E então veio a famigerada semana. Enquanto o Steam mostra mais do que nunca como se faz uma semana de promoções, a PSN tenta correr por fora com a melhor atualização do ano, mesmo ela estando muito atrás do serviço de distribuição da Valve. Comparações à parte, antes das novidades da semana, vou comentar, nesta primeira parte, alguns fatos curiosos que presenciei pela interwebs! A primeira é a expectativa da atualização, já que, como já sabíamos anteriormente, teríamos a melhor semana do ano para os demos do PS3. Mass Effect 2, Dead Space 2, LittleBigPlanet 2. A turma do 2, o que mostra que o 2 pode ser um número mágico, com games que superam os seus antecessores (exceto muitos jogos, mas aí é outra história).

Pois bem, ontem começou o hype no Twitter, com meio mundo de gente esperando o post mágico do PSBlog pra iniciar os downloads. Mas como a maioria sabe, as atualizações demoram pra serem lançadas, com dias onde o post é publicado já na quarta-feira, depois da meia-noite, por conta do fuso horário desfavorável dos brasileiros. Eu fiquei logado no PS3, dentro da Store, esperando o milagre acontecer e vendo o meu PS3 trabalhar à toda com o cooler, sem jogar nenhum game. Maldito calor dos infernos! Espero que a próxima geração de consoles sejam refrigeradas à gelo, pra não dar problemas com as três luzes vermelhas e a luz amarela da morte. A hora foi passando e estava cansado de esperar, com a cama me chamando para dormir…até que veio a luz:



RT @froio: PSN ATUALIZADA PELO SEARCH!!! #deadspace2 — OPA! OPA! BAIXEMOS!!!

Seguiu se o boca-a-boca das infos! A Sony pode até demorar pra postar matérias da atualização e acertar a loja online, mas os arquivos são enviados antes! A dica do mês é: se não quer esperar sair algum demo, tente procurar ele pelo Search da PSN Store, o recurso que pouca gente sabe que existe! Eu aproveitei e iniciei o download do demo de Mass Effect 2 com 40 minutos de antecedência à atualização geral e o leitor Leodahas iniciou os downloads de todos os 3 demos principais da semana, até que saiu o post com as atualizações.

E que atualizações! Os demos já citados: Mass Effect 2 com 2440 MB. LittleBigPlanet 2 (single-player) com 2025 MB. Dead Space 2 com 1396MB. Pros que tem HD minúsculo o jeito é apagar jogos que não estão jogando mais e/ou fazer alguma limpeza de arquivos de instalação de outros games. Eliminei sem dó nem piedade o Dead Nation, que achei uma porcaria, junto com o Lumines e o Sam & Max (episódio 1), que posso baixar de novo posteriormente. Mas não pude baixar os demos do novo game do Sackboy e o survival-shooter da EA, optando apenas pelo Mass Effect 2. Mas o cooler fazia um barulho infernal e depois de 600 MB baixados desliguei o PS3 pra tentar ter uma noite decente de sono (meu PS3 fica no quarto, claro).

Aí acordei às 4h41 da manhã sabe-se lá porquê e decidi religar o PS3, agora mais frio por conta da inatividade. Encontrei 8 pessoas logadas na PSN Store. Um recorde para o horário e por ser dia de semana! 7 deles deviam estar dormindo, por não ter game nenhum em suas IDs, mostrando que o download comia solto na madrugada! Só o Lengler, gamer hardcore e dono de 2 platinas do Demon’s Souls, jogando X-Men Origins: Wolverine (se eu errar o game me corrija!). Re-acionei o download e voltei a dormir, sem esperanças de jogar ele cedo.

Acordei às 6h30 e vi o Pablo Raphael jogando o demo do Mass Effect 2! Ele é outro que estava no hype, me superando nessa disputa que não era disputa! Só acho que não me superou quando comprei o Soldner-X 2, onde eu acordei às 5h30 só pra jogar no dia seguinte à compra. O download do Mass Effect chegou a terminar e consegui ver a cena introdutória antes de ir pro serviço, amaldiçoando a Bioware pela legenda minúscula na minha TV xing-ling.

No próximo post, comentários das outras novidades da PSN Store. Aguardem!