Home > Destaques > Sony lança editor de fases e framework open-source

Sony lança editor de fases e framework open-source

Sony Level Editor - Terrain Index

Sony Level Editor - Terrain

Em 2008 cheguei a comentar no Meiobit Games sobre a PhyreEngine, uma engine que a Sony lançaria na comunidade, mas que acabou sumindo do radar, e na época considerei que seria um concorrente pro XNA, da Microsoft. Mas como o XNA andou morrendo e outras engines ganharam mais espaço (Unreal Engine, CryEngine e a Unity, sendo bastante usadas pelos desenvolvedores indie e estudantes) então fiquei surpreso com a movimentação recente da Sony.

Segundo o Gamasutra, ela lançou no GitHub um editor de níveis (com um editor WYSIWYG) e a Authoring Tools Framework, um conjunto de componentes de C#/.NET para criar ferramentas no Windows. A ATF esteve em desenvolvimento contínuo da Sony desde 2006, sendo usada por muitos estúdios internos da empresa para criar ferramentas customizadas, como o editor de fases e de shaders da Naughty Dog (usando em The Last of Us), um editor de som usado na Quantic Dream (desenvolvedora de Heavy Rain e BEYOND: Two Souls) entre outras aplicabilidades.

Para quem tem conhecimentos de programação na linguagem C#/.Net, da Microsoft, é uma boa baixar e dar uma olhada nas ferramentas. E também pra Sony é interessante ter mais pessoas com conhecimento em suas ferramentas, apesar de que ultimamente eu vejo os desenvolvedores optando por ferramentas mais consagradas, como a Unity (que tem integração com diversas plataformas) e a licença da Unreal Engine 4 no Steam. No próprio Steam também tem outras ferramentas mais baratas (eu comprei a Axis numa promoção do IndieGala esta semana, mais pra brincar um pouco) , ou o desenvolvedor acaba fazendo a própria engine para adequar as suas necessidades, mas não é fácil desenvolver tudo na unha, e partir para um framework se torna a alternativa mais barata e rápida, focando mais na criação do jogo.

Você pode saber mais sobre as ferramentas da Sony aqui e aqui.

Sony - Level Editor - Lights - War Street

, , , , , , ,
  • Maurício

    espero que ajude a fazer bons games indys.

  • Arion Deno

    Saudades da epoca que a SDK dos consoles vinham em C/C++