Em novo decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro reduziu s alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que incidem sobre os videogames, acessórios dos consoles, etc. Se antes as alíquotas estavam entre 20 e 50%, agora ficam entre 16% e 40%.

Segundo o G1, o decreto ” altera as alíquotas da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016.”

Não é de hoje que o presidente comentava sobre o assunto: ele tinha comentado anteriormente que iria reduzir de alguma maneira a tributação, e segundo o presidente, a ideia é “deixar esse dinheiro, em vez de ir para o governo, ficar na mão do povo. Essa que é a intenção, é diminuir a carga tributária.”



Confira abaixo as novas alíquotas:

9504.50.00 – Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição

  • De 50% para 40%

9504.50.00 Ex 01 – Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa

  • De 40% para 32%

9504.50.00 Ex 02 – Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes

  • De 20% para 16%

Resta saber como é que vai ficar o preço para o consumidor, já que muitas vezes as fabricantes/varejistas acabam aumentando a taxa de lucro, não mudam os preços direito e fica por isso mesmo, sem ter mudanças aparentes no bolso do consumidor. Aí acaba sendo mais vantajoso sempre esperar por promoções e ofertas.

Vale comentar também que, com menos impostos, também formenta mais a indústria, com mais contratações e crescimento, o que ajuda bastante na economia brasileira!

Por fim, também é recomendado ler alguns artigos sobre o assunto que foram divulgados esta semana no The Enemy e no IGN:

Impostos nos games: O que pode mudar com a proposta de Bolsonaro
Entenda os obstáculos da redução de impostos sobre games no Brasil

[Créditos da Foto: lalesh aldarwish, via Pexels]