Pular para o conteúdo
Início » Críticas e Opiniões » Opinião: Playstation 3 – um ano depois

Opinião: Playstation 3 – um ano depois

Hora de segunda parte do texto comentando a minha vida de gamer (a primeira está aqui). É claro que o relato a seguir terá uma certa polêmica, mas tentarei ser menos sonysta possível. Ano passado comprei o Playstation 3 e com isso começou algumas mudanças drásticas. A primeira foi ter saído da aula de desenho para focar mais tempo no Select Game (que estava e ainda está crescendo em leitores e visitas) e para jogar mais. Talvez esta tenha sido a consequência mais cruel da compra do aparelho. Antes como só tinha o PS2 e não ficava comprando jogo (nem original e nem pirata) eu tinha mais tempo pra separar e desenhar/treinar. Hoje, com um videogame de ponta e internet, tudo mudou. E os parágrafos a seguir vai mostrar o resultado desta compra, depois de 1 ano com o aparelho, comparando com o concorrente mais direto: o Xbox 360.
Então conheça os motivos de ter feito uma escolha correta de console desta geração, pelo menos para mim:
PSN gratuita Vs Live paga
Esta é uma vantagem enorme, principalmente para gamers pobres e que vão comprar poucos jogos. OK, o Playstation 3 em si já é caro e vai demandar um bom investimento financeiro em outros jogos, mas o Xbox também é assim e tem a rede online paga. Segundo o site oficial do Xbox 360 (valeu Marcus Roberto pelo link), só usuários de conta GOLD podem, por exemplo, jogar online contra outros jogadores, e esta conta custa em média entre 100 e 150 reais. Essa grana ficou para o Burnout Paradise e vários jogos casuais. E atualmente tanto uma rede quanto a outra tem descontos em jogos casuais, além de poder baixar demos (isso na conta gratuita). O que antes era uma vantagem da Live e do Steam está virando prática comum na PSN, mas naquela época alguns jogos estavam custando muito baratos. O próprio Burnout custou 20 dólares, saindo praticamente de graça na PSN (ainda mais eliminando os impostos, já que fiz a compra online e baixei o jogo pela PSN).
Outra vantagem é o conteúdo mais liberado da PSN, já que já vi relatos de bloqueio por IP dos brasileiros para conteúdo de certos jogos. Não sei se ainda é assim no X360, mas isso dificulta o jogador, que é obrigado, às vezes, a usar proxy no X360 aqui no Brasil. No PS3 o bloqueio é muito pequeno, onde, segundo o GeekPobre, fica mais para certos DLCs e conteúdo de outros países, como o Japão, onde eles “escondem o conteúdo do jogador”.
Agora se a PSN ficar paga e com o mesmo sistema da Live, tendo apenas download de demos e o PSN_ID com troféus, aí teremos um problema, já que nem todos os jogadores terão condições imediatas para ter uma conta premium. E o que era vantagem da PSN se torna uma desvantagem.
Locadoras, a salvação do gamer que não tem grana
Uma coisa que está ocorrendo muito Brasil afora é achar locadoras de games de PS3. Aqui onde eu moro tem uma com vários títulos, tais como Metal Gear 4, os dois Uncharted, God of War 3, Bayoneta, Darksiders, Dante’s Inferno, Pro Evolution Soccer 2008/2009 e outros. Com isso dá pra poder testar e jogar bastante pagando pouco, podendo alugar todo final de semana e diminuindo os custos. O jogador também pode testar antes certos jogos que ele queira comprar, como os peso-pesados Uncharted 2 e o Metal Gear.
Em compensação, aqui não tem para o Xbox 360. Com a pirataria do console é mais fácil achar lojas que vendem os games piratas do que ter alguma que alugue. Se eu tivesse comprado o Xbox teria ficado na mão, tendo de depender apenas das minhas compras, diferente de quem mora em cidades que tenha locadoras do X360. Sem ter muito acesso aos jogos, isso me faria pensar numa situação que é ruim para a indústria: destravar o videogame. Este é o assunto do capítulo abaixo.
A tentação do destravamento
Isso é algo que teria na minha mente por semanas, meses, dias. Diferente do PS3, no Xbox e no Wii tem essa possibilidade. Para as empresas é ruim, já que aí você deixa de gastar dinheiro com jogos e passa a alimentar uma indústria paralela e ilegal. Bom, não vou ficar prevendo as consequências de dar 5 reais num joguinho que vem num DVD para alguém, mas com os preços elevados dos jogos, ficaria muito tentado a destravar o Xbox 360. Ainda mais sem locadora e se tivesse amigos com o console destravado. Obviamente ao fazer isso se desse as 3rls eu perderia o console e potencialmente seria banido da rede. Como blogueiro seria perder parte da minha reputação, já que acho difícil os leitores quererem dar valor às opiniões de um cara que tem o console destravado, mesmo sabendo que tem muito blog que usa jogos piratas e não cita isso em seus textos.
No PS3 (que comprei por causa do Metal Gear Solid 4, Final Fantasy XIII e God of War 3) acabei me acostumando com a realidade dos jogos originais e de manter legalizado. E isso significa ficar esperto quando saem promoções de jogos em sites, importação legalizada em sites e compra de jogos usados. Obviamente para a indústria a compra de jogos usados é ruim já que ela não tem o retorno do jogo, mas o primeiro comprador já deu o dinheiro para a produtora, e esse jogador não irá mais usar o jogo. O dinheiro que ele irá ter ao vender poderá comprar outro jogo, fazendo com que a indústria fature essa grana. No PS3 (e também no Xbox e no Wii caso mantenha travado) essa situação acaba sendo mais comum, por causa da própria natureza do console. É deixar o jogador esperto, já que aqui no Brasil jogo novo custa uma fortuna e nem todo mundo tem grana. Como o Governo não ajuda e não tá nem aí, eles acabam incentivando indiretamente a compra de jogos usados, já que se não tivesse tanto imposto, o preço desses jogos ficaria equivalente ao de um novo. Se eu posso pagar 20 reais a mais num novo, pra quê vou comprar usado? Agora quando a diferença é muito grande (100 reais, por exemplo) aí compensa comprar usado.
Blu-Ray para assistir filmes
Esse nem preciso comentar com profundidade. Ter também um leitor em Blu-Ray para poder alugar e comprar filmes em alta-definição é uma vantagem, mesmo não ter usufruído disso ainda. Ano passado quase comprei um box do Harry Potter com todos os filmes e este ano talvez eu faça uma primeira aquisição de um filme.
Conclusão
Concluindo, hoje percebo que comprar o PS3 se tornou melhor, mesmo tendo outras opções boas. Talvez se eu tivesse um poder aquisitivo maior poderia ter cogitado a compra de outros videogames, mas tem coisas mais interessantes, como investir numa TV melhor (ainda tenho uma de 21 comum para jogar) ou mesmo comprar mais jogos. Não sei se estaria na mesma situação com outros consoles, mas potencialmente teria destravado o videogame, como acontece de forma comum por aí. Ou teria jogado menos jogos caso tivesse comprado o Xbox e tivesse mantido travado. Dada a situação da minha cidade, o PS3 acabou sendo a melor escolha.
[A imagem é uma foto da minha estante, 1 ano atrás. O console está em outro lugar, mais ventilado]

17 comentários em “Opinião: Playstation 3 – um ano depois”

  1. Defesas acaloradas a parte de console X ou Y,
    vi e li uma posição serena e bem escrita.
    Contra fatos não há argumentos.
    Contra bons argumentos não há contra-argumentos.
    Contra bons argumentos só podem haver outros bons argumentos.
    Satisfação essa é a palavra-chave.
    Eu, assim como muitos, estou satisfeito com meu PS3.
    Fico deveras feliz com quem tem seu WII ou Xbox e está feliz.
    Isso é o que importa. Sempre.
    Game é diversão e se fujir muito disso… algo está errado.
    Parabéns pelo texto, é o pensamento de muitos, garanto.

  2. Bem moderado, profissionalizando-se hein Rodrigo?
    Bem, hoje eu tenho um PS3 a um ano praticamente, e devo dizer que estou bem satisfeito. Caso minha decisão fosse contrária (o desbloqueio conta muito), hoje eu estaria frustrado, invejoso da gameoteca exclusiva do bichão da Sony.
    Gostei do artigo. Um abraço.

  3. Minhas considerações sobre suas considerações.
    Eu comprei meu ps3 faz mais ou menos 1 ano também, e pela minha lista de jogos, eu tenho menos jogos que você, e também tenho alguns que não entram na lista por culpa de não terem troféus. (preguiçosos coloquem troféus nos jogos antigos)
    Sobre a PSN, eu fico muito triste em não poder comprar os filmes em HD, deve ter seus truques para comprar, mas como daquela vez com flow deve diminuir muito o download, imagina o saco que ia ser.
    Eu não gosto de alugar jogos, acho que se torna impossível você platinar um jogo alugando ( me lembra os velhos tempos de 64 alugava um jogo e depois devolvia e quando pegava novamente tinham deletado meu save no cartucho) a não ser que seja aquelas lojas online que você pode ficar com o jogo pelo tempo que desejar pagando uma mensalidade, mas ai prefiro guardar o dinheiro de 2 mensalidades e comprar um jogo novo.
    Destravamento, a o destravamento salvador, tive um ps2 destravado e depois que comprei um ps3 olho pra trás e sinto vergonha, nunca mais destravo, todos meus amigos tem um xbox 360 eu sou o único com ps3, me sinto algumas vezes numa ilha no meio do oceano.
    Sobre a compra de jogos usados, as empresas já perceberam isso, e acho que esse é outro motivo do DLC hoje em dia, além de aumentar a vida útil do jogo, quando você comprar um usado, também pode comprar um DLC para seu jogo, a empresa não deixa de faturar mesmo em jogos re-re-re-re-utilizados.
    É meio difícil não ser sonysta quando se tem um PS3, é estranho alguém comprar um produto e depois ficar reclamando, o que todos podemos fazer é ser um sonysta comum ou fervoroso (esse são os chatos cegos).

  4. Rodrigo,
    bom texto no geral, até que conseguiu ser bastante isento. Acho que pecou pelo fato de não conhecer bem o Xbox e a Live e acabar tendo que especular um pouco. Como te disse no Twitter, aho que das suas razões a mais importante é a questão das locadoras. Realmente para um gamer no Brasil, isso pode fazer toda a diferença.
    Em relação a comparação da Live com a PSN, vale dizer que a Live oferece um serviço MUITO superior a PSN, mesmo na sua versão Silver (free). Na realidade, a diferença basica do assiante Gold pro SIlver e a possibilidade do multiplayer online. Não sei daonde você buscou essas informações de preços, mas a assinatura Gold anual custa 50 dolares (88 reais). Isso se voce nao pegar promoções (eu paguei na minha atual 35 dolares). 88 reais por ano são menos de 8 reais por mes! Não me parece que seja uma justificativa assim tão boa…
    Ha uns tempos atras eu ja tinha mencionado algumas das vantagens da Live sobre a PSN, vou repetir aqui:
    – Mais rapida. Tudo que vc tenta fazer na PSN, desde adicionar amigos, comparar listas de jogos, comparar trofeus e inciar os jogos propriamente dito demora muito mais tempos na PSN que na Live
    – A usabilidade e melhor na Live, tudo eh mais direto e mais facil de encontrar
    – PSN nao tem o conceito de Party
    – A atualizacao de estados das pessoas da tua lista de contato sao melhores na Live que na PSN. Vc sabe exatamente o que cada um ta fazendo, quando entra num jogo e avisado que tem amigos jogando, etc
    – E mais facil convidar e iniciar um jogo com um amigo na Live que na PSN
    – A Live e um servico central. Quando vc entra na Live vc nao precisa se conectar em nada mais. A PSN nao fornece o servico de jogos de maneira central, cada jogo tem a sua propria implementacao, licenca de uso, forma de conexao…
    – Voce pode navegar no Marketplace e colocar downloads na fila a partir do PC, quando liga o Xbox o download inicia automaticamente.
    Quanto a tentação de destravamento, basta lembrar que se destravar vai ser banido da Live que a tenatção passa 🙂
    O Blueray é uma vantagem teorica, mas especificamente no teu caso que joga numa tv convencional, nao faz a menor diferença. A qualidade vai ser exatamente a mesma de um DVD. Sem contar a baixissima oferta de titulos em BD no Brasil.

    1. Só discordo de ti em dois pontos:
      Blu-ray não é vantagem teórica, p mim é uma puta vantagem. Aqui em Belém as locadoras já tão cheia de blu-rays e é muiito melhor q DVD.
      E como pode achar melhor serviço Silver da Live se não dá p jogar online?
      Só isso de resto tb acho que a Psn poderia ser meias rápida e poderia ser mais facil jogar online, pq tem jogos que é bem dificil começar uma partida.

  5. Como sobrevivente da era dos 16 bits, Super Nintendo e Mega, claro que o meu predileto é o Wii. Imagina ter os classicos da Nintendo e Sega num só console, junte a isso o Virtual Console, Wiiware, a facilidade de usar o cartão de credito, 'o Zelda' e 'a Metroid'. Me sinto um pinto no lixo.
    É claro que eu iria comprar um PS3 ou XBox, era na época das 3RLs. Adivinha qual escolhi? Se um dos objetivos do PS3 era dissiminar o Blu-ray ele conseguiu. Cara assistir um Blu-ray dos Transformers num LCD é outro mundo. Aí você vê um filme qualquer numa tubão em SD cê chora.
    Eu sou um cara viciado em 3D, eu fico vendo isso nos jogos: O que é CG, e o que 3D em tempo real, luzes, sombras, framerate, água, lens-flare. E sinceramente, Killzone e God of War 3 tão de parabéns. É dificil direnciar ali o que já renderizado do 3d. 😉

  6. Eu comprei um PS3 em fevereiro deste ano. Estou muito satisfeito.
    Basicamente comprei pelo God of war 3, Gran Turismo 5 e Metal Gear 4, mas a questão do Blu-Ray contou muito já que um aparelho de blu-ray tá por volta dos 600 reais, e diferente do amigo que postou acima, eu considero essencial, mesmo que não se tenha uma tv digital, uma hora ou outra vc vai acabar tendo e os discos tendem a baixar de preço, foi assim com o DVD também.
    Acho que o XBox também tem suas vantagens, eu gostaria muito de poder jogar Gears of War e Mass Effect, e também ter a possibilidade de desenvolver alguma coisa em XNA e testar no 360.
    Quanto ao Wii…. bom esquece, vamos continuar falando em videogames, depois a gente fala em brinquedo.. (heahehah eu não podia perder essa oportunidade)

  7. Eu tenho PS3 e X360 travado, os dois são ótimos mas o PS3 realmente é melhor.
    Além da questão do Blue-Ray, uma coisa que me incomodou no X360 foi ter de desembolsar mais umas pratas pra comprar um adaptador Wireless, coisa que no meu Fat já veio "de fábrica".
    Os exclusivos do X360 são mto bons e mais baratos, mas o pacotão "Only on Playstation" tbém é melhor.
    Controles sem fio tbém no Xbox mas comem uma pilha lascada, enquanto no PS3 basta ligar o cabo na USB e continuar jogando.
    Mas ambos são excelentes consoles, vale a pena fazer das tripas coração pra conseguir comprar os dois, hehehe

  8. Jonatas Afonso

    O mais bizarro é que os caras que tem 2 consoles conseguem tempo para jogar…
    Eu juro que estou tentando, mas é complicado conciliar meu tempo

  9. Estou ainda em dúvida em qual dos dois eu compro, já joguei tanto o PS3 como no Xbox 360, mas tó em dúvida. Acho que vou optar pelo PS3 devido ao fato de que aqui na minha cidade também só tem locadora de PS3, e até tem uma com jogos de Xbox 360, alias ela tem de td cruz credo desde o SNES até o 360. o problema é que nela não tem jogos mt novos, e quando eles chegam demoram um tiquim, ai é foda. Vou ver ainda, só sei que ainda neste ano quero comprar meu console HD.

  10. Parabéns pelo texto, Rodrigo. Seu cuidado em não tornar o texto em um relato pendente ao lado sonista surtiu efeito. Ficou um texto bem sucinto e embasado.
    Também compartilho de seus pensamentos e por eles comprei o PS3 ao invés do Xbox 360. Em resumo, os dois principais motivos foram os exclusivos do console da Sony e o Blu-Ray.
    Agora, quanto à TV, você já pensou em comprar um monitor de PC normal? O meu novo tem 22", 1080p e custou R$ 460, muito menos do que uma TV com resolução semelhante.
    Abraços!

  11. Todos voces conversaram de tudo mas, o mais importante foi que ninguem lembrou o principal problema aqui em belem. , onde locar os jogos ? estou sabendo de uma locadora de video localizada no bairro de batista-campos aqui em belem, (locadora oriental video) <a href="http://www.orientalvideo.com.br” target=”_blank”>www.orientalvideo.com.br que ja tem um bom acervo de jogos para ps3, fui lah e verifiquei . ah o tel- 91-3272-7670.

      1. Caro Edilson,
        Se você for o proprietário ou funcionário dessa locadora, seria mais honesto com seus possíveis clientes que simplesmente informasse isso.
        Até certo ponto (quando isso é ÚTIL para os leitores) um pouco de publicidade nos comentários é tolerada.

  12. caramba sem saber fiz entao bom negocio agora to lendo manual ufa espero captar a mensagem divino guru abraco a todos foi muito bom estes comentario

Não é possível comentar.