Minecraft é um dos maiores jogos de todos os tempos, ocupando o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da história, tendo ultrapassado a marca de 200 milhões de vendas desde seu lançamento oficial, em 2011. Além disso, popularizou o gênero crafting que se consolidou entre um dos mais jogados em todo o planeta. Não é à toa que está sempre entre os líderes de espectadores em plataformas como Twitch e Youtube.

Com todo esse gabarito, é impossível negar o impacto que o game tem na indústria do entretenimento nos dias de hoje. Porém, caso você tenha enjoado de Minecraft e queira embarcar em algum outro jogo da mesma temática, saiba que há alguns bem parecidos – embora distantes em termos de relevância.

Separamos abaixo seis títulos de destaque no mundo dos games que são boas alternativas ao jogo desenvolvido pela Mojang Studios (posteriormente adquirido pela Microsoft). Confira!



Trove

Trove

Lançado em 2015 pela Trion Worlds, Trove é um jogo muito parecido com Minecraft no que diz respeito a gráficos e customização, mas traz elementos do estilo MMORPG que o colocam como um dos melhores já feitos no gênero. Os personagens são divididos em diversas classes, como é comum em praticamente todos os RPGs, e o jogador tem amplas possibilidades de exploração e construção dentro do mundo aberto.

Pra quem gosta do estilo Minecraft e quer experimentar um MMORPG, Trove é uma ótima opção. A boa notícia é que o game é gratuito, e está disponível tanto para PC quanto para Playstation 4 e Xbox One.

Cube World

Cube World

Outro que segue a mesma linha de Trove, ou seja, um RPG com cara de Minecraft. Lançado em 2013 pela Picroma traz o gráfico no estilo voxel como sua identidade, mas o foco está no desenvolvimento dos personagens em um amplo mundo aberto, seja coletando e customizando itens ou passando por batalhas. A construção, no entanto, não é um dos pontos fortes do jogo, e é aí que reside a maior diferença em relação ao Minecraft

Assim como Trove, são diversas possibilidades de classes para escolher e uma série de armas, poções e consumíveis para explorar em um ambiente não-linear. Cube World está disponível apenas para PC e pode ser adquirido na Steam, mas não é gratuito.

The Sandbox Game

The Sandbox

Após alguns sucessos para dispositivos móveis, a Animoca Brands aposta em um novo jogo multiplayer para revolucionar o mundo dos games: trata-se de The Sandbox Game, que ainda está em fase de lançamento e traz inovações importantes.

Apesar de ter uma temática construtiva muito similar ao Minecraft, The Sandbox Game vai além e traz um sistema de blockchain que permite transações por meio de um criptoativo criado especialmente para o multiverso do jogo – o SAND. Dessa forma, os jogadores podem explorar o mundo aberto criando jogos, avatares e outros ativos voxel dentro do próprio multiverso, monetizando as experiências por meio de uma criptomoeda.

Blockstorm

Blockstorm

Já Imaginou jogar um Apex Legends com gráficos de Minecraft? A comparação pode até ser um pouco grosseira, mas serve para explicar o que é o Blockstorm. Lançado em 2015 pela GhostShark Games, o jogo é um first person shooter multiplayer com uma temática voxel, onde é possível construir e destruir enquanto caça seus adversários.

O ponto alto do jogo é a customização, o que permite aos jogadores alterarem os mapas existentes e até criar mapas próprios. Apesar de ter perdido um pouco de sua popularidade desde que foi lançado, Blockstorm ainda é uma boa opção para que curte o estilo Minecraft e, de quebra, gosta de dar uns tiros. O jogo está disponível apenas para PC.

Terraria

Terraria

O jogo desenvolvido pela Re-Logic foi lançado praticamente junto com Minecraft e tem um estilo muito semelhante de exploração e construção dentro de um mundo aberto, com uma diferença: o motor é 2D, o que também o faz ser parecido com títulos clássicos como Metroid e The Legendo of Zelda.

Terraria pode ser jogador tanto no singleplayer quanto no multiplayer, e possui dois “mundos” distintos: a superfície e o subterrâneo, com alternância entre dia e noite. O jogo conta com um amplo sistema de construção, muito itens à disposição e diversos inimigos (além de alguns NPCs que dão boa dinâmica ao jogo). Assim como Minecraft, está disponível em todas as plataformas.

Lego Worlds

Lego Worlds Screenshot

Pode parecer um sacrilégio dizer que Lego Worlds foi inspirado em Minecraft – afinal, quando o jogo mais vendido da história foi lançado, o universo monta-desmonta de Lego já estava mais do que consolidado em todo o planeta, inclusive nos vídeo games. Porém, o jogo lançado em 2015 é uma tentativa da TT Games de capitalizar na onda de jogos no estilo crafting.

Em Lego Worlds, o jogador tem amplas possibilidades de construção, além de cumprir algumas tarefas, ganhar recompensas e explorar outros mundos. O jogo também impressiona pelos gráficos, sendo bastante rico em detalhes. Está disponível para todas as plataformas.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game