R-Type Dimensions - Index 2 - HD Screen

Paganini Mixer

R-Type Dimensions - PS3 Screenshot HD 03

Para aqueles que estão sentindo falta dos jogos de navinha, e lamentou a retirada dos R-Types da seção PlayStation One Classics, a Tozai Games decidiu relançar os 2 primeiros jogos da série de maneira remasterizada. Trazendo gráficos 3D remasterizados, o Infinite Mode, seleção de fases, placares online e a mesma dificuldade de sempre, o R-Type Dimensions vem em boa hora para o fã (e o jogador casual) dos shmups (shoot em’up), os populares jogos de navinha!

Ficha Técnica
Produção Tozai Inc.
Desenvolvimento Tozai Inc.
Lançamento 20/05/2014
Plataformas PlayStation 3 – PSN Store
Classificação Everyone (ESRB)
Gênero Shmup – Jogo de Navinha
Descrição Jogo de navinha com visual “orgânico”, mostrando a luta para salvar a terra e derrubar o império do mal do alienígena Evil Bydo.
Online Não

R-Type Dimensions - PS3 Screenshot HD 01



Basicamente temos 2 dos jogos de navinha mais desafiadores dos anos 90 à disposição. Acredite: se você não quiser sofrer nos 2 R-Types eu recomendo o Infinity Mode, o modo de jogo que adiciona vida infinita e o “respawn” da sua nave no ponto onde você morreu na fase. No modo clássico não tem moleza: aqui não tem barras de energia como acontece com a série Söldner-X. Se você for atingido, um abraço: sua nave se destrói automaticamente, e aí o jogador terá de ser muito ninja pra conseguir passar tudo de primeira, fora que no no Classic Mode o jogador tem apenas 3 vidas e a nave retorna ou pro começo da fase, ou para um checkpoint mais recente. Com mais tentativas você já consegue ter alguma ideia do padrão de disparos dos inimigos, além do uso inteligente do satélite que se acopla na sua nave, oferecendo inclusive proteção extra caso o satélite esteja acoplado atrás, ou mesmo na frente, também servindo de arma para destruir certos inimigos ao tocar neles (mas que nem sempre funciona 100%, dependendo do inimigo em questão).

Mas se você for casual, tem o Infinite Mode. Nas 2 progressões de cada game, no primeiro eu tive 156 mortes (média de 20 mortes por fase) e 134 no segundo (com média de 22 mortes por fase). Um número relativamente alto, mas esperado para quem não conhecia as fases. Outro detalhe é que o game tem diversos power ups que são deixados por determinados inimigos, e quando o jogador morre ele vai perdendo os powers ups de acordo com a ordem que você pegou eles. Se tiver 2 você perde o último e assim sucessivamente.

R-Type Dimensions - PS3 Screenshot HD 02

Também percebi que a série Soldner-X usou muitas referências dos 2 jogos, como fases tendo uma nave gigante pra destruir ou mesmo uma fase mais avançada e interna, que lembrei o último estágio do primeiro Soldner-X. Como não conhecia os jogos clássicos da série R-Type, deu pra ver que muitas referências foram usadas em games futuros, fora o conceito do bullet hell, onde temos dezenas de elementos na tela e o jogador tem de ser ninja pra conseguir se dar bem. Não é um Dodonpachi, mas tem horas que os combates ficam insanos!

Quanto a parte gráfica, é bem interessante você alternar entre os gráficos clássicos (e bem pixelados) com os gráficos 3D em tempo real e sem passat pelos menus. Também tem uma câmera “Crazy” que mostra “de lado” a parte gráfica, mas ela só é alternável nos menus internos: bem que poderia ter um botão pra alternar em tempo real entre a visão clássica e esse modo “em perspectiva”, como acontece entre o 2D e o 3D normal. Outro modo de visão é o “Arcade”, que é somente ativado no modo 2D e simula uma cabine de arcade real. Mas achei essa visão pouco prática, a telinha é bem pequena pra enxergar o jogo e a ação e o tempo de resposta ficam comprometidos, mesmo numa TV de 42 polegadas.

R-Type Dimensions - PS3 Screenshot HD 04 - Gráficos 3D

R-Type Dimensions - PS3 Screenshot HD 05 - Gráficos 2D

Para quem curte jogos de navinha o R-Type Dimensions é altamente recomendado, mas o game tem uma vida relativamente curta para o jogador casual no Infinite Mode. Demorei em torno de 1 hora e meia a 2 horas pra concluir os 2 jogos. Se você for tentar todos os troféus, o jogador terá mais horas de desafios, ou mesmo uma partida mais descompromissada. Outro recurso interessante é o co-op local para algumas partidas em conjunto, mas não cheguei a testar aqui. Um co-op online seria muito interessante, mas acho que essa parte ainda esbarra na parte técnica. E agora só falta um remake do R-Type Delta!

R-Type Dimensions - Select Score