…foi o preço que paguei para ter um curso superior na minha vida profissional. E para descobrir isso foi algo estranho: hoje fui na faculdade ver o lance do meu diploma (pelo menos para conseguir algumas informações) e fiquei sabendo que eu tava devendo 30 reais pra faculdade (e eu nem sabia!). OK, fui averiguar e realmente eu estava devendo essa quantia. Só que como eu sou curioso e a tela do PC da atendente estava ao alcance da minha visão. Então fiquei vendo a tela do computador (fora que eu desenvolvo sistemas comerciais). E vi lá o número 14 mil e uns quebrados no total (no software que eles estavam usando. E tenho quase certeza que o software foi feito em Delphi…mas não vou me preocupar com isso). E, na cara de pau, perguntei se era o total de gastos que eu tive com o meu curso. E ela confirma!

Tudo bem que alguns podem falar: 14 mil não é nada…É 1 décimo do custo de um curso de medicina. Mas também é medicina, né. Eu fiz um curso de Sistemas de Informação, e pelo menos não gastei muito mais do que isso pois a maior parte dos materiais era tudo da net. E se eu somar todos os gastos (inclusive com xerox de apostilas, etc etc) devo ter gastado pelo menos mais uns 500 reais. E mais o lance do diploma, que deve custar cerca de 300 reais (registro e confecção do mesmo), deu quase 15 mil reais. É muita grana! E como que tive bolsa de estudos a maior parte do tempo, eu poderia ter gastado muito mais do que isso (já que a instituição que eu fiz o curso é filantrópica e todo o dinheiro adicional que ela arrecada tem que voltar em algum tipo de investimento em infra-estrutura e em bolsas de estudo para os alunos. Sorte a minha! Mas também eu não teria condições de ter me formado, já que eu sou meio pobre, e vivo apertado na parte financeira).

Mas isso não quer dizer que você não deva fazer um curso superior por causa dos gastos que você vai ter. Um curso superior serve para que a pessoa possa ter alguma formação melhor e conseguir melhores empregos. Se estiver na época de fazer ou mesmo não está fazendo (e completou o ensino médio/2º grau), faça um. Sei que é difícil achar uma profissão que você se sinta bem trabalhando (e isso é uma dúvida enorme que todos os adolescentes passam a ter quando estão próximos de completar o ensino médio), mas é bom ter um curso desses.









Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game