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Photoshop – Textura de Metal Enferrujado

Balancem suas cabeças pois o poderoso Djonata-mon está com seus digiovos na mão.
Ele bate, você cabeceia, e juntos fazemos um happyhour. \o/
Aprenda de uma vez por todas a montar NO PHOTOSHOP uma textura de ferro enferrujado pra colocar no seu MMORPG revolucionário.

Primeiramente abra a New Document no PHOTOSHOP.
Crie um novo layer e coloque uma cor que lembre metal. Eu coloquei #81868b.

YEAH! That’s R0x! Agora certifique-se que a Pallete está com as cores Default (pressione D)
Vá em Filter>Render>Clouds, e em seguida em Filter>Render>Difference Clouds. Aperte Ctrl+F um bom número de vezes. Até ficar com um aspecto agradável.

Vá em Image>Adjustements>Curves (Ctrl+M) e configure mais ou menos assim:

Duplique esse layer.
Na primeira cópia do layer, inverta as cores precionando Ctrl+I e configure: Blending Mode=Color Dodge e Opacity=40%.
Na segunda cópia do layer, vá em Filter>Pixelate>Pontillize e configure: Cell Size=3.
Tire a saturação da imagem precionando Ctrl+Shit+U.
Vá em Filter>Noise>Add Noise e configure: Ammount=25% e marque: Gaussian e Monochromatic.

Vá em Image>Adjustements>Levels (Ctrl+L) e configure: Input Levels=35 0,60 115.
Agora pressione Ctrl+U, marque Colorize e configure: Hue=25, Saturation=80 e Lightness=50.
Configure 0 layer dessa maneira: Blending Mode=Multiply e Opacity=100%.

Isso ser uma FERRUGEM!

Agora vem a parte mais divertida de todas 🙂
Crie um layer acima de todos os outros.
Coloque um fundo branco nele.
Crie outro layer, selecione a ferramenta Gradient Tool (G), marque a opção Diamond Gradient, e selecione a cor Foreground to Transparent.

Faça vários Diamonds de diversos tamanhos no layer.

Selecione o layer dos Diamonds e o layer branco e pressione Ctrl+E.
Vá em Image>Adjustements>Curves (Ctrl+M) e configure mais ou menos assim:

Vai criar algo parecido com isso:

Agora configura o layer dessa maneira: Blending Mode=Multiply e Opacity=15%.

Crie um novo layer. Vá em Filter>Render>Clouds.
Vá em Filter>Noise>Add Noise e configure: Ammount=15% e marque: Uniform e Monochromatic.
Vá em Image>Adjustements>Levels (Ctrl+L) e configure: Input Levels=40 0,80 130.

Agora inverta essa imagem (Ctrl+I) configure esse layer dessa maneira: Blending Mode=Color Dodge e Opacity=15%.

Crie um novo layer e vá em Filter>Render>Clouds.

Vá em Filter>Pixelate>Pontillize e configure: Cell Sice=3.

Vá em Filter>Noise>Add Noise e configure: Ammount=30% e marque: Uniform e Monochromatic.

Tire a saturação pressionando Ctrl+Shit+U. Vá em Image>Adjustements>Brightness/Contrast e configure: Brightness=+40 e Contrast=+60.

Agora configure o layer dessa maneira: Blending Mode=Multiply e Opacity=40%.

Duplique esse layer.

Vá em Image>Adjustements>Curves (Ctrl+M) e configure mais ou menos assim:

Agora configure o layer dessa maneira: Blending Mode=Multiply e Opacity=55%.

Agora pressione Ctrl+U, marque Colorize e configure: Hue=25, Saturation=80 e Lightness=50.

E pra finalizar, crie um novo layer, vá em Filter>Render>Clouds e em seguida em Filter>Render>Difference Clouds. Aperte Ctrl+F um bom número de vezes. Até ficar com um aspecto agradável.

Vá em Filter>Pixelate>Mezzotint e configure: Type=Grainy Dots.

Agora inverta essa imagem (Ctrl+I) configure esse layer dessa maneira: Blending Mode=Multiply e Opacity=20%.

E aqui uma variação:

– A idéia por trás desse tutorial é recriar uma textura de ferro enferrujado que se encontra aos montes na net. Pode não ter uma característica muito agradável num pequeno espaço como nas imagens mostradas, mas fará muita diferença em alguma parte duma textura dum modelo 3D.

– Não sei se perceberam, mas a cor de fundo pode ser alterada tranquilamente.

– Num futuro próximo eu ensinarei a fazer esse estilo “pintura falhada” que usei na última imagem e no logo do site.

– Toda a sugestão pra um próximo tutorial é bem vinda.

Tutorial 100% criado por mim 🙂

 

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