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Taxa para rodar games usados no Xbox One poderá ser igual ao preço de jogo novo

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Xbox One Console Screenshot Games Usados

Temos o assunto de maior controvérsia e complicações do Xbox One, o novo console da Microsoft que foi anunciado na terça-feira. Segundo o UOL Jogos, Phil Harrison, vice-presidente da Microsoft, deu uma entrevista ao Kotaku comentando que a taxa para rodar um game usado em outro console é igual ao preço de um jogo novo. Ele comentou que ao comprar o game os jogadores irão receber um código de ativação e o console irá conectar na internet para ativar o game a atrelar à conta da Xbox Live, e a ativação só poderá ser feita 1 vez. Ou seja: é similar às compras de games pra PC em outros varejistas que são ativados no Steam, e na prática é um bloqueio a games usados.
Depois da entrevista o Larry Hryb, que também trabalha na Microsoft, comentou no seu blog oficial que o jogador poderá levar o game na casa de um amigo, mas terá de logar com a conta dele na Live para a conta “reconhecer o game” e poder executar sem problemas. Se o outro jogador quisesse usar o game na conta dele (o que normalmente acontece para poder pelo menos ganhar algumas conquistas iniciais e começar uma progressão para continuar depois) o jogador teria de pagar uma taxa, com o valor de um “game novo”, o que já desencorajaria um pouco a querer pegar um game emprestado.
Também tinha sido citado anteriormente que o jogador poderá revender os games, mas eles não deram detalhes de como será feita a operação. Na matéria do UOL Jogos tem um trecho comentando que a rede Gamestop irá revender jogos usados, mas não deram detalhes se “será preciso pagar pelo disco na loja e também pelo salgado código de ativação no Xbox Live”, o que deixaria o valor acima do preço de um game novo, e acho que nem a Gamestop faria isso, pois eles não pegariam os games dos jogadores para eles encalharem, salvo se for jogos mais difíceis de achar e que acabam sendo negociados a preços elevados em sites como o Ebay.
Mas enfim, se a Microsoft aplicar mesmo essa política, não irá compensar para o jogador comprar um game usado, por conta do preço, e vai inclusive desencorajar muitos jogadores a adquirirem o console. Hoje o mercado de usados é o que é hoje justamente para o vendedor poder revender um game que ele não irá mais utilizar (e normalmente ele reinveste o valor em um game novo) e o comprador adquire um game em bom estado de conservação por um preço baixo, podendo economizar dinheiro. Até mesmo a locadora estará ameaçada, pois não faria sentido alugar games para pagar uma taxa extra. Eu mesmo não cheguei a testar inicialmente o multiplayer de games como Battlefield 3 por conta do modo online só estar disponível após o uso do redeem code. Para outros jogos eu cheguei a comprar o passe online separadamente para fins de análise aqui no Select, como o Need For Speed: Hot Pursuit e o Darksiders II.

Gamestop Prateleira Games Usados

Ainda sobre o bloqueio a jogos usados, esse é um assunto até então muito nebuloso, não só pra Microsoft, como pra Sony. A Sony afirmou anteriormente que o PS4 rodará jogos usados sem problemas, mas que deixaria a cargo das produtoras definirem se os games terão algum “passe online” ou não. E a Sony pode até mudar de ideia dessa questão e acompanhar a Microsoft, pois o Playstation 4 ainda não foi lançado e, mesmo depois de lançado, o que impediria ela inserir alguma trava numa atualização de firmware no futuro? Nos últimos anos a gente viu ela blindar ainda mais o PS3 para evitar a pirataria (e de certa forma ela conseguiu desencorajar muitos jogadores a quererem destravar o PS3) e ela poderia muito bem inserir a patente do NFC no console, mesmo que deixe tudo “liberado”, podendo usar informações de uso de um determinado game para fins estatísticos e repassar pras produtoras, para que elas vejam se um game está sendo muito emprestado/alugado ou não. Poderia até ser “invasão de privacidade”, mas se isso estiver nas cláusulas de uso do console, o jogador terá de aceitar ou devolver o aparelho/jogo pra loja (o que acho meio improvável, mas geraria muitas discussões sobre isso por aí). Mas só reitero que essa última possibilidade é uma especulação da minha parte.
Outro movimento que já começou a acontecer é dos jogos começarem a atrelar recursos online a muitos games, inserindo recursos de conectividade. Já foi citado que a versão PS4 do Assassin’s Creed IV terá conectividade com a comunidade, e o Watch_Dogs terá um multiplayer que promete “quebrar a barreira entre single-player e multiplayer que existe a anos”, mas também não deram detalhes até o momento. O Destiny, o novo game da Bungie, será uma espécie de sandbox com os jogadores podendo formar grupos a qualquer momento para jogar as fases, similar aos games online, e nesse ponto o game praticamente será bloqueado e terá passes online. E por falar em passes online, recentemente a Electronic Arts falou que irá abandonar os passes online para os próximos lançamentos, pois ela percebeu que os jogadores não curtiram o formato.
Ainda teremos de esperar as próximas movimentações da indústria nesse sentido. Para as produtoras o comércio de jogos usados é ruim pois ela poderia estar recebendo mais dinheiro se os jogadores comprassem games novos. As lojas como a Gamestop faturam muito alto comprando os games a preços baixíssimos e revendendo a preços maiores (mas ainda assim mais baixos que o valor oficial). A Microsoft vai a favor da indústria, mas pode dar um tiro no pé, dando chance do Playstation 4 ser o vencedor da próxima geração. Numa enquete do IGN, 75% dos mais de 76 mil participantes ficaram desapontados com o Xbox One, e estamos vendo muitas reclamações dos jogadores por aí. No PC o Steam se tornou o maior bloqueador de jogos usados e que ninguém comenta ou reclama, talvez pela loja sempre oferecer promoções arrasadoras por seus jogos. O Wii-U patina nas vendas e mal tem lançamentos decentes para justificar a adesão ao console da Nintendo. Hoje o Playstation 4 está sendo mais interessante, mas ainda é cedo para comentar qual será o mais bem-sucedido na indústria, e só após o lançamento dos 2 novos consoles é que veremos qual será o melhor mesmo com o passar do tempo. A E3 2013 será importantíssima para as empresas e para os jogadores indecisos, pois aí sim poderemos formar uma opinião a respeito, fora os próximos meses, onde as produtoras irão investir bastante em marketing para atrair os consumidores. Estaremos de olho em tudo isso.

3 comentários em “Taxa para rodar games usados no Xbox One poderá ser igual ao preço de jogo novo”

  1. Ursinhomalvado

    Bom, para Sony usar a patente do NFC ela teria que incluir isso no hardware, implicando em custo extra. E nem por isso seria uma proteção inquebrável, já que existem etiquetas NFC programáveis por aí… inquebrável é um código que tem verificação online, aí não tem como evitar (pra tristeza geral).
    Muita coisa deve estar rolando nos bastidores. Tenho dificuldade de acreditar que toda essa merda saiu apenas das mentes deturpadas e maldosas da MS. Deve existir uma pressão das publishers sobre MS e Sony para usar um DRM ultra invasivo e limpar a barra delas. Veja a EA “abrindo mão” do online pass, passou a bola pra MS porque eles já sabiam que o Xbox teria um DRM ainda pior embutido no aparelho.
    [Teoria da conspiração mode on] Quem sabe o abandono do Nintendo Wii U não está também ligado à resistência da empresa em por em prática este tipo de DRM…[off]
    O DRM mais maldoso e terrível mesmo são jogos single player off-line sendo invadidos por “trechos” conectados ou cenários sendo renderizados “nos servidores” como sugeriu a MS (SimCity do Inferno pra todo mundo, em todos os jogos). Aí ferrou total!
    Em alguns momentos eu penso que as pessoas não vão engolir isto, mas aí eu acordo e lembro que quem tem um Xbox 360 paga pra jogar online (coisa que sempre foi de graça). Não tenho dúvida de que muita gente vai aceitar este DRM do Inferno como normal e ainda vai dizer que é uma grande vantagem, assim como fazem sobre o privilégio de pagar para jogar online (e se compram um usado pagam uma segunda vez pelo online pass – com um sorriso na cara).

  2. Isso não será fator determinante para eu decidir qual console comprar. Acho isso MIMIMI demais. Esperem rolar o fato de verdade, ter todas as informações e dai dizer é ruim ou bom.

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