Pular para o conteúdo
Início » 2K Games » Impressões – Evolve – Big Alpha (PC)

Impressões – Evolve – Big Alpha (PC)

Google News

Evolve - Big Alpha - PC Screenshot - Assault Opportunity

Evolve é um game peculiar.
Quando você tem uma premissa de 4 jogadores contra 1 monstro controlado por um quinto player, o primeiro detalhe que me veio na mente é na desvantagem de termos uma equipe e do jogador com o monstro sempre levar a pior. Mas é difícil você pensar que uma empresa faria um jogo nesse ponto e não ter um monstro que seja mais poderoso, mais resistente e que possa jogar de igual pra igual. Igual o Titanfall, que tem uma premissa que leva a este ponto. Você tem os Titans, você tem mais poder de fogo com eles. Mas também pode dançar rapidinho se você ficar por algum tempo na mira das armas anti-Titan.
Então vem a questão de você jogar com uma equipe e da galera BR ser…BR. Do cara reclamar da sua performance, de você ir de Medic e não saber jogar direito e tomar reclamações no chat ao final da partida. Quando você é uma das classes normais (como Medic, Assault, Trapper e Support) você tem de desempenhar um papel, e o Medic poderia tomar na asa se ele não fizer o seu papel. Mas aí você tem os jogadores intolerantes que levam os jogos a sério demais. Sempre sou ruim em jogos de tiro com componente multiplayer, e muitas vezes eu prefiro ignorar os comentários. Mas em Evolve, você pode escapar disso, e indo pra classe que a maioria iria ignorar. Ser o monstro do jogo.

Evolve - Big Alpha - PC Screenshot - Role Preference

Nos momentos iniciais, o jogo pergunta quais as classes que você teria mais afinidade. Decidi inserir assalto no primeiro lugar, mas o jogo pecou em não mostrar direito o que você pode fazer. A jogabilidade. Nas primeiras partidas, você “tenta” adivinhar os comandos, os movimentos, você tenta atirar ou mesmo “segurar o tiro” pra fazer uma espécie de “linha” quando você acha o monstro-alvo. Além dele, também tem outros monstros pelo mapa que, inicialmente, você acha que são apenas monstros comuns e menores, com alguns atacando o jogador se você chegar perto, e outros mais assustados. Na primeira partida eu ganhei rapidamente contra o oponente, e aí teria outras classes. Decidi ir de Medic, mas vi que não serviria pra isso.
Medic é classe de suporte. É ajudar os jogadores a ficarem vivos. E foi, curiosamente, a partida onde mais ganhei pontos de maneira inicial, pois ao invés de cumprir o meu dever, fiquei dando uma de sniper, mirando manualmente com o botão direito do mouse e atirando no monstro quando eu via ele de vista. Quando vi um jogador prestes a morrer, e estava meio longe, o jogo indicou que eu deveria ir até ele e usar o “4”, para curar ele. Fiz isso, mas não adiantou muito, e perdemos a partida quando eu morri. Afinal, eu era o médico da equipe. Xingamentos de um dos jogadores ecoaram no chat, e com isso decidi abandonar qualquer sentimento de co-op que eu poderia ter em um jogo de FPS. Nunca joguei Left 4 Dead, o Destiny até que jogo relativamente bem, e que se tornou uma exceção à regra. Não sou muito sociável com games, e com isso decidi abandonar as classes normais e ver até como poderia avançar em habilidades e conhecimento jogando Evolve sozinho.

Evolve - Big Alpha - PC Screenshot - Battle

Goliath é um dos 2 tipos de monstro que tem no beta multiplayer, que está rolando neste final de semana no PC e no Xbox One (pois a versão PS4 foi adiada e sem previsão de início). Goliath é o monstro “bípede”, pois teve outra partida que vi um jogador jogar de Kraken, que é um monstro rastejante, similar a um jacaré. Decidi fazer o que deveria ter feito: prestar atenção na HUD inicial na tela. Quando você está de humano, você inicia em um avião com todos os outros jogadores, e vocês caem de paraquedas, similar ao Titanfall. Estando de monstro, percebi que você já pode se esconder inicialmente, pois você tem de pensar estrategicamente. Pois são 4 contra um!
Nas primeiras partidas, joguei a esmo com o Goliath, mas o que mais fazia era pular e tentar usar golpes físicos contra os jogadores, que eu mal conseguia enxergar pelo mapa. Nas partidas seguintes comecei a reparar no que ele tem à disposição. Antes de iniciar a partida, você tem 4 habilidades, e 3 pontos para usar e escolher. Aqui são as 4 habilidades que são liberadas ao usar os botões do teclado: um arremesso de rocha, uma “corrida” que causa dano, um salto meio explosivo e a melhor habilidade pra mim: lança-chamas, similar a um dragão. Em uma das partidas eu gastei os 3 pontos nela antes de iniciar, deixando a habilidade com mais potência, e reparei que o “botão 3” ficava habilitado, onde eu conseguia usar a habilidade, mas ela demora um pouco pra executar (sugerindo que o monstro “toma fôlego” pra soltar a baforada) e tem um delay de uso.

Evolve - PC Screenshot - Wildlife

Nas partidas seguintes decidi distribuir os pontos e vi que eu tinha mais habilidades disponíveis com o Goliath, mas elas estavam “relativamente” mais normais, tendo apenas o boost normal de cada uma. Achei bem complicado de usar os números do teclado normal, fora que também demorei um pouco pra conseguir pegar os macetes iniciais da jogabilidade, como escalar e caminhar mais furtivamente. Pois você tem de ser furtivo, pois ao localizar você, todos os seus oponentes focam na sua destruição. Você será bem alvejado pela galera se ficar em áreas mais abertas.
Em um determinado momento do game eu consegui matar um dos personagens, e quando vi que o jogador adversário tem um timer de morte, fiquei próximo a ele pra impedir os outros jogadores de ressuscitarem ele, mas vi que também não é muito recomendado fazer isso, por você continuar na linha de fogo.

Evolve - PC - Dados no final da partida

Das partes ruins, há jogadores que comentaram que o jogo é bem desbalanceado, pendendo mais para quem joga com os outros jogadores. É uma questão mais complicada. Primeiro que o jogo acaba tendo um loading time enorme, que pode variar entre 2 a 5 minutos, o que já deixa o jogador mais enfezado, e se ele é de monstro e não começar a jogar quando a partida começa, ele fica parado na mesma área onde os outros jogadores caem de paraquedas, e aí o monstro acaba morrendo rapidinho, dependendo. Também teve alguns problemas pra achar partidas, onde eu apenas consegui achar algumas partidas após eles terem feito um patch de correção.
Por serem as primeiras partidas iniciais de um beta, estando como humano o sistema de co-op dele é bem promissor, com cada um fazendo uma das classes para atingir um objetivo em comum. Só que, também, não sei se o jogo teria algum esquema de rotação de tipos de habilidades, pois em uma sequência de partidas, por eu ter optado por ser o monstro na prioridade de classes, sempre conseguia ir com ele, e para a maioria dos jogadores, ninguém quer jogar sozinho e ter uma surra. Outra questão é justamente no que comentei sobre o papel dos jogadores. Se alguém cair de médico e não conseguir curar os companheiros, certamente será motivo de reclamações. Pela campanha single-player ainda não ter sido detalhada de maneira mais completa (apenas citando que a campanha terá similaridades com o Left4Dead) então provavelmente os jogadores podem acabar fazendo o single-player com co-op contra os monstros controlados pela inteligência artificial. Mas teremos de esperar o lançamento estar mais próximo, pois dependendo eles poderão revelar mais informações e quem sabe vídeos da campanha.
Evolve será lançado em 10 de fevereiro para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Evolve - Screenshot Full HD - 1920x1080 - Hunters vs Monster

2 comentários em “Impressões – Evolve – Big Alpha (PC)”

  1. Parabéns pelo texto, muito bem escrito. Eu não presenciei algumas dificuldades citadas por você, consegui me dar bem com o jogo. Eu, em todos os FPS que têm essa possibilidade, utilizei a classe de médico e como sou acostumado a esse tipo de jogo me dei bem com ela. Joguei com as outras classses também e reparei que o fator cooperativo é o que mais entra em pauta aqui, você tem que jogar em equipe, joguei uma partida onde acabamos com o monstro rápidamente, acho que todos os jogadores entraram de cabeça no personagem que estavam jogando e aceitaram bem as classes, nessa partida eu estava de assault e com a ajuda do support me fornecendo escudo e o trapper prendendo o monstro foi fácil, o médico ficou dando tiros de tranquilizantes e curando a galera.
    Como monstro joguei 4 partidas, ganhei duas e perdi duas, as duas que ganhei consegui fazer a tática do corre, esconde e evolui até o estágio 3 e acabei com os hunters derrubando um a um, quando eles iam tentar ajudar o amigo caído eu soltava fogo sobre eles. Nas que perdi tentei mudar essa tática e não foi efetivo.
    Em suma, por ser um alpha, sei que os produtores da Turtle Rock vão corrigir os bugs eotimizar o jogo, ainda acredito que teremos o GOTY de 2015, ou não…

  2. Eu tentei jogar na quinta-feira passada, acho que o game ainda estava meio bugadão (parece que melhorou no final de semana, mas sinceramente não tive vontade de testar). A principio os loadings gigantes me irritaram bastante. foram quase 40 minutos pra conseguir jogar duas partidas (o game não achava jogadores no xbox one) e foram partidas rapidas demais para loadings tão enormes.
    acho que seria melhor se as partidas fossem em rounds, porque é meio bucha vc começar com monstro, morrer em menos de 5 minutos e voltar pro loading escroto do game. mas ok, é um alpha ainda (nem é beta propriamente pelo que entendi) e ainda há muito que se fazer (assim espero).
    achei bem confuso os controles e o game não lhe dá tempo para testar nada. podia ter um lobby de treinamento, para te explicar com calma as mecânicas do jogo. o vídeo que aparece antes da partida é rápido demais. no fim, esse teste de evolve só serviu para me frustar em relação as vibrações positivas que estava por ele.
    ainda devo dar uma nova gente, mas a princípio o alpha não me agradou muito. Me parece uma boa ideia que ainda carece de refinamento. e espero que o jogo não seja apenas isso (multiplayer online com esse único modo de caça/monstro).

Não é possível comentar.