brgames_2009

13h30 da tarde de ontem. Estava lendo os meus feeds rapidamente até que eu vi uma certa notícia do UOL jogos. Leio “por alto” e publico na UniDev pro pessoal ir discutindo e comentando, já que eu estava no serviço e não poderia comentar melhor sobre o assunto naquela hora. Não tinha lido ainda parte das regras do novo concurso de gamedev no Brasil. Estava animado, mesmo não pensando em participar.

22h50 da noite de ontem. A hora do começo da criação deste texto e alguns minutos depois de ler um certo texto do Continue sobre o mesmo tema. Um desânimo se abriu na minha mente limitada. E uma crítica feroz está sendo formada e escrita nas linhas abaixo!



Voltemos ao começo: algum tempo atrás eu fiquei sabendo da iniciativa do JogosBR, onde o Governo nacional estava passando recursos financeiros para que alguns grupos criasse alguns games e/ou demos. Bom, eu desconheço parte do que acontecia antigamente, mas sei que hoje o concurso mudou de nome para BRGames. Bom, segue o link do site oficial para que vocês possam se informar melhor sobre o projeto:

BRGames 2009

Catando o trecho principal (caso não queira ler tudo que está no link acima):

O BRGAMES é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software – SOFTEX, que tem o apoio institucional do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames. O Programa BRGAMES tem como objetivos gerais o fomento ao desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos no Brasil, o fomento à participação da indústria brasileira de jogos eletrônicos no exterior e o estimulo à criação de ambientes de mercado para o jogo eletrônico brasileiro no país.

Por meio do BRGAMES novos talentos poderão apresentar suas idéias de projetos de jogos eletrônicos e os projetos selecionados receberão prêmios em dinheiro para que possam ser executados em uma versão de demonstração. Além dos prêmios, fundamentais para concretizar os projetos, os contemplados ainda participarão de uma oficina onde profissionais do mercado irão compartilhar seus conhecimentos e orientar esses novos talentos no que se refere a gestão do projeto, a viabilidade mercadológica, além de abordar questões comerciais relevantes para o sucesso de uma produção voltada para o mercado.

Então uma das regras me deixou profundamente desapontado:

O BRGAMES oferece oportunidade de inscrição para pessoas físicas e jurídicas em dois tipos de categoria:

Pessoas físicas: Deve ser o autor de 1 (um) PROJETO INÉDITO E ORIGINAL de demo jogável (cada pessoa física poderá inscrever-se somente com um projeto) e possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade; devem também ter residência comprovada no Brasil há pelo menos 02 (dois) anos. Os contemplados deverão associar-se a uma empresa produtora, que será apresentada / considerada co-produtora do projeto de demo jogável selecionado.

Empresas Estruturadas: Devem ser empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos eletrônicos que já tenham publicado comercialmente, no mínimo, 01 (um) jogo eletrônico. Cada empresa poderá inscrever-se somente com 1 (um) projeto.

Então tem de estar atrelado à indústria nacional? Se eu quisesse participar eu teria de ter empresa aberta ou ser funcionário de uma? Eu teria de ser amigo de algum dono de empresa e ele confiar em mim? Isso me desanimou MUITO. Muito e muito. E os desenvolvedores indie que tentam um lugar ao sol? Gente, temos o Kongregate! Temos também vários sites que estão dando dinheiro pra desenvolvedores criarem e hospedarem jogos em Flash. Eu mesmo poderia estar ganhando dinheiro hoje se eu criasse games e postasse no meu blog pessoal. Lá (aqui também, mas não na mesma proporção) eu poderia ganhar dinheiro com publicidade, no mesmo esquema! E eu não precisaria de ter empresa formada ou estar numa. Só criatividade e ter um pouco de sorte pro pessoal ver o jogo e sair por aí divulgando! E eles me vem com essa?

Tudo bem, admito que eles tem de ser cautelosos. São 70 mil de prêmio por cabeça, sendo que são 7 delas as premiadas. 140 mil pra cada empresa, sendo que passarão a grana para 3 delas. Pode acontecer do demo não ser entregado e o dinheiro não ser bem empregado. MAS será que o Governo não saberia avaliar bem um plano de negócio? Será que eles não conseguiriam enxergar um projeto de game design bem estruturado e que fosse comercialmente viável? Mesmo não estando ainda na área? Só que se esquecem dos custos pra abrir uma empresa e dos impostos, algo que muita gente não pensa em fazer, preferindo ir por outras bandas. Semana passada mesmo eu divulguei uma pequena iniciativa do CrociDB onde ele e um amigo participaram criando games simples e postando no Kongregate. E tendo a oportunidade de ganhar uma graninha junto.

Quem é realmente sério iria fazer um projeto sério neste BRGames! Isso é fato! Já vi sobre o City Rain criado aqui no Brasil, ou mesmo o Tri-Linea. Ou, olhando pro exterior, um Braid, criado com 200 mil dólares e com apenas 2 pessoas. E com notas maiores que muito jogo de orçamento estratosférico.

E aí agora temos o BRGames. Tudo bem, é um passo a mais pra indústria nacional, mas será que eles não poderiam ter aberto pra todo mundo? É claro que muita gente iria tentar um lugar ao sol, mesmo sem muita capacidade, mas com certeza o Governo iria filtrar bem os documentos de design medianos e se focariam nos melhores. Depois iriam passar a grana pro demo sair, mas se for muito realista, 70 mil não dá pra criar um demo decente. Só se os desenvolvedores usassem engines baratas ou softwares opensource. Eu mesmo já tentei orçar uma abertura de empresa de gamedev e precisaria de mais de 200 mil, isso só com equipamentos, compra de alguns softwares e pagamento de funcionários por alguns meses. Mas acredito que a premissa seja o pequeno desenvolvedor. Ou uma empresa pequena/média.

O jeito é desejar boa sorte pros participantes. E espero que a iniciativa tenha mais divulgação, já que divulgação constante era algo que pecava no antigo JogosBR. A gente sabia que estava acontecendo mas não via nada na mídia. Vamos ver como será neste.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game