Pular para o conteúdo
Início » Star Wars » Os melhores jogos de Star Wars

Os melhores jogos de Star Wars

Google News


Depois de escrever o post sobre os jogos de Star Wars, e depois da Disney se meter no assunto e resolver fechar a LucasArts, algumas pessoas me perguntaram quais dentre estes 120 jogos são os melhores, quais são aqueles que todo fã de Star Wars tem que jogar. Então resolvi fazer uma lista com os que eu considero os melhores, os essenciais.
Dificil inclusive de fazer um 10 melhores, porque dá mais de 10 jogos, e claro, essa lista tem muito das minhas opiniões pessoais, e aqui estão aqueles que eu considero os melhores. Então vamos a lista:
Star Wars: The Empire Strikes Back
atari-strikes-back
 
Que melhor jeito de começar do que com uma lição de história, então apresento a vocês pessoal: Star Wars: The Empire Strikes Back, este clássico foi lançado para Atari 2600 em 1986, antes mesmo de existir a LucasArts. Foi publicado pelos Parker Brothers, e era um jogo relativamente simples, um side scrolling shooter onde você tomava parte da Batalha de Hoth enfrentando os temidos AT-AT com sua Snow Speeder.
O objetivo era simples, impedir o Império de destruir os geradores da Base Echo, e as hordas não paravam de vir até suas vidas se acabarem. A cada nova leva de AT-AT, a velocidade do jogo aumentava, até chegar um ponto de ficar impossível a defesa, sem contar que alguns ficavam mais fortes, só vulneráveis a uma trombada, ou se equipava com uma bomba capaz de matar a gente de primeira e sem dó.
O jogo é simples e com gráficos muito ultrapassados, mas o jogo era insanamente viciante, mesmo para os dias de hoje. E ainda hoje, tem uma mecânica interessante.

Star Wars Episode One: Racer

episode-1-racer


Eu não escondo o fato de que não gosto muito da Nova Trilogia, claro, ela tem alguns momentos bons, mas faltou algo, sabe. Mas alguns jogos no ambiente destes filmes conseguiram chamar a atenção, como Star Wars Episódio One: Racer. Fazer um jogo inspirado numa das partes mais bacanas de Episódio I foi uma grande sacada, pois o jogo consegue competir com clássicos como F-Zero ou WhipeOut.
O jogo vendeu muito bem, mesmo com a temática de Ficção Científica e corrida, e junto com uma produção muito boa, com versões espetaculares para Arcade, que inclusive simulava o cockpit do pod de corrida. O jogo transmitia a sensação de velocidade insana dos filmes e necessidade de reflexos apurados. Realmente uma pérola no meio de tanta coisa ruim que surgiu na época.
Super Star Wars: A Trilogia
Super-Star-Wars-Sarlaac
 
Esses jogos são fantásticos, acho que são os melhores inspirados na Trilogia Clássica de Star Wars. Essa série saiu para Super Nintendo, começando com Super Star Wars em 1993. Seguido de Super Star Wars: The Empire Strikes Back e finalmente em 1995 fechando com Super Star Wars: Return of the Jedi.
Os jogos eram no estilo side scrolling, com a ação toda girando nos eventos dos filmes. Claro que com algumas alterações e coisas que só existiam no game. Mas é o jogo que mais perto chegou de reviver a trilogia clássica até hoje, e nos jogos passamos por todos os cenários Tatooine, Hoth, Endor, Cloud City e a Estrela da Morte. As fases eram alternadas em seções de pilotagem de veículos e ação, tendo até uma fase para enfrentar Imperial AT-ATs em Hoth.
Os jogos beiravam a insanidade em dificuldade, e jogar no fácil não facilitiva, pois no fácil o jogo não tinha final. Não se podia erra, o jogo era cruel e difícil, de uma época em que dificuldade insana não espantava jogadores. Se você nunca jogou essas pérolas, corre atrás que vale realmente muito a pena.

Star Wars Arcade

arcade-star-wars
 
Este era um jogo muito raro de se encontrar em Arcade por aqui, eu mesmo só consegui jogar o mesmo com emuladores.
O conceito do jogo era simples, você pilotava uma X-Wing através de três fases, enfrentando Tie Fighters em um campo de asteróides, contra um Star Destroyer e por fim na Estrela da Morte. Tudo isso rodando gráficos em Vetor, que para 1993 eram o que havia de melhor,  e ainda tinha um modo para dois jogadores, onde um pilotava a nave e o outro o canhão lazer. Um clássico da franquia.

Republic Commando

republic-commando
 
O próximo jogo da lista, Republic Commando nos coloca no controle de uma comando de elite de clone troopers iniciando durante a batalha de Geonosis e seguindo a guerra dos clones. É um FPS clássico, com a visão do visor do Capacete do Trooper.
É um jogo fantástico, com várias variações de gameplay. Seu time faz quase tudo, quebra a segurança de portas, coloca bombas e até mesmo assumem posição de sniper para ajudar. E o jogo é fácil de jogar e com um gameplay realmente ótimo.
O jogo deixou uma legião de fãs que sempre clamam pela sequencia, inclusive existe um rumor de que o jogo ganharia uma continuação chamada de Imperial Commando, que foi cancelado em 2004.

Lego Star Wars: The Complete Saga

lego-star-wars
 
Um jogo combinando duas das coisas que eu mais amo, Star Wars e Lego. E ainda em uma combinação mais do que perfeita. O jogo é cheio de charme, humor, e um com gameplay delicioso.
Apesar de ter saído em versões separadas para Playstation 2, foi no Playstation 3 que juntou os 6 filmes em um jogo só e com gráficos melhorados e muito bons. E com um fator replay absurdo se você quer pegar todos os personagens e itens colecionáveis no jogo. Se você ainda não jogou essa pérola, não sabe o que está perdendo.

Jedi Knight 2: Jedi Outcast

jediknight2
 
Pense em um clássico. Jedi Outcast é um dos melhores jogos de Star Wars já feito. E uma unanimidade entre os fãs. Baseado na engine do Quake 3, foi um dos primeiros jogos a te dar a sensação de ser verdadeiramente um Jedi. A visão em terceira pessoal, combinando os poderes Jedi e os inumeros desafios de uma trama bem montada é o que fazem este jogo ser tão especial.
Temos poderes da Força como o Force push, pulo e o lightning, e ainda o foco em combates com o Sabre de Luz. Você até pode usar armas, mas vai sempre preferir usar o Sabre de Luz, não tem jeito. Apesar de ser um jogo antigo, é recomendo e muito você experimentar este jogo.

Rogue Squadron 2: Rogue Leader

rogue-leader
 
Se existe uma razão para se ter um Gamecube, é este jogo. É o melhor simulador de naves da franquia. Visual bacana, controles fáceis, ótimo som e desafiador. Certamente, um jogo memorável.
O jogo tem 10 missões seguindo por toda a trilogia clássica. Jogando com Wedge Antilles e Luke Skywalker, você vai lutar na batalha de Hoth, vai atacar uma Star Destroyer com uma B-Wing, e participar da batalha da Estrela da Morte. Para mim a fase mais legal é a fase acima, onde a batalha é sobre um Star Destroyer afundando no oceano.
Fora as várias naves disponíveis, ainda dava pra destravar a Millenium Falcon e até mesmo a Slave One. E como eu disse, é um jogo fácil de começar a jogar, mas é complicado de dominar, pois você está enfrentando os melhores pilotos do Império.

Star Wars Battlefront

battlefront-620x465
 
Aqui estou falando dos dois Battlefronts, pois os dois são excelentes. É essencialmente um campo de batalha com personagens de Star Wars, e basicamente é um jogo de conquista de território. Apesar de ter um modo single player, o grande destaque e diversão eram as partidas multiplayer. E o segundo jogo, além de pegar a formula de sucesso do primeiro, ainda adicionou o fator de podermos ter um Jedi no campo de batalha, por um tempo limitado, mas que era um diferencial absurdo na batalha.
Agora teremos um remake da franquia, e espero mesmo que a E.A. e a DICE façam um bom trabalho neste jogo, e tragam o brilho dessa franquia devolta.

TIE Fighter

tie-fighter
 
Alguns paragrafos acima eu disse Rogue Squadron 2 era o melhor simulador de naves de Star Wars, mas eu menti. TIE Fighter é o melhor deles. Este fantástico simulador foi lançado em 1994, e logo se tornou um dos melhores do genero.
TIE Fighter é uma sequencia direta de Star Wars: X-Wing, mas agora com a gente pilotando pelo lado dos “vilões”. Acho que esse é o fantástico deste jogo, a sensação de você ser a polícia da Galáxia. As missões incluiam caçar contrabandistas, piratas espaciais e claro os Rebeldes.
O jogo era melhor que seu predecessor em questão de engine, HUD e jogabilidade. Com o desenvolver do jogo, você podia pilotar a TIE Defender e a TIE Advance. Para quem gosta de simuladores, eu recomendo fortemente este jogo, e torço para que ele ganhe um remake, ele merece.

Star Wars: Knights of the Old Republic

old-republic
 
Todos os jogos citados aqui são excelentes para quem quer se sentir em uma Galáxia muito distante. E KOTOR não podia faltar aqui, e por várias razões, gameplay fantástico, um excelente RPG, e uma história muito cativante. Fora o fator de realmente passar a sensação de que estamos vivendo na galáxia de Star Wars.
KOTOR é um dos jogos mais importantes de Star Wars, e um dos mais adorados pelos fãs.
 
Claro que existem outros jogos, e com certeza eu deixei alguém de fora, listas são sempre gostos pessoais. Existe algum jogo que você gosta muito de Star Wars, e que acha que deveria ser essencial para os jogadores?

Marcações:

5 comentários em “Os melhores jogos de Star Wars”

  1. Renato Takahashi

    Sérgio, você chegou a jogar Star Wars Galaxies? A primeira versão, antes do patch radical? Eu gostava muito dele. Tinha um gráfico meio chatinho mas o sistema sem níveis e sem classes reais, onde você colocava pontos em uma “árvore” de skills unificada era bem legal. Fora o sistema de craft que era gigante, agradavelmente complexo e, que fazia diferença no jogo. Para quem gosta de MMO era uma opção legal. Pena que foi descontinuado por causa do SW the Old Republic.

  2. Wagner Moraes Zerbinatti

    E Rebel Assault II, não merece lugar no top 10? Particularmente, só não curti Star Wars Racer na lista, embora sua existência seja importante na história dos games baseados na série (no quesito fidelidade, pois acho o 1° filme na nova trilogia o mais lenga-lenga mesmo) 😛
    Obs.: Também gostei do primeiro Force Unleashed, principalmente no PSP.

    1. Cheguei a comprar Rebel Assault II (na época), muito legal misturar filme e jogo.

Não é possível comentar.