Cheguei a comentar anteontem sobre dicas de como que você poderia gerenciar um projeto. Hoje vou apenas citar a importância do Game Design, mas não vou mostrar como que se cria um. Só quero que saiba que um game design é o planejamento completo de um jogo.

Mas porquê falar da importância do mesmo. Primeiro que parece que o game design é um assunto que a maior parte dos desenvolvedores deixa de lado. Porquê? Simples: criar um game design pode ser algo maçante, já que você vai estar apenas planejando o seu jogo, sem botar a mão na massa. Você não vai programar, ou mesmo modelar um personagem. E a maior parte das pessoas que estudam desenvolvimento de jogos (principalmente os programadores) tentam ir direto pros finalmentes, tentando programar um jogo (algumas vezes na unha).

OK, jogos altamente simples, como um Tetris da vida não precisam de um game design. Ou mesmo uma versão do Super Mario World numa ferramenta de criação de jogos 2D (como Allegro e SDL), já que neste caso o programador está estudando a API.



Mas quando você tem uma idéia nova de um game, a situação muda. E é esse o motivo deste post. Como falei acima, o game design é o planejamento de um game. Segundo a maior parte dos especialistas em criação de games, o chefe da equipe criará um documento de design, que é um documento com todos os detalhes sobre o game. Todos mesmo! Desde detalhes como a jogabilidade, roteiro, detalhes dos personagens, concepts-arts (arte conceitual. Como por exemplo um esboço de um cenário ou personagem. Como exemplo, podemos citar o livro de arte digital de Bioshock) de cenários, e outros.

Os desenvolvedores de jogos acham esta atividade maçante já que ela é uma etapa de análise. O profissional terá de sentar na frente de um caderno (ou no Word/Google Docs, se preferir) e ir desenvolvendo seu game teoricamente. Em outras palavras, você vai apenas planejar o seu game, digitando/escrevendo os detalhes que mostrei no parágrafo acima. E esta etapa pode demorar, já que vai depender da complexidade do jogo.

Games simples em Flash (como os criados pela CubaGames, por exemplo) não demandam muito tempo do game design. Já se você quiser criar um game estilo Metal Gear Solid (se você for corajoso o suficiente para isto) você pode demorar meses para criar o game design. Para o CSIB estou chutando pelo menos 1 ano para ter o game design em mãos e pronto. E olha que eu nem comecei direito.

Aí que tá o problema do game design. Se você for uma pessoa apressada, ficar meses planejando um game pode te fazer desistir. E se isso acontecer, um dos objetivos do game design foram alcançados!

Você tá ficando louco, Flausino? Quer dizer que o game design servirá para que eu desista do meu super-projeto de game?

Não! Mas um dos objetivos é analisar a viabilidade do seu game. Servirá para que você observe o seguinte: será que valerá a pena criar este jogo? Será que ele vai vender? Se você desistir do seu projeto no game design, vai saber que o projeto seria inviável do ponto de vista comercial e/ou pessoal.

Fora que se você ver que terá de voltar algum ponto e querer modificar alguma coisa (como colocar um detalhe a mais no enredo), se você estiver apenas no game design, poderá voltar e modificar pouca coisa. Já se você já tiver criado os personagens e/ou cenários (e ter criado até os diálogos dos personagens), se você tentar modificar, você corre o risco de criar, sem querer, erros de programação ou mesmo você ter de refazer tudo, até o ponto onde você parou antes de modificar o que estava pronto. Já imaginou isso? E se alguém da sua equipe conseguiu criar uma animação fodástica, mas você viu que poderia deixar ela ainda melhor (com a inserção de um novo ítem), já imaginou ter de refazer? Ter de renderizar e editar tudo de novo? Um mês de render podem ir pro ralo se você não planejou direito.

Se você tivesse planejado tudo direitinho, isso com certeza seria evitado.

Mas o mais importante do game design é que quando ele estiver pronto, você poderá dividir os dados gerados com os outros membros da sua equipe (para eles começarem a trabalhar) e o processo de desenvolvimento do jogo terá fluência. Ou você, profissional, gostaria de esperar 2 semanas até o chefe da equipe pensar no que fazer? Isso causaria um desânimo coletivo e o projeto caminharia para a morte iminente…

O game design serve para te ajudar. Se você ralar pra tentar projetar um cenário, melhor sofrer agora, na parte de planejamento, do que depois, quando você ver que certo trecho do cenário foi mal-construído e isso gerar críticas por outras pessoas.

Espero que com isso você olhe para o game design de maneira diferente. Apesar de ser ruim ficar projetando o seu jogo (já que todo mundo quer sair desenvolvendo e vendo as coisas funcionarem na tela), essa etapa pode ser essencial para que um game seja terminado. Se você for começar um game design, desejo boa sorte a você e aos seus colegas de trabalho!







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game