Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Você aproveita os jogos que têm?

Você aproveita os jogos que têm?

Google News

jogos

Sabe amigos, sempre vejo as pessoas reclamando dos preços do jogos, que é caro, que o imposto é muito alto, que como consumidor não tem dinheiro para bancar esses preços abusivos e acabam apelando para o mercado alternativo. Lembro-me de quando fui comprar meu Playstation 3, há pelo menos um ano atrás, comprei o de 40Gb, porque na época não tinha como bancar o de 80Gb que ainda era mais caro, mas me recordo muito bem, do vendedor na loja me fazendo a seguinte pergunta “Tem certeza que quer mesmo um PS3? olha o Xbox 360 é melhor, ele tem “destravamento” que o PS3 não tem…” e mesmo eu dizendo que eu fui pra comprar o PS3 ele ainda insistiu nesse assunto mais umas duas vezes.

E mais, conversando recentemente com um amigo que tem loja de games e consoles, estavamos falando especificamente de vendas de consoles, ele me disse que os campeões de venda dele eram o Playstation 2 e o Xbox 360, e que o Playstation 3 quase não vendia, porque não tinha destravamento, as pessoas não queriam, não querem pagar caro em um jogo.

Não vou ser hipócrita de não dizer que não tenho um console “destravado”, tenho sim. Pois vou concordar, o imposto no caso dos games é abusivo e encarece, e muito às vezes, os produtos finais. Acho que o primeiro ponto de questionamento é, e as empresas que produziram e desenvolveram o game, elas tem que pagar funcionários, estrutura e tudo mais para se manter funcionando, e como trabalho na área, sou Analista de Sistemas, tenho certeza que ficaria chateado se encontra-se derepente um produto do meu trabalho, que suei e sofri pra fazer, simplesmente “copiado por ai” em alguma banquinha.

Mas não quero entrar na questão filosófica do certo ou errado neste caso, e sim levantar uma questão, aproveitamos os jogos que temos?

Comecei a pensar neste sentido, mexendo com o meu “moribundo” Playstation 2 que está em casa, ele está no seu fim de vida, acho que o canhão ou mais alguma coisa está queimando devido a uso (meu companheiro de muitas empreitadas), comecei a perceber a quantidade de jogos que tenho ali pra ele, seja comprado no mercado informal, ou com ISO gerada de algum download, é uma quantidade razoável, e quantos dali eu joguei e aproveitei, ou curti a história, o gameplay, da pra contar nos dedos da mão.

Se comparando com o Playstation 3, que fiz questão de comprar, e não tem “destravamento”. Como os jogos são caros, eu sabia que são quando comprei e não me arrependo nem um pouco, acabo por escolher melhor os games que vou comprar, avaliar e quando fecho a compra, como sei que vai demorar um tempo pra comprar outro (não sou adepto de alugar, não curto), acabo aproveitando e muito o game, porque é o título que eu tenho na mão. Fato que de todos os títulos que tenho, todos eu finalizei, vários joguei novamente, me interesso pela história, pelas infos do game.

Fato que não acontecia no Playstation 2, conseguia o jogo pra ver como era, se não gostava, colocava de lado, mas não ia atrás pra ver o que os outros, os canais de notícias estavam falando do game, simplesmente comprava e era mais um na lista.

Isso é algo que tenho tentado não deixar acontecer com o Nintendo Wii também, tenho tentado ser seletivo e comprar jogos que vou aproveitar e muito bem.

Então eu pergunto, quantos de vocês realmente curtem um game quando pegam ele? ou simplesmente conseguem o jogo pra dizer que finalizaram o game que está na moda?

Marcações:

9 comentários em “Você aproveita os jogos que têm?”

  1. Concordo com você que as pessoas aproveitam pouco os jogos, eu tenho muitos jogos de PS2 e de computador que joguei umas duas vezes e depois não botei mais a mão. Quando os jogos são comprados a preço de banana no camelô ou baixados da internet, a gente tem um apego menor ao produto, acabamos não dando valor.

    Ainda assim, eu não sou do tipo de jogador que gosta de se ater muito a um jogo. Mesmo sendo um jogo original, pelo qual eu paguei caro e dou valor. Um exemplo: Neverwinter Nights 2. Paguei cem reais na minha cópia, fiquei doido esperando ela chegar, e depois que chegou joguei umas três ou quatro horas e ele está lá aposentado agora. E olha que esse é um jogo muito bom, com possibilidade de durar muito tempo, graças aos módulos da comunidade.

  2. Tirando casos de desinteresse depois de jogar um tempinho, em geral eu não tenho muita paciência pra ficar jogando o jogo várias vezes depois de zerar. E acredito que isto seja, em parte, culpa dos próprios jogos. Tirando as partidas multiplayer, eu não tenho visto grandes incentivos em jogar novamente um jogo ultimamente. Uma dificuldade maior ou a missão de coletar todos os itens secretos não é algo que me atrai.

    Uma coisa estranha, e eu estava pensando nisso outro dia, é como o Super Mario do SNES me dava prazer em jogar várias vezes, mesmo sem apresentar nada de novo a cada jogada. Eu perdi as contas de quantas vezes iniciei um novo jogo para achar novamente todas as 96 saídas.

  3. O último jogo que eu me lembro que realmente me prendeu foi o Pokémon Gold, do Game Boy Color. Esse eu joguei pra caramba depois de zerar, sempre atrás de completar minha Pokédex. Eu tinha o jogo original, mas não acredito que o vício teria sido menor caso minha cópia fosse pirata.

    Resumindo este comentário gigante: eu acho sim que a facilidade de acesso a uma tonelada de jogos faz com que eles se tornem mais descartáveis para o jogador, mas também acho que falta algo a mais pra prender a pessoa e fazer com que ela queria continuar jogando. Algo a mais que o básico, devo ressaltar.

    Em tempo: pra não dizer que nenhum jogo me prende, faz uns três ou quatro anos já que eu jogo FIFA direto, só trocando a versão quando uma nova é lançada. Esse sim é um tipo de jogo, pra mim, que dá pra jogar sem enjoar.

    Obs.: desculpa os vários comentários, é que eu me empolguei e só depois vi que não caberia em um comentário só.

  4. Com o PS2 (destravado) e o PC eu não tinha muita paciência com os jogos, e como era fácil ter acesso a novos jogos, muito dificilmente me prendia num jogo até o final… Lembro de certa vez em que comprei 10 jogos de uma vez pro PS2. Não fechei nenhum, mesmo alguns deles sendo muito bons. A vontade de jogar e descobrir os outros jogos era tanta que eu não conseguia me prender a um título só e aproveitá-lo totalmente. No PS2, tenho certeza que não joguei novamente nenhum jogo dpois de fechado, e não perdi um minuto sequer em buscar itens secretos e especiais. Só queria fechar o jogo e pronto.
    Aí comprei o Xbox 360. Kit Nacional. Travado. Pelo já comentado fato dos jogos serem caros, a sensação de que o jogo deve ser bem aproveitado é maior, e sabendo que você não terá outro jogo nem tão cedo, além do sistema de conquistas… A associação desses incentiva o jogador (ou pelo menos) a buscar os itens secretos, tentar outros níveis de dificuldade, etc.. Eu nunca imaginaria que gastaria 76 horas pra fechar um jogo, como foi o caso de Blue Dragon. Imaginaria menos ainda que iria recomeçar o jogo para encontrar os itens e monstros especiais que eu deixei pelo caminho… Pensei menos ainda em fechar Gears of War no modo Insane… E assim vai…
    Concluindo: se você tem um videogame travado e pouco dinheiro, você aproveita melhor os seus jogos.

  5. "(…) eu sabia que são quando comprei e não me arrependo nem um pouco, acabo por escolher melhor os games que vou comprar, avaliar e quando fecho a compra, como sei que vai demorar um tempo pra comprar outro"

    Mudando uma palavra aqui, outra ali, eu já falei exatamente isso para alguns colegas meus. Os jogos passam a ter mais valor e a serem mais dissecados.

  6. Exatamente a mesma coisa que acontece comigo.

    E vou te contar é até melhor comprar jogo original, pq realmente estou dando valor aos games.

  7. Um posto muito bem colocado e explicado.

    Venho tendo o mesmo sentimento desde a era Saturn/PS1.
    Atualmente estou com um Wii destravado e um PS3. Estou jogando mais o PS3 por ser novidade pra mim e dando bastante valor aos jogos.
    Agora, o jogo também tem que ajudar a ser jogado! Como um usuário acima comentou, se o jogo não for o esperado fica enconstado mesmo. Nesse caso acho que uma alugada resolva.

  8. No meu caso, falto terminar de zerar o God of War 2, o MGS4, no PS3. Ambos estou no final. Já GTAIV, eu não to com muito saco. ;D

Não é possível comentar.