Pular para o conteúdo
Início » Playstation 3 » PSN Pass é confirmado pela Sony

PSN Pass é confirmado pela Sony

Google News

Já estava sendo especulado a alguns dias na Internet o assunto, desde que uma imagem do Bundle (console + jogo) do Resistance 3 com o logo apareceu, e hoje a Sony confirmou que Resistance 3 será o primeiro jogo a vir com o serviço PSN Pass. Na essencia é o que a EA, THQ, Codemaster e a Warner Bros já vinham fazendo com seus jogos quando tem versão on-line, o código de ativação só vale para quem comprou o jogo, se você vender, quem comprar o usado vai ter que comprar a ativação do serviço on-line.

Um detalhe que falta agora ficar claro, ou ser divulgado,  é quanto será o preço deste PSN Pass para quem comprar o jogo usado. Atualmente, para as outras empresas os valores não ultrapassam $10 dólares, mas a Sony já tem o histórico de ter cobrado muito mais caro que isso por serviço semelhente, já que ModNations Racers e SOCOM 3 para PSP já tem isso, quem comprar usado, pra entrar online com esses jogos tem que comprar um “pass” que hoje custam respectivamente $14,99 e $ 19,99. Ou seja, a Sony vai deixar mais difícil o mercado de usados que tanto adoramos.

[Via: Kotaku]

20 comentários em “PSN Pass é confirmado pela Sony”

  1. Alexandre Soares

    A meu ver isso, no Brasil, caracteriza abuso do poder econômico, a menos que seja feito uma mudança nas capas e passe a prever ostensivamente essa limitação.

    1. Vale lembrar que isso passa a valer para jogos novos, que virão com o serviço, que começa com o Resistance 3

      1. Alexandre Soares

        sim, eu entendi isso, só to dizendo que as capas das outras produtoras como estão sendo feitas, violará as leis de consumo 😉

    2. ursinhomalvado

      Esse selo PSN Pass é a "mudança na capa" que você, advogado, está exigindo. Onde essa "marca do mal" aparecer você já sabe que se for revender seu jogo vale menos.

      1. Alexandre Soares

        Eu só estou dizendo que um simples PSN Pass na capa não da plena informação ao leigo do que se trata, tem de ser algo mais ostensivo, informando do que se trata, ainda mais nos primeiros títulos, pois os jogos hoje, como FIFA, PES, MK, nem falam sobre isso e simplesmente se mostram com suporte a PSN.

  2. Ainda não decidi se eu concordo com isso, mas parece a medida menos invasiva que as empresas pensaram pra ter algum lucro com o mercado de usados.

    1. Ao preço de 10 dólares, até não reclamo, comprei meu Need usado e paguei 10 dolares pra ativar, sem problemas, mas se a Sony começar a apelar…

  3. Sou contra esses preços abusivos no pass, se fosse 5 dinheiros até aceitaria, mas esse valor (19,99) é mais que um terço do jogo novo.
    $10,00 ainda acho meio incomodo, mas acho mais justo, queria saber quanto eles irão ganhar no final do ano só com esse pass.

    1. Não muito, afinal só vai começar com os jogos que sai pro final do ano e não deve rolar muita troca/venda destes ainda este ano

  4. acho absurdo, é como se toda vez que um carro fosse re-vendido teríamos que pagar pra montadora pelo direito de usar a marcha ré!

    Um código de ativação ainda deve valer por cinco ativações o que já é algo menos ruim… mas a principio, vou fugir dos jogos com on-line assim…

    1. Na verdade, acho que a analogia com carros seria a taxa que vc paga ao Detran. Ou seja, o PASS é o pgto que vc faz ao detran para a troca do carro.

      1. Exato, a taxa de transferência de veículos ou também a taxa que se paga ao vender um imóvel a outra pessoa…

  5. vou deixar de jogar e ler mais livros. Se compro um livro usado, não tenho que pagar taxa alguma para a editora…

  6. ursinhomalvado

    Lí agora um texto na TheSixthAxis e achei interessante. O argumento deles é que essa mudança reflete o interesse dos desenvolvedores de ganhar uma grana sobre as revendas. Nos EUA e Reino Unido todas as lojas vendem e compram jogos de segunda mão. Pro pessoal do site, nada muda pra essas revendas. Eles vão pagar um pouco menos pelos jogos com esse passe e vão vender um pouco mais barato. A mudança é que, quando você chegar no caixa vão te lembrar que pra jogar online você precisa de um passe e vão tentar te vender ainda um cartão da PSN pra isso. Somente nós, consumidores, é que saimos perdendo.
    Isso pode afetar os jogadores mais casuais ou que já não compram muito, pra quem é "profissional" sempre tem uma saída. No Brasil temos o trocajogo, onde trocamos diretamente sem intermediários e geralmente sem incluir dinheiro. Pra quem não é do tipo "Caçador de Troféus" basta instalar o jogo numa conta criada pra ele, na hora da troca a outra pessoa leva a conta junto podendo jogar online sem pagar nada a mais.
    Também não gosto desse sistema. Já virou padrão vender o jogo com o serviço online e agora vão mudar isso, separando as duas coisas (e nem por isso o jogo vai ficar mais barato). Mas, pelo menos a PSN é grátis, o que pensar se isso começar a aparecer no XBox também (pagar três vezes pelo mesmo jogo)?

  7. Mas o PSN Pass é para cada conta ou para cada PS3?

    Se for para cada conta é possível instalar a conta em PS3s diferentes.
    Por outro lado, haveria o absurdo de somente uma conta por PS3 poder jogar online, o que é ridículo e ilegal no caso de dois irmãos que dividem o PS3, por exemplo.

    Acho que deve ser um passe para cada aparelho.

    1. Na verdade é um passe por jogo…

      Igual o online pass do NFS Hot Pursuit por exemplo. Se você comprou o jogo novo, usa o código e pronto, joga online.

      Se você vender o jogo e a pessoa quiser jogar online (depois do trial de 2 dias) ela vai ter que ir na PS Store e comprar um novo online pass pra poder jogar.

      Eu tenho o Dead Space 2 e ele também precisa do passe pra jogar online, mas como eu não usei e nem vou usar, o cara que comprar o jogo de mim vai economizar 10 dólares, entendeu?

      1. Não é essa a questão.
        Tudo isso é óbvio.

        O problema é que alguém sugeriu que um passe serviria para uma conta.
        Ou seja, essa conta pode usar em qualquer lugar.
        Por outro lado, só essa conta poderia usar, então quem dividir um PS3, só poderia jogar com uma das contas.

        Acho mais lógico que um passe sirva para um PS3.
        Assim todas as contas de um aparelho podem usar.
        Por outro lado, a pessoa só pode usar naquele aparelho.
        Se levar o jogo pra casa de um amigo, a parte online não vai funcionar.

        A terceira opção é que seja um PS3 e uma conta.
        Somaria as duas possibilidades de uso, mas duvido que sejam bonzinhos.

Não é possível comentar.