Assassin's Creed IV - Black Flag - Multiplayer Gameplay Screenshot 01

Já que o meu foco este ano na E3 está sendo os games que eu mais tenho interesse em jogar (espero que nos próximos eventos eu consiga tirar férias só pra cobrir os eventos de maneira melhor, e estou fazendo o melhor que eu puder!), então vamos ao primeiro vídeo de gameplay do multiplayer de Assassin’s Creed IV: Black Flag, próximo game da série que será lançado em 29 de outubro. Para quem gosta do multiplayer do jogo, o vídeo mostra que a Ubisoft sempre continua evoluindo alguns aspectos do gameplay, e neste a novidade é mostrar uma prévia da pontuação do assassinato, algo que eu nunca tinha pensado que eles poderiam colocar no jogo. Confira:



Também tem novas animações de stunts/tonteamentos/assassinatos contestados, pelo que se pode deduzir do vídeo. E multiplicadores, como fazer uma morte acrobática (tipo saltando de um local elevado), que gerou 225 pontos de lambuja pro jogador. Imagino os multiplicadores das mortes mais elaboradas e insanas do jogo, como por exemplo envenenamento (que poderia dobrar a pontuação) ou mesmo um perk potente de “Invasão da Animus” que fez um jogador matar praticamente todo mundo na sala em sequência e sem morrer, ganhando mais de 20 mil pontos (eu presenciei essa partida e fiquei “de cara”). Com esses multiplicadores também podem forçar uma mudança no paradigma das partidas e no comportamento dos jogadores mais hardcores, ainda mais se um “Bônus de Concentração” der um multiplicador x2. O bônus acontece quando o jogador consegue travar o alvo e o círculo em volta do quadrado se completa e começa a piscar, mostrando que o player está “concentrado” no seu alvo, e é mais fácil de fazer em um “assassinato aéreo”.

Assassin's Creed IV - Black Flag - Multiplayer Gameplay Screenshot 02

Ainda não se sabe se teremos novos modos de jogo, mas espero que todos os modos dos anteriores voltem, para ter mais opções pros jogadores, e que tenham novos modos. Claro que eu quase sempre prefiro o “Procurado”, por conta da bússola e de poder usar habilidades e perks, mas eu também tentava outros modos de jogo para cumprir os objetivos internos. É aquele negócio: quando a pessoa gosta mesmo do jogo ela continua jogando, mesmo se não tiver mais troféus para adquirir. Com o desconto no game esta semana eu aproveitarei a chance para voltar a jogar o multiplayer, só que eu irei jogar “mais casualmente”, continuando no jogo de “gato e rato” característico da série (e também tenho de jogar o single-player como preparação pro novo game da série, principalmente em futuras análises).

Outra questão é que eu vi jogadores reclamando que o multiplayer continua igual aos anteriores. Mas eu pergunto: teria espaço para evoluir mais? Eu acho meio complicado eles mudarem o que já funciona em detrimento de tentar alguma mecânica mais mirabolante, e essas mudanças na interface do jogo são bem-vindas, para deixar menos poluído e melhorar o gameplay, fornecendo mais opções pro jogador. Bem melhor uma barra e uma numeração visual do que usar palavras como “Silencioso e Incógnito”.

Assassin's Creed IV - Black Flag - Multiplayer Gameplay Screenshot 03

Assassin’s Creed IV: Black Flag será lançado em 29 de outubro de 2013 na América do Norte para a geração atual e para a próxima, e em novembro será lançado aqui no Brasil. Será lançado para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Wii-U. Caso queira saber mais sobre o game, confira as nossas notícias nesta página!

[Via Youtube]