Pular para o conteúdo
Início » Games Online » Guild Wars 2 e a diminuição das dificuldades de certos eventos e conquistas

Guild Wars 2 e a diminuição das dificuldades de certos eventos e conquistas

Guild Wars 2 - Spirit Backpiece A - Woman

Na história de diversos MMOs, jogadores experientes quase sempre comentam que “antigamente era bem mais difícil” fazer as coisas. Em World of Warcraft tem muito isso, onde antes a pessoa tinha de ir na entrada de uma dungeon pra caçar pessoas pra acessar ela, tinha algumas bem difíceis de achar por ser em área de facções rivais e por aí vai. A Blizzard foi melhorando continuamente o jogo, inseriu buscas automatizadas de pessoas pra acessar uma dungeon, ao mesmo tempo que foi deixando ele mais acessível para quem é marinheiro de primeira viagem. E parece que o Guild Wars 2 está indo pro mesmo caminho.
Por exemplo tem a questão dos eventos. Para a Season 1, a Arenanet inseriu eventos globais de mundo, tendo alguns momentos altamente épicos, mas que eram temporários. Enfrentar uma marionete gigante da Scarlett com 5 grupos ou mesmo invadir Lion’s Arch sitiada durante semanas é digno de nota e muitos jogadores faziam esse tipo de coisa quando estava disponível. Algumas vezes, claro, atrás de conquistas extras, pois pelos eventos serem temporários então o jogador tinha de estar no timing e acessar os eventos durante o evento ativo.
Claro que isso acaba sendo uma faca de 2 gumes. E se eu comprei o jogo hoje e quisesse vivenciar essas lutas? Não será mais possível, pois o mundo de Tyria foi mudando. O jogo até provê um “modo de estória” que o jogador pode ir fazendo enquanto que as coisas acontecem no mundo, mas para os eventos globais e de “mudanças de ambiente”, essa parte acabava sendo temporária, deixando o jogador novo frustrado. Então eles inseriram uma “Season 2”, que é a continuação dos eventos globais de “alterações de mundo”, mas que o jogador poderia completar quanto quiser e na hora que quiser. Pro jogador novo é uma maravilha, mas a maravilha acaba quando ele terá de desembolsar uma grana a mais pra comprar gemas e destravar os capítulos anteriores (pois o capítulo mais recente é gratuito). Tudo bem que o jogador consegue trocar ouro in-game por gemas, mas a cotação é tão desfavorável que o jogador entra em falência, mas não consegue arrumar as gemas necessárias pra “comprar um capítulo”. O que o jogo menos tem é ouro constante, e torrar todas as economias pra fazer eventos de enredo não é la muito prático e decente. Aí o jogador acaba gastando dinheiro real se ele quiser preservar as economias in-game, gastando de 10 a 20 dólares a mais por isso (pois um set de 800 gemas custa 10 dólares, podendo comprar “3 capítulos” anteriores, por exemplo).

Guild Wars 2 - Gem Store In-Game

Pra Arenanet é bom, pois eles continuam tendo dinheiro em cash pra continuar melhorando o jogo e manter a estrutura funcionando. Pro jogador acaba sendo um gasto a mais, mas pelo jogo não ter um sistema de mensalidade então muitos acabam pagando. Claro que o jogador ainda tem um mundo enorme de tarefas e conteúdo disponível à disposição, como dungeons, Fractals of The Mists (uma espécie de dungeon mais difícil e com sistema de dificuldade baseado em níveis de dificuldade), PvP clássico com disputas de 2 times e o World vs World, que é uma das cerejas do bolo, onde jogadores de 3 servidores diferentes se enfrentam em arenas gigantes, podendo invadir fortalezas, combater os jogadores rivais e etc.
Agora, com a Season 2, eles resolveram 3 problemas: agora tem mais uma opção de faturamento e fez com que os jogadores mais assíduos pudessem “deixar pra depois”. Os eventos agora estão lá disponíveis. O jogador que tenha acessado o jogo durante a liberação de novos eventos tem 4 capítulos que ele pode fazer, que podem passar das 8 horas de duração. O jogador novo pode fazer o enredo normal e depois migrar pros novos capítulos, e esperar a disponibilidade de mais eventos de enredo, que voltarão a ser disponibilizados em 4 de novembro com novos capítulos quinzenais. Se antigamente o jogador suava pra completar as conquistas que ficavam por apenas 2 semanas e gastava algumas horas por dia nelas, hoje ele pode fazer de maneira mais cadenciada, aos poucos. E pelo jogo não ter sistema de mensalidade o jogador pode jogar pouco e não se preocupar em “jogar dinheiro fora”, como acontecia comigo no WoW. Quando eu pagava a mensalidade e jogava 3 sessões em alguns poucos dias eu ficava meio chateado de gastar o dinheiro e não aproveitar direito, pois a lista de jogos na fila aqui é grande.
Alguma coisa mudou na mentalidade recente da Arenanet. Não dá pra saber se houve uma diminuição de jogadores que logam no jogo regularmente, mas por não acompanhar os fóruns de discussão então não sei se havia muitas reclamações acerca das conquistas temporárias. Pra mim, as atualizações deste ano no jogo fizeram com que eu não precisasse mais logar seguidamente e gastar horas e horas no jogo. Antes tínhamos sets de conquistas altamente hardcores, que demoravam horas e horas pra completar. Por ter aquele “senso de completismo” (que inacreditavelmente não tenho pros troféus do PS3…) então eu sempre tentava fechar as conquistas dos eventos enquanto eles estavam abertos, e muitos deles me comiam finais de semana praticamente inteiros, pois muitas se resumiam a algo como “mate 375 guardas no World vs World” ou “mate 50 inimigos específicos que estão espalhados em diversos mapas do jogo”. Hoje o jogador nem tem mais tantas dificuldades. A nova temporada de campeonatos do World vs World, por exemplo, veio com apenas 5 conquistas, e só precisei de meia-hora na Edge of The Mists pra completar as 2 primeiras: uma de entrada do evento, e outra onde o jogador completa 5 eventos, e agora posso só voltar ao jogo daqui a 1 semana pra completar a próxima conquista (Round 2).

Guild Wars 2 - World vs World Tournament - September 2014 - Achievement Set

Guild Wars 2 - World vs World Tournament - Achievements - September 2014

Uma reclamação que veio à tona e foi muito comentada por aí foi no final do primeiro campeonato do World vs World, onde os jogadores demoravam muitas (bota muitas nisso) horas pra completar o set de 15 conquistas e ganhava prêmios não tão decentes, e acho que aos poucos eles quiseram atender os jogadores casuais. Talvez muitos jogadores tenham reclamado de que “era muito demorado completar”, e agora com um set tão fácil o jogador que reclama que não tem mais conteúdo pra jogar nem vai voltar tanto ao jogo. Esperava um set de conquistas similar aos anteriores e com requisitos mais realistas, mas casual, mas nunca esperaria que eu completasse tão facilmente uma das conquistas do set novo. Para os casuais é uma maravilha. Para os jogadores que lideram as investidas no WvW também, pois o jogador casual acaba saindo do modo de jogo, e na mentalidade de um commander é mais fácil o cara “liderar” jogadores que já conhecem as nuances do modo. Mas também acaba sendo, de certa forma, um modo errado de se pensar. Eu já presenciei um líder de guilda separar algumas horas num sábado pra “treinar” jogadores que queriam “pegar as manhas” do World vs World, mas o modo está mais ligado a questão da curva de aprendizado. Quando acessei nas primeiras vezes admito que eu fiquei meio perdido e sem saber muito como proceder, mas aos poucos acabei aprendendo, evitando amolar outros jogadores com perguntas, como a pessoa poder seguir um batalhão que é guiado por um comandante com uma “tag” ligada e que é exibida no mapa e na tela, montar aqueles dispositivos que ajudam a derrubar um portão (aqueles troncos com cabeças de ferro na ponta), invadir e matar o “líder” daquela torre. Talvez o jogador-líder corrente da área não tenha muita paciência de explicar, talvez a Arenanet quis atender reclamações de “commanders” que só queriam ter jogadores “que já sabem jogar” no grupo, mas esquecem que o jogador sozinho não iria atrapalhar no andamento dos combates. Ou que eles só querem ter na sala quem realmente gosta de PvP, pois em um evento anterior chegou a ter mais de 100 pessoas na fila esperando pra entrar, e a maioria só queria entrar pra fazer as conquistas do campeonato. Talvez o jogador que só queira “pegar conquistas” e “não tem o WvW no sangue” acabe ocupando um lugar daquele jogador que só quer saber de carnificina…difícil dizer.
Por ter um sistema híbrido, onde o jogador apenas compra o jogo e não paga mensalidade, a Arenanet quis deixar o jogo mais acessível. Esta semana eles lançaram um mega-pacotão de alterações, que tivemos mudanças sutis nas interfaces do jogo. Conquistas reordenadas em poucos “tópicos”, algumas mudanças na interface da casa de leilões e um sistema de bússola que ajuda o jogador a localizar mais facilmente a continuação do enredo. Pelo jogo não ter mensalidade, o jogador meio que trata o Guild Wars 2 como um jogo comum: joguei, aproveitei ele bem, só jogo ocasionalmente agora, como em um Skyrim, um jogo de luta, futebol, entre outros. Pra mim acredito que eles quiseram remover alguma “obrigatoriedade” pro jogador logar constantemente, apesar de que só os capítulos liberados a cada 15 dias já serve, em parte, como um incentivo pro jogador jogar regularmente. E pra eles, ter mais jogadores jogando acaba ajudando pra eles terem um faturamento a mais, por conta da casa de leilões com itens cosméticos e outras firulas que acabam sendo um pouco chamativas, mas que não ajudam (e nem atrapalham) na progressão do jogador, como boosts pra ganhar uma porcentagem maior de experiência,m chaves de baús “da Black Lion Chests”, etc. Obviamente sempre aparecerá aquele que irá reclamar que “os eventos de ‘end-game’ não são decentes”, “não tenho mais o que fazer no jogo”, “boring”, etc etc etc. Por não ter pegado ainda pra fazer os capítulos, então não sei afirmar se os eventos são ruins ou não. Mas com esse novo sistema de capítulos, ficou mais fácil o jogador adequar o seu tempo livre. Se o capítulo for ruim, o jeito é partir pro próximo ou pegar outro jogo pra jogar naquele momento. Mas como eles sempre estão lançando conteúdos regulares pro jogador (tendo algumas pausas ocasionais, pois acho que até nessa parte eles devem dar férias pra partes das equipes, ou ir preparando o conteúdo pra 2015) então o jogador pode manter o game instalado e voltar posteriormente. Pois os novos conteúdos estão saindo gratuitamente, e não há indícios de vermos uma “expansão maior” iminente, diferente de jogos como o World of Warcraft (que terá uma nova expansão agora em novembro). A mecânica de MMOs acaba sendo essa, e ainda quero ver mais conteúdo do jogo que ainda não vi, o que me motiva a deixar o jogo instalado por aqui. Pelo menos não preciso ficar gastando grana extra no momento.

Guild Wars 2 - Megaserver Laughing Gull - Screenshot 1920x1080

Não é possível comentar.