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Tim Schafer criando um futuro formidável para a indústria de games?

 

Todos devem saber que o querido Tim Schafer arrecadou 1.7 milhão de dólares em menos de uma semana. A ideia não tão inovadora chamou a atenção de todo mundo até de outros game designers. Seria uma ótima maneira de ter uma contribuição dos fãs para projetos pequenos, mas seria esse um marco para a indústria de video games?

O conceito de crownfunding é simples: você tem um projeto financiado por fulanos e sicranos, sem nenhum imposto nem nada, só na pura camaradagem.

Na internet não é novidade, sites como IndieGoGo e até o próprio Kickstarter tem esse conceito. Um bom exemplo de projetos que deram certo é o filme Indie Game: The Movie que agora será série da HBO. Outro filme que está precisando de ajuda é  filme do Angry Video Game Nerd, arrecadando 325,927 dólares tendo uma meta de atingir só 75 mil doletas.  Deu para ver que com filmes a parada funciona, seria o mesmo com joguinhos?

São coisas diferentes. Fazer um longa ou curta metragem é mais simples, existem inúmeros usuários do Youtube que fazem sucesso com essas produções pequenas. Além do mais, temos filmes com orçamentos bem baixos e são ótimos filmes. Com video games o buraco é mais embaixo, jogos indies custam menos, posso até arriscar que as vezes não tem nenhum custo, só mesmo o trabalho de fazê-lo.

Quanto maior a ambição, maior será o dinheiro necessário. Por isso, jogos indies são baratos e são melhores do que alguns jogos ‘AAA’. Algumas produtoras querem um jogo mais elaborado e não têm recursos suficientes, pedindo ajuda da comunidade e muitas vezes não funciona. Um bom exemplo foi o fracasso de Afterfall, um jogo promissor que não atingiu a meta de 10 milhões de dólares, exigindo uma quantia muito alta para um jogo desconhecido.

O problema maior está com a publisher, é preciso da aprovação dela para liberar a grana. Feito isso é só correr para o abraço, infelizmente não é tão simples quanto parece. Foi o grande motivo que fez Schafer correr atras dos fãs, nenhuma publisher financiaria um adventure hoje. Infelizmente poucos jogos conseguem fazer dinheiro no meio de FPS de guerra e jogos de ‘muretinha’ estilo Gears. Agora quem financia o revival dos jogos adventure, são os próprios fãs do gênero.

A ação foi arriscada, pessoas poderiam gerar o pensamento ‘Não pagarei nenhum centavo, se fode aí manolo’. A grande maioria entrou de cabeça no projeto de Schafer e convenhamos: O cara basicamente criou o gênero junto com o Ron Gilbert, nada mais justo ele trazer de volta e todo mundo chorar de alegria. Vale lembrar que o caso da Double Fine não é só o jogo que os fãs estão financiando, eles estão colaborando com o documentário sobre o mesmo.

Paremos por aí. Até o momento isso só funciona com jogos pequenos com pouco orçamento, além de não termos 100% de certeza de quão bom será o adventure da Double Fine. Vale lembrar também que essa ação chamou atenção de muitas pessoas, inclusive o recém desempregado David Jaffe. Ele declarou que é importante para realizar novos projetos ambiciosos.

Não podemos ainda depender do crownfunding para games, é muito cedo para tirar conclusões. Só saberemos o verdadeiro valor quando surgir um game triple A e ver o quão os jogadores apostam o seu dinheiro. Pode significar um incetivo a empresas independentes em investir em seu game. Se o pessoal gostar eles pagam o que acha que vale e ganham de brinde algum presente.

Se fosse qualquer game developer não teria o mesmo impacto. David Jaffe por exemplo, tenho certeza que muita gente não pagaria nenhum centavo para ele. Será que esse crownfunding só funcionou com o Tim Schafer por que ele é nice guy e quer resgatar um gênero considerado morto pela indústria? Talvez sim. Como citei anteriormente seria um meio de arriscar, alguém faz um game estilo Resident Evil e Silent Hill com gráficos atuais e quer ajuda para financiar. Gostaria de ver esse tipo de coisa.

Dou 2~4 anos para explorarem o Kickstarter/IndieGoGo e outros, veremos como a indústria lidará com isso.

5 comentários em “Tim Schafer criando um futuro formidável para a indústria de games?”

  1. fabianoloureiro

    ao me ver doando 20 dolares, me senti pagando por jogos que não possuo, mas que joguei sem pagar por eles a muitos anos atrás, alem disso, acho legal dar tapa na cara das publishers que vem com um monte de merda repetitiva e deixa de lado diversos generos que pode nao ter o mercado gigantesco que shooters e mmo's possuem, mas que tem sim seu mercado, que sente falta de diversos tipos de jogos que não são mais lançados.

  2. Como assim ninguém ia pagar por um projeto do David Jaffe? O cara criou Twisted Metal e God of War!!!

    Bom, espero que o Tim Schafer não se perca nesse projeto. A última vez que a Double Fine tava na mídia, o resultado foi meio decepcionante (Brutal Legend). Pode ser uma ideia boa indo pelo ralo se o jogo for fraco…

    1. Então, eu falo por aqueles que não curtem o Jaffe e eu sei que existem. Eu pagaria um jogo dele, mas nem todo mundo. Ele não é tão nice guy quanto o Schafer.

      Double Fine ficou na midia com esses últimos 4 jogos: Stacking, Trenched, Costume Quest e outro que não lembro

  3. ursinhomalvado

    Não vejo este sistema funcionando pra nenhum jogo que possa me deixar realmente animado. Gosto de produções caras como Uncharted. Joguinhos Indie são o tipo de coisa que vc vê na PSN, se agradar, na hora vc compra, meio por impulso (e eu estou bem comportado, não comprando nenhum jogo por impulso a algum tempo).

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