Hoje saiu uma entrevista muito fera na 3D4All:

3D4ALL entrevista Roberto Hradec

Para quem gosta de 3D e pensa em seguir na área, vale a pena ler esta entrevista e as outras entrevistas que o site já fez com alguns profissionais da área. Mas esta entrevista eu achei particularmente interessante, e vou tentar analisar ela.



Basicamente é uma entrevista com o Roberto Hradec, que é um profissional de 3D que mexe com R&D (Research and Development) que significa Pesquisa e Desenvolvimento. E na primeira pergunta da entrevista ele criou uma definição do que é a área: é um profissional que tem de pesquisar e criar uma solução para resolver um problema novo, inédito, que não tinha solução antes. Bem similar a programação.

Quando eu fui lendo a entrevista, eu fiquei de queixo, já que eu sinceramente não acreditava que isso existia. Eu já tinha visto que é possível criar plugins para certos softwares 3D, mas não neste nível. Eu achava que a única contribuição da programação para a área de 3D é se eu tentasse criar uma engine gráfica para geração de imagens 3D (como uma engine para criar jogos, como a Ogre3D e a Irrlicht Engine, por exemplo). E eu também achava que o software 3D tinha tudo pronto (ou a empresa de efeitos especiais já tinha um monte de softwares diferentes para poder criar um certo efeito).

E aí eu fiquei interessado nesta área. Eu sempre gostei de programação e de 3D, mas eu ainda sou muito iniciante em 3D (mas em programação já tenho mais conhecimento), e essa junção das duas áreas poderia ser muito interessante.

E também na entrevista, a pergunta 3 também é interessante que mostra que tipo de conhecimento o artista deve ter para seguir nesta área, que envolve 3D, matemática (geometria também), e outras. Para muitos, mexer com matemática pode ser um martírio, mas eu já tenho algum costume com esta área (apesar de que atualmente eu ando um pouco enferrujado, mas eu sempre posso tentar estudar mais).

Gostei muito da entrevista e acabei conhecendo uma nova área de 3D. Para quem gosta de 3D e de programação, mas ainda não decidiu o que fazer, esta área pode ser interessante trabalhar (fora que trabalhar com efeitos especiais em filmes é algo que fascina muita gente).







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game