Cosplays de Naruto

Popularizado no Japão, e agora um hobby global, o cosplay é a arte de se caracterizar como um personagem de games, animes e cultura pop em geral. Aqui no Brasil muitos cosplayers começaram com o hobby e continuam sempre pensando em novos projetos, além de estudarem diversos aspectos relacionados, desde corte e costura de roupas, maquiagem, artesanato para criação de acessórios, danças, etc.

Também podemos citar a melhoria da auto-estima das pessoas, principalmente para as pessoas tímidas. Muitas pessoas usam os games, filmes e os animes para se distraírem e não pensarem no problemas do dia a dia, e com isso tem uma melhora enorme na auto-estima, pois o cosplay pode ser feito por qualquer idade e qualquer tipo físico. Pois é tanto um hobby, como uma expressão artística.

Nos estudos de cosplays, muitos começam com personagens mais simples, caso optem por criar as próprias roupas. Ou mesmo adquirir um cosplay pronto em sites especializados de vendas, entrando no hobby e divulgando fotos para amigos e em grupos especializados de Facebook.



Criação da adaga da Katarina, de League of Legends. Foto por Clube Cosplay.
Criação da adaga da Katarina, de League of Legends. Foto por Clube Cosplay.

O cosplayer também pode se especializar e se tornar um cosmaker, criando roupas e acessórios temáticos para outros cosplayers, ganhando uma nova fonte de renda que ele pode utilizar para criar novas roupas. Tem muitos cosmakers espalhados pelo Brasil e a popularização do hobby também trouxe outras oportunidades, como participar de eventos para empresas, criação de conteúdo online com tutoriais e dicas e o crowfunding, ganhando o apoio de fãs e da comunidade.

As Garotas Mágicas e a popularidade das Guardiãs Estelares de LoL

Cosplayers também podem decorar as unhas com temas, por exemplo as Guardiãs Estelares de League of Legends, baseadas na temática das Garotas Mágicas, que são heroínas com poderes mágicos que protegem as pessoas. Animes como a Sailor Moon e Guerreiras Mágicas de Rayearth ficaram bem populares, e no caso da Sailor Moon (e das skins de LoL) muitas cosplayers escolhem as personagens e chamam mais amigos para participarem, montando grupos.

O anime da Sailor Moon é bem popular, onde um grupo de garotas (as Sailor Senshi) podem se transformar em heroínas representando a Lua e os Planetas. A protagonista é a Usagi Tsukino, que representa a Lua. Ao decorrer da série, Usagi e suas amigas aprendem mais sobre seus poderes e das forças do mal que enfrentam.

No League of Legends, a temática das Guardiãs Estelares ganhou muita popularidade tanto entre os jogadores e na comunidade de cosplayers. A primeira skin foi da Lux, e depois mais personagens ganharam roupas temáticas: Ahri, Miss Fortune, Syndra, Ezreal, Lulu e Poppy. Em 2019 mais skins foram lançadas recentemente: Xayah e Rakan, Zoe e Neeko. 

As Guardiãs Estelares de League of Legends
As Guardiãs Estelares de League of Legends

Na caracterização, além da maquiagem, acessórios e das perucas, muitas também podem entrar no clima com decoração de unhas de gel com brilho, simulando as constelações do espaço, ou uma unha temática de acordo com a personagem.

Popularidade do hobby de cosplay com a ajuda de filmes, animações e serviços de streaming

Com as melhorias na internet em todo o mundo, com banda larga, fibra ótica e os serviços de internet móvel 4G e futuramente o 5G, os serviços de streaming começaram a ganhar popularidade. Anteriormente as pessoas conheciam filmes, séries e animes com o burburinho de conhecidos (“opa, assiste esse anime, você vai gostar”), e hoje, além das conversas informais com amigos, também pode usar as redes sociais, opiniões em blogs e portais e vídeos no Youtube.

Hoje em dia tem diversos serviços de streaming: a Netflix (que agora produz muitas séries por conta própria, com diversos estilos para todos os gostos e públicos), Crunchyroll (voltado para animes, com diversos animes com dublagem, e pelo menos tem legendas em português), Amazon Prime e futuramente teremos o Disney+, que virá bem forte.

Cosplay da Ahri Colegial, de LoL. Foto por Quoc Bao.
Cosplay da Ahri Colegial, de LoL. Foto por Quoc Bao.

No caso da Disney, o hobby dos cosplays deve ganhar popularidade por conta das “Princesas Disney”, onde muitos fãs querem fazer caracterizações das personagens famosas das animações. Alladin, A Bela e a Fera, Cinderella, e até mesmo animações como Toy Story, Detona Ralph, séries e filmes da Marvel e Star Wars, que também tem uma enorme base de fãs em todo o mundo.

[Créditos da Foto: Donald Tong]






Observação: Este post foi feito por ter achado o cosplay e a caracterização incríveis, e também para fins de divulgação e ajudar o cosplayer com divulgação. Caso você queira que o artigo (e/ou as fotos) sejam deletados do site, entre em contato através deste link.


Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game