Os jogos são uma boa maneira de passar o tempo e de quebra ajudam a estimular o cérebro, garantindo momentos de diversão. E muito tempo antes que a internet chegasse, pessoas se reuniam para uma partida em seu jogo favorito.

Com o tempo foram sendo criadas casas voltadas aos jogos e a partir daí ninguém segurou a evolução. Muitos desses jogos se tornaram clássicos e continuam a fascinar muita gente até hoje. Tanto que não é difícil encontra-los disponibilizados em plataformas como o Steam dentre outros.

De olho nos saudosistas, resolvemos trazer alguns jogos de PC clássicos:



Sonic the Hedgehog

Sonic

Criado pelo Sega, esse ouriço ganhou fãs em todo o mundo, marcando uma época. Um dos fatores que mais chamava a atenção era a sagacidade do personagem e sua velocidade. E para seguir adiante avançando nas fases era necessário passar por todos os desafios e ir acumulando argolas (ou anéis).

O Sonic criado ainda na era 16 bit se tornou uma das mais poderosas franquias dos videogames. O ouriço ficou tão famoso que virou história em quadrinhos e até live action, sendo encontradas várias versões online do joguinho.

Test Drive

Test Drive

Quem gosta de jogos de corridas deve conhecer este que foi um dos primeiros. O Test Drive trouxe algumas novidades na época, como o fato de a visão do jogo ser a do motorista, algo bem comum hoje em dia, mas que naquela época (meados da década de 80) era uma inovação.

Sendo lançado ainda na época do longínquo MS-DOS, o joguinho era bastante simples:  após escolher seu modelo de carro, o jogador podia através de seu controle ou teclado, seguir por uma estrada e escapar dos obstáculos. O jogo que foi originalmente lançado para pc em 1987 passou por vários melhoramentos e a versão mais recente foi lançada em 2012.

Poker

Poker

O poker é um dos mais tradicionais jogos de mesa da história. Tanto, que ele se fez presente inclusive na cultura pop, se tornando tema de filmes, músicas e até personagens. O jogo da mente pode ser praticado online e gratuitamente através do Replay Poker.

Na plataforma, é possível aprender as modalidades mais comuns como Texas Hold’em e Omaha e trocar ideias com outros jogadores. O que torna bem atrativo tanto para jogadores que já entendem do jogo ou para aqueles que estão aprendendo as primeiras regras.

Sim City

Sim City

Sim City foi um dos primeiros jogos de simulação voltados à construção de uma cidade. Aqui, o jogador é responsável por tudo: desde a construção das casas, passando por executar as ações de saneamento básico e administrar todos os elementos que a mantém funcionando.

É necessário, portanto, começar uma cidade do zero e acompanhar seu desenvolvimento. Lançado em 1989, Sim City também evoluiu ao longo dos anos e serviu de inspiração para o The Sims, da mesma da desenvolvedora de jogos eletrônicos Maxis (Spore, SimAnt, SimCopter e outros). Sua primeira versão também pode ser encontrada no Archive.org.

Tibia

Tibia

O jogo Tíbia foi desenvolvido pela CipSoft (Panzer League) em 1997. Ambientado na Idade média, o jogador tem como objetivo explorar as áreas próximas da cidade, melhorar as habilidades do avatar escolhido e encontrar os tesouros escondidos enquanto lutam contra dragões e outros inimigos.

Desenvolvido para Windows e Linux, o jogo gratuito ainda é acessado por muita gente, mesmo 23 anos depois de sua primeira versão.

Pac Man

Não há como falar em um jogo clássico e esquecer o Pac Man. Toru Iwatani, seu criador, conta que seu design foi inspirado em uma pizza e que pensou em um joguinho que atraísse garotas para dentro das casas de jogos. E, para ele, nada melhor do que comida (afinal, garotas gostam de comer).

Sendo ou não verdade, o personagem passou a ser encontrado facilmente em qualquer casa de fliperamas. O objetivo principal do joguinho é que o personagem coma as pastilhas no labirinto e consiga escapar dos fantasmas. Apesar de não evoluir graficamente, várias versões foram lançadas ao longo dos anos e hoje em dia é possível jogar até mesmo através do Google (bastando para isso colocar o nome do jogo no navegador).







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game