Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Jogos não são mais desafiantes como deveriam ser

Jogos não são mais desafiantes como deveriam ser

Google News

Estou jogando God of War III neste momento, e já comecei direto no nível Hard, e estou percebendo que apesar de algumas dificuldades, estou avançando no jogo, ralando em um poucos pontos realmente. E comecei a pensar comigo mesmo, os jogos estão ficando mais fáceis para se tornar acessíveis a grande maioria, e o desafio de se descabelar jogando está sendo deixado de lado?

Um dos pontos, na maioria das conversas que tenho com amigos a respeito é que se o jogo é muito dificil e desafiador, como Demon’s Souls, por exemplo, a grande maioria sequer vai chegar perto do final do jogo e curtir a experiência da história inteira do jogo. Outro ponto, é que fazendo jogo muito dificil, você acaba afastando a maioria dos jogadores, como, por exemplo, os jogos da franquia Ninja Gaiden para o NES, a grande maioria deixava de jogar por ser muito difícil.

Mas se começarmos a reparar a maioria dos jogos atuais, a impressão que eu tenho é que de alguma maneira os jogos estão “emburrecendo”, já que o Normal é o “Easy” e o Hard começa a valer como o Normal de antigamente, e pior, começar a surgir os nívels de dificuldade acima.

Claro que devemos contar que nossas habilidades aumentaram, ou aumentam a medida que jogamos mais, mas acho que é mais do que isso. Pegue exemplos da Nintendo, Zelda: Link to the Past do SNES, eu sofri muito tempo jogando pra conseguir finalizar ele, achar tudo que era necessário, e conseguir ter chance de enfrentar o chefe final de igual para igual, e se você pegar o Wind Waker, por exemplo, não trazia nem metade deste desafio.

Ou mesmo a franquia Final Fantasy, sempre desafiador, Final Fantasy VII foi um tormento para conseguir todos os itens e evoluções necessárias para enfrentar o Sephiroth no final e ter alguma chance, e você pega o Final Fantasy XIII, que além de linear, bastava você seguir em frente e no máximo “farmar” um pouco pra evoluir e enfrentar os inimigos mais poderosos sem muito desafio.

Por isso que títulos que exploram e devolvem o desafio acabam se tornando cult, são para poucos. Concordo que atrapalharia a narrativa deixar um jogo dificil demais, porque senão você não acompanharia a história como um todo, porque ficaria sofrendo em pequenos trechos, e concordo que não venderia tanto se não fosse acessível a qualquer um, mas ainda acho que estão facilitando demais.

E você, leitor do Select Game, o que acha? Você acha que os jogos estão ficando mais fáceis?

37 comentários em “Jogos não são mais desafiantes como deveriam ser”

  1. Eu acho q, a partir do momento q o jogo te dá a opção de escolher o nível de dificuldade, essa discussão fica sem sentido. Vejo muita gente reclamando disso ultimamente, mas eu acho q é só excesso de saudosismo. God of War 3 no Hard fica casca-grossa sim, só q mais pro final do jogo. No very hard então, nem se fala.

    1. Até agora eu tenho apanhado mais da minha inaptidão em emendar os mil tipos de combo, do que da dificuldade em si no Hard..

      1. Concordo com o parceiro acima……quando existe a opção de escolher o nível esta discussão vem abaixo!!! o que é dificil para um é facil para o outro….cada gamer no seu estilo….eu naum jogo DS pq não é um estilo de jogo que me atrai…..mas eh dificil pq não tem comó escolher o nível e com ctz muita gente que gosta acaba deixando de lado….acho que isso não deve acontecer….finalizando eu terminei uncharted 2 no very hard….muita gente acha facil…analisando o tempo que eu levei pra zerar neste nivel ateh foi facil (aproximadamente 16 horas)…porem eu morri muito no ultimo chefe e passei muito ódio…rs….enfins tudo é uma questão de ponto de vista!!!

    2. Alexandre Soares

      Eu terminei o GoW3 no very hard, se eu terminei é pq não é tão very assim xD

      Excelente post

      1. Putz eu quebrei o braço do sofá com um soco jogando GOWIII no Very Hard. Na parte que tem o cerberus bem perto do final. Como sofri. Mas terminei.
        Demon's Souls também. Mas eu gosto de games difíceis, desde que não sejam robalhera. Tipo Resident Evil 5 eu achei robalheira pq os inimigos são ninjas e tu é uma lesma.

  2. Os jogos antigamente eram mais dificeis para os players ficarem mais tempos com os cartuchos, podem pegar séries como Megaman, gradius, super ghouls and ghosts e tantas outras. Hoje em dia a dificuldade é revelante, porque qualquer um pode usar um hack ou coisa do tipo. Ja se foi a era que o Player Skill era o diferencial.

    1. Exato, ainda me lembro quando era status ter finalizado o BattleToads…

  3. Só eu aqui que não considera Demon's Souls dificil? o.o Eu que sou meio noob nesse estilo de jogo(por não jogar muito jogos do tipo) achei ele mediano, um pouquinho mais dificil que o normal talvez, mas só lol

  4. Sinceramente, eu não achei DS tão difícil como falam. Com a arma certa dá-se cada saraivada nos inimigos que tira um life incrível. Acho o GoW3 no very hard muito mais difícil. Outro jogo que supera e muito o DS em dificuldades é o Call of Duty World at War no modo veterano. A fase 'Heart of the Reich' é das coisas mais difíceis que já fiz. Demorei 2 semanas pra conseguir entrar no QG dos alemães. A vontade que eu tinha era de jogar o PS3 pela janela.

    O ponto positivo que DS leva frente aos outros são coisas do tipo: não há nível de dificuldade a se escolher, nada de pause e checkpoint. Isso sim que torna esse jogo desafiador.

    1. Não joguei nada mais difícil do que esse jogo e especialmente essa fase no Veteran. Por isso que me orgulho mais ainda dessa ser minha primeira platina.

  5. CLARO QUE OS JOGOS ESTÃO FICANDO MAIS FÁCEIS, PORQUE A INTENSÃO É ENFIAR TODOS OS GAMERS COMO EU NO MUNDO ONLINE OU VCS ACHAM QUE DAQUI A UM TEMPO AINDA VAI HAVER ALGUM SONYSTA , COMPRANDO BLURAY ! ….. AGORA VAI JOGAR KIIILZONE ONLINE SEM LEGS PRA TU VER! ENTÃO TUDO ISSO É APENAS COMERCIO ELES NÃO SE IMPORTAM SE TU TEM BANDA LARGA OU NÃO , ELES QUEREM É VENDER E GUARDE O QUE EU FALO TODOS NÓS IREMOS ESTÁ LÁ COM CONDIÇÃO FINANCEIRA OU NÃO COMPRANDO O JOGO ENTRANDO DIRETO NO JOGO ONLINE COMO MAG EXEMPLO. OK

    1. Alexandre Soares

      parabéns vc consegui entender que a Sony, assim como as demais empresas, visam o lucro e que vivemos no Capitalismo u.u ….. fala sério viu.

  6. Juliano Gomes

    Não acho os jogos antigos como dizem também, talvez tivéssemos mais problemas porque não tínhamos tanta prática. Sei que não achei final fantasy 7 dificil, e tinha uns combos muito fora da realidade naquele jogo. O 13 achei que deu pra terminar sossegado só seguindo o roteiro, mas completar todas as sidequests é sobre-humano. Tem que gastar muito tempo pra ter tudo nível maximo, demorei um tempão pra derrotar o titã, bem mais tempo do que levei pra derrotar o Sephiroth com o w-summon e knights of the round e dois mimics. Logo acho que dificuldade ainda temos em jogos. GoW 3 no very hard é bastante dificil, RE 5 no mais dificil tbm é complicado, ainda mais porque a IA é meio defasada, mas mesmo jogando com 2 é complicado.

  7. Os jogos atuais são muito fáceis. Quando muito o último chefe é um pouco difícil, como acontece no GoWIII e no Uncharted 2.
    De resto é uma moleza. E olha que se jogo online apanho da maioria.

    Dia desses saiu Golden Axe na PSN e até hoje tem gente pedindo ajuda pra fazer boost, sendo que terminei e peguei todos os troféus em pouco mais de uma hora – e usando 2 controles em alguns momentos.
    Muita gente nunca viu um jogo em que é possível não terminar e ficou mal acostumado.

    No CoD World at War a Heart of the Reich nem é das mais difíceis no veteran, sofri muito mais nas primeiras fases da campanha americana no Pacífico.

    1. Eu fiz 100% no Golden Axe sozinho também, he he he. Na hora de jogar com um parceiro local, eu joguei comigo mesmo. Bem, tem um jogo que eu achei difícil e recomendo, que é o Hard Corps Uprising. Para aqueles que curtem o clássico Contra, fica a dica.

      Aliás, zerar o Hard Corps no modo Arcade é algo para poucos. Haja paciência e agilidade. 😀

    2. Esse é o ponto de vista que eu defendo… não existe mais o desafio de se terminar um jogo e ter o premio de ser o cara que terminou determinado jogo, os poucos que existem estão virando cult…

      1. Concordo plenamente com você.
        Saiu um artigo no cracked (site inglês de comédia sobre cultura pop) na semana passada que falava um pouco sobre isso.

  8. De forma geral os jogos estão mais fáceis sim. Lembro que nos primeiros videogames jogar no normal era um desafio mediano pra difícil.

    Hoje em dia eu nem cogito jogar nenhum jogo no normal. Sempre jogo na maior dificuldade possível, salvo aqueles casos que tem que terminar uma vez pra liberar a dificuldade modafoquer.

    Quando eu joguei Black Ops, terminei no Veteran e ficou faltando algumas Intels, aí coloquei no Easy só pra repetir a fase e pegar os itens. Deu tristeza, pois você não precisa dar um tiro sequer pra passar o nível. Você simplesmente passa correndo no meio de 20 inimigos atirando e não morre.

    Mas, como foi falado no primeiro comentário, a partir do momento que você pode escolher entre 4 ou até 5 dificuldades, essa discussão perde o sentido.

    1. Aliás, sofri pra passar da fase do helicóptero usando apenas mísseis jogando no veteran.
      Tentei todos os troféus no veteran pra dar mais graça – só o de matar 10 no lança-chamas numa sala que não dá pra fazer no veteran, porque os companheiros matam alguns dos caras.

      1. É verdade, esses dois troféus que você falou acabei fazeno numa dificuldade menor também. De resto, acho que fiz tudo no veteran.

  9. Rafael Lacerda

    Como tudo na vida, eu vejo dois lados dessa questão. Essa é, obviamente, uma opinião minha.

    Eu gosto de jogar games nos modos easy pra terminar rápido, principalmente pq meu tempo de jogatina é extremamente restrito. Mas tb pq as coisas que eu mais curto nos games são os roteiros (tanto a história qto o modo como é contada) e o game design (mapas, puzzles e etc.).

    Mas em compensação, quando vc consegue passar de um chefe mega-apelão ou uma fase fuckin-hard a sensação "Fuck Yeah!" é o que faz vc continuar jogando…

  10. Antonio Nunez

    Eu achei o Very Hard do GOW3 casca grossa, não achei fácil. apanhei muito.

  11. ursinhomalvado

    A indústria percebeu que não há tantos masoquistas assim no mundo (hehe).
    Não tenho nada contra ter opções hard, very hard e super hard ultra bloody, mas penso que é bom que os jogos sejam feitos para um público maior, pensando mais nos roteiros e na experiência geral. Não sinto a menor falta dos jogos antigos, estamos na era de ouro dos games hoje.

  12. Lembrei de um jogo pior que o Cod World at War.

    O Call of Duty Classic no Veteran beira o impossível, simplesmente porque você tem um abarra de energia que não regenera e não existem medpacks, ou seja, você tem que passar o nível inteiro sem levar tiro praticamente.

    Quem já jogou, treme ao ouvir Pavlov's House no Veteran.

  13. Quando eu era criança o jogo mais difícil do MUNDO era o megaman 1 a fase do gustman era IMPOSSÍVEL, quando saiu uma coletânea para o ps2 eu fiz na segunda tentativa… acho que o primeiro ponto a se discutir é a nossa evolução.

    Segundo, estamos sim vivenciando uma geração super protegida DEMAIS e que não estão prontos a frustração. além do que foi comentado acima, quando crianças tínhamos um cartucho ou nada, hoje em dia a gurizada cansa e passa pro próximo jogo…

    Em terceiro não existe jogo difícil com save abundante…

    P.s: Dead Space 2 no Hardcore acho que foi o trofeus mais dificil que fiz nessa geração =)

    1. Na boa, mas tem gente que já platinou as 3 versões de Demons Souls, e o velocista fez em 2 dias. Acho que vocês estão superestimando a dificuldade desse jogo.

      No MyPS3T a dificuldade ta 44 de 100…

  14. Outra coisa que eu curtia e sinto falta hoje eram coisas como tinha no Contra 3. Só jogando no hard tinha final. No easy nem o último chefe não aparecia. Muito legal e justo.

  15. Marcelo_Inter

    Wipeout HD é insano no nivel de dificuldade máxima!

    Aquele eu larguei de mão pq o nivel de stress tava demais!

    Algum conseguiu platina nesse jogo?

    1. Lá no MyPS3T tem vários caras que platinaram, mas pra mim esse jogo é insano. Tem corrida que eu não consigo ouro nem no normal, quem dirá no Elite.

      Mas é possível sim, só requer (MUITA) habilidade e paciência.

Não é possível comentar.