Pular para o conteúdo
Início » Bastidores » Situação atual do ranking de troféus – Setembro/2010

Situação atual do ranking de troféus – Setembro/2010

Google News

Vamos a mais um post comentando sobre o nosso ranking de troféus, com um balanço mensal do que está ocorrendo lá e dos problemas que estamos enfrentando. Obviamente não tem muita relação com notícias, análise e opiniões, mas para quem gosta de saber mais sobre os bastidores do blog e/ou participa do ranking, será um post com informações úteis. Quando iniciamos o ranking de troféus, o fizemos mais como uma brincadeira interna entre os editores e vocês, leitores, em algo que a gente acabou gostando muito. Ganhar troféus significar aproveitar mais o jogo e ter como provar pro mundo que você é o maioral em determinado game. No ranking do Select tem, por exemplo, desde um jogador que apelou geral platinando Hannah Montana (né, Guaxinim!) até um certo editor, que conseguiu a façanha de platinar o Demon’s Souls duas vezes. Duas Vezes! E estamos falando de um game com dificuldade 8 em 10 segundo os jogadores do PS3Trophies. 250 horas de jogo, chutando de maneira otimista. O jogo mais hardcore do PS3. É oficial: o Lengler virou o maior especialista do game do pedaço e que provavelmente não tem muita vida social! Fora que é algo que não vou conseguir igualar nunca!

Mas voltemos a falar com seriedade. A primeira questão é com relação aos cards. No começo o PS3Trophycard acabou sendo a alternativa mais estilosa ao ranking, com um card bonito, backgrounds muito bem escolhidos (o que nos fez até mesmo a criar uma página interna colecionando cada card que pegávamos dos participantes do ranking. Mas acabei desanimando um pouco de inserir mais imagens, mesmo automatizando parte do processo), ícones e cada tipo de troféus, fora um ranking mundial. Sério, o card acabou sendo o mais usado por todo mundo que gosta de mostrar ao mundo os seus troféus, só que ultimamente o site anda ruim. Quedas bruscas no “atualizador”, cards que não são atualizados, gente que perde meia-hora tentando atualizar o seu card e não consegue (história verídica), usuários premiuns insatisfeitos por ter o card e sem poder atualizar por mais de uma semana… é complicado. Também, se for olhar o site deles, vai ver que eles tem mais de 233 mil jogadores. Gente pra caramba! Obviamente não corresponde ao universo de mais de 30 milhões de PS3 espalhados pelo mundo, mas para um site que se propõe apenas a ter um cardzinho, 230 mil pessoas é um número muito alto. E cada requisição acaba sendo um custo de processamento para o servidor. Pense: pegar os últimos troféus do site oficial da Sony, organizar e checar os ícones já armazenados, ordenar toda a listagem global de jogadores de sua base de dados e gerar o card. Se para um número baixo existe um certo processamento do servidor, imagine as milhares de requisições que eles tem por dia? Como desenvolvedor, acabo entendendo os problemas que eles passam com isso, mesmo ficando de certa forma chateado por não ter o meu card atualizado.

Então comecei a pensar em algumas alternativas, que irei listar aqui. Só que nenhuma delas envolve pegar outro card, e você irá entender o porquê.

Aplicação Java e imagem estática

Se você for no ranking de troféus do UOL Jogos (que aparentemente virou uma página fixa de topo do fórum) vai ver que o membro Overplay tem apenas uma imagem com todos os quase 800 jogadores que pediram para participar. Ele gera o ranking 1 vez por semana, e aparentemente o gera usando alguma aplicação interna que acessa, de alguma maneira, os servidores oficiais da Sony. Esta será a primeira mudança que farei no ranking: vou desenvolver uma aplicação interna em Java, gravar todos os IDs dos leitores que participam do ranking do Select Game e acessar os troféus usando a API do PS3Heroes. Eles disponibilizam um link em JSON com todos os dados de troféus, e como a gente, inicialmente, queremos apenas uma listagem ordenada (mais pra manter o espírito competitivo), vou criar uma aplicação para acessar este JSON, separar os dados, gravar em banco de dados, ordenar e fazer um print screen pra colocar no ranking.

Obviamente não é a solução ideal, já que aí entra o problema que temos hoje: este que voz escreve às vezes não consegue atualizar o ranking em tempo hábil, e pode acontecer de eu definir um dia fixo e ter diversos problemas, como ter problemas com a internet, problemas com o PC, preguiça, não ter tempo para isto, etc etc etc. Mas acaba sendo a solução mais rápida e é a que irei adotar nos próximos dias.

SgTrophycard.com

Não é apenas um título de um futuro site. O domínio já foi registrado por nós, só faltando um site para isto. Seria basicamente uma cópia do básico do PS3Trophycard, com um ranking geral, um card interno parecido, páginas individuais para cada game, ícones armazenados internamente, etc etc etc. A questão é que tem algumas considerações iniciais antes de sair desenvolvendo:

Linguagem de programação: são apenas duas opções: PHP ou Java (não cogitarei ASP.NET e C#). Se for em PHP, terei de aprender a linguagem de maneira intermediária/avançada, e hoje só conheço o básico para manipulação de sites WordPress. Um plus da linguagem é o fato do site já estar hospedado dentro dos servidores do UOL Host e por isso o custo de hospedagem será inicialmente zero, por fazer parte da Select Network (e aí o meu blog pessoal e o próprio Select Game poderão cobrir os custos do novo site-irmão)! Se for em Java, a situação complica, já que o UOL Host não tem, ainda, planos de hospedagem com Tomcat e JSP. Se tivesse (isso está nos planos, mas não tem previsão de ter este recurso), poderia cogitar isso, já que aí não iria estudar PHP e colocaria o site em outra estrutura. Mas poderá ter um custo mensal, tal como acontece com o Webhost e seus planos de hospedagem em Java.

Segurança: entra dentro do custo de desenvolvimento, já que, por ser um “sistema web”, com banco de dados, existe a possibilidade dele ser removido do ar por conta de alguma vulnerabilidade de segurança/desenvolvimento mediano por parte deste que vos escreve. Obviamente nenhum sistema é invulnerável, mas quero pelo menos ter planejado todas as contingências necessárias pra manter o serviço no ar o maior tempo possível e ter um site seguro. Talvez a gente crie contas pra cada jogador, junto com a possibilidade de ter amigos (tipo o Orkut/Facebook/trocajogo.com.br) e outras possibilidades. Isso é algo que eu tenho de me preocupar e vai ter um tempo de estudo para desenvolver um site confiável.

API oficial da Sony e o card com ícones: a maior questão a ser levada em conta. A solução inicial da aplicação Java é baseada em JSON, provida pelo PS3Heroes, e mesmo assim tem o problema do card oficial. A Sony ainda não chegou a disponibilizar uma API oficial para que sites de terceiros possam acessar as informações de troféus dos jogadores e inicialmente a gente teria apenas um “leaderboard”, sem ter os cards com ícones. Então chego a um impasse: ainda não cheguei a descobrir como que faria um acesso aos servidores da Sony para que eu pudesse apenas ler quais são os troféus que os jogadores teriam. O PS3Trophycard consegue acessar, sabe-se lá como, estas informações, mas outros sites necessitam da sua senha da PSN pra poder acessar a sua conta e ler estas informações. Não gosto deste tipo de serviço, já que o jogador pode ficar desconfiado, mesmo o site afirmando que não vai usar/armazenar a senha. Eu não tenho medo de testar, mas sempre tenho de ter uma certa desconfiança, por já ser um usuário avançado de computador.

Agora, se a Sony um dia disponibilizar alguma API que necessite de login oficial então infelizmente teríamos de usar, já que acaba sendo uma solução oficial. Obviamente não gravaríamos isso numa base interna, por ser uma informação sensível do jogador. Só que não é difícil a Sony disponibilizar uma API que não necessite de senha. Talvez um arquivo em XML com todos os troféus e seus ícones poderia ser a solução perfeita, onde iria automatizar todo o processo, desde a gravação de ícones no servidor até mesmo a geração em tempo real do ranking.

Por fim, decidi comentar sobre isso mais pra vocês ficarem por dentro do que iremos fazer no futuro. Como tenho muita coisa pra fazer (freelas, estudos que quero fazer, traduções de dicas de game design, guias de troféus e games pra jogar) então pode acontecer de eu demorar pra colocar tudo em prática. Posso estar postando pouco, mas ainda trabalho arduamente nos bastidores do site pra poder trazer a melhor experiência e diversão para você, leitor. Só tenham um pouco de paciência que tudo dará certo!

12 comentários em “Situação atual do ranking de troféus – Setembro/2010”

  1. Alexandre Soares

    Eu sou um dos que reclamava, e muito, do PS3TrophyCard, mas entendi pq dava tantos Fail pra atualizar o Card, é que vc tem que ficar na pagina/aba até ele atualizar, a partir do momento que passei a fazer isso só tive problema com duas tentativas…… não estou falando isso pra desencorajar a mudança, pelo contrário, logo que o Flausino comentou essa mudança no Twitter troquei uma ideia com ele sobre o assunto e quero deixar bem claro que apoio a ideia…….. mas os problemas de atualização pode ser que seja que o pessoal faz que nem eu fazia, vai lá digita a chave e muda de aba, volta e ve que deu Fail……..

  2. É isso aew Flausino, gostei muito das idéias e estamos aew para qualquer que a equipe precisar.

  3. Cara,

    Todos esses sites de PS3Trophie Cards usam uma tecnica bem simples para obter os dados: HTML Parse na página de trofeus deles.
    O problema é saber qual é que desde a última atualização, eles quebraram com as URL e parametros para chamar os dados que precisamos e eu ainda não descobri quais são os novos.

  4. Flausino, não é a primeira vez que posto isso, mas volto a posta.
    Acho que você mesmo já chegou a dar uma olhada no myps3t um tempo atrás, e nessa época nós utilizávamos a base do ps3trophycard. Desde este fim de semana estamos acessando DIRETAMENTE o site na psn_us. Com isso nosso site tem uma atualização MUITO mais rápida e confiável (apesar de faltar alguns jogos).

    Se você quiser eu posso oferecer um rank dedicado ao selectgame, ou até mesmo te passar detalhes da implementação para você tentar aproveitar.

    1. Quando você me mostrou na época, eu fiquei chateado por você ter usado o PS3Trophycard. Hoje a situação mudou de figura, mas ainda tem a questão de ter de passar a senha da PSN pra atualizar o card, o que me fez ir para o PS3Heroes, que não tem esse tipo de coisa. Vou analisar novamente teu site na minha casa, onde eu tenho uma net constante (a do meu serviço vive caindo em alguns dias)

      Quanto a detalhes da implementação, eu tenho uma ideia que é boa para ambas as partes e que não precisaria passar este tipo de informação pra gente: ter um widged/embed HTML onde teria um ranking dedicado ao Select Game ou à outro fansite de PS3 (o Game Generation, por exemplo) que poderia colocar numa página interna. Aí não precisaria abrir mão da nossa página com a listagem dos nossos leitores, e nem abrir mão dos mais de 1200 comentários.

      1. bom, se quiser discutir sobre o embed, é só me mandar email, pois é totalmente viável.

        O pedido de login da PSN é justamente para não assumir uma falha que o ps3heroes assume: troféus hidden. Com esse login da sony, nós conseguimos entrar na página de jogos como se fosse o usuário logado, logo vemos todos os hiddens.
        É importante ressaltar que esses dados (login/senha) só trafegam pela box da psn, o myps3t nunca (nem tem como) vê esses dados.

        1. Eu uso o site, já levei dois semanais lá e recomendo, o fabricio é meio analfabeto, mas é de confiança hehehehehehehehehehe

    1. tem gente que não sabe perder… hoje sem o hanna montana ainda estaria na sua frente… mas nem vem me tirar o Hasbro, nem os lego, nem o eyepet =p

Não é possível comentar.