mestre” disponível para todos na Internet, qualquer outro hacker ou modder pode fazer o “bypass” da chave, e meus amigos, ai o céu é o limite, ou o inferno, depende do ponto de vista.

E tem mais ainda, apesar da Sony não ter confirmado ainda, essa chave não pode ser atualizada ou mudada sem o risco de transformar o software e o PS3 inoperante. Então, se este código realmente funciona, talvez seja algo que a Sony não possa mais fazer nada a respeito.

Em seu site, Hotz diz que não tem intenção de usar essa chave para jogar jogos piratas, mas até ai, como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio. Principalmente se o código dele cumprir o que promete, pois ai estará abrindo a porteira para a pirataria geral.

Com certeza, será uma questão de tempo até que comecem a aparecer os jogos de conteúdo pirata, e infelizmente é algo que no máximo que poderemos fazer é lamentar. Assim como eu, o Select Game, não aprova a pirataria. E eu falo sinceramente quando digo, mesmo que a porteira se abra, eu vou continuar comprando jogos originais, apoiando campanhas como o Jogo Justo, e mantendo o meu console original.

E você, amigo leitor do Select Game, o que acha da situação, se a porteira se abrir, você partiria para o “mercado negro” ?

[Fontes: Joystiq 1 e 2, e Gizmodo US]

93 comentários em “Grupo hacker diz ter encontrado chave-mestre do PS3”

  1. Sou totalmente contra isso, a pirataria é algo inaceitável, mesmo em um país com impostos absurdos como o nosso. Jamais farei uso disso. A solução é iniciativas como o Jogo Justo, não pirataria!

  2. Será que não vai ter uma atualização gigante no sistema operacional do PS3(Algo como um OS, praticamente, totalmente novo)? Tipo uma atualização de uns 2GB(eu ia falar 5GB xD)? Não entendo nada disso, mas acho que a Sony não vai facilitar, muito menos desistir assim.

    1. Eu só vejo o risco disso, imagine alguém que não tem muita experiência ter que instalar um mega monstro desses e errar… invalidou o console… e ai????

    1. Também acho isso, a pirataria não me importa, agora poder rodar homebrews ou a possibilidade de transformar o console num media player poderoso me atraem e muito!

  3. Acho a estratégia fechada a sony muito errada. Deviam incentivar o desenvolvimento de aplicações para o PS3. Poderia ter tipo uma App Store.

    Por isso eu gostaria muito de ver um console da apple.

    1. Alexandre Soares

      Eu acho a mesma coisa, a Sony deveria abrir espaço pras pessoas desenvolverem algo sem ser games pro PS3. Quem sabe não tenha sido essa a intenção com a possibilidade de instalação de outro sistema no começo, mas nunca deu apoio a isso. Mas fazer o que, dessa vez, pelo visto, já foi.

      Quem sabe essa estratégia de se fechar já não é o trauma de 2 gerações totalmente piratas, é a velha teoria da Ação > Reação né.

  4. na boa, quando for seguro eu desbloqueio e rodo pirata, pq os preços que vendem os jogos é um absurdo, a sony não melhora muita coisa pra gente, pagar 230,00 reais num jogo (pq a maioria de loja de shopping cobra isso) , sei que os desenvolvedores merecem lucrar pela criatividade e criação de suas obras (games), mas tbem não se movem pra cobrar dos governantes impostos mais justos. Temos que lembrar que no brasil salario minimo é 530,00 e que não vivemos só de games, temos muitos outros impostos e contas pra pagar… eu não fico de fora do mundo dos games, to comprando importado pra pagar mais barato, mas se rolar o pirata to dentro.. basta estar seguro. e é tbem um tapa na cara da sony pra parar de pensar só em lucros.

        1. Sim… claro que sim… sempre comprei lançamentos de PC a esse preço quando jogava no PC…

        2. Leônidas Dah&a

          Não adianta discutir.
          Se for R$10 vc vai dizer que tá caro tb e q prefere comprar uma coca cola e se encher de coxinha.

    1. "tapa na cara da sony pra parar de pensar só em lucros"
      Emoldurem essa frase para demonstrar para gerações futuras qual é o nível de estupidez e ignorância máximo de um ser humano.
      Amigo, a Sony é uma empresa. Como tal, ela visa lucros. Caia no mundo real, brother.

      1. cada um entende como sua ignorancia permitir, me referi a uma empresa ter lucro suficiente, e não lucrar acima de tudo, agora se tem besta pra dar 200,00 pau num jogo, parabens… meu dinheiro não é só pra isso.

        1. Mas é ai que está a questão, você está culpando a Sony, e quanto a culpa não é só dela… Ela vende lá fora a preços normais, e quando vem para o Brasil a coisa muda…
          Fato é, não tinhamos mercado no Brasil, jogos são sobretaxados… e infelizmente não são para quem tem pouco dinheiro…
          Pra mim é a mesma coisa de dizer: "Legal, eu ganho pouco, então vou roubar.. ta beleza…"

          1. não estou culpando a sony, mas ela sera a primeira a sentir, quando o ps3 for finalmente desbloqueado. E em nenhum momento eu disse que ganho pouco por isso vou comprar pirata… só não acho viavel comprar jogos caros tendo outras prioridades pra fazer com o dinheiro, e quanto ao jogojusto eu apoio, mas acabei de ver o video da previa q teve da uzgames, e ja vi que colocam burocracia, tem q preencher questionario no site e na loja… ihhhhhh isso vai longe, em tempo outro dia perguntei na uz games quanto custava um card de 20,00 dolares e saia pela bagatela de 84,00 reais, ou seja 20,00 dolares no brasil custa 50,00 dolares kkkkkk só brasil mesmo.

            1. Acho que você deveria virar um PC gamer e viver de promoção do Steam. Mas nem sei se você ficaria satisfeito com jogos a preço mais em conta.

              1. Qdo vc tem a lei de gerson no sangue, até injeção de graça é motivo de reclamação.

                1. Mas você está dando exemplo de uma loja careira…. A Sony está vendendo por 20 doletas, é a loja que está querendo lucrar alto com essa, compre em lojas que ofereçam preços melhores… se pesquisar vai ver que vai achar fácil..

          2. Quem ganha salario no minimo joga Zeebo. PS3 é para quem pode pagar por ele.

            1. ou compra pirata né? quem paga caro pra mostrar que tem dinheiro, pra mim é babaca, se for seu caso, vc comprou o ps3 por 1,999,00? boa sorte.

              1. amg, você ta falando que quem compra jogo original é babaca? N~]ao deveria ser o contrário, quem pirateia é o babaca?
                Produtoras gastam milhões pra desenvolver um jogo, colocam amor no que fazem (exceto toda a equipe do Call of Duty) e você pirateia, roubando eles. Pirataria é um crime sim, sou totalmente contra.

                Claro, sou contra o abuso de preços, com 200 reais. Mas por 100 reais um jogo lançamento, é um preço completamente justo e acessível à todos!

                1. cara, me referi a babaca a pessoa que paga qualquer preço só pra mostrar que pode, pois um amigo (daqui) disse , que ps3 é só pra quem pode pagar por ele, senti um certo ar de "superioridade" por poder comprar entende… E quando falo que acho caro jogo por 200,00, digo, porque todos temos uma lista de jogos que desejamos, se pagar 99,00 por cada um, tenho certeza que vamos a falencia, que dira 200,00 rsrsrsrs, meus novos jogos estão a caminho, são originais e pagarei por cada um cerca de 54,00 inclusive meu uncharted 2, mas não vem do brasil, vem de londres, fazer o que né?

                  1. Nao é ar de superioridade. É realidade. Um pai de familia ganhando salario minimo nao tem como bancar um PS3 com os jogos para seu filho, já um Zeebo pode. Logo, o PS3 nao é para quem ganha salario minimo, nao um pai de familia ou alguem que tenha que manter uma casa sozinho.

                    Qual parte vc nao entendeu?

                    1. a parte que não entendi foi "é realidade", pq se é realidade, a piratatia pro ps3 esta muito proximo disso, para que todos possam comprar.. é a realidade kkkkkkkkkkkkkkkk

                      1. Errado. Mesmo com pirataria, um PS3 nao sai por menos de 1 mil reais. E para se divertir no PS3 é necessário comprar os jogos originais, aqueles q vc ta reclamando de preço.

                        Faz o seguinte, genio, pergunta a um pai de familia que ganha um salario minimo, o que ele faria se vc desse 150 ou mil reais na mao dele.

                        Veja se ele vai responder "vou comprar um PS3 ou um jogo pro meu filho".

                        Denovo, PS3 é para quem pode bancar. Nao pode? Vá de outro sistema(Zeebo e afins) e seja feliz. Diverte tanto quanto.

                      2. Me desculpe se passei uma imagem de superioridade, mas não foi essa a intenção, o que quiz dizer que mesmo um PS3 ou Xbox 360 não são consoles baratos, e a manutenção dos mesmos, em termos de originais, consome muito recurso, então infelizmente ele é para as pessoas que tem um acesso melhor… e bom para nós que podemos nos incluir neste meio,.. que fazemos das tripas coração para mantermos nossos jogos.. queria eu realmente poder comprar todos os jogos que quero da minha lista, mas tenho que me contentar que não posso e não apelar para a pirataria… Ainda não joguei Gow3 por exemplo, ainda não pude comprar… e nem por isso vou apelar, quando tiver recurso, vou comprar e jogar…

                        1. Engraçado que ganhamos nosso din din honestamente e qdo dizemos falam que somos superiores.

                          Que tal esse povo parar de reclamar e estudar e trabalhar um bocado para tentar evoluir na vida e conseguir o q quer?
                          É foda viu.

                            1. Na verdade eu nem sou daqui, entao a classificação é um pouco diferente. 😛

                          1. Você é um idiota. Se não tem dinheiro pra ter um PS3 vai jogar dominó na praça.

                            Nada justifica pirataria. Queria ver se você tivesse uma empresa e alguém pirateasse seus produtos e acabasse com sua empresa.

                            Cabecinha de fudido é foda. É por essas e outras que essa bosta de país não vai pra frente.

                            1. Só mantenha um pouco a calma e não distribua xingamentos diretos. Apesar de tudo, eu respondo judicialmente pelos comentários e não tenho grana pra contratar advogado (mas acho que o Alexandre Soares me ajudaria pra pagar depois :p )

                              1. Mas aí vc terá q pedir pra ele usar o card Troll Advogado.

                                É vitoria certa.

                            1. Parabens pra vc. Sao poucos os brasileiros que conseguem isso(denovo, é a realidade que estou me referindo).

                              1. e ja que estao dando tanta atenção pra a minha opinião sobre a pirataria , não deixe de me adicionar na psn, meu psn id é mewtonsp, vejo que terei bons adversarios.

                                1. Adversários não, pelo contrário… acredito que está ótima discussão se deva justamente a isso, pessoas com pontos de vista e opiniões divergentes expondo seus lados e tendo uma discussão sadia…

                                  1. Jogos são caros aqui no Brasil mesmo, mas isso não é desculpa para aderir à pirataria. A questão é, comprou o PS3 sabendo do absurdo cobrado pelos jogos originais aqui, você vai ter que arcar com as despesas se quiser jogar. Ou senão, faça como muitos: compre um X-Box e se entupa de jogos piratas (e reze para não ser banido da Live).

                                    Mas, aí vem uma questão: o quanto você gosta de games? Algumas pessoas reclamam muito, mas não se incomodam em gastar 50 ou 100 reais num fim de semana (e toda semana).

                                    E os títulos do PS3, como eu fiz várias vezes, você troca ou vende. Ou caso contrário, aluga jogos nas locadoras. Eu já dei algumas facadas no meu bolso (como no caso do GT5), mas faço valer o dinheiro gasto aproveitando que o jogo tem a oferecer. E caso eu enjoe, eu troco, vendo, passo para frente. É assim que mantenho o console.

                                    1. discurso muito lindo, para o senhor certinho, ok nada justifica a piratatia, mas se vc defende esse ponto, deveria então encerrar sua conta na psn, pois ao meu modo dever todos temos contas piratas, ou não? quanto compram jogos online e compartilham? ou não? isso tudo é pirataria, se são contra excluam suas contas e esperem a psn brasil, pq quando compraram seus ps3 sabiam que nã otinha psn ainda pro brasil… Gente quanta ipocresia. Pirataria é crime sim, mas jogos caros são roubo (crime tbem), então todos estamos errados nós e eles, usamos os piratas pq não nos dão opção, só vai acabar a pirataria nesse pais quando o original for justo e para todos. e vamos deixar de conformismo, o brasil agradece.

                                      1. Perai, você falou "jogos são roubo". Você já tentou se informar sobre os custos que geram para criar um jogo? Várias vezes, jogos bons acabam deixando a empresa no vermelho por não conseguir as vendas. Boa parte disso é a pirataria.

                                        O sistema de compartilhamento de jogos é algo fantástico, feito oficialmente pela própria Sony. Lembra na época no SNES, nós trocávamos muitos cartuchos. Agora quase o mesmo, podemos compartilhar jogos com amigos e todos saem ganhando.

                                        Estar usando a PSN que não é de meu país é algo bem alternativo mesmo, mas ainda sim eu compro todos os jogos lá, pago o imposto da PSN (estou em NY, ainda não mudei pra CA :P) e compro todos os jogos de maneira convencional. Eu estou dando lucros pra Sony, qual o crime disso?

                                        Ninguem está conformado com a situação, já ouviu falar jo Jogo Justo? Isso que é manifestar contra os preços absurdos no Brasil que, por enquanto, dominam aqui. É questão de tempo, mas eu sei que isso vai acabar dando certo, eu acredito ainda!

                                      2. Cara,

                                        Eu entendo que tu queria piratear, apesar de eu ser completamente contra, já fiz isso, já estive lá.

                                        Pirataria é errado e ao mesmo tempo é comum de mais. É algo cultural, algo enraizado no povo já.
                                        Tanto que mesmo apps para iPhone, coisa que custa 99 cents, são pirateadas.. qual a explicação pra isso? é caro de mais?

                                        Então entenda, se quer piratear, por mim whatever, só torço para que seja banido e de preferência teu console seja transformado num tijolo preto.
                                        Fora isso, não tente convencer ninguém aqui de que isso é o certo, porque não é.

                                        1. "e de preferência teu console seja transformado num tijolo preto"

                                          hahahahahahahahahahahahaha

                                        2. hahahaha boa!
                                          bem lembrado mesmo, até apps de 99cents são pirateados. E o que falar de música em mp3, também é pirata mas todo mundo baixa.
                                          Bom, que seja, esse assunto vai longe.

                                  2. Alexandre Soares

                                    Eu vou com o tradicional – Se mata cara.

                                    Se vc não tem dinheiro pra manter um carro não o compre, se tu não tem dinheiro pra por combustível não vai assaltar o posto de gasolina.

                                    Se tu teve dinheiro pra comprar um PS3, tu tem dinheiro pra comprar 1, 2 ou até 3 jogos por ano. acha que é pouco. Tem que ter tudo? Arranja mais grana e compra. Não tem mais grana? Se conforma com esses jogos. Pra mim nada justifica a pirataria.

                                  3. Marcelo_Inter

                                    Com esse teu pensamento então todos devemos roubar carros pq as montadoras querem lucros?

                                  4. Não dá pra considerar U$ 60 um preço abusivo pra um jogo de última geração.
                                    Os jogos são muito baratos.

                                    O problema no Brasil são os impostos e a política burra do governo de taxar como jogos de azar, mas há várias opções pra comprar jogos oficiais por preços justos.
                                    Nada justifica a pirataria na geração atual.

                                    Sobre a PSN, tenho uma dúvida.
                                    Meu amigo que cadastrou a conta pra mim vai se mudar de Chicago pra Los Angeles, será que a Sony vai ver problema numa conta mudando pra Califórnia e achar que é pra fugir dos impostos?
                                    Acho que vou falar pra ele mudar o cadastro usando o IP da California que é mais seguro.

                                    1. Se fosse US$60 aqui ele ia achar caro também, afinal pra quem ganha salário mínimo como ele mesmo falou, esse valor (aproximadamente 100 reais) é um quinto do salário.

                                      Isso nos leva de volta ao outro ponto: não tem dinheiro compra um zeebo.

                                      1. Foi o q eu disse la no meu primeiro comment.

                                        Mas aí ja veio com aquele papo de pobre coitado e que estamos tirando onda e bla bla bla….

                                        1. É, a velha mania do brasileiro de se achar coitadinho pra justificar as atitudes fora da lei.

                                          Já que ele acha tão caro assim pode ir jogar dominó na praça ou empinar pipa. Pelo menos seria honesto.

                                            1. Daqui a pouco ele vai falar: "Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, mas estou aqui só dando uma pirateada nuns joguinhos. Me dá um trocado?"

                                              1. pessoal, vc´s misturam tudo e se fazem de intelectuais… não tem nada haver roubar carro, tenho play3 e play 2, compro pirata do ps2 e sempre comprarei, se sair pirata de play 3 "eu" comprarei, não digo que vc´s devam comprar é dificil entender isso? colocamos a culpa nos impostos ok, mas sabemos que o cara que compra na primeira loja sem pesquisar é um "burro" pois sabemos que existem preços mais baratos, agora se posso pagar 30 num pirata pq pagaria 200,00 num original que nem legenda em portugues tem? só por causa da caixa e do manual? existe abuso por ai, compra quem quer e paga o preço quem quer, compra pirata quem quer… agora só não misturem as coisas. abraços

                                                1. Por que comprar um original e não um pirata? Simples:

                                                  Comprando um original você não lesa a indústria, não age fora da lei, paga pelo TRABALHO dos outros que desenvolveram o jogo e não corre o risco de ser banido da PSN.

                                                  Comprando um pirata você fode com a indústria dos games, faz com que a indústria crie travas e mais travas que acabam prejudicando inclusive quem joga legalmente, dá dinheiro para CRIMINOSOS etc.

                                                  Pirataria é a mesma coisa que roubo sim. Afinal você pegou algo de outra pessoa / empresa sem pagar.

                                                  1. Não adianta ficar repetindo isso(explicando), ele não entende, se não ele já teria entendido a 40 comentários atrás.

                                                    1. em nenhum momento eu disse que pirataria é legal… lesamos a todo o momento a industria da musica do cinema e lesamos a dos games com ps2 (atire a primeira pedra quem nunca comprou nada pirata), o que vc´s não entenderam foi o que eu disse no primeiro comentario "se sair pirata do ps3 eu compro" sem dor na consciencia. ô pesset vc tbem gosta de cutucar né? eu sei que vc entendeu oque eu venho falando a dias ja ai diz "saida pela direita", poxa eu só quis apaziguar as coisas, pois depois da minha opinião choveu comentarios em cima e acho q todos ja entenderam, acabou por aqui, compra quem quer "eu compro" kkkkkkkkk

                                            2. O que impulsiona esses hackers é puramente o prazer de quebrar códigos, decifrar chaves, etc. Vejo algo legítimo aí.

                                              Eu percebi uma certa força-tarefa para quebrar o PS3 desde que eliminaram a possibilidade de instar outros sistemas. Isso mexeu com os hackers, e aí está o resultado.
                                              Eu vejo, e muitos vêem o PS3 como um computador muito poderoso, e deixar todo esse processamento dedicado à games parece um desperdício.
                                              Com certeza se liberarem uma ferramenta para instalar Linux ou homebrews, eu rodarei. Desde que isso não implique em algum tipo de banimento da PSN.

                                              Pirataria? Estou longe. Todos consoles que tive algo pirata não aproveitei 1% dos jogos. Você acaba comprando 300 e jogando 2 ou 3.

                                              1. Leônidas Dah&a

                                                Faria o mesmo que vc.
                                                O meu PSp Slim antigo era destravado só p adicionar funções q a Sony não colocava: Rodar filmes com legendas, organizar jogos por pastas é por aí vai.
                                                Se pudesse colocar meu Ps3 p fazer mais coisas eu faria tb.
                                                Dá raiva ver o q posso fazer com meu celular android e saber q o Ps3 poderia ter uma app store com milhares de funções tb, mas a Sony com medinho de desbloquearem trava tudo.

                                              2. Cara, concordo plenamente contigo, só usaria para adicionar funções que acredito daria uma nova vida ao console.

                                                Pirataria, to fora!!!

                                              3. Alexandre Soares

                                                Vc resumiu tudo muito bem cara.

                                                Eu "sofri" isso com o PS1, eu tive mais de 200 jogos nos 3 anos de PS1, comprei muita coisa e não joguei nada, pq vc tem tanto jogo e acaba indo fazer outra coisa ao invés de jogar. Resolvi comprar só originais desde o PS2, esse foi um dos motivos, mas tbm criei a consciência q o dinheiro vai pra bandido e não pro criador e outras coisas q qdo a gente é adolescente não ta nem ai. Assim só compro original isso aconteceu no PS2, Wii e mais recentemente no PS3 (maio/2010). Joguei muito cada game que comprei e me divirto muito com ele.

                                                Outra coisa positiva de não ter pirataria no PS3 foi que as locadoras de games ressurgiram, mesmo q timidamente, po eu não tenho dinheiro pra comprar um monte de games, mas tenho dinheiro pra alugar, isso, com certeza, todo mundo tem, seria muito bom voltarmos aos tempos do Atari (sim eu era um pivetinho, mas lembro) q tinha locadora de games junto com as locadoras de VHS, era muito bom isso.

                                                Qto ao potencial do PS3, temos que lembrar que a NASA usa alguns PS3 interligados como super-computador, portanto concordo que ele deveria continuar com Linux ou algo do tipo.

                                            3. Engraçado é esse geoHot querer tirar onda de que "se querem um sistema seguro, me chamem". Rá!! Se fodeu por 4 anos pra desbloquear o sistema e quer tirar onde de picão agora.

                                              Não to tirando o mérito do cara, mas que foi uma frase bem babaca, isso foi.

                                              Palmas para a Sony, que conseguiu manter o sistema seguro até hoje. Mas como nenhum sistema é perfeito, uma hora isso ia acontecer. Agora é esperar para ver os proximos capitulos.

                                            4. Alexandre Soares

                                              Na boa, só há uma coisa a dizer: PARABÉNS KEN KUTARAGI.

                                              ??? não entendeu?

                                              Po, Wii foi destravado em menos de 1 mês, o Xisboca e iPhone em menos de 3 meses (se não me engano). Já o PS3 estava lá, 4 anos sofrendo ataques intensos de todos, mas mesmo assim resistiu até então.

                                              Assim como o Sérgio e a maioria esmagadora do site sou contra a pirataria, por mais que os games custem caro no Brasil eu sou contra a pirataria, não sou nenhum filhinho de papai que só pede jogos. Eu ralo, e muito, pra conseguir comprar um jogo a cada 2 ou 3 meses.

                                              Eu só compro jogos originais desde a geração passada, foi assim com o PS2, Wii e agora o PS3. Comprar original pra mim é uma questão de caráter. Se eu não tenho dinheiro pra ter aquela TV3D que lançou agora eu vou lá e roubo, é isso? Pirataria é isso. Hoje temos bons jogos de PS3 a R$99. Tudo bem os lançamentos estão por 199, o que já é um avanço. Eu comprei o meu GT5 por 159 numa promoção do Walmart (desculpa a menção a loja) pagando em 3 vezes numa promoção de pré-venda. Eu acho q pirataria não tem desculpa.

                                              Sobre a velha "desculpa" pra usar pirata eu deixo o link do texto do mestre Pablo Miyazawa http://colunistas.ig.com.br/gamerbr/2010/08/16/vi

                                              1. Concordo totalmente, só não falei também coisa parecida, pq eu iria me empolgar e acabar falando umas merdas(ficar chingando e fazendo comparações sem parar) =D

                                                1. Alexandre Soares

                                                  Vindo de vc até to com medo. Ta precisando de $$ emprestado é??? rssssss…… Vlw cara.

                                              2. Falou tudo: É uma questão de CARÁTER.

                                                Ou você tem, ou não tem. E no caso do nosso amigo pirateiro, não tem.

                                            5. Anderson Dutra

                                              Também sou contra a pirataria, mas não concordo em pagar R$200,00 em um jogo original, por isso uso de uma forma que também não é legal para o país, importando jogos sem pagar impostos, o que teoricamente é mesma coisa, com um grande diferencial, os produtores ganham sua justa parte, o governo e a industria brasileira que arca com os prejuizos.

                                            6. Sou contra a pirataria desde tempos imemoriais.
                                              Mas concordo que a Sony poderia abrir o SDK do PSP e do PS3, ao menos para a comunidade poder desenvolver o que quiser no esquema iOS e Android. Isso iria desincentivar a pirataria e ainda muita gente com capacidade iria ter a oportunidade de produzir muita coisa boa.
                                              Agora sobre essa foto…aaaa….meu PS3 deu YLOD!!! Eu vi ele assim bem no ano novo, mas! Consegui connsertar! Santa pistola térmica!

                                              1. Na verdade isso ainda ninguem sabe. Ainda nao se sabe se essa chave realmente fará o que tão dizendo que fará. Mas, o GeoHot, geralmente não da tiro no escuro.

                                                O jeito é esperar o que vão fazer com essa chave e quais possibilidades ela trará(considerando que é algo válido) e o que será feito por parte da Sony.

                                                Eu presumo que se a Sony conseguir detectar quem é pirata e quem não é, virá uma avalanche de bans por aí.

                                            7. Alexandre Soares

                                              Tudo o que eu compro na PSN USA eu pago para os desenvolvedores e não para safados que roubam o que os outros fizeram.

                                              Acredite vc ou não, eu tbm pago impostos nas minhas compras feitas na PSN, sou cadastrado em NY e assim pago os impostos por lá.

                                              Eu só acho que é uma questão de consciência coletiva, se todos comprarmos pirata não vai ter quem faça os jogos, é reconhecer o trabalho dos outros, é reconhecer os milhões que foram gastos para aquele jogo estar ali na sua TV.

                                              O Brasil só é essa merda por causa dessa "política do esperto" todo mundo acha q tem q levar vantagem em alguma coisa, que a lei só se aplica para os outros. Ainda bem que essa realidade vem mudando.

                                              Na boa, se tu teve dinheiro pra manter seu PS3 até agora, pq passou a não o tê-lo. Não tem dinheiro pra comprar os lançamentos? Faz q nem eu, aluga, pronto.

                                              1. eu entendo o que vc disse, e concordo… tenho dinheiro mas me nego a pagar o que pedem. enfim quem quer pirata compra quem não quer não compra. e só para constar e quem sabe ajudar alguem interessado: na minha primeira compra na psn de new york eu descobri que deveria pagar o tal imposto que vc citou, ai eu pesquisei e descobr que na california eu não pagaria esse imposto, arrisquei mudar o endereço de new york para california (com medo de perder minha conta, mas arrisquei) e deu tudo certo, não houve nenhuma mudança a não ser o endereço novo.

                                            8. Eu quero andar de Aston Martin, mas não tenho dinheiro. Então vou roubar um porque a montadora só pensa em lucro e um carro a esse preço é crime.

                                              Essa é a lógica do pirateiro, só que aplicada a outro produto.

                                            9. ursinhomalvado

                                              Por princípio não vejo grande problema nas pessoas que compartilham jogos, filmes ou música pela Internet. Como muita gente disse nos comentários, quem diz que faz isso só porque é caro está de brincadeira. Essas pessoas fariam isso mesmo que cada jogo custasse 5 reais. Simplesmente é o tipo de pessoa que não pagaria pelo jogo e que se fosse impossível conseguir de graça possivelmente não jogaria nada.

                                              O que há de importante na minha opinião é o seguinte:
                                              1.
                                              Alguém precisa pagar pelos jogos para que sejam produzidos. Quanto mais inovador, fora do padrão, arriscado, mais importante é pagar pelo jogo. Quando alguém produz um "Shadow of The Collossus" está correndo um grande risco de ter um prejuízo enorme. Se você adora esse tipo de jogo e não se dispõe a pagar por ele não espere que novos jogos como esse sejam produzidos. Se ninguém pagar os produtores e desenvolvedores vão fazer outro tipo de jogo para o qual exista um público pagante, mesmo que seja ou "FPS com mariners gays do espaço".
                                              Resumindo, a não ser que você seja um adorador exclusivo dos "blockbusters" melhor tomar cuidado pra que seu gênero preferido de games não desapareça. Vote com sua carteira, pague pelos jogos de que gosta.

                                              2.
                                              ninguém falou do mais grave com o desbloqueio do PS3: Trapaça.
                                              Se é possível rodar qualquer código no console, deve ser possível rodar códigos para trapacear de forma pesada nos jogos online. Isso, a meu ver, é o mais grave do desbloqueio do PS3. É por isso, e não pela bobagem do "combate à pirataria" que eu espero que a SONY consiga pelo menos banir da PSN os consoles que sofrerem modificações.

                                            10. Steam foi a melhor coisa que inventaram pro PC, o preço é justo, já que nao incide impostos absurdos. Pra não tomar um rombo aqui no Brasil, a Sony tinha que fazer algo igual com a PSN, com promocoes do nivel das de PC.

                                              1. Esses dias andei conversando com um colega meu jornalista da área de games, e tem uma lógica envolvida. Como a área de PC hoje é a menor em faturamento (por contra justamente da pirataria e dos custos dos jogadores em sempre atualizar os PCs pra rodar jogos mais potentes e com qualidade máxima de gráficos) então as produtoras podem tentar uma promoção insana pra conseguir angariar mais grana. E por ser tudo digital, não existe a questão da revenda de jogos usados. Você não revende um game do Steam (ainda). E nem todas as produtoras fazem isso: um comentário que li no Meiobit Games (num post das promoções de fim de ano) é que a Activision mal faz descontos. Você vê o Super Meat Boy, lançamento, com desconto de final de ano, e não vê um Black Ops custando menos de $59.99.

                                                Em consoles vai depender da política da empresa. A Live brasileira está sendo a mais impressionante: apesar de ser game antigo pagar 39 reais por um Mass Effect é um preço muito bom, e a gente mal vê isso na Sony. Tem promoções às vezes, mas no máximo um game custar a metade do preço durante algum tempo e apenas depois de muito tempo que eles reduzem. Mas tem jogos que a Sony não faz esse tipo de subsídio, diferente da Microsoft brasileira. E acho improvável a Sony brasileira oferecer um game digital com um preço equivalente. Espero pagar a minha língua.

                                            11. Vinicius Guedes

                                              Não sou hipócrita a ponto de dizer que sou 100% contra a pirataria. Li uma resenha foda na EGW do mês passado que dizia exatamente isso: Não sou a favor da pirataria, mas ainda bem que ela existe. No artigo cita músicas baixadas, o famoso R4 para o DS e os jogos de PS1 e PS2. Sempre tive jogos Piratas de PS2, todos que eu tinha eu tinha baixado, mas pelo menos 2 eram originais: Metal Gear 3 Subsistence Limited Edition e SOCOM 2. Quando chegou o PS3 eu nunca cogitei nem esperei desbloqueio, sempre comprei jogos de sites estrangeiros, apesar de "pagar a diferença" em relação aos jogos nacionais com a espera de um jogo chegar. Pirataria eu só aprovo a de músicas, filmes e jogos de PC, mas meu PS3 eu não desbloqueio NUNCA!

                                            Não é possível comentar.