Oficial: Ubisoft abre estúdio de gamedev no Brasil!!!

Duas horas. Foi o tempo que um colega meu me mandou por MSN um link do UOL Jogos e o tempo que comecei a terminar este texto, já que neste exato momento estou no meu horário de almoço no serviço. E posso dizer que eu não vou mais conseguir trabalhar direito até o final do dia, já que nos links abaixo temos o maior acontecimento do ano na indústria de desenvolvimento de games do país:

Basicamente mostra com muitos detalhes um rumor que eu postei aqui no site há algumas semanas. E isso deve animar todos os leitores daqui do site e toda a comunidade nacional de desenvolvimento de jogos, já que a maioria das empresas são médias (tirando a Hoplon, que considero uma empresa grande). A gente já sabia que a área está em crescimento no país e ver a Ubisoft abrindo um estúdio no país é um incentivo altíssimo pra área.

O problema é que, ao me avaliar, sei que não tenho a menor chance de conseguir um emprego lá agora. Quem me conhece sabe que eu não estou mais brincando com desenvolvimento de jogos. Só de abrir o GamedevBR foi um passo importante, para que eu possa ir fazendo aqui o que eu fazia na UniDev, que é postar notícias, comentar sobre alguns assuntos, etc. E passei pra cá tudo de gamedev que eu fazia no meu blog. A Cindy disse que eu sou fanático por gamedev, o que é a mais pura verdade. Acho que nem ela sabe o quão viciado eu estou nesta área. Mas ainda não estou pronto pra almejar uma vaga numa empresa grande.

Durante 8 horas diárias eu fico trabalhando como programador de Visual Basic mexendo num sistema comercial. Quem tem o meu MSN sabe a ralação que eu passo diariamente e sabe que eu vivo estressado. Confesso que tenho um pavio curtíssimo e que não posso ficar de bobeira conversando com os outros e vendo outras coisas. E não gosto do que eu faço: fazer sistemas comerciais, apesar de ser mais fácil, é maçante, chato e o VB mesmo não ajuda em nada: posso dizer, sem medo, que é uma linguagem altamente limitada, não dá pra programar orientado a objetos nela (você pode simular isso, mas não é a mesma coisa) e o meu salário não ajuda muito.

Voltando ao gamedev, sei que hoje, mesmo com tudo que já vi na área, não tenho chance alguma de entrar numa empresa grande, já que me falta conhecimento focado na área e experiência. Não quer dizer que quem nunca trabalhou numa empresa de gamedev não tenha chance: quem já trabalhou conseguirá passar mais facilmente por testes e entrevistas nas empresas. Uma empresa grande sempre procura gente mais capacitada e com mais conhecimento. Ou quem tem um portfólio mais impressionante de arte digital.

Talvez com esta abertura da Ubisoft no país seja o começo da migração de empresas internacionais no Brasil. Por causa de impostos o Governo acaba com a área, tirando as oportunidades das empresas poderem vir no país. Isso também acaba com os jogadores, pagando preços absurdos nos jogos eletrônicos. Depois eles reclamam que a gente compra games piratas, mas fica difícil pagar mais de 200 reais num jogo sendo que praticamente metade do valor dele é imposto. Não quer dizer que eu não goste dos importos, mas bem que poderia diminuir bem esse tanto de taxa tributária.

Sei que existem avanços na questão dos impostos, mas ainda assim são tão insignificantes que a gente perde a esperança de ver a área melhor do que ela já é hoje. Muitos brasileiros vão pra fora e conseguem fazer as coisas. Quem não pode acaba ralando mais. Acredito que com a vinda da Ubisoft ao Brasil

Como um comentarista da indústria, só posso desejar boa sorte à filial nacional e boa sorte a todos que conseguiram entrar nela. E para quem está estudando, isso vai acabar animando o pessoal a estudar cada vez mais. Eu já animei, mesmo sabendo que vou demorar para entrar na área. Pelo menos eu tenho um foco e vou tentar seguí-lo, para ver se em 2 anos eu esteja numa empresa média pra conseguir experiência e poder me divertir pra valer no trabalho. Afinal: unir trabalho com diversão é uma das coisas que a maioria almeja e com certeza todos aqui querem mexer com gamedev.

  • http://www.wiireview.com.br Bruno Julião

    Rodrigão, foi mal por te perturbar as vezes hauhahuahuahu :D
    Como você bem sabe, também sou desenvolvedor/analista/arquiteto de sistemas e me sinto desconfortável com o que faço, pois sempre adorei artes, comecei desenhando, mas quando vi programas sendo feitos, me interessei de tal forma que estou aqui até hoje… Hoje infelizmente para dar um salto muito grande na minha vida, preciso pensar umas 20x antes, pois hoje sou casado e responsável pela casa, o que me tira e muito a flexibilidade… Mesmo não conhecendo 100% a sua situação, gostaria de te apoiar à pelo menos tentar mandar um CV com seu portifólio! Tenho achado as coisas que você faz muito boas mesmo… Se acrescentarmos à isso o peso do seu nome na comunidade gamedev brazuca, bem como o fato de você já ter algo em seu portifólio e por último a sua paixão, acho muito provável que você consiga algo… Mas não sei se te oferecerão um valor compatível com o que você ganha hoje, mas não custa tentar, concorda? Afinal de contas, o que seríamos se não pudéssemos sonhar? Acredite, seremos pior se não corrermos atrás dos nossos sonhos!

    Particularmente eu estou estabelecendo marcos na minha vida, bases para que eu possa iniciar uma migração do desenvolvimento de sistemas empresarial para jogos… E te afirmo que ainda vamos trabalhar juntos! Eu codificando e você cuidando da arte junto com uma equipe claro :D

  • http://www.yattav.forumeiros.com Daniel

    Faz um tempo que não entro no gamedev, mas depois que vi essa notícia no seu NICK do MSN eu não pensei duas vezes e vim direto pra ler e postar.

    No artigo do UOL Jogos ele diz que em pelo menos 4 anos teremos jogos para XBOX360 e PS3. No começo teremos apenas para DS e Wii, mas me faz pensar…quem chegar primeiro pegará os melhores lugares.
    Não podemos perder tempo!
    Se em 4 anos isso acontecerá, imagine daqui a 10, quando a industria estiver com seus pés firmes no solo?

  • http://oguima.multiply.com Rafael G. Santos

    "Mas ainda não estou pronto pra almejar uma vaga numa empresa grande."
    Bom amigo, esse limitador deve estar apenas em nossas cabeças.
    Se sabemos dos nossos limites, temos que correr atraz do que nos falta.
    Mas com toda certeza o fundamental nós ja temos, MUITA VONTADE :D.
    Isso move montanhas; meus sonhos são os mesmos, medos parecidos.
    Olhando a reportagem …
    Pareceu que o que eles acham dificil de achar são interessados em Arte.
    E ao meu ver, tem muita gente mexendo com arte, não são mega profissionais, mas serão se tiverem oportunindade, e a empresa parece dar muito apoio para os interessados. Quanto a desenvolvedores, eles acham que é mais fácil de achar …
    Eu ja discordo. MAS isso não vai mover nenhum grão de areia …
    Outra coisa da reportagem, foi o que eles estão procurando.
    "Apaixonados pela área", que mostrem algum diferencial …
    Ai esta a dificuldade, no como e no que mostrar algum diferencial, e isso que temos que buscar
    em nós mesmos :P … Montar portfólio é um excelente passo. Outro passo importante
    é acreditar, reunir seu conhecimento e ir encarar entrevista com todas armas que você tiver…
    A melhor das armas ao meu ver é a vontade. Algo de bom todos temos.
    Eu decidi usar minha Engine bagunçada, pra fazer mais jogos … Pra adquirir mais experiência.
    Desenvolver em casa, não é nada fácil. Pois exige dedicação.
    Foco em algo é outra coisa bem difícil … To tentando concursos, que ajudam a focar em algo.
    Bom, a primeira coisa que precisamos é acreditar na gente mesmo. E ir buscando o que for necessário. (São tantas as coisas que me faltam, que me preocupo mais em mostrar o pouco que sei …) O Pouco já é uma infinidade para alguém que esta começando…
    VAMOS lá, deixar as coisas simples e tocar nosso sonho já que as coisas estão melhorando para o Brasil …

  • M

    GOSTARIA DE DAR MINHA OPNIÃO E LHES FAZER UM PEDIDO. NA MINHA CONCEPÇÃO, UM DOS MELHORES SENÃO O MELHOR JOGO PARA PC JÁ CRIADO ATÉ OS DIAS ATUAIS, FOI SHADOW COMPANY: LEFT FOR DEAD. LOGO MEU PEDIDO/SUGESTÃO É QUE VOCÊS DEEM CONTINUIDADE PARA A SAGA DOS MERCENÁRIOS DE SHADOW COMPANY: LEFT FOR DEAD POIS ASSIM VOCÊS VÃO FAZER RETORNAR O MELHOR GAME JÁ CRIADO ATÉ OS DIAS DE HOJE, SEM FALAR NOS GRANDES LUCROS FINANCEIROS QUE VOCÊS TERÃO COMO RETORNO.

  • lalowei

    A Ubisoft deveria relançar aqui no Brasil para o PC,
    os jogos da série SILENT HUNTER.
    Há uma incrível demanda por estes jogos especialmente pelo SILENT HUNTER 3. Basta ver a quantidade de cópias piratas circulando pela internet.
    Eu, assim como milhares de fãs de simuladores de submarino, estamos no aguardo.