Pular para o conteúdo
Início » Pirataria » Rumor: Sony pode voltar a pedir códigos seriais para jogos do PS3.

Rumor: Sony pode voltar a pedir códigos seriais para jogos do PS3.

Google News

A briga da Sony contra os hackers que conseguiram quebrar a segurança do Playstation 3 tem um novo rumor, parece que o susto foi grande, e então a Sony pretende voltar a pedir códigos seriais para você poder instalar um jogo no Playstation 3. Opa, estamos voltando para a idade média?

Se este tipo de rumor for verdade, estaria a Sony então admitindo que não há nada a ser feito. O esquema do rumor seria mais ou menos como os CD-Keys da época dos jogos de PC, onde o serial seria verificado nos servidores da Sony se o jogo é original ou não. Também segundo o rumor, o código iria permitir 5 ativações para o jogo, o que torna a situação um pouco preocupante, pois consumimos do mercado de jogos usados, e para este caso, como ficaria, depois da 5ª ativação, poderiamos correr o risco de comprar gato por lebre.

A Sony ainda não se pronunciou sobre que medidas efetivas estão sendo tomadas, apenas disse que está tomando providências, e essa bem que pode ser uma das ações. E mais uma vez, nós, consumidores legais de produtos da Sony é que iremos pagar por essa.

O pior é que sabemos que essa ação, talvez não seja nenhum pouco efetiva. Basta ver os casos dos jogos para PC, diversos meios para controlar a distruibição de jogos piratas, quando novos, duram apenas alguns meses, e às vezes, em questão de semanas, já estão com a chave quebrada e sendo vendidos.

Espero que este realmente não passe de mais um rumor nesta briga, que ultimamente já está cheio deles. Vamos lá Sony, pense em uma estratégia realmente eficaz, e não gerar ações que possam irritar seus consumidores e fãs da marca. E enquanto não temos nenhuma confirmação, continuamos atentos a essa briga que já está se tornando cansativa.

[via next-gen.biz]

25 comentários em “Rumor: Sony pode voltar a pedir códigos seriais para jogos do PS3.”

  1. Alexandre Soares

    Melhor do que propiciar 5 ativações, a Sony poderia vincular aquela ativação a aquela conta e se a pessoa quisesse vender ou emprestar pra alguém faria uma espécie de transferência daquela key na PSN, já q de uma forma ou outra será necessário estar online pra jogar/validar. Talvez esse tipo de chave única para cada mídia com transferência de conta no caso de venda ou empréstimo pudesse ser mais efetivo.

    Tbm torço pra esse ser mais um rumor q não vai se concretizar.

    Vamos lé Sergio Rubens, continue nos trazendo essas notícias quentinhas. Ok! Ok! Veeeeeeja.

  2. De toda a discussão que já vi por aí sobre o mercado de games usados, nenhuma delas comentava sobre o uso de códigos de serial. Ou seja, taí a melhor alternativa pra indústria pra acabar com essa farra de compra e venda de usados, diferente de Online Pass etc. Não que eu seja a favor, claro, já que por ser gamer pobre, ainda compraria muitos games usados no futuro pra melhorar a minha coleção.

    Mas tenho medo de implementarem isso, já que aí nem alugar vai adiantar mais. Isso pros games novos.

    1. Alexandre Soares

      " já que por ser gamer pobre"

      Pobre e fica pedindo mina em casamento pelo Twitter…… tsc. tsc. tsc.

      Toco nele.

        1. Alexandre Soares

          Não adianta, levou toco, "2 vezes" ainda por cima, por si mesmo e por causa do PS3…… todo mundo só fica nesses papos com ela, só levam fora…… hauhauhauhau

            1. Alexandre Soares

              Ah vá. Eu jurava q era sério, vc até tinha me convidado pra ser o padrinho.

    2. Bem, passam pela minha cabeça vários motivos pra isso não funcionar (do lado técnico da coisa). Mas ao invés de comentar sobre isso, vou só dizer uma coisa: não é tratando mal o consumidor legítimo que a Sony vai ganhar essa guerra. Se eles ainda não aprenderam isso, têm mais é que quebrar a cara mesmo.

    3. Se tiver código, eu faço jailbreak e passo a usar os jogos sem código. E também passo a comprar os multi-plataforma somente no Xbox.

      1. Apesar do que dá a entender no texto, serial de jogo de PC geralmente não é verificado no servidor. Normalmente o próprio instalador é que faz a verificação. Daí a facilidade de se fazer keygens, já que é com base no assembly do programa que verifica a validade da chave que esses geradores são criados.

        Mas você levantou um ótimo ponto. Acho impossível a Sony fazer uma coisa dessas, ainda mais com o fracasso recente do DRM da Ubisoft. E é o que eu disse antes, se fizerem isso vão estar punindo o consumidor legítimo e dando mais motivos pra pirataria. Se querem arriscar, boa sorte.

        1. Então, é porque se você for nas fontes do rumor, eles realmente citam isso, de que o serial seria verificado nos servidores da Sony, o que pra mim também não faz muito sentido, já que na época do PC nem precisava disso..

          1. Por isso foi um fracasso e era facil "piratear" lol, com verificaçao online no mínimo vai ficar mais díficil piratear no PS3, acho

            1. O Assassin's Creed 2 de PC tinha verificação online 100% do tempo que você jogava. O que aconteceu? Derrubaram os servidores e fizeram um crack. Conclusão: quem tinha pirata conseguia jogar e quem tinha original não.

              Como diria o Dr. Ian Malcolm. "a natureza dá um jeito". Se implementarem isso, vão arrumar um jeito de burlar. E aí quem quer consumir o original vai ser prejudicado e vai acabar migrando pro pirata.

              1. E se fizerem isso nesse caso, eles simplesmente caem numa armadilha, quem tiver jogando e online serão os "piratas" e dai é só banir o PS3 de todos eles da PSN

          2. ursinhomalvado

            Isso apareceu como um rumor bem sem fundamento pelo que lí nos sites estrangeiros. Seria um movimento bem pouco inteligente da Sony, sacanear com os pagantes para supostamente punir os que não pagam.
            Ao fazer isso ela estaria incentivando o desbloqueio do aparelho, só pras pessoas não terem que lidar com este sistema estúpido de ativação.
            Muito difícil que isso se torne realidade, mas a propagação de rumores como esse é culpa da lerdeza da Sony em dar uma resposta efetiva para o problema.
            Quem sabe, no evendo do fim deste mês, ela anuncie, ao invés do PSP2 como todos esperam, o Playstation 4 com um novo e maravilhoso sistema de segurança (hahahaha).

            1. se a sony lançar um ps4, e abandonar o ps3, eu abandono a sony e vou pra nintendo ou microssoft… Só espero que nessa bagunça toda a sony não invente de ter de pagar pela psn…

              1. Boa sorte na Nintendo, quanto a Microsoft… bom não é uma Sony neh… E a Sony ainda lançava jogos até pouco tempo(não sei se ainda faz) pro PS2, ela nunca vai abandonar o PS3 assim… Quanto a pagar pela PSN… EU QUERO QUE SEJA PAGO, contanto que melhore tudo, como por exemplo, para variar, banimento de pirata e "viadinhos que bagunçam o online", funções, servidores…

                1. ursinhomalvado

                  "EU QUERO QUE SEJA PAGO"
                  Não seja tão radical hehehe.
                  Duvido que sendo pago melhore grande coisa, mais do que isso, com a imagem lá embaixo, na lixeira, não parece ser uma boa hora pra chutar seus clientes. Eles estão é muito lerdos pra tomar providências. Deve ter muita gente pelo mundo adiando a compra de um PS3 ou optando por outra marca.
                  Uma coisa é certa, MS não investe em jogos mais arriscados como Heavy Rain, Shadow of the Collossus, etc. Risco na casa do Tio Bill, só com jogos pequenos tipo Limbo. Além disso, no PS3 temos Uncharted 3. É isso me que segura por aqui e me faz manter a esperança de que vão resolver isso (um dia).

              2. Não vai ser indo pras outras empresas que vc vai se salvar desse tipo de coisa. Vide a morte prematura do Gamecube e do Xbox…

          3. Este rumor esta sendo propagado aos 4 ventos. Estava na saraiva comprando um seriado e conversando com o vendedor ele me jurou de pé junto que os novos jogos em breve virão com Serial 🙂 A Sony peca feio no quisito rapidez nas resposta. Quanto ao PS4 eu Acredito que ele só cheque em 2013.

          Não é possível comentar.