Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O Faroeste e os videogames

O Faroeste e os videogames

Google News

A galera aqui do Select Game, pode até ter escolhido God of War 3 como o jogo do ano, e foi justo, diga-se de passagem. Mas lá fora, Red Dead Redemption foi o jogo do ano de 2010 segundo o VGA Awards. E não é de hoje que os videogames flertam com o mundo do faroeste, a interação entre os dois mundos remonta desde os passado, nas mais variadas formas, vamos dar uma relembrada:

The Oregon Trail (1971)

Este jogo para PC não tinha muita jogabilidade com armas, o jogo era mais um daqueles jogos educacionais onde se podia conhecer uma pouco mais da história do velho oeste e o modo de vida de época. O jogo foi recentemente relançado para iPhone, e se tornou um sucesso de vendas, sendo comprar por 2.9 milhoes de pessoas.  Confira um pouco mais da história do jogo.

Wild Gunman (1985)

Então surgiu o NES, e com ele você tinha a pistola de tiro, e então alguém teve a idéia de colocar duelas do faroeste no console. Era um jogo divertido e ao mesmo tempo sem muita dificuldade. Inclusive Marty McFly joga uma versão arcade deste jogo em De volta para o Futuro II.

Gun Smoke (1985)

O NES sempre teve jogo bacanas e esse era mais um, um caçador de recompensas atravessando uma cidade cheia de bandidos e tendo que ser o gatilho mais rápido. Apesar de você nunca precisar recarregar sua pistola, o jogo era muito divertido.

Custer’s Revenge (1985)

A Atari estava indo para o buraco nesta época, é a única explicação para isto, só pode ser. Pois isso beira a loucura de algum desenvolvedor, só pode ser.

Mad Dog McCree: The Lost Gold (1990)

Jogos com cenas filmadas eram uma moda na década de 90, e claro que o Faroeste não ia ficar de fora né. Apesar das terríveis atuações dos atores ali envolvidos, este jogo se tornou um “cult” para os fãs de jogos de tiro, e comiam uma enorme quantidade de fichas nossas na época. Inclusive esta coleção saiu recentemente para Nintendo Wii, e é extremamente divertida até hoje.

Back to the Future Part II & III (1990)

Você acha que Gun Smoke era o único flerte de De Volta para o Futuro com o Faroeste? Não mesmo, ele tiveram um filme inteiro passando por lá, e consequentemente um jogo, onde metade do jogo você passa com o Marty McFly voando de hoverboard no futuro e a outra metade são as aventuras dele e Doc no velho oeste. Apesar de ter alguns bons momentos, no todo o jogo era péssimo.

Freddy Pharkas: Frontier Pharmacist (1993)

Na década de 90 a onda era os jogos “aponte e clique”. Neste jogo você vive um ex-cowboy que resolve vivar farmaceutico, e você deve agora ajudar ele a curar as pessoas. No mínimo, insólito.

Sunset Riders (1993)

Primeiro este clássico estreou nos Arcades, e depois foi migrado para os consoles, claro que as versões para consoles tinham menos recursos que a versão do Arcade. O jogo era um shooter em side-scrolling fantástico, com todos os cliches do faroeste, e com fases espetaculares a cavalo, como tomar um trem, e enfrentar carruagens e todo o tipo de bandidos pelo velho oeste, seja munido por duas pistolas, ou pelo rifle do Cormano.

Tin Star (1994)

Mais um jogo pouco conhecido do SNES, onde você comanda um simpatico robozinho, acabando com os robos do mal. no faroeste claro.

Lethal Enforcers II: Gunfighters (1994)

Mais um jogo da Konami usando imagens com atores, e este representava uma evolução em relação aos primeiros, com melhores detalhes, interpretações e tudo mais.

Wild Guns (1995)

Mais um clássico do SNES. Um clássico onde temos o cruzamento de Exterminador do Futuro com o faroeste, em uma shooter fantástico, envolvente e bacana. Um dos melhores jogos do console na época.

Alone in the Dark III (1995)

Acostumados a jogos de faroeste com cowboys e tiros, a Activision resolveu inovar e colocou a história de Alone in the Dark III em uma cidade fantasma do velho oeste, e vou lhes dizer, funcionou muito bem para este clássico dos jogos de horror.

Outlaws (1997)

Depois que a ID fez história com Doom, surgiram inúmeras cópias. Entre as cópias, estava a LucasArts, que usou a engine de seu Dark Forces para criar Outlaws. Um jogo bem divertido para a época, por sinal.

Wild Arms (1997)

Se você pensa que jogos do velho oeste podem ser apenas shooters, é aqui que você engana. Wild Arms é o JRPG que vai fazer você ver o velho oeste de maneira totalmente diferente. Um dos melhores JRPG do PsOne e que merece muito destaque, só que jogou sabe, e ainda tem uma versão maravilhosa de The Ecstasy of Gold de Ennio Morricone.

Lucky Luke (1999)

Jogo baseado no homônimo personagem dos quadrinhos. Pode até não seu um jogão, mas a história é sempre divertida, e perseguir os irmãos Dalton é sempre bacana.

Rising Zan: Samurai Gunman (1999)

É sobre um cowboy que viaja para o Oriente para aprender o caminho do samurai e depois voltar para o Oeste Selvagem e ter sua vingança contra a escória de lá. A arma tinha munição infinita, apesar de um barril de apenas seis tiros, e podia realizar um ataque especial chamado “Super Sexy Hero Time”, e se não bastasse a confusão de se enfrentar ninjas, samurais, guerreiros kabuki, ainda rolava uns aliens na parada.

Desperados: Wanted Dead or Alive (2001)

Como bem lembrado pelo amigo Magaiver, em 2001 tivemos o ótimo Desperados: Wanted dead or Alive. O jogo era a versão de Commandos no Velho Oeste, onde tinhamos 6 personagens, cada um com característica e armar e ações diferentes, que deviam ser combinadas para passar as 25 fases que compunham o jogo completo. O jogo inclusive ganhou mais duas continuações.

Dead Man’s Hand (2004)

A jogatina sempre fez parte do Velho Oeste, e juntinho com o Whiskey, armas e mulheres de baixa reputação. Neste jogo, o poker era mais do que um mini-game – ajudava você a regarregar munição e energia. No mais, era mais um shooter a respeito de vingança no Velho Oeste.

Red Dead Revolver (2004)

Este é um verdadeiro clássico do Playstation 2, apesar de ter alguns controles um tanto quanto ruins às vezes. Mas temos que dar o desconto, começou com a Capcom e terminou nas mãos da Rockstar, e temos que agradecer a isso, pois foi daqui que começou Red Dead Redemption.

Gun (2005)

Vocês sabiam que antes da Rockstar lançar Red Dead Redemption, a Neversoft lançou um jogo de mundo aberto no velho oeste no Xbox 360? Não era tão detalhado com o concorrente, mas foi antes da Rockstar.

Darkwatch (2005)

Alone in the Dark 3 não é o único jogo a mostrar terror no Velho Oeste. Neste jogo, você é Jericho, um caçador de vampiros que ironicamente mordido por um vampiro. Lentamente se tornando uma das criaturas que caça, ele tem que fazer várias escolhas entre o bem e o mal na caçada ao líder dos Vampiros Lazarus.

Desperados 2: Cooper’s Revenge (2006)

O jogo é uma continuação direta de Desperados, onde mais uma vez o mote é a vingança, agora do John Cooper vingando o irmão morto. O grande diferencial deste jogo, que apesar de seguir a idéia do primeiro, agora era com a visão em 3D. O jogo é até melhor que o primeiro e a evolução foi bem vinda, de isómetrico para 3D.

Call of Juarez (2007)

Um FPS até que bacana, com bom momentos de tiroteio e bons momentos de furtividade, não é também um jogo excelente, mas é um jogo muito bom. E como toda história do velho oeste, é envolto em uma história de vingança e muito sangue.

Helldorado (2009)

Desperados teve mais essa terceira continuação, que por razões legais teve de mudar de novo, o jogo continua exatamente no mesmo ponto em que acaba o 2 jogo, e você pode finalmente ter as respostas que ficaram em aberto no jogo anterior, a jogabilidade continuou a mesma do anterior, e o jogo fecha a saga de John Cooper.

Call of Juarez: Bound in Blood (2009)

Bound in Blood pegou tudo que tem de bacana no primeiro jogo (cowboys matando cowboys), e abandonou o que era ruim. E ainda incorporou um monte de coisas bacanas, e ainda jogou os protagonistas no meio da guerra civil americana.

Lead and Gold: Gangs of the Wild West (2010)

Lead and Gold é um shooter em 3ª pessoa cooperativo. O jogo saiu para PC (via Steam), PS3 (via PSN Network) e Xbox 360 (via Xbox Live Arcade). O jogo tem 4 classes de personagens e seis tipos de jogo onde os jogadores tem de se unir para completar os objetivos da missão. Obrigado ao GianCarlo pela dica.

Red Dead Redemption (2010)

O que nos tras para os dias de hoje. Este jogo foi o “Jogo do Ano” em 2010, menos para o Select Game, que preferiu o God of War 3. A história de John Marston, sua vingança. O jogo mostra que o Velho Oeste pode ser bem mais que poker, duelos, perseguições a trens e tudo que vem no pacote, ele provou que pode ser tudo isso e ainda ter uma excelente história.

[Baseado no link da Game Informer]