Pular para o conteúdo
Início » Playstation 3 » Troféu do dia 02 – O mestre do ‘Industrial Menace’

Troféu do dia 02 – O mestre do ‘Industrial Menace’

Google News

Para o segundo troféu do dia, o destravamento do ‘Master of Menace” em Soldner-X é uma das maiores conquistas que consegui com este sistema. Para quem não sabe, o Soldner-X (o primeiro jogo) ainda é um dos jogos mais difíceis do Playstation 3, mesmo a versão do PS3 ter sido “melhor balanceada” se compararmos com a versão para PC. De níveis de dificuldade temos desde o Beginner (mais fácil, mas ainda assim bem difícil pra quem é “marinheiro de primeira viagem”) até mesmo o Nightmare, onde apenas os perseverantes conseguem chegar a jogar (já que tem de zerar no nível Hard primeiro, o que já é uma façanha e tanto). Só o destravamento do nível Nightmare rende outro troféu, mas este é um daqueles troféus impossíveis para gamers normais, o que acaba fazendo com que muitos jogadores desistam de fazer 100% de troféus, já que este não tem troféu de platina.

A fase “Industrial Menace” (mundo 2) é insana por si só. Debaixo da terra, numa indústria inimiga, e com muitos, muitos inimigos à disposição, além de intricadas paredes onde você tem de desviar rapidamente se não quiser ver a sua energia se esvair em poucos segundos. Um dos meus objetivos atuais é conseguir chegar a 300 mil inimigos destruídos no game para conseguir destravar o troféu dourado “Galaxy Superstar”, o que se tornou uma tarefa altamente maçante. Cada “zeramento” (incluindo o 5º mundo secreto) rende cerca de 10 mil inimigos e como tinha até ontem cerca de 216 mil, ainda faltava pelo menos 8 incursões completas com tempo entre 1h e 1h e meia de duração. Durante todo o tempo que eu estava com o jogo, eu sempre tentava conseguir o bendito troféu, mas sempre fracassava (isso quando eu fiquei bom no nível Beginner). Hoje decidi jogar mais uma vez sem ter tanto compromisso com o troféu, pra descansar um pouco dos meus trampos extras.

Segundo a galera do PS3Trophies, para conseguir destravar o troféu você tem de fazer o ranking S (Ultimate), a classificação máxima da série. Para conseguir, teria de abater mais de 700 inimigos e vencer o chefe em menos de 2 minutos e 40 segundos, sendo que na hora que joguei, achava que seria 2 minutos e 30 segundos. O boss não é derrotável de maneira convencional, onde você tem de atirar em estalactites que estão no topo da caverna para atingir as argolas do corpo da serpente com cara de dragão:

Desta vez eu decidi seguir 2 estratégias distintas além das normais: a primeira foi enrolar um pouco no meio da fase, onde você tem 2 perfuradeiras gigantes. Eu sabia que aparecia depois de algum tempo alguns inimigos, e por isso detonei uma das perfuradeiras rapidamente e fiquei atirando a esmo com a outra. Por não saber quanto que restava do HP do objeto, ficava com medo de derrotar ela sem aparecer inimigos, o que acabou acontecendo. No final apareceram 3 inimigos comuns que consegui derrotar, o que pode ter feito toda a diferença na pontuação final (explico mais abaixo).

Ao chegar ao chefe (tendo uma nave destruída no meio do caminho ao qual me fez perder alguns inimigos por conta do “scroll automático da fase”), decidi matar ele usando a única estratégia, mas matando também os inimigos normais, o que me fez perceber que estava demorando demais. Percebia que a nova tentativa fracassaria como todas as outras, mas optei por continuar. Afinal, o objetivo é terminar o game mais uma vez.

Matei o chefe e a pontuação apareceu, onde o tempo para detonar o chefe foi de 2 minutos e 36 segundos, e passei dos 700 inimigos abatidos, tendo 702. Como o game demora um pouco para mostrar o ranking do jogador, eu desanimei na mesma hora por conta do tempo do chefe, até ver o S pipocando na tela.Mas faltava o troféu aparecer na dashboard, o que aconteceu segundos depois. Novamente soltei um daqueles gritos de triunfo que apenas solto em ocasiões extremas. Estava no estado de fluxo, que já foi explicado numa matéria da Superinteressante:

O poder de imersão dos videogames e a sequência constante de desafios são tão fortes que podem levar ao que os psicólogos chamam de flow (fluxo, em inglês), ou estado de experiência máxima. É uma sensação comum a esportistas de alta performance, monges em meditação e músicos experientes em que se perde o sentido de tempo e de espaço e em que o limite entre a pessoa e a atividade desaparece, como se ela estivesse em piloto automático. Isso pode explicar por que os videogames são um meio tão forte, capaz de fazer as pessoas jogarem por horas e até dias, diz Egenfeldt-Nielsen.

Há muitos troféus idiotas neste sistema. Há games que você consegue o primeiro troféu nos primeiros minutos de jogo. E há troféus como este do Soldner-X, que vale mais que muitas platinas de dificuldade baixa e chega perto dos grandes desafios do jogador numa vida cheia de games e diversão. Porquê fazer ranking S nesta fase não é pra qualquer um, mesmo o autor do guia de troféus do game no PS3Trophies achar o contrário. Disso não tenho dúvidas.

3 comentários em “Troféu do dia 02 – O mestre do ‘Industrial Menace’”

  1. Pablo_Raphael

    devia chamar troféu do semestre, o outro foi a quanto tempo mesmo? 😛

Não é possível comentar.