Hands On: PSP Go

DSC05974

É amigos, este que vos escreve, esteve recentemente fazendo aniversário, e para a minha surpresa, minha esposa, que sempre contribuí para o meu vício me presenteou com um PSP, e não um PSP dos antigos, o novo modelo já, o PSP Go.

Na verdade, quem escolheu o modelo fui eu, ela me levou na loja,  já que não entendia muito bem do assunto, e pediu que eu me fizesse a escolha dos modelos, e como eu acabei escolhendo o PSP Go, vamos aos pontos.

O 1º ponto levado em questão, foi levantado pelo próprio dono da loja, no quesito “destravamento”, como ele disse, o PSP 3000 tem sim o tal destravamento, mas é uma magica pra fazer, e você perde todos os recursos on-line do aparelho, e para alguns jogos mais novos, como o Gran Turismo não funcionava, já o PSP Go não tem. A diferença de preços entre os dois modelos era mínima, e se você pesa o pacote, você tem o PSP 3000 com um cartão de memória de no máximo 8 GBytes, enquanto o PSP Go, já vem com uma memória interna de 16 GBytes, e ainda expansível com cartão de memória, ou seja, até agora pontos para o PSP Go.

Talvez o ponto mais negativo é a ausência de mídia, mas vou comentar sobre isso mais a frente.

Um novo modelo de Portátil

DSC05975

O  PSP  Go é modelo que mais sofreu alterações no designer e tudo mais desde o lançamento do PSP. Já se percebe na ao olhar para o aparelho que esteticamente ele está muito diferente, ele está muito mais leve, pesando apenas 158g, cerca de 16% mais leve que o PSP Slim e em relação aos primeiros chega a uma diferença de 43%. O aparelho está menor, a bateria dele é mais leve e interna, não é preciso mais trocar pilhas para recarregar, basta plugar o PSP na tomada agora, a tela também está menor e não tem leitor de UMD, o que deixou o console portátil muito mais leve.

O detalhe da tela menor é interessante também, agora temos uma tela de 3.78” em vez da tela de 4.3”, ou seja perdemos 1,5 cm de tela, e se você pensar em começar a reclamar, a tela menor consome menos energia e a bateria do console acaba durando mais, por exemplo, ouvindo MP3 apenas, da pra ficar uns 3 dias ligados umas 8 horas sem precisar recarregar.

O designer está muito mais elegante, com a tela deslizante que esconde os botões do console, que agora ficam todos na parte inferior do aparelho.

DSC05976

Os Botões do aparelho

Apesar de estar lindo, os botões expremidos na parte de baixo geram um pouco de dificuldade no ínicio, ainda mais a gente que tem mãos um pouco “pesadas”, no começo, até acostumarmos a usar o aparelho, gera um desconforto, mas depois que você pega o jeito, percebe que é perfeito o posicionamento dos botões.

Os botões L e R, ficam atrás do console, e dão a impressão que vamos ficar raspando os dedos no visor levantado, mas que nada, é bem posicionado também. Infelizmente o PSP ainda conta com um analógico só, e neste novo posicionamente, depois de um tempo jogando ele cansa a mão, mas nada que detone a diversão de uso do mesmo.

E na parte de trás do PSP Go vem com duas borrachas que ajudam como apoio de mão e proporcionam maior aderencia na hora de empunhar o aparelho.

DSC06030

Qual mídia afinal ele usa?

Como eu disse anteriormente, ele não usa o UMD, nem tem o drive de leitua, e essa foi a aposta da Sony para o PSP Go, a distribuição digital de conteúdo, usando o comércio eletrônico da Playstation Store. Essa estretégia tem sido complexa para a Sony, por exemplo, algumas lojas europeias estão boicotando o aparelho, e eu ouvi em uma loja em um shopping aqui em São Paulo, quando foi procurar capinha para ele, que eles não iriam trabalhar com esse console, porque se compressem o console, não iriam comprar o game deles porque o jogo é só pela loja da Sony.

Indepentente disso, eu gostei do esquema, e apesar da loja on-line do PSP, contar com muitos títulos, eu não encontrei um que eu queria, por exemplo, o primeiro Metal Gear do PSP. No mais, a média de preço é boa, comprei dois jogos, o God of War: Chain of Olympus por $14,99 dólares, e o Abe’s Odissey, clássico do Playstatio 1, por $9,99 dólares. E os jogos de PS1 ficam ótimos no PSP. O problema são os lançamentos, os grandes lançamentos saem custando $39,99 dólares, preço que eu achei salgado por uma mídia on-line,  já comprei jogo do PS3 mais barato do que isso, mas, sempre está tendo promoções, então é só ficar esperto, e depois de algum tempo, os lançamentos caem de preço, então é só não ter pressa. E pra ajudar, tem bastante demos para se divertir.

DSC06031

Obviamente, que você precisa de internet para conseguir comprar os jogos, que podem ser baixados pela Playstation Store acessada pelo próprio aparelho, ou instalar em seu PC o Media Go e acessar a loja da Sony, comprar e baixar para o aparelho, ou mesmo comprar pelo PS3 e instalar depois no aparelho. Obviamente, que é preciso fazer aqueles esquemas para comprar na PS Store, como o www.entropay.com.

Inclusive a primeira compra gerou um episódio muito engraçado, comprei pelo PS3, e li no manual, “depois de fazer o download do game, conecte o PSP no PS3 e copie o game para o PSP”, e eu conectava o PSP, ia no game e não tinha opção de copiar, só de instalar. Depois de procurar na internet e todo mundo dizer a mesma coisa, é só copiar, é que caiu a ficha, você instala o game no PS3, e depois copia no PSP, no final do processo o PS3 pergunta se você quer manter a matriz no PS3 ou apagar.

DSC05981

Conectividade

O PSP Go vem com rede Wi-fi embutida, então se você tem rede sem fio, é só conectar na sua rede pra usar. Tem Bluetooth, que é uma mão na roda para conectar com o PS3 sem cabo, excelente mesmo. E não tem mais entrada padrão de USB, ele usa uma entrada própria agora, portando, cuidado com o cabo que vem, se você perder, vai ter que gastar em um novo, e é nesta mesma entrada que você conecta o aparelho para recarregar.

Outro ponto interessante é a conectividade do aparelho com o PS3, é possível usar o mesmo como um controle remoto do PS3 e acessar as funcionalidades do XMB, bem como a Playstation Store, e com o PSP Go podendo fazer isso via Bluetooth, não tem a limitação de estar ligado ao cabo.

DSC06032

Conclusão

É um console novo, com uma proposta inovadora, a distribuição digital de games, e sinceramente eu gostei, consegui comprar jogos bons por preços bacanas, e o valor agregado do resto está valendo muito a pena. Poder colocar meus mp3 no aparelho e ficar ouvido no trabalho é ótimo e tem bastante espaço, dá pra assistir videos nele, desde que convertidos para mp4.

O tempo de espera no dentista agora está bem mais divertido, estou enfrentando as hordas de Morpheus com um Kratos pra lá de nervosinho como sempre, enquando aguarda a sessão de tortura que irá começar mais a frente.

Gostei muito da escolha que fiz, e posso dizer pra quem quer comprar um PSP, invista neste aparelho que vale a pena, você vai ter mais espaço para a suas coisas, e poderá adquirir bons jogos por preços bem bacanas, e mesmo que quiser comprar um lançamento, ainda vai pagar mais barato do que se comprar a UMD por aqui.

UPDATE

Como o pessoal pediu, uma foto da parte de trás do console, com ele aberto:

DSC06042

  • http://intensedebate.com/people/marcusroberto Marcus Roberto

    Parece ser um ótimo portátil, melhor que o DS. Atualmente, não me vejo comprando um PSP, pois tenho um iPod touch para músicas, vídeos e podcasts, entço o PSP ficaria só para games "on the go". Não investiria caro somente para games fora de casa. Fora essa minha realidade, parece um ótimo console, parabéns pela aquisição, Sérgio.

  • http://intensedebate.com/people/marcusroberto Marcus Roberto

    Parece ser um ótimo portátil, melhor que o DS. Atualmente, não me vejo comprando um PSP, pois tenho um iPod touch para músicas, vídeos e podcasts, entço o PSP ficaria só para games "on the go". Não investiria caro somente para games fora de casa. Fora essa minha realidade, parece um ótimo console, parabéns pela aquisição, Sérgio.

    Gostaria de dividir aqui com vocês um macete que fiz para comprar na PlayStation Store sem precisar do Entropay. Digamos que o seu CEP, aqui no Brasil, seja 12345-678. Basta você incluir no cadastro da sua conta na loja os cinco primeiros dígitos. Assim o Postal Code ficaria 12345. Porém, é necessário pesquisar qual Estado e Cidade dos EUA corresponde a este Postal Code, pois se não for da mesma cidade, o sistema indicará erro. Como meu cartão é internacional, não sei dizer se funciona com aqueles que não são, mas se realmente quiserem comprar algo na PlayStation Store, façam esse teste.

    Abraços.

  • http://intensedebate.com/people/Dauto Dauto

    Parabéns atrasado e parabéns pela esposa!

    Pagaram quanto e o que veio junto?

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Que indiscrição perguntar preço…rsrrssr.. bom, veio o console, cabos afins, carregador, usb, o cd com o Media Go.. e ganhei de brinde os fones de ouvido…
      O preço foi presente… esse só a patroa sabe…

      • http://intensedebate.com/people/marcusroberto Marcus Roberto

        Aliás, sorte sua ter uma esposa que apóia seu vício, hehehe. Se eu pedir um game de PS3 de presente pra minha, nem sei o que eu ouviria.

        • http://intensedebate.com/people/DouglasTabajara DouglasTabajara

          O Marcus tem razão… Aqui em casa eu tenho que comprar os jogos escondido e ela nem imaigina quanto pago, pq se não é briga na certa… rrsrsrsrs

          E parabéns atrasado!!

  • http://intensedebate.com/people/RockGames Gustavo Rodrigues

    Parabéns atrasado. Talvez nesta primeira semana de Dezembro eu ganhe um PSP Go, to quase conseguindo engalobar minha tia, rsrsrs. Tu tem sorte em ter uma esposa que te ajuda sustentar seu vício mesmo viu, pois aqui em casa se eu pedir minha mãe, não sou casado tenho só 15 anos rsrs, nossa ela fala o dia todo no meu ouvido, é um custo conseguir alguma coisa dela em relação a jogo. faz um mês que to insistindo em uma nova placa de vídeo, rsrsrs.

    Minha salvação é minha tia, que tbm gosta de jogar.

    • http://intensedebate.com/people/rodrigoflausino Rodrigo Flausino

      O pessoal daqui de casa apóia o meu "vício". Pena não gastar mais grana com games por causa do excesso de contas que eu tenho, mas a minha mãe apóia e deixa eu comprar de vez em quando. OK, eu sou maior de idade e já trabalho, mas não sou eu que cuido do orçamento doméstico, e por isso eu manero.

      Até a minha mãe, um dia desses, me xingou por eu ter alugado um jogo e não ter jogado. Disse que eu deveria aproveitar mais a locação =D

      • http://intensedebate.com/people/Leodahas Leônidas Dah&a

        q bom p vc.
        Toda vez que minha mãe me vê jogando no PS3 ela olha p mim com aquela cara:
        "Ó meu Deus, meu filho retardado não amadurece nunca…."
        Fico muito puto rsrsrsrs.

        • http://intensedebate.com/people/Tango_PSn Tango (Gustavo V)

          A minha não olha e não diz nada. Também, a 3.000km de distância, se ela olhasse eu ia chamar um exorcista.

  • http://intensedebate.com/people/RockGames Gustavo Rodrigues

    Ah sim, ótimo Hands-on, bastante completo.

  • http://www.clubedogamedesigner.wordpress.com >PH<

    Gostei do Hands-on, muitos criticavam o novo modelo. Apesar da mídia digital ser uma boa com a pirataria, mas para os padroes brasileiros de conexão (no modo geral) é dificil.

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      E a rede da Sony não ajuda muito, neste ponto, se você tiver uma conexão meio lenta, baixar um game de 1 Gbyte pode demorar mais do que você gostaria.

      • http://www.clubedogamedesigner.wordpress.com >PH<

        Muitos acham isso terrível, mas para combater a pirataria, vale a pena, pelo menos :P

        • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

          Concordo plenamente com você.

  • Gustavo

    Parei de ler aqui: como o Gran Turismo não funcionava.

    • Sergio Lopes

      Bom, no dia em que efetuei a compra não funcionava, e além do mais, "destravamento" não é muito "legal".

      • Gustavo

        Por isso que é bom ter dois. Tenho um 3000 destravado e um go.

  • JLucioJ

    Pessoal, peço a ajuda de alguém. Comprei um psp go para meu filho de 5 anos e simplesmente não consigo comprar os jogos no site da Sony (Não tem site para download do psp go no Brasil). Não tenho PS3. O garoto está frustado pq o único jogo que joga é o roco loco 2 (que veio com o PSP). O que devo fazer? Help please…..

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Conecte no PC JLucio, e instale o software Media Go da Sony, http://www.sonycreativesoftware.com/products/medi… após isso, você vai precisar criar uma conta na PSN para poder comprar os jogos, se cadastre como se estivesse nos EUA para acessar a PSN americana, e depois siga o processo deste link para fazer as compras: http://www.selectgame.com.br/fazendo-compras-na-p
      Ai você faz o download pelo PC e passa o jogo para o PSP, tudo pelo Media Go.

    • Ronaldo

      Conseguiu algo, colega. Favor avisar-me rramos1969@uol.com.br. Obrigado!

  • Eduardo Dorneles

    Fanboy é f@#$…. "os controles ficam muito embaixo… mas você se acostuma", " a tela é menor…. mas gasta menos bateria" ou "os dedos raspam na parte de trás… mas não atrapalha".
    Eu pretendo comprar um algum dia, mas se não estiver disponível o modelo 3000 eu não compro.
    Tela menor, jogos "somente" online e os botões mal localizados me fazem não ter vontade de ter esse Go.

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Bom, não sou Fanboy, apenas realista, no inicio é realmente estranho, mas depois que você começa a jogar, percebe que é muito mais anatomico, e os dedos não raspam na parte de tras, dão a impressão, quando você vai jogar… mas depois você percebe que está OK.
      E a midia online, eu gostei… posso fazer o que…

      • Gustavo

        Verdade o GO é muito bom, eu tava acostumado com o 3000, achei estranho, mais logo já me acostumei com o GO. Agora com a midia online eu acho que eu gasto muito mais. Praticidade de comprar torna você um gastador.

    • http://intensedebate.com/people/Leodahas Leônidas Dah&a

      Realmente, na hora que peguei um GO estranhei os botoes R e L, mas rapidinho acostumei e achei melhor pq agora o GO cabe num bolso de calça sem ficar p/ fora. Só ñ compro o GO pq já tenho um 2000, né.
      E no meu PSP2000 God of war (segura a inveja pessoal :p) eu jogos praticamente só baixados(e comprados ) da PSN. Só tenho 2 UMD: GoW COO e Kilzone:Liberation.

  • http://intensedebate.com/people/sirilo sirilo

    Mto bom hands on, parabens pelo aniversário e presente!

    Eu sou saudosista das caixinhas então não me encantei com a obrigação da distribuição digital deste novo PSP. mas o design dele está incrível, realmente achei mto mais bonito q os anteriores, alem de menor

    ( sem querer ser chato, mas tu escreveu designer ao invés de design)

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Opa.. valeu.. vou corrigir o texto depois…

  • rodrigo

    sò fiquei com uma duvida, com a tela de slide nao è mais possivel utilizar o gps ou a camera?

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      É possível sim, mas tem um modelo agora especifico para o PSP GO, o da camera eu já vi, mas não vi o do GPS ainda.

  • André

    Mostra uma foto das costas dele aberto. =]

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Não seja por isso amigo…. está no update no post acima.

  • Eduardo Fonseca

    Oi, comprei um PSP Go e não consigo baixar jogos porque não consigo criar uma conta na playstation store. Me ajudem, por favor

  • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

    Essa é fácil, você não pode se cadastrar com endereço e infos do Brasil, você tem criar uma conta como se fosse americano. E depois acesse esse link e veja como comprar:
    http://www.selectgame.com.br/fazendo-compras-na-p

  • darksector

    qual é o tipo de entrada do fone de ouvido do psp go??????????
    é do tipo foda de achar????????? ou é parecido com o de mp3 qualquer ai?????????

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Neste ponto ele tem vantagem aos modelos anteriores, é modelo de mp3 qualquer.. tanto que eu estou usando um fone da philips no meu.

  • Felipe

    Bom ,Primeiramente Adorei o Hands On, e queria perguntar se no psp Go diferentemente do ps3 e possivel baixar e alugar filmes.
    Obrigado Adiantado ^^

    • http://intensedebate.com/people/Tango_PSn Tango (Gustavo V)

      Cara, não dá. Isso é uma limitação que os estúdios impõem à PSN, não ao console. Para filmes a PSN tem bloqueio de IP por geolocalização. Se aplica ao PS3 e ao PSP também.

      Mas existem várias "alternativas". O formato MP4 que o PSP usa por padrão é bem comum.

  • Valéria

    socorro! Sou da epoca dos ataris e hoje comprei um PSP GO para meu filho, sem jogos, e a criança quer jogar de qq jeito. pode me ajudar? valeriacanedo@hotmail.com (messenger)

    • http://intensedebate.com/people/sergiolopes Sergio Lopes

      Primeiro você precisa conectar o seu PSP na internet, seja pelo PC ou pelo Wi-fi, criar uma conta na PSN Americana e depois seguir este tutorial para comprar algum jogo: http://www.selectgame.com.br/fazendo-compras-na-p