Paganini Mixer

E finalmente a divisão de games da Sony aderiu para a onda de blogs, uma onda que, até o presente momento, parece sem volta e que só tende a crescer cada vez mais. A empresa abriu um blog sobre o Playstation:

Playstation.Blog

Eu tinha visto esta notícia no UOL Jogos (Sony inaugura blog oficial do PlayStation), mas não tinha ligado muito para isto, mas hoje decidi postar algo a respeito.



Mas qual a importância disso? Eu vejo 2 itens essenciais:

1 – Fim de rumores – Hoje uma das coisas mais legais (e ao mesmo tempo é ruim) é os rumores. Um rumor é uma notícia sem comprovação que pode ser real ou não. A Fábrica da Nintendo no Brasil é um exemplo claro de um rumor, que depois foi desmentido pela empresa. E desmentir um rumor é bom e ruim: bom pois pelo menos foi apenas um boato que se esclareceu. E ruim pois muito boato seria interessante que acontecesse (como o lance da própria fábrica aqui no país). Mas os rumores são bons para gerar discussões entre as pessoas, e ver as suas opiniões (além de prever as conseqüências do que poderia acontecer).

Com este blog, a Sony poderá divulgar atualizações sobre seus projetos com rapidez e os outros sites podem usar o conteúdo para gerar mais conhecimento (e os sites brasileiros de notícias podem postar notícias com mais rapidez).

2 – Comunicação com os jogadores e outras empresas. Hoje a mídia é interessante mas ao mesmo tempo descentralizada. Existem milhares de blogs e sites na internet sobre notícias. Alguns são confiáveis, e outros não. Para as empresas, fica difícil acompanhar tudo. Tendo um canal único, fica mais fácil para as empresas e jornalistas acompanharem as novidades. Não estou achando ruim de ter muitos sites jornalísticos, mas tentar acompanhar todos eles é uma tarefa árdua, demorada e checar as informações (já que muitas delas podem ser rumores) pode inviabilizar a notícia, já que nesta área, se um site demora muito tempo para lançar uma notícia, acaba virando notícia velha. Mas se posta muito depressa, depois o site acaba perdendo também credibilidade. Para o jogador, a Sony poderá ver a opinião deles, através dos comentários.

Quer um exemplo? Veja:

Sony promete revelar títulos inéditos na E3

O UOL Jogos usou um post do blog para criar uma matéria. Eu também posso fazendo isso aqui (só falta melhorar o meu nível do idioma para traduzir). Se a maioria das empresas de games decide ter um blog similar, os meios de comunicação acompanham e depois repostam (respeitando os direitos autorais, claro!) para gerar uma matéria. Aqui no Brasil, quem tem conhecimento avançado do inglês pode repostar num blog/site e ajudar quem não tem conhecimento do idioma e/ou que não tenta acompanhar uma notícia em sites internacionais.

Update – Mas também é interessante o autor da matéria gerar algum conhecimento, e não traduzir um post do blog a esmo.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game