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Trailer do patch 5.4 do World of Warcraft, com uma raide para enfrentar o Garrosh!

World of Warcraft Garrosh

Antes do lançamento da expansão Mists of Pandaria (World of Warcraft), eu corri para fazer a maior parte do conteúdo que eu tinha interesse em ver (como a última raide Alma Dragônica), pois não seria muito interessante fazer a análise do game após o lançamento da expansão. E tinha receio de que o game não rodaria mais no meu PC antigo, o que se comprovou dias depois. Mas um evento que eu participei foi uma tentativa frustrada para invadir Orgrimmar e trocar uns sopapos com o Garrosh, mas nunca consegui chegar perto dele por ser da facção rival (meu personagem principal é da Aliança e o Garrosh é chefe da Horda). Desde o lançamento da expansão eu não joguei mais pra valer, e praticamente deixei o game de lado, por não ter motivações em jogar sem ter conteúdo novo para continuar a progressão e poder chegar ao nível 90. Desde então surgiram diversos patches com novos conteúdos e estórias, prosseguindo “a lore” do mundo, e parece que os eventos da expansão mais recente estão chegando ao fim, com o novo patch 5.4, que será lançado nas próximas semanas.
Por mais que tenha gente que não curte muito o jogo, uma coisa ainda é certa: a Blizzard sabe muito bem como contar uma boa estória, e, apesar de estar meio por fora de todos os acontecimentos após a morte do Asa da Morte (o final da expansão Cataclysm), o trailer do patch 5.4 é bem maneiro, onde o Garrosh soltará o “Coração de Y’shaarj”, que pode corromper Pandaria. Confira o trailer do novo patch, e neste post do site oficial tem mais detalhes dos últimos acontecimentos.

Fiquei bem animado em voltar a jogar pra valer e ficar mais por dentro da lore, que inclui muitas quests, as dungeons e raides do game e os livros lançados aqui no Brasil, que podem ajudar a esclarecer as motivações do “Chefe Guerreiro”. Quem está jogando de maneira hardcore deve estar aguardando ansiosamente a expansão!
Agora, tentando tecer um lado mais realista (e citando notícias recentes) o game andou perdendo bastante jogadores de uns tempos pra cá, tendo uma queda crescente. Claro que a base instalada de jogadores ainda é bem grande (mais de 8 milhões de jogadores) e a Blizzard ainda está bem confortável na posição de ainda cobrar mensalidade no game, mesmo a concorrência ter migrado pra valer pro Free-To-Play (mais por conta delas terem percebido que não conseguiriam ir muito longe no faturamento pelo sistema de mensalidade) ou mesmo ter um sistema baseado no clássico “compre o game e não pague mais nada normal”, com o Guild Wars 2. Por mais que a Blizzard anuncie uma nova expansão do World of Warcraft nos próximos meses (rumores e registros apontam para o nome “The Dark Below”) ela tem de mostrar mais atrativos pra conseguir recuperar os jogadores, mas acho isso meio improvável.
Só que, como eu li num comentário do “Comentarista”: o maior problema do gênero é na questão de “sugar” o tempo do jogador e jogar toda a progressão no lixo após o patch seguinte, reiniciando o ciclo:

Acredito que o problema maior é o gênero mesmo, o pessoal tá cansando de jogar e jogar e não chegar a lugar nenhum, esse é o grande problema dos rpgs massivos. Mesmo que vc rale a bunda durante MESES e consiga aquele set fodido, sempre terá um patch trazendo armaduras novas, e vc começa o sacrifício de raidar tudo de novo, morrendo incontáveis vezes, sofrendo pra arrumar time, sofrendo pra MANTER o time, brigando com os noobs que não querem jogar sério e tudo isso. U know… isso acontece não só com o wow, é com todos os jogos que exigem muitas pessoas trabalhando juntas, é o gênero que está defasado.
Se tratando do WoW em si, é um jogo velho. Querendo ou não o tempo pesa, os gráficos ficam datados, a mecânica passa a não ser mais tão atraente. Existem MMOs por ai que já tentam enxertar uma física mais real, com batalhas baseadas em animação, o que deixa tudo mais dinâmico. Quem não gostaria de controlar um boneco num mundo massivo com um gameplay tão foda quanto, sei lá, Devil May Cry ou Metal Gear Rising? Wow ainda é baseado em target, você faz um corte lateral com seu machado, ele passa por dentro de 30 inimigos, mas só atinge quem está na sua mira lol, é chato.
Some tudo isso ao fato de que o povo talvez esteja guardando dinheiro para os novos consoles e pronto. Mais 600 mil parando de jogar.

Comigo foi parecido: ano passado eu passei 15 semanas fazendo a raide Alma Dragônica pelo localizador de raides para tentar arrumar determinados equipamentos, juntar uma “grana especial” para comprar outros equipamentos melhores (com pontos de Honra) e poder jogar a mesma raide com o pessoal da guilda de igual pra igual (na versão normal, podendo ter equipamentos melhores). Fora o próprio status de você ostentar um equipamento raríssimo e potente. Por ter 25 jogadores em cada partida, muitas vezes contava com a sorte, e por sempre desejar um determinado arco, quando ele aparecia na “roleta da distribuição” eu nunca conseguia pegar, me lamentando e “deixando quieto”, esperando a próxima semana e fazendo outros conteúdos.
Mas aí entrou o problema da repetição, e comecei a jogar menos e vendo que tinha uma “obrigação semanal”: logar durante a semana (ou no final dela), fazer a raide para ajuntar “pontos de honra” e fazer as masmorras heróicas. Toda semana, as mesmas raides e masmorras. Semana após semana. Por mais que sejam relativamente rápidas (uns 20 a 30 minutos cada 1, e tinha umas 5) uma hora cansa, e depois que o game parou de funcionar eu preferi deixar quieto.
Hoje, com um PC melhor e o game rodando na configuração máxima, sempre me bate aquela vontade de comprar a expansão e fazer o conteúdo novo, só pra distrair e não pensar em análises, posts, impressões, etc: esses dias mesmo, para desestressar da enorme quantidade de trabalho que eu fiz (trampando sábado, domingo…), eu separei uns 40 minutos cumprindo quests aleatórias num local do mapa para fazer uma conquista simples (ainda querendo a Loremaster), mas não sei se compensaria voltar pra valer, ainda mais com tantos jogos pra jogar aqui (eu dobrei a minha coleção do Steam em UMA semana, já passando de 40 jogos). Conteúdo o jogo tem (e muito!) podendo passar das centenas de horas, mas ando bem mais resistente ultimamente. E também, por 80 reais poderia pegar um pouco mais de grana e pegar o Diablo III (sempre quis jogar esse jogo, e quero pegar a versão do PS3, apesar dela ser mais cara) ou mesmo o Splinter Cell: Blacklist, que está saindo na semana que vem: mas acho que quando a Blizzard fizer outra promoção da expansão do MMO, provavelmente vou acabar pegando. Mas provavelmente nem jogarei igual antes, e irei fazer tudo a conta gotas: é melhor dosar a diversão do que esquecer da vida fora do jogo (e de ter de entregar a próxima alteração no meu sistema pro cliente/chefe). E jogar os outros jogos também.
[Via Kotaku Brasil]