Pular para o conteúdo
Início » Hack » Homebrew pode destravar todos os troféus de um jogo

Homebrew pode destravar todos os troféus de um jogo

Google News

No ano passado, antes de começar a palhaçada do Jailbreak, chegamos a comentar sobre uma brecha de segurança para destravar troféus de um game. O exemplo citado na época foi o Socom, onde o jogador poderia carregar um save de terceiro e ver os troféus pipocando na tela em questão de minutos. O exemplo do Socom é particularmente aterrador já que por vias normais o game está entre os mais difíceis de serem platinados no PS3, dada a quantidade enorme de horas (mais de 80 segundo a galera do PS3Trophies) aliado a um multiplayer pior que games como Killzone 2 e Uncharted 2. Até mesmo 1 troféu já é difícil e levaria bastante tempo para o jogador conseguir destravar de maneira normal.

Então veio toda a história do destravamento do PS3 (que começou a se espalhar no Brasil segundo relatos) e com isso as portas foram abertas para programas homebrew. Particularmente não sou contra a criação de programas melhores para um determinado dispositivo, já que como programador de softwares queria que o PS3 fosse mais aberto para poder pelo menos estudar desenvolvimento de jogos e testar no meu próprio aparelho, mas em certos casos acaba sendo prejudicial para a usabilidade do console. O exemplo mais aterrador (e que acabaria acontecendo mais cedo ou mais tarde) foi relatado esta semana em fóruns de discussão como o Neogaf e Outerspace, seguido por matérias no Meiobit Games e UOL Jogos, sobre um programa capaz de destravar todos os troféus de um determinado game de maneira automatizada. Segundo o Computer and Videogames, alguns jogadores conseguiram destravar todos os troféus do Buzz Quiz TV, mas não conseguiram de games como Batman: Arkham Asylum e Resident Evil 5: Gold Edition.

A primeira questão desse hack é justamente acabar com uma das brincadeiras mais legais do PS3. Sei que muitos não ligam pra troféus, mas ninguém pode negar que o “sistema de conquistas do PS3” aumenta bastante a longevidade dos jogos. Só que existem bons usos dos troféus e o outro lado da moeda (troféus esdrúxulos), e aí a comunidade acaba respeitando o jogador. Ostentar uma (ou duas, né Lengler!) platina em Demon’s Souls indica que o jogador foi até o limite de um determinado jogo e muitos gamers vêem isso como “o cara é muito foda”, e ver esse sistema sendo violado faz com que o sistema acabe marginalizado e muita gente pode ceder a tentação. Então brincadeiras como o ranking de troféus podem ir por água abaixo, já que muitos podem querer inflacionar os próprios troféus de forma fraudulenta, mesmo não ganhando nada com isso.

A Sony inclusive respondeu os sites e está investigando essa brecha. A questão é que com esse hack o sistema pode até estar ameaçado. Se isso acabar, muitos jogos hoje perderão valor de mercado e então não vai valer tanto a pena manter certos games na coleção. Oras, pra quê que vou manter um Demon’s Souls aqui sendo que depois que eu zerar não vai fazer nenhum sentido terminar de novo por conta de outros troféus (que não irão mais existir)? O Uncharted acabou tendo uma vida um pouco mais longa por conta do gamer tentar platinar o game, zerando mais de uma vez e coletando todos os tesouros. Metal Gear Solid 4 é outro jogo controverso: por não ter o sistema a maioria acabou deixando o game na coleção, mas sem pensar em zerar em níveis mais difíceis, por não ter o sistema e por ser o game que mais pedem pra inserir as “conquistas do PS3”.

Uma coisa é certa: os troféus, ganhos de maneira normal, atestam que o gamer conseguiu certo feito e pelo menos hack nenhum vai tirar do jogador a sensação do momento de ganho de cada um deles. Aí novamente vai da índole do jogador: se ele quiser destravar os troféus apenas para se aparecer e dizer que platinou Gran Turismo 5, beleza, mas com certeza isso nunca irá atestar aos seus semelhantes da sua habilidade com o jogo. Se ele continuar ganhando de maneira honesta, pelo menos ele ainda terá tranquilidade mental de que está fazendo a coisa certa. Sei que ainda teremos bons e maus usos dos troféus, tendo games com troféu esdrúxulos, mas aí não é de nossa interferência, cabendo ao jogador se ele quer jogar certo jogo ou não. Eu ainda não tenho na minha listagem games como o Terminator e Hannah Montana, sob risco de ter a minha reputação gamer indo pro beleléu.

Só espero que a Sony consiga ter maneiras de banir esses jogadores e nos próximos firmwares o sistema esteja mais seguro. Mas admito que ela poderia abrir parte da plataforma para que a gente possa criar legalmente aplicações pro console ou mesmo games indie. E pensar que tudo isso começou quando ela apenas “eliminou a possibilidade de instalação do Linux” das opções internas do firmware do PS3.

20 comentários em “Homebrew pode destravar todos os troféus de um jogo”

  1. Ótimo post e além desse problema dos troféus, existe a modificação do prórpio jogo, como demonstrei nesse post baseado no GamePlanet. GT5 hacking, é o nome da prática.

    Sou a favor totalmente dos programas mais não esse tipo de problema.

    Lancemos a a campanha: "Conquistas reais por um mundo melhor"

  2. não pego todos os trofeus, nem ligo pra platinar, mas os que peguei tenho orgulho hehehehehe, foi na raça. aquele negocio quem não mexer no play pra destravar não vai perder essa alegria.

  3. Tava demorando.

    O negócio é mantermos rankings como o nosso do SelectGame com pessoas conhecidas e tal. PQ o ranking mundial já era.

  4. Um idéia seria ver a quantidade de troféus simultâneos…mas com certeza os hackers dariam um jeito nisso apenas mostrando os trofeus existentes e quem estiver usando essa trapaça poder escolher quando destrava-los.
    Sobre as modificações..eu discordo do que o gilvaju falou…sou a favor que os jogos sejam mais abertos. O pc oferece essa possibilidade e isso até ajuda as produtoras. Elas lançam o jogo em inglês e logo vemos pipocar patchs para traduzir os jogos. Sem falar nos mods que surgem. GTA Vice City mesmo fou um jogo muito divertido para mim por isso. Entendi perfeitamente a história toda….zerei por completo…modifiquei os carros….instalei um mod que transformava os cidadãos em zumbi….mto massa. Se eu tivesse jogado no PS2 o nível de diversão não seria o mesmo.

    1. Leônidas Dah&a

      q eu saiba esses patchs são mais usados em jogos piratas no PC.
      Ou seja, não ajuda produtora nenhuma.
      Corrijam-me se estiver errado.

      1. Depende muito do jogo, mas na maioria dos casos da para usar mods em jogos originais, e ainda tem algumas desenvolvedoras que liberam ferramentas para criação de mods, como o caso dos jogos da Bethesda e Valve.

  5. Acho uma pena, o sistemas de conquistas alem de aumentar a vida do game traz uma rivalidade saudavel entro os jogadores, pra mim é mt gratificante conseguir os trofeus mais difíceis, sou contra abrir o game pra qq software de terceiros, afinal a Sony nunca prometeu isso aos compradores.

  6. Certamente os sites de ranking de trofeus criarão metodos de detectar esse tipo de hacking de trofeus.

    Aqui no SG pelo menos, existe a regra de ban no energumeno que for pego fazendo cheat de trofeus.

    1. Leônidas Dah&a

      mas como detectar, se o cara pode colocar um certo intervalo de tempo entre os troféus?
      Tem doido com tantos troféus q fica dificil saber se foram conquistados de verdade ou se o cara usou o crack

      1. Se colocarem intervalos factiveis, realmente vai ficar dificil detectar. Esqueci dessa possibilidade. 🙁

  7. Rodrigo, você comenta que os troféus não irão mais existir, mas não acho que é por aí. Mesmo que vire uma putaria e qualquer um que queira possa desbloquear seus troféus através do homebrew, muita gente ainda vai querer manter seu console travado e ganhar os troféus na marra.

    Só acho que não vai fazer muito sentido você comparar seus troféus com usuários desconhecidos, já que pode rolar uma desconfiança. Mas ainda vai ser possível comparar com seus amigos que você sabe que não estão usando o homebrew.

  8. Alexandre Soares

    Pra mim os troféus nada mais são do q objetivos pessoais, algo que eu provo pra mim mesmo que eu sou capaz de fazer isso, é claro que é legal comparar com os amigos, até por isso muitos daqui estão no rank do site, mas para por ai, mas sempre tem os manezinhos q querem se sentir os espertos, oh vc ontem conseguiu pegar 10 platinas? Blz, eu peguei 1 troféu de bronze e isso não vai mudar a minha e nem de quem quis bancar o esperto.

    É aquela mesma coisa do ter jogos piratas, vc tem uma montanha de jogos, acaba jogando meia hora de cada e no final não aproveitou nenhum. Daí vem o idiotinha e fala, olha qtos troféus eu tenho, blz se divertiu qto com cada um? No final é isso q importa, quem sempre se acha o esperto que é o otário, pois sempre perde o melhor. 😉

    1. mas tem trofeu q é foda pegar…. lembro um do darksiders q achei ridiculo, ficar cavalgando por 2hs seguidas sem descer do cavalo… me senti ridiculo, coloquei uma tampa de caneta travando o analogico/direcional e fui tomar banho, jantar, ver tv…. ai parei de tentar pegar "todos" os trofeus, só pego os "possiveis" dentro de um divertimento normal.

    2. Concordo totalmente e penso do mesmo jeito(eu acho xD), pra mim trófeus são feitos para prolongar a vida do jogo e também para você demonstrar sua habilidade, resistencia(ou insanidade lol) e sei lá mais oq, então não entendo que graça teria você ter 300 jogos platinados lá sem ter feito exatamente nada de incrivel para consegui-los

  9. ursinhomalvado

    Nunca fui um caça troféus, mas entendo a irritação e indignação de todos. É uma pena, mas parece que a Sony está mesmo mal, basta ver o tempo que estão levando pra corrigir a brecha. A pergunta agora é se os hackers estão mesmo certos, se não tem como corrigir, aí vai ser triste mesmo.

  10. Anderson Dutra

    Troféu é algo relamente legal, aumenta a longividade do jogo e com ctz vou continuar com o meu play3 travado, afinal minha id no ranking tah lah embaixo, mas nem ligo….eh assim msm, naum eh todo jogo q da vontade de jogar novamente para consguir um novo troféu…na vdd muitos pocuos vale e pena…..a unica platina q consegui eh unchardet 2….este sim vale a pena…se precisa-se terminar 10vzs….eu faria….rs…

  11. novidadesdops3

    Isso já foi quebrado há muito tempo

    O que estão prometendo é tornar mais fácil e rápido pegar todos os trofeus de um jogo.

    Mas nõa tem jogo mais hackeado que o COD Black OPS.

    Tem até controle para PS3 Hackeado sendo vendido.

    Mas se venderem algo que eu possa soemnte colocar o disco e ai pegar todos os trofeus do jogo de uma vez eu vou comprar. Compro mesmo

  12. Francisco Navarro

    Minha sugestão para a SONY é que os próximos jogos, ou até mesmo os atuais, mantenham os troféus armazenados na PSN e não no Game do Jogador, sendo assim só vai valer os trofeus que não foi Hackeado. A SONY pegou pesado com quem comprou o PS3 para usar Linux, inviabilizando a atualização do Video Game, era natural que criasse revolta e que isso fosse acontecer. Ela esta de parabéns, pois conseguiu manter durante mas de 5 anos sem craker. Particularmente, acho que ela mesma pediu para que isso acontecesse, pois o consumidor não pode ficar a mercê da vontade de fabricante que pode, inclusive, desabilitar portas USB a seu gosto e o consumidor para não perder os recursos do Video Game não pode atualiza-lo e consequentemente jogar os novos Games, isso é certo? Ela que seja inteligente em evitar a pirataria sem que prejudique os seus consumidores honestos.

Não é possível comentar.