Pular para o conteúdo
Início » Brasil » Impostos no Brasil são altos por que o Governo considera os games supérfluos

Impostos no Brasil são altos por que o Governo considera os games supérfluos

Google News

impostos

Segundo o Canal dos Games, o “Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou os índices de impostos sobre os produtos brasileiros”. Os games foram citados, tendo impostos na faixa dos 72,18%. 72% de imposto. Um valor alto pra chuchu, e a justificativa do diretor técnico do instituto é essa:

– Pelo princípio da Seletividade, o legislador deve destinar alíquotas mais altas para os produtos mais desnecessários à população e alíquotas menores aos mais necessários e essenciais, como exemplo os produtos da cesta básica – disse Olenike.

Realmente: concordo que pra items alimentícios básicos não pode haver muitas tarifações. Afinal, a gente precisa de alimentos pra sobreviver e as classes mais pobres tem de conseguir se alimentar pagando pouco. Mas na questão dos games: será que eles não conseguem enxergar que a pirataria é alta por causa dos impostos? Será que eles não conseguem enxergar que a área poderia ser melhor se diminuísse essa horrível carga tributária? Um game chega aqui custando o dobro do que o preço real dele. Eu conseguiria comprar 1 game por mês e ajudaria mais a área se não tivesse tanto imposto. As lojas varejistas venderiam muito mais, o que geraria mais dinheiro circulando e que poderia incentivar as empresas do exterior a entrar aqui no Brasil! A Ubisoft já está aqui e está gerando empregos diretos pra criar games. Empresas estão surgindo, mas com cargas tributárias altas, fica difícil pensar num crescimento da área. Eu vivo lendo por aqui que o Brasil tem potencial pra ser o maior mercado da América Latina e os governistas não enxergam isso. Ainda acham que videogame é brincadeira de criança.

Depois dessa qualquer esperança que eu tinha naquela lei de diminuição foi pro espaço. Pelo menos no ano que vem tem eleições. Aí poderemos remover alguns dos políticos ruins de Brasília. E aí o jeito é torcer pra esta lei voltar à pauta, mas tá difícil viu. Ser um gamer brasileiro hoje que tenta consumir apenas produtos originais está muito difícil. Videogame hoje é artigo de luxo, e depois reclamam da pirataria. Sabemos que ela está em todos os lugares, mas é só aqui que ocorre esse disparate todo. E tudo por cupa dos 72% de tarifas.

Pelo menos os jogos de computador ficam de fora dessa. Ainda sonho com games pra consoles custando entre 100 e 150 reais.

[Imagem via Continue]

Marcações:

14 comentários em “Impostos no Brasil são altos por que o Governo considera os games supérfluos”

    1. Eles tem aqueles incentivos fiscais e em sua maioria são produzidos aqui. Por isso ficam com preço que ficam entre 90 e 120 reais, em média. Só game de console, acessórios e os consoles que tem taxação alta.

    2. Jogos de PC são considerados Softwares , e jogos de Console , "Jogos de Azar" , como se fosse bingo ou caça níquel.

      1. Exatamente Sirilo! Os jogos de PC se beneficiam por entrarem com taxação de software… Agora, jogo é software e console é cada vez mais PC! Hehehehe
        😉
        Esse país não tem jeito…

  1. sinceramente!…fodase uahauhau…só compro jogo de fora que é muito mais barato, ou steam e seus semelhantes…na verdade o imposto sobre games é surreal e não vai mudar…por enquanto infelizmente..conforme..porque a tendência é aumentar…e essa coisa de coisas desnessasaria tem impostos mais altos é bullshit…tem coisas muito mais importantes q games que tem impostos com pequena diferença.

  2. Acho difícil melhorar, mudando ou não de politicos ainda vai levar algum tempo. Não acho supérfulos, claro que de certo ponto de vista seria, mas são de extrema importancia. Jogo educa, aprendemos a falar outras linguas, tomar decisões, economia etc. (dependendo do jogo) fato é que o que você mais ve na educação de crianças são jogos. A diferença é que ainda tem-se preconceito muito alto em relação a jogos de consoles ou computador.

  3. São essas que deixam a gente triste, isso é falta de visão, eles generalizam o produto porque o mercado brasileiro é baseado em pirataria, e as empresas que estão no Brasil não ficam em cima pra situação melhorar… enquanto a Nintendo, Sony e outras grandes não começarem a fazer alguma pressão, essa situação não vai mudar.

  4. Governo burrro,

    Se fosse menor o imposto, ia gerar mais venda, que ia gerar mais emprego, que ia gerar mais arrecadação e assim por diante.

    É só olhar a redução do IPI dos carros, todo mundo saiu ganhando, até o governo que perderam no IPI mas os estados ganharam um monte na arrecadação do ICMS.

    É uma bola de neve positiva os preços serem mais em contas, mas nao adianta. O governo é burro. Quer só roubar do povo.

    1. Concordo plenamente com você. O Brasil é muito bagunçado, mas o problema mesmo não tá no governo, tá no povo. Nos que votamos e damos liberdade pra essas palhaçadas acontecerem. Se pensarmos, veremos que somos tapeados em tudo, pagamos tudo em dobro, imposto pra ter saude, educação e etc, mas temos que pagar escola privada, saúde privada e outros, se não temos que "usufruir" da medicriosidade que o governo fornece para nós. E todos nós sabemos disso e não fazemos nada, por que nao podemos fazer sosinho. E umas das áreas que mais sofrem são a área de lazer, todos os tipos, principalmente games, por que as pessoas tem uma visão erronia de inutilidade. É revoltante.

  5. Depois quando eu digo que há uma nova reserva de mercado, desta vez velada, tem gente que ainda discorda.

    E que os games não são nada para o Brasil, pelo menos para os políticos e para o senso comum social. Mas isso todo mundo já sabe.

    O segundo podemos resolver com o nosso trabalho do dia-a-dia. O primeiro, poderemos resolver ano que vem com muita informação acerca destas pessoas e atitudes equivalentes.

  6. Eu tava afim de vender uns jogos de play 3 no mercado livre pois tenho cnpj e ia aproveitar e pegar com os fornecedores mas qdo liguei la e me passar os preços quase cai pra tras….fifa 2010 pra play 3 por exemplo ta 179 reais de CUSTO!!! no mercado livre ta mais barato……..deu até dó do dono da loja q fui ver o preço do jogo nao ele nao lucra quase nada…o governo eh foda

  7. 72% de impostos, ainda sim é quase impossível de acreditar, a não ser que as revendedoras queiram lucros de 100%, pois um jogo que lá fora custa 30 dólares se encontra à venda no Brasil por 160 ~ 200. O triplo do valor.

Não é possível comentar.