Apple pode comprar o Netflix, segundo consultoria financeira

Apple Netflix - Celular Topo

Mais uma notícia bomba na cultura pop, caso se confirme posteriormente. Segundo especialistas da consultoria financeira Citi (via Business Insider), a Apple pode comprar o serviço de streaming Netflix.

Os analistas da Citi Jim Suva e Asiya Merchant enviaram a análise de mercado em dezembro, apontando para seus clientes que a Netflix é a empresa com maior chance de ser comprada pela Apple. O relatório saiu antes da compra da Fox pela Disney, um negócio que os especialistas da City apontaram que teria de 20 a 30% de chance de acontecer.

Ou seja: se isso acontecer pode ser que tenhamos uma nova mudança nos rumos do entretenimento mundial, mas é difícil saber se terá algum impacto inicial. Ainda segundo a notícia, a compra seria uma maneira de trazer dinheiro de volta para os EUA, o que ajudaria o país e também daria mais chances dos órgãos regulatórios da compra ser aprovada. A Apple também tem interesse em entrar no mercado de streaming, e agora que a Disney comprou a Fox e irá estrear um serviço do gênero em 2019, pode ser que agora a compra seja vantajosa, pelo Netflix já ter toda a tecnologia necessária.

Hoje a Apple é uma das líderes do mercado de smartphones e revolucionou a indústria musical com o iTunes. Por hora essa informação está mais como uma especulação, mas que sempre acende o alerta. Com nova dona, o Netflix pode acabar diminuindo os investimentos em novas séries, mas pode ser que isso aumente ainda mais com a grana da Apple, além de dar mais segurança financeira. De qualquer jeito um dos objetivos do Netflix é de justamente diminuir a dependência que ela tem de outras produtoras terceirizadas, tendo cada vez mais séries originais. Só que muita gente assina o serviço para ver séries mais pop, desde um Grey’s Anatomy, as séries da DC, entre outras séries que não são fáceis de encontrar.

Por fim, o mercado de streaming está sendo uma arma importante para as empresas de entretenimento. Hoje algumas das principais empresas são o Netflix e Amazon, que está investindo em séries originais, mas não tanto como o Netflix. Aqui no Brasil a Globo entrou no mercado com o Globo Play, disponibilizando séries antes mesmo da exibição na TV aberta, e o serviço da Disney virá para balançar o mercado. Resta saber como que será no futuro, mas cada vez mais os consumidores estão tendo de assinar diversos serviços para conseguir acompanhar as suas séries favoritas e assistir filmes.

[Via Omelete. Imagem via Bloomberg]

POSTS RELACIONADOS