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Quanto deveria custar um game no Brasil?

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O mundo da economia é uma das coisas mais complexas que o ser humano pode criar na sua existência. Bolsa de valores, macroeconomia, micronações, cotação da moeda, overnight, overpower, etc. Para nós pobres mortais, parece simples pegar a cotação do dólar de hoje e achar que sabe quanto vai vir na fatura do cartão pela compra daquele jogo online de U$ 20,00, mas o fato é que estamos ignorando uma miríade incomensurável de variáveis, algumas destas só disponíveis no tempo futuro, que é quando sua fatura do cartão chega.

A esculhambação é tanta é tão grande que no meio desse Chop Suey de números, algumas conclusões estapafúrdias chegam a uma aproximação assustadora da realidade.

Portanto, por simples miséria, ócio e um machucado em partes íntimas que me impede de continuar coçando-a, decidi que iria calcular qual deveria ser o preço real, justo e aceitável de um jogo de vídeogame no Brasil.

Para isso, utilizaremos o conceituadíssimo Índice BigMac.

gamebigmac

Aviso de Isenção de Responsabilidade: IANAE (I Am Not An Economist – Eu não sou um economista).

O índice BigMac foi criado pela The Economist, como forma de se quantizar a valorização de uma moeda em relação a outra. As informações mais detalhadas você encontra na página da Wikipedia. Por enquanto vamos apenas assumir que o BigMac está presente em todo o mundo e deveria custar aproximadamente a mesma coisa em qualquer país, já que as franquias têm o poder de negociação com os fornecedores em busca dos melhores preços para os ingredientes.

Com alguma sorte o conceito deve ficar claro mais adiante.

Primeiramente, as constantes:

  • Game Ghostbusters para PS3, novo, sem desconto: U$ 60,00 na Amazon;
  • Cotação do dólar: R$ 1,83 em 13/08/2009 (via Gadget Cotações do Windows 7);
  • Custo do BigMac nos EUA: U$ 3,57 em 16/07/2009;
  • Custo do BigMac no Brasil, sem taxa de entrega: R$ 8,50 no McEntrega.

Primeiramente, vamos calcular quando um americano pagaria por um BigMac brasileiro:

R$ 8,50 / 1,83 = U$ 4,65 (1)

Logo, o custo de vida no Brasil, tirado da relação de preços entre os sanduíches aqui e lá é de:

U$ 4,65 / U$ 3,57 = 1,302 (2)

O custo do jogo se pago em reais será de:

U$ 60,00 x 1,83 = R$ 109,80 (3)

Este é o preço que se paga por um jogo nos EUA, não no Brasil. Nosso custo de vida é maior que o dos americanos, e para isso precisaremos aplicar a taxa relacionada à diferença de preço entre o número 1 (só o sanduíche) daqui e o de lá:

R$ 109,80 x 1,302 = R$ 142,96

Logo, um jogo novo, lacrado, lançamento, em BD para PS3 deveria custar algo na ordem de 140-145 reais.

calculus-fail

Eu gostaria de fazer algumas considerações sérias neste ponto.

Primeiramente, apesar de toda imprudência, imperícia e negligência deste autor em relação aos termos tratados, existe algum sentido nas informações apresentadas aqui. É claro que o preço de um sanduíche não é suficiente para determinar todas as complexas questões que envolvem a “ecomonia” de verdade. Porém, o valor é razoável e parece justo.

A Sony agora produz jogos em território nacional, com preços entre 170 e 180 reais. Ainda não é o mesmo que os 140-145 que a matemática do sanduíche prevê, mas para um método tão grosseiro, chegou bem perto.

A lição a ser tirada desta sátira é tão somente que:

Nosso BigMac é caro pra cacete.

Fontes:
The BigMac Index
BigMac Index Table (16/07/2009)
Ghostbusters na Amazon

13 comentários em “Quanto deveria custar um game no Brasil?”

  1. Interessante essa "matemática do sanduíche". Já fiquei também por algum tempo indignado com o alto valor das mercadorias importadas.
    A questão é a seguinte: Os impostos criados para dificultar a importação de mercadorias faz parte do protecionismo economico que visa proteger o mercado interno,afinal se um produto fabricado nos EUA chegasse ao Brasil totalmente livre de impostos, provavelmente ficaria mais barato do que o seu concorrente nacional, devido a alta tecnologia americana, grande mercado consumidor nacional, matéria-prima barata, etc. Essa medida que tanto nos encomoda ajuda a manter o valor da moeda nacional o que mantem a economia brasileira, em termos, estável. Um exemplo do que pode acontecer com uma nação despreparada para o livre-comércio é a desastrosa experiência do México após a adesão ao NAFTA em 1992, exportador de produtos primários assistiu sua economia ruir como um castelo de areia, para se ter idéia da gravidade da situação, uma Mountain Bike americana era comprada no México por US$1,50. Agora podem pensar o seguinte: Mas jogos não possuem concorrentes nacionais em larga escala. Realmente é verdade, entretanto a classificação tarifária de um jogo se iguala à midias de entreterimento como CDs, DVDs, etc. E essas sim são produzidas no Brasil.
    Por fim só nos resta esperar que a produção nacional de jogos cresça a ponto de torná-los mais baratos e acessíveis para nós, "Pobres mortais".

    1. Eu acho que outros pontos devem ser considerados.

      As experiências acumuladas demonstram que a valorização de fatores subjetivos promove a alavancagem das direções preferenciais no sentido do progresso. Percebemos, cada vez mais, que a hegemonia do ambiente político aponta para a melhoria das condições financeiras e administrativas exigidas. A nível organizacional, a execução dos pontos do programa afeta positivamente a correta previsão de alternativas às soluções ortodoxas. O empenho em analisar a crescente influência da mídia desafia a capacidade de equalização do investimento em reciclagem técnica. A prática cotidiana prova que o julgamento imparcial das eventualidades pode nos levar a considerar a reestruturação dos procedimentos normalmente adotados. Assim mesmo, a necessidade de renovação processual auxilia a preparação e a composição das condições inegavelmente apropriadas. O que temos que ter sempre em mente é que o fenômeno da Internet não pode mais se dissociar dos níveis de motivação departamental.

      [Fonte]

      P.S.: Desculpa, não resisti.

      1. O empenho em analisar a constante divulgação das informações pode nos levar a considerar a reestruturação das direções preferenciais no sentido do progresso. É importante questionar o quanto o novo modelo estrutural aqui preconizado talvez venha a ressaltar a relatividade do levantamento das variáveis envolvidas, ou não.

        o ", ou não" foi por minha conta. 😉

      2. Acho que meu comentário foi mal interpretado.
        Apenas quis complementar o post sobre "Quanto deveria custar um game no Brasil?", que fala sobre uma questão que deixa a todos nós, "gamers", indignados. É interessante, pelo menos ao meu ver, saber o que causa tal fato aqui discutido.
        Não foi minha intenção parecer rude ou prolixo.
        Abraços.

        1. Ah, Danilo, relaxa.

          Você conhece o Flausino, então ele pode te falar um pouco sobre mim. Basicamente, não me leve a sério. Nunca.

          Suas observações foram precisas e bem fundamentadas. Só que esse artigo foi escrito como uma peça humorística e, assim como seu autor, não deve ser levado a sério.

          Tire os sapatos e puxe um pedaço de chão pra sentar. A cerveja está no freezer.

  2. Gostei da utilização do famoso "Indice Big Mac". Apesar de também não ser economista, já o conhecia. Porém, acho que este indice serve mais pra indicar a força da moeda em algum País, para achar o "preço justo" também deveríamos levar em consideração o poder aquisitivo do lugar, no caso, Brasil.

    Ex: O americano paga mais barato no BigMac, como demonstrado. Porém, com o salário mínimo em torno de 7 dólares/hora, ele pode comprar um game lançamento (60 USD) praticamente todos os dias trabalhados. Enquanto o Brasileiro com salario minimo recebe cerca de 1,13 USD por hora trabalhada.

    Conclusão: O americano trabalha meia-hora pra comprar um BicMac (3,50 USD), o Brasileiro pra pagar 4,35 USD trabalha metade do seu dia (4 horas) pra comprar o BigMac !!!

    Agora sim, o BigMac tá caro !!! Acho que vou parar de importar games e começar a encomendar da McEntrega americana ! 🙂

    Com essa conta, pro game aqui sair pelo mesmo "preço de suor" pago lá deveria custar 17 Reais. Tá achando a diferença grande? Faz a mesma conta com carros e você vai ter um treco. uaehuaehhuaeae.

    1. Se o leitor do PS3 fosse como o do PS2 Slim, com tampa, eu tentaria colocar um BigMac lá dentro pra tentar rodar. Se funcionasse, eu economizaria mais um bocado importando BigMacs dos EUA ao invés de comprando no Brasil.

      O que foi? Algum problema? Por que estão me olhando assim?

      1. Carlo Lengler

        Ótima ideia… Lembra daquele jogo de Commodore que você tinha que ficar montando os sandubas equanto esmagava uns "monstros picles" com as camadas ? Deveria aparecer este jogo…

        Agora a minha dúvida é a seguinte… Será que se você fizer isso com o um PS2 Slim, ele fica Slim por quanto tempo ???? Com a quantidade de calorias num BicMac, ele deve engordar rapidinho !

        E por último: Vou continuar comprando games, depois disso tudo, eu decidi que jogo não é tão caro, comer é que esta inflacionado ! Vou começar uma dieta essa semana e comprar o Ghost Busters.

        Tango, qual será sua dieta para adquirir o Brutal Legend?

        Okay, número de besteirol máximo alcançado nessa semana. Off. 😉

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